RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Riacho dos Paes: O encanto da melhora do pensamento e semblante!

O grande povoado do Município de Sento-Sé/BA, vive momento de grande satisfação social pela conquista de investimento asfáltico, com as devidas drenagens, que facilita deslocamento, diminui a poluição do ar e melhora a aparência e a condição urbana: São 8,3 km que ligam a comunidade à BA-210, no sentido sede; mais duas avenidas e parte de duas ruas centrais, com completa sinalização de placas e faixas.

Isso elevou a autoestima e o semblante social da população, contrariando muitas afirmações conservadoras de que “O povo de Sento-Sé não gosta de trabalho”. Ficando assim estimulado a busca de novos benefícios sociais, como melhor forma de solucionar problemas que adoecem e limita o exercício da cidadania...

Artigo: A mensagem de Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de maio de 1917, em Portugal, três crianças assistiam a uma das aparições mais lembradas pelos católicos de todo o mundo: a aparição de Nossa Senhora de Fátima. A mensagem de paz deixada pela santa aos pequenos é lembrada com festas e orações.

As crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, à época, voltaram ao local por mais cinco vezes, nos dias 13 de junho, julho, agosto, setembro e outubro, para ouvir a mensagem da santa. Em sua última aparição, com a presença de cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora de Fátima teria pedido a construção de uma capela em Sua honra, e foi atendida...

Artigo: Paulo Guedes é o ícone da “economia que mata”

 Se existe alguma virtude no atual governo é que ele é absolutamente transparente nos seus propósitos, ainda que seja uma perversa transparência. Como diz Jesus sobre os mercenários em uma de suas falas: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10,10).

Bolsonaro avisou na campanha que viria para destruir (voltar 50 anos na história) e que gostaria de ver mortos ao menos os 30 mil que a “ditadura torturou, mas não matou”. Esse propósito se materializa com os fatos, como os 400 mil mortos pela Covid19, mas também a fala expressa do ministro Paulo Guedes:..

Morador faz apelo em favor do bairro Country Clube em Juazeiro (BA)

Em e-mail a Rede GN, o leitor Ricardo pediu apoio em nome dos moradores do bairro Country Clube: “Por favor, ajuda a divulgar, pois o Country está um cenário de crime. Precisamos de uma atenção a esse bairro. Desde já agradeço a atenção e apoio”.

Por volta das 20hs desta terça-feira, dia 11, um elemento adentrou numa residência no bairro Country Club, na Rua Almirante Paulo de Frontin. O mesmo já havia vistoriado essa residência por volta das 14 hs, no intuito de retornar à noite para roubar os eletrodomésticos...

Artigo - Precisamos cuidar da saúde da enfermagem para não adoecer nossa sociedade

Todo mundo sabe da importância do trabalho da enfermagem no dia a dia das pessoas, no ambiente hospitalar ou fora dele, não há quem negue que os serviços dessa categoria profissional são essenciais na área da Saúde.

Você deve estar aí do outro lado da tela concordando comigo. Então, a pergunta que eu não encontro resposta é: por que não valorizamos adequadamente os enfermeiros, técnicos e os auxiliares de enfermagem?..

Espaço do Leitor: Fátima, uma lição de amor e desprendimento

Geraldo,  

Sou um intrometido por natureza. Amo dar palpites e me envolver. Difícil, nessa idade, aprender a ficar calado ou a aceitar qualquer coisa que suscite debate ou que considere errada. ..

Artigo - A importância de medidas sanitárias apesar da vacina contra a Covid-19

Em meados de março de 2020 eram identificados os primeiros casos da Covid-19 no Brasil. Uma doença já classificada pela OMS como pandemia devido a sua disseminação geográfica rápida em uma escala curta de tempo e de relevância internacional. E lá se foram mais de um ano que nossas vidas mudaram. Nossa rotina, nossos planos, nossos hábitos, nossa economia, nossa educação, nossos empregos e porque não dizer nossos sonhos.

De repente ficamos reféns de um cientificamente classificado como um ser não vivo, por não ter nenhuma atividade metabólica, biosintética, nutricional,energética fora de uma célula hospedeira. Extremamente minúsculo onde a microscopia óptica convencional não consegue visualizar apenas a microscopia eletrônica de varredura. Mas de um alto poder de transmissibilidade, letalidade e domínio...

Artigo - Que país é esse? Sem o Censo este ano, ficará ainda mais difícil se entender o Brasil

É um trocadilho inescapável – talvez pouco inspirado, é verdade –, mas necessário: sem o Censo 2021, o Brasil perderá o bom senso. Sem sabermos exatamente quem e quantos somos, o que fazemos, pensamos e desejamos, a imagem do País tende a ficar desfocada. O Censo é o Brasil diante do espelho, e não se pode correr o risco de essa imagem sair deturpada.

