Foram encontrados 2033 registros para a palavra: Artigo

Artigo - Na contramão da proposta, Reforma Trabalhista declinou condições de trabalho e economia

A Lei 13.467/2017, batizada como Reforma Trabalhista foi implementada em 2017 durante a gestão Michel Temer, já perdura por quase cinco anos de vigência, e foi criada e promulgada com o objetivo de gerar mais empregos, estimular a economia do país e criar um ambiente mais equânime e de estabilidade jurídica na relação empregado e empregador.

Neste curto período podemos concluir que mudança na legislação não conseguiu cumprir seu objetivo de criação de empregos, apresentou como resultado um retrocesso nas condições de trabalho e um viés à sua proposta original, que desde que entrou em vigor, não consegue honrar as principais demandas propostas, principalmente porque os tribunais trabalhistas insistem em desconsiderar os avanços previstos nesta reforma e continuam proferindo decisões que afrontam a nova legislação tornando o ambiente jurídico trabalhista ainda mais inseguro e imprevisível do que antes da implementação desta nova legislação. "Ao menos antes já sabíamos qual seria o viés das decisões judiciais, hoje, qualquer decisão é aguardada como uma loteria"...

Artigo - Marketing de emboscada e a Copa do Mundo

Com a chegada da Copa do Mundo, muitas empresas buscam desenvolver campanhas publicitárias de modo a melhor posicionar suas marcas e se aproveitarem deste grande momento com aproximação ao seu público.

Contudo, alguns cuidados são necessários para evitar a prática de ilícitos, como é o caso do marketing de emboscada, prática que ocorre quando uma empresa tenta se promover em cima de um evento sem ser um patrocinador oficial, sem ter autorização e sem arcar com o ônus do patrocínio. ..

Artigo - Quem é a nossa seleção? O mercado injusto do verde e amarelo

Nesta quinta-feira (24/11), a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 no Catar. O clima de copa já chegou em todo o país, ruas pintadas e o comércio se encheu com as cores da seleção canarinho. Mas esse clima significa uma real identificação com o time brasileiro?

Em um grupo complicado, o Brasil disputa o primeiro jogo contra a Sérvia e vai em busca do tão sonhado hexa, depois de 20 anos da última conquista em 2002.

Hoje, a canarinho conta com craques que atuam nas maiores ligas de futebol do mundo e não vive dependente do principal jogador do time, Neymar Jr., já que agora temos outros convocados que são estrelas internacionais e nacionais, como Vinicius Jr. e Pedro, que dão esperança do título aos torcedores.

Mas existe uma real identificação com a seleção? O ex-dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, foi acusado de assédio sexual e moral quatro vezes, a CBF não se pronunciou em nenhum momento sobre o uso da camisa da seleção brasileira em campanhas políticas e lançou o uniforme do time para a copa do mundo com um preço fora da realidade financeira da maioria dos brasileiros.

Então, seria possível despolitizar a camisa da seleção? Hoje, ainda não. A polarização no Brasil tomou proporções maiores do que se era esperado e atualmente é impossível não ligar o uso da amarelinha à política. A CBF lançou uma campanha de marketing pregando a união dos brasileiros e exaltando a camisa ao som de “Tão Bem”, uma canção de Lulu Santos. Entretanto, ainda não funcionou. Vários movimentos tentam trazer a amarelinha como um símbolo nacional de todos novamente, porém as pessoas preferem comprar blusas de outras cores que não se assemelhem a nenhum político, mas ainda demonstram um carinho pelo futebol e pelo Brasil.

As camisas oficiais titular (a famosa amarelinha) e reserva (a tradicional azul), seja na versão masculina ou feminina, custam 349,99 reais, fora do alcance da maioria dos torcedores. O jeito é ir comprar no camelô ou em alguma lojinha que vende blusas da seleção similares ou quase iguais a oficial, de vários tamanhos, de várias cores e, principalmente, com preços mais acessíveis. A venda e compra dessas blusas ajudam o comerciante que tira sua renda de seu comércio e deixam o comprador feliz por ter uma blusa para torcer para seu país, mas, infelizmente, nem tudo são flores. Essa prática coopera com a pirataria, que ajuda a manutenção de trabalhos análogos à escravidão, do trabalho infantil e do contrabando. E hoje, com um Brasil com 33 milhões de pessoas passando fome, a CBF e sua fornecedora (Nike) parecem não entender a situação atual do país.

