RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Especial Eleições 2020

Espaço do Leitor

Artigo - Conhecer o Brasil

Quem não gostaria de conhecer outros países? Há tantas coisas lindas e exóticas nesse grande universo que ficamos estupefatos diante de tamanhas maravilhas.

Multidões viajam em período de férias ou a trabalho mesmo na busca de exploração de outras culturas, costumes, fauna, flora e muitas descobertas incríveis que enchem os olhos de fascinação e prazer.   ..

Espaço do leitor: Dona Dadá, uma mulher que inspira!

O nome dela é Madalena Maria da Silva, a Dona Dadá. Uma mulher guerreira, conhecida na cidade de Juazeiro por sua vida comunitária, tem uma história de vida inspiradora.

Ela nasceu em março de 1943, passou a sua infância no Dourado, próximo a Carnaíba do Sertão, nesta época ela passava a semana no pé da serra fazendo carvão, carregava lata de carvão para trazer o sustento para casa, para os seus irmãos e sua mãe...

Artigo – Voto: Entre o moderno e o medieval

Urna eletrônica e Membros da Missão da OEA

Difícil não pensar em fazer algumas breves considerações sobre o quadro pós eleições do dia 15 de novembro último. Ainda que o resultado tenha apresentado variados contextos e múltiplas reflexões de parte a parte, o importante é que ele culminou com a expressão maior da vontade do eleitor, seja de promover eventual mudança radical no comando de cada município, seja de aprovação e reconhecimento de boas e eficientes gestões. ..

Artigo - Cotidiano familiar e a pandemia

31 de dezembro de 2019, comemorações, bons sentimentos, abraços e desejos de saúde e paz. É assim que a maior parte dos brasileiros vivenciou essa data. Como em todos os anos, fazemos novos planos, reorganizamos metas e acreditamos que as oportunidades nos serão postas para que consigamos atingir nossos desejos.

O que ninguém esperava era uma condição mundial que viesse como um grito de parada, um freio, um obstáculo. Paramos muitos objetivos, desejos, sonhos e metas e precisamos reorganizar a vida para nos mantermos dentro da realidade social e econômica, da melhor maneira possível. Nesse contexto há pais, mães, filhos e há escolas...

Autoras: Kellin Inocêncio e Gisele Cordeiro

Ex-Superintendente de Cultura lamenta destruição de obra na Orla Nova de Juazeiro (BA)

Obra dos aluns da Univas.

..

Da redação

Artigo - Nem toda pergunta é esclarecida e nem toda resposta convence

Existem momentos na vida que nem toda pergunta será esclarecida e nem toda resposta convencerá. A interrogação não se completa quando não é respondida, assim como não existe resposta sem uma provocação. Na política a interrogação é o político e o eleitor seria a resposta, daí quando um não concordar com o outro o resultado fatalmente será negativo para o primeiro. 

Uma pergunta mal elaborada está no mesmo nível de uma resposta 'mal dada'. Quando as duas partes não necessariamente se completam, em algum momento o indesejável pode acontecer. O correto é valorizar a sensatez e o equilíbrio, com a razão sobressaindo, sempre, à emoção, em qualquer situação. ..

Artigo - Queda da bastilha (PT - 13) em Juazeiro! (Juazeiro risonha)

José do Patrocínio, respeitado ativista, escritor, jornalista, sendo um importante brasileiro do Movimento Abolicionista, detentor de uma célebre frase, histórica, imortal: “Ou cede à vontade do povo ou cai!” Advogado dos escravos, filho natural do Padre João Carlos Monteiro e de Justina, escrava africana.

Nas eleições municipais, 15 de novembro, a consciência de liberdade, em Juazeiro – depois de 12 anos de escravatura -, afinal, deixou a burrice, falta de inteligência política e bradou para os quatro pontos cardeais, com o Peito Arfante:..

