RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

Por 9 a 2, STF decide que plenário deve julgar anulação das condenações de Lula

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (14), que o plenário da Corte confirmará ou não a decisão do ministro Edson Fachin, em março deste ano, que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tramitaram na Justiça Federal do Paraná no contexto da Lava Jato. 

Nesta quarta, o plenário debateu se o julgamento da decisão de Fachin deveria acontecer na Segunda Turma da Corte, composta pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Nunes Marques, ou no plenário no STF. Na quinta-feira (15), a decisão será sobre competência da 13ª Vara Federal de Curitiba sobre os processos ou envio do caso para o Distito Federal. ..

Fonte: CNN Brasil

Univasf completa 1 ano administrada sem reitores eleitos democraticamente pelo voto

Cerca de 20 instituições federais de ensino entre universidades, institutos e centros federais estão sob intervenção no país. O presidente da República, Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Educação (MEC), tem indicado, desde que tomou posse, interventores para as reitorias das instituições, seja pela indicação de nomes que não estavam em primeiro na lista tríplice, ou pela indicação, de nomes que não participaram do processo de escolha nas instituições. 

Nesta quarta-feira (14) completa 1 ano que a UNIVASF-Universidade Federal do Vale do São Francisco é admnistrada através de intervenção. Para alertar a sociedade, circula nas redes sociais uma campanha “Reitor/a eleito/a é reitor/a empossado” que traz materiais gráficos e entrevistas sobre a situação antidemocrática vivida nas instituições e a importância da luta pela autonomia universitária...

Redação redeGN

Bolsonaro diz que o Brasil está no limite e espera 'sinalização do povo' para 'tomar providências'

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (14) que aguarda "uma sinalização do povo" para "tomar providências" a respeito das consequências econômicas causadas pela pandemia da COVID-19, entre elas o aumento da fome e da miséria. Ao comentar a atuação do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro disse que não quer brigar com ninguém, mas, segundo ele, "estamos na iminência de ter um problema sério no Brasil".

"O Brasil está no limite. O pessoal fala que eu devo tomar providências. Eu estou aguardando o povo dar uma sinalização. Porque a fome, a miséria e o desemprego estão aí. Não vê quem não quer", disse o presidente nesta manhã durante encontro com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. Bolsonaro disse em parte de sua conversa com apoiadores que "alguns" pedem providências imediatas e reforçou que fará "o que o povo quiser" que ele faça...

Correio Braziliense

Vereadores Aníbal Araújo e Alex Tanuri trocam farpas no programa Geraldo José da Rádio Juazeiro

Os vereadores Aníbal Araújo e Alex Tanuri na verdade nunca se entenderam e tarde passada no Programa Geraldo José, da Rádio Juazeiro, voltaram a trocar farpas desta feita por conta da avaliação dos 100 dias de gestão da prefeita Suzana Ramos.

Aníbal e Alex andam em caminhos opostos mesmo quando integravam a base de sustentação do ex-prefeito Paulo Bomfim. Nesta terça-feira (13), Aníbal como líder do governo na Câmara Municipal rebatia as colocações de Alex Tanuri quando o próprio Alex em outra linha telefônica também participou do programa para reiterar as críticas ao atual governo e agradecer o fato de Aníbal ter votado duas vezes na sua pessoa para presidente da Casa Aprígio Duarte Filho...

Da redação

UPB quer que Congresso destrave reforma tributária ampliando arrecadação dos municípios

O movimento municipalista nacional e entidades ligadas à fiscalização e tributos lançaram na última semana uma carta em defesa da ampla reforma tributária. O documento defende uma reforma completa, "não em etapas, como está sendo sugerido pelo Governo Federal", diz o texto.

A União dos Municípios da Bahia (UPB), que é representada no debate pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), defende que o Congresso Nacional se debruce sobre o tema e dê uma resposta à sociedade, ampliando a base da arrecadação municipal...

Ascom UPB

Codevasf quer ajudar os prefeitos a implementarem o plano municipal de resíduos sólidos

O novo gestor  da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, Coronel Anselmo Bispo, começa a estudar maneiras de viabilizar a elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS nos municípios da área de atuação  da Companhia.

O plano  é, na verdade, o planejamento que um município faz para um cenário de 20 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso a recursos da União Federal brasileira destinados ao setor de resíduos sólidos deste município. ..

Ascom Codevasf Foto Divulgação

Miguel Coelho e prefeita de Bezerros debatem educação e gestão pública

Lideranças jovens no Sertão e no Agreste, os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), tiveram uma reunião para troca de experiências na gestão pública. A conversa ocorreu, nesta segunda (12), por meio de uma plataforma digital. 