O brasileiro prefere então cooperar com absurdos como esses por não ter a oportunidade de comprar o “manto sagrado” do que tirar um terço da sua renda mensal – que faz a feira, paga as contas, compra remédios – para comprar a “camisa oficial da seleção brasileira”.

De qualquer forma, o torcedor decidiu vestir a camisa da seleção, seja do camelô (que eu também comprei) ou a camisa oficial, de qualquer cor, de qualquer jeito, na verdade. Hoje o espírito de todos os brasileiros está voltado para torcer pelo nosso país.

 João Pedro Tínel, estudante do curso de graduação em Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  ..

Artigo - Consumidores, atenção a golpes e fraudes na Black Friday

O mês de novembro marca a empolgação para as compras da Black Friday. Em pesquisa disponibilizada pela Plataforma Gente (Globo), 50% dos consumidores afirmam ter a intenção de comprar algum produto nesse período -- aumento de 3% em comparação com o ano passado. O risco da estação é cair em fraudes envolvendo falsos descontos, fretes abusivos e propaganda enganosa.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Eunápolis, Thamara Balbino, os golpes são possíveis tanto no ambiente on-line quanto nas lojas físicas...

Artigo - "Copa dos (não) Unidos desafia o respeito à diversidade"

A Copa do Mundo 2022 começou nesse domingo (20/11) no controverso Catar. A competição é sempre um evento muito aguardado por nós brasileiros e esperamos sempre muita emoção, diversão e, claro, ver o Brasil campeão. Mas será mesmo que o Catar está aberto a todos, todas e todes para realizar esse evento? 

O Catar é um país asiático, situado na região do Oriente Médio com um recente desenvolvimento gerado pelos recursos decorrentes da exploração de petróleo, mas o país só ficou mais conhecido depois de ser anunciado como sede da copa do mundo de 2022...

Artigo - Empreendedorismo feminino: reflexos do uso da tecnologia na melhoria em processos internos e criação de novos negócios

Ao longo da história, o empreendedorismo foi pensado para ser realizado apenas por homens, e a necessidade de uma maior igualdade e mais espaço no mercado de trabalho é um reflexo social de uma estrutura existente há séculos.

As lideranças femininas têm grande potencial transformador dentro das organizações, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Mas apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, principalmente no âmbito do empreendedorismo...

Artigo - Pix, completa dois anos de existência com alta adesão e promessas de inovação para o futuro

Pix. Uma pequena palavra para o dicionário, mas que já representa um gigantesco salto para sistema financeiro brasileiro. Resultado de um projeto do Banco Central do Brasil (BACEN) iniciado em 2018, o Pix foi oficialmente lançado em 16 de novembro de 2020, completando 2 anos em 2022.

Nesse curto período de existência, o novo formato de pagamento instantâneo foi amplamente adotado por consumidores e lojistas, representando uma significativa evolução no cenário de meios de pagamento no Brasil...

Artigo - Moradia digna está em falta

É muito importante que o Governo de Transição, instalado em Brasília, governadores, senadores, deputados federais e estaduais que tomarão posse em janeiro dêem muita atenção à nota técnica "Déficit habitacional no Brasil - Impacto da cadeia produtiva da Construção Civil", produzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O documento estima que o combate ao déficit habitacional no País possa gerar 3,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos e um incremento de R$ 46,4 bilhões por ano em toda a cadeia produtiva do setor...

Artigo - O que é bem-estar no ambiente de trabalho?

O termo bem-estar vem ganhando espaço e cada vez mais importância tanto no cotidiano das pessoas quanto no das empresas, que passaram a se preocupar mais com esse aspecto do ambiente corporativo.

Por ser algo particular e ligado à subjetividade de cada um, o desafio da área de desenvolvimento humano com relação a esse tema junto aos colaboradores é enorme e extremamente desafiador. ..

