RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo – Da fraude eletrônica para a manual?

Nos dias atuais de tanta modernidade, em que só se pensa em cada novo passo como um avanço para o futuro, quando se fala em voltar ao voto impresso por um vago pressuposto de que ele oferecerá mais segurança e transparência eleitoral, parece-me um argumento sem a indispensável clareza e objetividade, além de um evidente retrocesso histórico.

Por mais que o Presidente Bolsonaro, tente repetir a inconsistente pregação de que a urna eletrônica permite a fraude, a tese esbarra numa questão de ordem bastante técnica, mas que foi muito bem fundamentada numa declaração lógica do Presidente do TSE e Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, quando justificou:..

Morre Seu Bilino, o tocador e afinador de Sanfona de 8 Baixos

“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu...O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita”. A frase é do escritor João Guimarães Rosa. 

Através da produtora cultural Marlla Teixeira, lá de Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, recebi a notícia que Seu Bilino, tocador de sanfona de 8 Baixos,
desencarnou no hospital de Barbalha, Ceará. "Seu Bilino partiu, morreu. Fez a Viagem para o Sertão da Eternidade", neste sábado 14 de agosto...

Redação redeGN Texto Ney Vital-jornalista

Artigo: Cabe à escola formar atletas?

A cada edição dos jogos olímpicos somos acometidos de sentimentos ambíguos. Em que pese o fato de festejarmos o desempenho de atletas das mais variadas modalidades, as demais circunstâncias não deixam dúvidas que o pódio, na maior parte dos casos, depende da abnegação pessoal ou familiar. As poucas vitórias e as raras medalhas são comumente acompanhadas de narrativas de sofrimento e dedicação que amplificam a façanha de quem triunfou.

Para justificar o lugar ocupado na classificação geral, surgem os culpados de sempre: falta de incentivo ao esporte, péssimas condições de treinamento, desvios dos parcos recursos e inexistência de um programa estatal de longo prazo...

Artigo - Quando um não quer dois não brigam

O termo "quando um não quer dois não brigam" é um ditado popular bastante utilizado para mostrar que uma briga depende da ação de pelo menos duas pessoas. Uma discussão, por exemplo, só ocorre se houver disposição dos dois lados e caso um deles decida não participar dificilmente o debate seguirá em frente. 

No momento em que a intolerância tem alcançado níveis alarmantes, com ataques comumente às opções individuais e violações constantes de leis que protegem o cidadão, é mais que propícia a aplicabilidade desta sugestão da sabedoria popular. Ultimamente muitas pessoas estão sendo invocadas em favor de discursos de ódio por estímulos provocados a partir de argumentos irreais e carregados de maldades...

Artigo - Excesso não é sucesso

"Burnout" é uma expressão inglesa empregada quando se refere a algo que deixou de funcionar por extremo cansaço, total desgaste. A síndrome atinge, de modo crescente, profissionais de distintas áreas, em especial no setor de serviços, no qual as mudanças emocionais são mais frequentes. Na pandemia, por exemplo, tem acontecido com os profissionais da saúde e os entregadores de aplicativos.

A Síndrome de Burnout tem presença de múltiplas faces, e se caracteriza pelo esgotamento emocional, queda na realização de tarefas e despertencimento do trabalhador. Esse problema de saúde, embora ainda não reconhecido como tal, também se apresenta ao final das carreiras. Qual a hora certa de parar?..

Juazeiro: Leitor denuncia vandalismo na Vila Jacaré

Leitor denuncia vandalismo na Vila Jacaré. Confira:

"Gostaria de denunciar o que vem acontecendo na Vila Jacaré, principalmente nas ruas da Síria, Novo mundo, Rua do canal, em que jovens menores se juntam a adultos se aglomerando sem máscaras, gel ou qualquer tipo de cuidados, para soltar pipas e acabam invadindo residências, depredando e causando danos morais e materiais aos moradores, numa prática extrema de vandalismo e desrespeito e até violência, gostaria que as autoridades fizessem algo para resolver o nosso sofrimento"...

Espaço Leitor

Artigo - Educação científica é a arma contra os males do negacionismo

Quando a ciência está sob ataque, é preciso empunhar armas para defendê-la e fazer o inimigo recuar. Armas, no caso, que não disparam tiros ou arrancam a vida de ninguém, mas são o terror do obscurantista: a escrita e a divulgação correta dos dados científicos.

Marcelo Knobel é mais um que entra nesse campo de batalha para afastar o negacionismo e a pseudociência. Em seu novo livro, A Ilusão da Lua, o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Departamento de Física da Matéria Condensada daquela instituição reúne em textos acessíveis, escritos com bom humor e uma prosa fácil, um bom punhado de ciência para tempos tão estremecidos. ..