Os temas que dominaram a reunião virtual foram a educação e a administração das contas públicas. Em seu primeiro mandato na vida pública, Lucielle Laurentino tem priorizado recuperar o município do Agreste Central de uma herança de dívidas milionárias divulgadas recentemente num balanço dos primeiros 100 dias de gestão. Situação similar a que o gestor de Petrolina vivenciou em 2017, quando assumiu o comando da maior prefeitura do Sertão...

Junior Vilela Ascom Miguel Coelho Fotos: Jonas Santos

Líder governista rebate oposição e aponta passos importantes dados pela Gestão Suzana Ramos

Em repúdio aos questionamentos e informações infundadas divulgadas pelo grupo de oposição, em especial a uma nota divulgada pelo vereador Alex Tanuri sobre as ações realizadas pela Prefeitura de Juazeiro nesses 100 dias de governo, o líder governista na Câmara Municipal, Aníbal Araújo (PTC), apresentou argumentos aos fatos e destaca avanços que a gestão Suzana Ramos conseguiu nesse curto período.

"Ao contrário da avaliação rasa e desprovida de conhecimento da administração pública, o vereador Alex Tanuri, talvez levado pela sua frustração de ter visto o seu candidato a prefeito não ter sucesso no último pleito, apressou-se em criticar, de forma equivocada e sem o devido compromisso com a verdade, os primeiros três meses da gestão Suzana Ramos. Ao contrário da gestão passada, o governo Suzana tem sensibilidade e governa para todos, sem distinção, independente de grupo político", destacou...

Ascom

"A oposição se olha no espelho quando acusa o governo Suzana Ramos de irregularidades no processo seletivo", dispara Jorge Lins

Em texto simples enviado a esse blog Jorge Lins, aliado de primeira hora do governo Suzana Ramos, disse  lamentar a postura da oposição em relação ao atual governo, ele ainda completou dizendo que "a oposição joga por jogar, liderada por um ex presidente frustado".

"Existe uma pessoa que anda frustada porque não conseguiu se reeleger Presidente da câmara  e joga por jogar, desrespeita a população, foi assim quando imprudentemebte acusou o novo governo de fechar o hospital de campanha e age com negligência com a coisa pública". ..

Ascom

Prefeita Suzana Ramos e deputado Adolfo Viana acompanham início da pavimentação asfáltica da Avenida Cheffic Khoury

Alegria. Este é o sentimento  que os moradores dos bairros João Paulo II, Antônio Guilhermino e Parque Residencial demonstraram durante a visita da prefeita Suzana Ramos e do deputado federal Adolfo Viana ao início da pavimentação asfáltica da Avenida Cheffic Khoury, na manhã desta segunda-feira (12). A obra, que está a todo vapor, vai melhorar o tráfego e dar mais segurança para os condutores e pedestres.

O vice-prefeito Leonardo Bandeira, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire, o deputado estadual Roberto Carlos e o presidente da Câmara de Juazeiro, Berg da Carnaíba, também estiveram no local...

Ascom PMJ

Após conversa vazada, Cidadania pede para Jorge Kajuru deixar partido

A executiva nacional do Cidadania decidiu convidar o senador Jorge Kajuru (GO) a se retirar do partido. Caso não aceite, será aberto um processo de expulsão contra ele. A medida foi tomada após o vazamento de conversas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a CPI da Covid.

O partido considerou que Kajuru agiu como alguém "subserviente" ao presidente na conversa dos dois no último sábado (10), quando Bolsonaro o orientou a operar para direcionar os trabalhos da CPI de forma que não o prejudicasse. ..

Fonte: CNN Brasil

Ministro da Educação faz nova mudança e demite presidente da Capes

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu por mais uma mudança nos quadros da pasta. O presidente da Capes, Benedito Guimarães Neto, foi demitido do cargo.

A demissão ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União, mas foi confirmada à Folha de S.Paulo pelo próprio Benedito. Ele foi avisado da demissão na sexta-feira (9), pessoalmente, e disse ter sido pego de surpresa...

Folha Press

Fux marca para quarta-feira (14) julgamento sobre CPI da covid-19

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para quarta-feira (14), o julgamento em plenário da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 no Senado.

O relator da ação no Supremo é o ministro Luís Roberto Barroso. A sessão de julgamento está marcada para às 14h e esse será o primeiro item da pauta...