Artigo - Cinco dicas para monitorar a qualidade das chamadas

A satisfação do cliente é a pedra angular de todo contact center. É por isso que as empresas devem monitorar constantemente sua equipe para garantir que esteja sempre fornecendo os melhores serviços possíveis. De acordo com pesquisa da ContactBabelc, mais de 90% das organizações que fazem garantia de qualidade consideram esta prática muito ou bastante eficaz.

Além disso, 55% dos clientes esperam mais dos agentes de suporte de atendimento, do que há alguns anos. Mesmo que seu contact center tenha uma ótima reputação, você não pode deixar de melhorar a qualidade de seus serviços. A menos que sua empresa aproveite o controle de qualidade em todo o seu potencial, você está perdendo receitas crescentes, maior produtividade e uma experiência aprimorada do cliente.  ..

Artigo - Um cantinho de República, a República dos humildes

Aqueles que me conhecem mais de perto, sabem que de uns tempos para cá, fiz uma opção pela prática da natação e escolhi o Rio São Francisco como o meu espaço privilegiado para tal fim e com ele tenho me relacionado de maneira mais constante.

Pois bem, o Velho Chico como cenário biológico e relicário, acolhe dentro e em torno de si,  diferentes cenários sociais: banhistas com suas peles morenas, negras e brancas; barcos motorizados pilotados por pessoas com um certo poder aquisitivo, mas, também tem os barcos simples conduzidos por pescadores e por nativos, além daqueles que preferem o caiaque como prática esportiva...

Artigo - Como as empresas devem lidar com as inúmeras normas tributárias no Brasil?

Não é novidade que o contribuinte no Brasil precisa lidar com um emaranhado de normas das diversas esferas tributárias (União, Estados, DF e Municípios), o que confere ao nosso sistema tributário um grau de extrema complexidade.

No Brasil sempre vivemos a inflação normativa tributária, são cerca de 831 normas tributárias criadas por dia útil, gastamos quase 1400 horas somente para o preenchimento de obrigações acessórias com a finalidade de cumprir as normas e recolher os tributos, cuja carga chegou em 33,9% do PIB...

Artigo: Inferno climático. Escolha: cooperar ou morrer?

Não será por falta de aviso. Parte da humanidade, como afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU, caminha para o abismo com o pé no acelerador. “A humanidade só tem uma escolha: cooperar ou morrer”, diz ele. A frase é curta, clara, sustentada por uma infinidade de provas.

O Nilo, maior rio do mundo em extensão, está morrendo. Sua descarga atual de água é de menos de 3.000 m3/s. Para se ter uma ideia, a vazão do Tietê é de 2.500 m3/s, e do nosso ainda potente Amazonas, 209.000 m3/s. A água do Nilo diminui e a população aumenta, podendo ter um acréscimo de 500 milhões de pessoas, em sua bacia, até 2050. O Banco Mundial alerta que 216 milhões de pessoas em seis regiões do mundo poderão ser forçadas a deixar o lugar onde moram até 2050...

Artigo: Maria da Graça. Gracinha. Baby – o nome dela é Gal

Em finais dos anos 1950, uma menina baiana de 12 anos, cabeluda, se insinuando cada vez mais na arte de tocar violão e exercitando uma voz que era admirada por quem a ouvia teve a chance de sua vida, iria conhecer João Gilberto, tão baiano quanto ela. Um cronista social amigo da família iria se encontrar com o pai da bossa nova. Ela pediu, implorou – e a mãe deixou ela ir ao encontro.  Ao vê-la, João disse: “Você é Gracinha, a menina que todo mundo em Salvador diz que canta bem?”, perguntou o cantor definitivo de Chega de Saudade. A menina assentiu. Ele perguntou se ela tinha violão. Quando disse que sim, ele mandou apanhar.