O poeta é a antena da raça, ensinou no século passado o americano Ezra Pound. Esqueça-se a postura ideológica do autor de Os Cantos e vamos nos ater à frase. A pertinência e a atualidade são enormes, ainda mais na situação atual. Como? Explica-se. Em 1980, ainda em meio à ditadura militar, o poeta mineiro Affonso Romano de Sant’Anna escreveu no poema Que País é Esse?:..

Leitor reclama de desorganização em vacinação na UBS do Jardim Flórida

Em e-mail a Rede GN nesta segunda-feira, dia 10, o leitor Marcostony da Cruz Souza reclama da desorganização na vacinação contra a covid-19 na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Jardim Flórida. Confira:

“Bom dia Geraldo José! Estou na UBS do bairro Jardim Flórida para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid. Total desorganização. A vacina ainda não chegou na UBS e não tem ninguém para prestar informação e organizar a fila. Esse é o registro que queria fazer no blog. Obrigado!”..

Opinião: Imensa contradição parece instalar-se na sociedade contemporânea a propósito do Dia das Mães

Imensa contradição parece instalar-se na sociedade contemporânea a propósito do Dia das Mães. Por um lado, há um culto, uma aclamação, um entusiasmo por esse dia festivo, entoado enfaticamente pelo comércio e pela mídia. Será ele, porém, por outro lado, de fato endossado por certa parte do movimento feminista, aquela mais ostensiva e mais exaltada?  Ou essa parte, na verdade detesta o Dia das Mães porque, em última análise, rejeita a maternidade?

E esse é o problema nuclear que embaraça certo feminismo: definir com clareza a relação entre a mulher e a maternidade. O que pensa ele da maternidade? Considera-a a plena realização da mulher, ou acidente e, pior, um estorvo, a ser evitado?..

Artigo - Mãe: fonte de amor e energia!

Nesse já consagrado segundo domingo de maio, nada melhor que juntar pequena coletânea de algumas emoções contidas em crônicas que escrevi ao longo dos últimos anos, ou melhor, a partir de 2013, dedicadas a esse ser mais que sublime e soberano: MÃE!

Começo por lembrar um detalhe histórico de que o desejo de homenagear as mães foi inspirado nas emoções e carências de uma jovem americana – Anna Jarvis – que sentia muito pela morte de sua mãe e assim no ano de 1905, juntamente com algumas amigas, teve a ideia de sugerir a instituição de uma data no mês de maio para que as mães, com muita justiça, fossem lembradas e homenageadas. A conquista foi se consolidando gradualmente e somente no ano de 1914 os festejos foram unificados em toda a América do Norte...

Homenagem: Adeus grande amigo Mangabeira.

Hoje, JUAZEIRO da Bahia, amanheceu mais triste. Despediu-se da vida antes do combinado, o grande amigo Alberto Luiz Mangabeira, vitimado por um câncer irreversível e fatal. Mas, como afirmam as escrituras, os desígnios de Deus são insondáveis, e a vida tem que seguir, porém NUNCA COMO ANTES. Nestas ocasiões, gosto de repetir uma frase: “Quem tem o privilégio de viver um pouco mais, passa a ser UM COLECIONADOR DE LÁGRIMAS”. 

Luiz Alberto Mangabeira era formado em Economia, pela Universidade Católica de Salvador, e logo que terminou os estudos, veio trabalhar em Juazeiro-Ba, depois de um pequeno estágio numa grande empresa agrícola, foi convidado para trabalhar na Prefeitura de Juazeiro-Ba, se juntando a uma equipe de técnicos, que implantaram o Projeto CIDADE DE PORTE MÉDIO, quando era gestor do Município, o grande Prefeito Jorge Khoury...

Dia das mães do Conjunto Penal de Juazeiro (BA)

Em e-mail a redação da Rede GN a Assistente Social do Complexo Penal de Juazeiro Denise Leal fala das comemorações do Dia das mães naquele equipamento de correção, mesmo em tempo de pandemia. Confira:

Em razão da Pandemia de coronavírus que estamos vivenciando, não poderíamos deixar de comemorar um dia tão importante, a data mais sagrada para a população carcerária, que é o dia das mães...