Agência Brasil

Vereadores de oposição cobram da prefeitura de Juazeiro acesso aos documentos do Processo Seletivo na Educação

Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), os vereadores Alex Tanuri, Dr. Salvador, Mitu do Sindicato e Luciano do Valle enviaram ofício para a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, solicitando esclarecimentos e documentos relativos ao processo seletivo para professores e demais servidores da Secretaria de Educação, realizado este ano. Salvador explicou a solicitação:

"É importante que sejam descritos os critérios utilizados para pontuação dos professores e demais trabalhadores concorrentes no último processo seletivo do regime Reda"...

Ascom/ Bancada de oposição Foto Ilustrativa

Ministro do Meio Ambiente exonera chefes do Ibama de quatro estados. Bahia na lista

O Ministério do Meio Ambiente exonerou, na última sexta-feira (9), os superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins. Nos três primeiros, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU), a demissão foi a pedido.

No Amazonas, foi demitido Rezende Guimarães Filho; na Paraíba, Arthur Martins Marques Navarro; e na Bahia, Rodrigo Cantos Alves. No caso do Tocantins, onde estava Flávio Luiz de Souza Vieira, foi nomeado o sucessor: Luiz Carlos Fernandes. Nas outras três superintendências, ainda não há nomeação dos substitutos...

Correio Braziliense

Vereador Alex Tanuri critica gestão de Suzana Ramos: “Cem dias sem governo”.

Em nota encaminhada à redação da redeGN, o vereador Alex Tanuri, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, fez críticas contundentes contra a gestão da prefeita Suzana Ramos.

Na nota o vereador troca a grafia de “cem” por “sem”, para avaliar os primeiros meses da nova gestão em Juazeiro...

Da redação redeGN

Alex Tanuri apresenta projeto de lei revogando artigo que prejudica profissionais temporários da educação

O vereador Alex Tanuri apresentará, nesta segunda-feira, 12, projeto de lei revogando o inciso 3, do art.10, da Lei 2.017/2009, que exige o interstício de três meses para que profissionais contratados no regime REDA possam fazer novo contrato com a Prefeitura de Juazeiro.

A Secretaria de Educação tem exigido de professores e demais trabalhadores, aprovados no mais recente processo seletivo, que assinem documento afirmando não terem prestado serviços à administração municipal no período constante no artigo...

Ascom Vereador Alex Tanuri

Deputado Zó debate vacinação de trabalhadores 

Em mais uma Live, o deputado estadual Zó (PCdoB) tratou de um tema importante para os baianos. O parlamentar debateu o tema "Os trabalhadores e a vacinação contra a Covid-19: como estabelecer prioridades diante da pouca quantidade de vacinas?" com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador, pelo PCdoB, Augusto Vasconcelos.

Zó destacou a sua indicação ao governo estadual de colocar como prioridade na vacinação os bancários e demais trabalhadores que atuam, todos os dias, nas agências bancárias. "Por isso, tomamos a iniciativa de convidar o vereador Augusto Vasconcelos para falar do tema. Ele tem feito um belíssimo trabalho em seu primeiro mandato, com projetos e debates importantes na capital", disse...

Ascom

Decretos incluem EBC e Eletrobras (Chesf) no programa de privatização

O presidente Jair Bolsonaro incluiu a Empresa Brasil e Comunicação (EBC) e a Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização (PND). Os decretos foram publicados hoje (9) no Diário Oficial da União.

A inclusão dessas empresas no programa de privatização do governo foi recomendada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), em reunião no mês passado, faltando apenas a aprovação presidencial para o andamento dos processos. Na ocasião, o colegiado também tratou sobre a venda dos Correios, mas ainda não há decreto do presidente sobre essa estatal...

redação redeGn com informações Agencia Brasil

Projeto de Gonzaga Patriota modifica punição a motorista que esteja impedido de dirigir temporariamente

O Projeto de Lei (PL) 1205/21, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), reajusta a punição ao condutor de veículos que estiver com a Permissão para Dirigir vencida há mais de 30 dias. O PL, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pune esse tipo de infrator com multa, além de estabelecer a infração como gravíssima e de determinar o recolhimento do documento e a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.    

Gonzaga explica que a Permissão para Dirigir é o documento concedido ao candidato à primeira habilitação, que tem validade de 12 meses. Após esse período, o condutor terá direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave, gravíssima ou seja reincidente em infrações médias nos 12 meses de validade do documento. ..

Ascom Dep. Gonzaga Patriota