Progressão ou retenção do ano letivo: cada caso é um caso

Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias locais, o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas vem acontecendo e, junto com ele, surgem as dúvidas de pais e professores sobre como o ano letivo de 2020 terminará, se os estudantes poderão ser reprovados caso não tenham bom desempenho ou frequência suficiente, além de como será organizado 2021.

Diante da situação atípica do processo de ensino na pandemia, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é de que se evite a reprovação escolar. Em documento oficial, o órgão do MEC aconselha que os métodos de avaliação sejam revistos e se adotem medidas que minimizem a retenção escolar...

*Milena Fiuza é gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.

Leitora cobra execução de serviço de remoção de entulho pago à gestão e não executado pelo SAAE, Sesp ou Semaurb

Leitora encaminhou mensagem e foto à Rede GN pedindo explicações sobre a taxa cobrada pela prefeitura e da não execução do serviço de remoção de entulho. Confira:

Geraldo...

Artig - A falta de preservação ambiental e suas consequências

Belo Guedes, músico e compositor, já apresentava sua preocupação com o planeta, a nossa casa comum nos idos dos anos 1970 e 1980. Passados cerca de 50 anos, o mundo ainda continua vivendo a mesma situação - o planeta sendo destruído, as espécies sendo ameaçadas e o ser humano se colocando como se fosse diferente de tudo e todos, alheio à realidade e achando-se o imortal. Há a visão de que não faz parte do todo que é o meio ambiente e que precisa dele para sobreviver.

A preocupação ambiental começou na década de 1970, na qual houve maior consciência para a integração do homem com o meio ambiente, com vistas ao conhecimento, aprendizado e sua proteção. O ser humano viveu um dualismo entre o direito de continuar a explorar o meio ambiente e o dever de sua manutenção, ao perceber que o ele também pertencia ao ambiente e que poderia sofrer com a degradação desse. E, com a exploração contínua da natureza, o próprio ser humano sofria com as suas consequências...

Eleição 2020 em Juazeiro (BA): visão de um servidor

Passada a eleição, venho dar meus parabéns à futura prefeita de Juazeiro-BA. Mas não é este o motivo de vir aqui, mas dar a visão de um servidor, que trabalha há quase duas décadas no município, como servidor concursado.

O mundo mudou, e está muito menor. A televisão e a rádio não são mais os principais meios de comunicação, dando espaço ao Instagram e WhatsApp...

Artigo – “Pelo poder de nosso exemplo”

Em qualquer tipo de eleição, onde se encontra envolvido o voto individual e secreto, sempre estará presente relativa dose de apreensão, não somente quanto ao resultado, como, principalmente, à expectativa de se poder testemunhar depois de empossados os eleitos, a legitimação dos projetos e discursos exibidos durante a longa e acirrada campanha.

Nem sempre essa fidelidade de pensamento e ideologia é preservada, porque os acordos políticos logo começam a ser contaminados pela “Lei do Gerson”, onde a vocação para levar vantagens em tudo e o toma-lá-dá-cá, passam a desvirtuar regras e princípios de integridade...

Ex-prefeito de Juazeiro Professor Rivas lamenta morte do ex-vereador José Carlos Tanuri

Em e-mail a Rede GN o professor Rivadávio Espínola Ramos lamenta a morte do ex-vereador José Carlos Tanuri. Confira:

A partir de certo momento de nossas vidas, passamos a ser COLECIONADORES DE LÁGRIMAS. A vida é assim. Daqui a pouco muitos estarão comemorando as vitórias, outros chorando perdas de pessoas que tanto deram de si, por nossa querida Juazeiro...

Artigo - VACINA OU REMÉDIO

Mais cedo do que se esperava, embora ainda não encerradas oficialmente as apurações, a imprensa mundial diante dos números anunciou que o novo presidente dos EUA é Joe Biden. Há também incertezas quanto ao Senado e à Câmara de Representantes, havendo tendência de maioria republicana no primeiro e democrata no segundo parlamento.