Artigo: Jornalista é 'essencial' para trabalhar, mas não é 'prioritário' para ser vacinado

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) têm empreendido gestões junto aos órgãos públicos para incluir os profissionais de imprensa, que estão na linha de frente do trabalho, no rol das categorias de trabalhadores consideradas prioritárias no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Em nosso estado, a campanha tem a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV na Bahia (Sinterp) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)...

Espaço do Leitor: Lentidão da vacinação contra a covid-19 em Juazeiro (BA)

É com muita tristeza que venho denunciar o lento processo de vacinação da covid 19 em minha Juazeiro. 

Conforme dados da Sesab (atualizados na noite de 06.05.2021) Juazeiro recebeu até o momento para aplicação imediata para primeira dose 33.118 doses e desse quantitativo foram aplicadas 29.485 doses, ou seja, Juazeiro tem disponível 3.633 doses em seu estoque para  aplicação da primeira dose...

Foto Ascom PMJ

Artigo: As economias importam

Defender sumariamente apenas as economias de escala num país com as dimensões territoriais como o Brasil, com sua diversidade, suas estruturas culturais e suas tradições na pequena economia comprovadas, não é necessariamente defender a coisa mais certa.

O Brasil por tradição é um país que por sua formação, precisa tanto dos grandes conglomerados econômicos como da absoluta maioria dos médios e pequenos negócios que fazem a economia girar, por mais que não queiram os que defendem no campo da economia a ideia de envolvimento mínimo do Estado...

Artigo - O que é e como se ver a verdade?

São muitas palavras com o significado da verdade: Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. No debate entre Aécio Neves e Dilma Rousseff, na eleição presidencial de 2014 na TV Band, ao final o repórter perguntou ao mediador saudoso Ricardo Boechat, quem ganhou o debate – ele respondeu: “Os candidatos usaram a verdade como lhes interessa – a verdade é assim, cada um usa do seu jeito”.

No dia 03 de maio, segunda-feira passada, fui ao Colégio Municipal Dr. Custódio Sento-Sé, para tomar a segunda dose da vacina Coronavac, cheguei ao local umas 14:20h, tinha muita gente, cumprimentei pessoas mais conhecidas, perguntei quem estava na ponta da fila, me disseram aproximei e era o Batista (ex-motorista da prefeitura) aposentado, a seguir, era a senhora Nelice Pio dos Santos...

Trabalhadoras negras importam: quantas mulheres líderes não brancas você conhece?

O movimento ativista “Black Lives Matter” ou “Vidas negras importam” ganhou notoriedade internacional nos últimos tempos diante de episódios que demonstraram o oposto: desprezo, violência e morte de pessoas negras.

O termo vida inclui homens e mulheres e não se limita ao direito de somente existir. Aos negros, como a toda pessoa humana, deve-se garantir vida digna, acesso à saúde, educação e ao trabalho, por exemplo. Se vidas negras ainda têm sido discriminadas, como tem sido a realidade da mulher negra na busca de sua subsistência por meio do trabalho? Quais desafios enfrentam? Quais perspectivas para o futuro?..

Leitores denunciam estacionamento irregular nos contornos do Mercado do Produtor

Em setembro do ano passado (2020) um leitor da RedeGN que reside no bairro Tancredo Neves enviou mensagem e fotos ao blog revelando o perigo no conhecido contorno do Mercado do Produtor em razão do estacionamento em local inadequado (Veja aqui).

Segundo revelou o leitor, antes da abertura dos portões do referido entreposto comercial os condutores de veículos usam a lateral do contorno que dá acesso ao bairro como área de estacionamento tirando a visibilidade de quem faz o contorno em direção ao acesso do bairro Tancredo Neves...

Redação RedeGN

Artigo: Manuca e o tempo que tudo transformará

"Depois da tempestade vem a poesia". A citação, escrita em um pedaço de papel rasgado e colado sobre a capa do livro 'Seu Emmanuel, quando o amor venceu a dor', de Manuca e Lu Almeida, já dá o tom e o ritmo da história terminal do poeta que enfrentou um câncer durante sete meses. Partindo da ideia de que, a exemplo da tempestade, tudo passa nessa vida, e que ao escrever versos, os homens seguem qual passarinhos cantantes, a obra é um alguidar de dores e amores.

Escrito a punho por Emmanuel Gama de Souza Almeida, nome de pia de Manuca, e Lu Almeida, a companheira de 35 anos, o livro expõe em 155 páginas um inventário sincero de sentimentos; da perplexidade e o medo com a descoberta da doença até a crença que poderia vencê-la. "Hoje eu preciso do que a gente não juntou", escreveu ele no dia que tomou conhecimento que só estava começando o momento mais difícil da vida...