Luiz Prado-Jornal da USP

Artigo Planejamento para investimentos em educação nos municípios

Será um grande desafio para o gestor público da área educacional planejar os investimentos necessários dentro deste exercício de 2021. Sem uma definição concreta quanto ao retorno das aulas totalmente presenciais e com o formato on-line, utilizado desde o início da pandemia até os dias atuais, a gestão pública teve gastos reduzidos no setor da educação.

Tal economicidade deu-se pelos gastos fixos que foram minimizados com o fechamento das escolas, assim como pela ausência de novos investimentos, devido à incerteza da denominada "retomada"...

Artigo – Pai: Esse amigo eterno!

Todos nós comemoraremos, nesse domingo, 08 de agosto, mais um dia tradicionalmente dedicado ao “Dia dos Pais”. Como acontece com tantas outras “Datas” do Calendário Universal, essa é uma das marcantes por reconhecer o valor incomensurável de um homenageado notável, enquanto outras são criadas com sentido estritamente comercial.

Importante neste momento festivo, não é pensar no Dia ou data específica, mas o que representa o ilustre homenageado e o seu papel na estrutura social. Ao lado solidário das Mães, essas consagradas rainhas do lar, repositórios de amor, dedicação e doação permanente aos filhos, encontra-se essa figura ímpar dos Pais, baluartes na luta diária pela sustentação da casa e os responsáveis pela moldagem dos valores morais nos seus filhos. Festejá-los num dia em especial, certamente permitirá a lembrança de que eles estão presentes nos 365 dias do ano, e não exclusivamente em um deles, apenas!..

Artigo - Não é mimimi

Simone Biles, ginasta norte-americana supercampeã mundial e olímpica, surpreendeu o mundo dos esportes quando desistiu de participar de algumas etapas da competição de ginástica artística da Olimpíada de Tóquio, alegando estafa mental. Sua atitude foi denominada de corajosa por muitos e de covarde por outros tantos.

Biles não foi corajosa e muito menos covarde, apenas permitiu que o bom senso prevalecesse. Não estava se sentindo bem, a pressão era grande, então decidiu renunciar aos louros da glória - era franca favorita - e ficar nas arquibancadas aplaudindo as exibições das colegas da equipe e das adversárias. Buscou se divertir...

Artigo - Uma luz ao final do túnel para a retomada da economia

Por Macelo Reis – consultor e gestor empresarial

Os últimos números de Abril do IBGE já mostram que o efeito da vacinação e a diminuição do lockdown em alguns locais já traz números positivos a vários setores da economia...

Artigo - É agora ou nunca mais

O nestante é o ontem, enquanto o agora é o amanhã. O passado é uma certeza mais presente e o futuro a Deus pertence, portanto não deixe para depois o que pode fazer neste momento.

Procrastinar não pode e nem deve ser uma regra ou um modo de vida, pois o 'adiar' pode caracterizar covardia, medo de encarar o que está por vir, uma inação...

Artigo - Mais um projeto para inglês ver

No papel cabe tudo. Agir para colocar em prática é onde está o X da questão. É assim que as sucessivas gestões socialistas vêm conduzindo o Estado. De tempos em tempos, o governo lança um projeto estruturador aqui, outro acolá, no entanto, tirá-los do papel, que é o que interessa, a conversa já muda de figura.

Ontem, o governador Paulo Câmara reuniu secretários e chefes dos poderes para anunciar mais um plano de desenvolvimento para Pernambuco, o Projeto Retomada, que prevê investimentos de R$ 5 bilhões até o fim de 2022...

Leitor denuncia suposta irregularidade envolvendo curso pré-vestibular no Programa Aprova Juazeiro

Um leitor entrou em contato com a Redação RedeGN para fazer uma denúncia que envolve o Programa Aprova Juazeiro, iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que visa oportunizar aos estudantes da rede pública da cidade, o acesso a bolsas de estudo integrais em cursos pré-vestibulares, a fim de viabilizar o ingresso em universidades. 

O programa ofertou 120 vagas distribuídas entre estudantes da rede pública da cidade, matriculados na 3ª série do Ensino Médio, ou que concluíram em escolas públicas do município. O denunciante, cuja identidade será preservada, destacou que o edital do projeto estabelecia que "para concorrer e ganhar a licitação, os cursos pré vestibulares teriam que ter prédio físico na cidade de Juazeiro", mas destacou que um deles, o Top de Linha "burlou as regras do edital para conseguir a licitação"...

Da Redação RedeGN

Artigo - Jovens com veia empreendedora, desobedeçam a seus pais

Hoje, acordei disposto a criar uma polêmica. Quero falar de um sonho que muito pai e mãe têm. Eles querem ver o filho com o diploma de advogado, médico, engenheiro. Mas o jovem, coitado, quer ser empreendedor. E isso dá futuro, rapaz? Não tem carteira assinada, não tem salário, não sabe nem se vai dar certo. Por mais que o Brasil já seja reconhecido internacionalmente por sua veia empreendedora, ainda há muito discurso conservador na contramão dessa tendência.