A eleição foi muito disputada, e haverá demora pelas medidas judiciais de republicanos inconformados. Tudo isso vai seguir alimentando por mais alguns dias a tensão e o debate com mútuas acusações nesta que já é a maior disputa eleitoral de todos os tempos, em um país que detém, pelo bem e pelo mal, as atenções do Planeta...

Ricardo Viveiros é jornalista e escritor

Artigo - Vá, vote e vença!

Chegou a hora em que todos os brasileiros, sem distinção, estarão tendo o mesmo direito e a mesma responsabilidade na escolha dos representantes para o Executivo e o Legislativo dos seus municípios. Neste domingo, 15 de novembro, milhões de eleitores vão as urnas cumprir um dos mais importantes papéis do cidadão, o voto, considerado um direito universal no Brasil. 

O voto é a grande arma do povo para mudar a política. Desperdiçá-la, não votando, piora a situação. Quando o eleitor opta por não votar, independentemente de quem seja ou de qual bandeira empunhe o candidato, estará dando aos outros a oportunidade de tomarem as decisões sem a sua participação. ..

Artigo - Inversão de papéis: quando os pais viram os filhos

Especialista em gerontologia lista os sinais que mostram quando os idosos não podem mais continuar sozinhos

Com a idade avançada, é essencial que a família – ou quem for responsável – tenha um olhar mais atento aos idosos. A partir daí, levanta-se o questionamento: até quando eles podem viver sozinhos? Apesar da resposta dessa pergunta não ser exata, toda atenção é pouca, mesmo que a distância...

Artigo Isabella Vilela

Artigo - Porque tinha que ser o Biden

*Por Gustavo Loiola 

Provavelmente você acompanhou nos últimos dias a corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos. O processo pode até parecer estranho e antiquado, mas não se preocupe: é assim mesmo. Contudo, mesmo que a maioria dos votos dos americanos não seja a principal arma da democracia estadounidense – na eleição passada, por exemplo, a maioria dos americanos votou por Hilary Clinton, porém devido ao sistema eleitoral Trump foi eleito – dessa vez foi diferente. A população norte americana conseguiu expressar o que queria e se engajou em votar. ..

Leitor denuncia esgotos represados no bairro Monte Castelo em Juazeiro

Preocupado com a possibilidade de chuvas na região, o leitor Sérgio Cerqueira Rios entrou em contato com a RedeGN, via email e encaminhou fotos de esgotos represados no bairro Monte Castelo, chamando à atenção dos órgãos competentes para uma solução urgente. 

Segundo o leitor esses esgotos ficam no contorno Av. Lula com Monte Castelo. "O acumulo é da última chuva e se chover novamente será uma tragédia para os moradores daquela região”, expôs cobrando uma providência...

Da Redação RedeGN

Atletas amadores e de alto rendimento expõem insatisfação e reclamam da falta de incentivo financeiro por parte do governo municipal

Representar a cidade de Juazeiro em competições estaduais e até nacional não tem sido tarefa fácil para muitos atletas da nossa cidade. Apesar de muito esforço e dedicação por parte deles, um problema vem afetando os competidores que não dispõem de recursos há algum tempo: a falta do Bolsa Atleta Municipal.

Em Juazeiro era para contarmos com o Bolsa Atleta Municipal, porém a atual gestão do Prefeito Paulo Bonfim jogou no lixo uma lei que tanto ajudava os atletas...

Artigo - " A 'mania de controlar´ tudo que afeta severamente o equilíbrio emocional do ser humano", por Andréa Ladislau, doutora em psicanálise

Já parou para pensar se você está sofrendo por alimentar uma mania de controle? Por que desejamos controlar tudo? Na verdade, existe uma linha muito tênue em promover ou não uma justificativa para a mania de controle.

A grande questão é que a necessidade em ter o controle das situações nas mãos é um sentimento intrínseco de nossa espécie. Tudo o que é externo, e nos foge ao controle, gera insegurança e medo - e nos faz sentir vulneráveis...

Dra Andrea Ladislau  Psicanalista