Uma hora João disse: “Gracinha, cante Mangueira (Exaltação à Mangueira). Qual é o seu tom?”. Ela disse: “Lá”. Ele deu o tom e ela começou a cantar. João não falou nada. Para a menina de 12 anos, ele tinha odiado. “Cante outra, Gracinha”, determinou João. Ela cantou Tom Jobim e outras músicas que João Gilberto havia gravado. O cantor não dizia nada, só mandava a menina continuar a cantar. Uma hora ele parou e disse, do alto da certeza de seu ouvido absoluto: “Gracinha, você é a maior cantora do Brasil”. “Eu era uma menina, nunca tinha saído da Bahia. Já imaginou o que foi isso?”, revelou, em 2019, Maria da Graça Costa Penna Burgos, a Gracinha, que se tornou – se é que alguém ainda não sabe – Gal Costa, a cantora a quem qualquer adjetivo ou superlativo sempre parecerão insuficientes...

Artigo - O "preste atenção" dito pelas urnas

O resultado da eleição para Presidência da República não deixa nenhuma dúvida de que os maus políticos e os maus governantes dividiram o País.

O candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu 60,346 milhões de votos (50,90% dos votos válidos), enquanto Jair Bolsonaro obteve 58,206 milhões de votos (49,10% dos votos válidos). A menor diferença da história, escancarando a divisão do país...

Artigo: Fluiu, por Maviael Melo

Então eu comecei falando do que foi tudo isso, falei da chegada de algo entorno de 10.000 livros numa Carreta Mágica e Literária. De dentro dela saiu uma festa, pra dentro de uma festa que já se consolida pela energia de quem por aqui passa, passou e passará.

Continuei falando ou querendo falar dessa mistura de ritmos e letras, de risos e sons, de páginas e páginas que percorreram minha cabeça nesses três dias de encantados, encantadas e encantades...

Artigo - Brasil: referência mundial de produção sustentável no agronegócio

O Brasil, assim como o resto do mundo, participa, entre os dias 8 e 16 de novembro, em Sharm El-Sheik, no Egito, da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, popularmente conhecida como COP 27.

A maneira como o planeta se comporta no campo da produção de alimentos representa ponto importantíssimo no esforço de todas as nações para controlar o quadro atual de aumento de temperatura da Terra...

Artigo - Prorrogação do programa de revisão de benefícios "pente fino"

A Portaria MTP n.º 2.965/22 regulamentou o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade previsto na Lei n.º 13.846/19, oriunda da Medida Provisória n.º 871/19.

A referida Portaria prorrogou o prazo do referido Programa até o dia 31 de dezembro de 2022 e regulamentou o procedimento para realização das perícias médicas extraordinárias...

Artigo - De que forma você enxerga uma música?

Já viu uma foto que quase te fez sentir um cheiro? Ou um vídeo que deixou um gosto ruim na boca? A próxima é mais fácil. Já escutou uma música que te deu vontade de correr mais rápido? 

Presente a todo momento, acredito que essa miscelânea de sensações é mais marcante com a presença da música. Só ela é capaz de mudar nossa disposição de “levemente desanimado” para “completamente na fossa”, ou até mesmo nos fazer mudar de uma “sexta em casa vendo filme” para “noitada agressiva seguida por ressaca moral”. ..

Artigo: País dividido e institucionalidade democrática

As eleições de 2022 foram históricas. Se não fosse de mau gosto, poderíamos dizer que o terceiro mandato de Lula tem um caráter mítico. O sentido global que emerge das congratulações dos líderes estrangeiros é um indicador do papel que o Brasil pode ter para o futuro da humanidade, seja pela reversão do desmatamento da Amazônia, seja pela contribuição de seu histórico de negociador para a emergência climática e para a segurança alimentar. No plano nacional, a formação da frente ampla no segundo turno garantiu o pacto pela democracia, regime político em que os governantes respondem pelo que fazem e regime social que nos humaniza, com o respeito a direitos e a solidariedade como guia, para a eliminação da fome como medida mais urgente.

É verdade que sai das urnas um país dividido. Mas a aritmética dos insatisfeitos não é estática e parte deles pode ser integrada com uma ação de pacificação política pelo governo. O preocupante é que outra parte deve permanecer não como oposição – o que é saudável e necessário – mas como núcleo de resistência antidemocrática...