Outro dia ouvi uma mãe desesperada porque o filho queria ganhar a vida vendendo artesanato. Você já viu alguém vendendo artesanato ficar rico? Eu já, minha senhora. Há pouco, uma empresa americana comprou um marketplace brasileiro de produtos artesanais por cerca de R$ 1 bilhão...

Artigo: Luiz Gonzaga, o astro e o sertanejo

Gigante da cultura nordestina com reconhecimento nacional, Luiz Gonzaga nos lança o desafio de conhecermos, além da grandeza do seu trabalho musical -  com 600 e tantas músicas gravadas versando sobre inúmeros temas – o perfil do artista e do sertanejo. 

 Quando assisto imagens de shows e entrevistas dele, desde sempre me lanço na proposta de conhecer mais o sertanejo e o artista.   É muito interessante...

Artigo – A linguagem do troca-troca, voltou!

Quando alguém se propõe a exaltar o conceito diferenciado de um governo em detrimento de outros anteriores, subentende-se que o faz por uma visão de princípios e coerência em torno de razões de integridade, e não somente por um item específico, a exemplo do que tanto se insinua sobre o governo atual de que não há mais a prática da corrupção que tanto se consagrou nos últimos governos. 

A propósito, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deixou o governo, recentemente, face a processo investigatório por suspeita de envolvimento em negócios escusos na exportação de madeira. O fato já planta a dúvida quanto à absoluta imunidade do governo no que tange a qualquer indício de corrupção. Vamos acreditar que pare por aí. Acreditar e imaginar é uma coisa, não acontecer, é outra bem diferente...

Artigo - Crimes de lesa esperança

Quem mente é mentiroso, não importa a gravidade da mentira. Quem rouba um alfinete e quem rouba um carro são iguais, ambos ladrões. O motivo pelo qual cada um deles praticou o roubo, pode ser diferente tanto quanto serão menor ou maior as penas imputadas pela Justiça. Mas, são dois criminosos. Prevalece o princípio, o caráter, a índole e não o valor do bem roubado. Não há régua nem balança para medir mentira ou roubo.

É também criminoso quem furta sonhos? Sim. E esse bem é de um valor muito significativo, em especial para os que têm na esperança o seu último recurso de crença num mundo melhor, mais justo. Assim, penso que deveríamos ir à Delegacia de Proteção ao Consumidor registrar uma queixa contra o político que, eleito com o nosso voto conquistado por falsas promessas, não cumpriu com nada que ofereceu na campanha. E ainda se meteu em corrupção. Ou seja, propaganda enganosa. Falsidade ideológica. Crimes de lesa esperança...

Artigo: Skate não é, apenas, esporte!

No Brasil, o espaço público – sobretudo a rua – é culturalmente considerado como um lugar destinado apenas ao fluxo. “Gente de bem” não costuma se apropriar de maneira, digamos, mais duradoura da rua. No máximo, “passa-se” pela rua, mas “não se fica” na rua. Conforme essa mentalidade – cuja origem poderíamos, talvez, atribuir ao nosso passado escravista; hipótese que não cabe, aqui, discutir –, quem permanece na rua são os comerciantes de baixo estrato, prostitutas, batedores de carteira, golpistas e “moleques”. Mas, deixemos esse assunto para outra oportunidade e passemos a falar de um tema mais “leve” e atual: o skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Até o presente momento, a modalidade que mais conquistou medalhas para o Brasil no referido evento esportivo foi o Street Skate! Quem acompanhou as competições, ou apenas deu uma olhada nas imagens veiculadas pelos meios de comunicação, percebeu que as disputas do Street Skate são realizadas em uma pista composta por obstáculos que simulam elementos triviais da arquitetura de centros urbanos – como, por exemplo, corrimãos, escadarias, meios-fios, bancos de praça etc...

Espaço Leitor

Moradora pede limpeza "urgente" das laterais do canal do bairro Dom Tomaz, em Juazeiro

A moradora Elizangêla Araújo solicita providências à prefeitura de Juazeiro, no que diz respeito a limpeza da borda do canal do bairro Dom Tomaz. Em contato com a Redação da RedeGN, a moradora pede uma "força tarefa" de limpeza entre a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

"Venho fazer um apelo à SESP e ao SAAE de Juazeiro que pelo amor de Deus, se unam e realizem um mutirão, uma força tarefa se for preciso, enviando máquinas, pá carregadeira, caçambas, etc, para, em caráter de urgência, realizarem a limpeza de toda a borda do canal do Bairro Dom Tomaz. Virou um verdadeiro lixão. E para piorar a situação, todas as noites tocam fogo e a fumaça tem prejudicado os moradores dos bairros Dom Tomaz e Castelo Branco. Está insustentável, principalmente em época de pandemia e problemas respiratórios", justifica a moradora...

Da Redação RedeGN

Homenagem: Ele e o violão

Nem a mão e a  luva, tão pouco a panela e a tampa, sequer, o sono e a cama, fariam um casamento tão perfeito quanto Neto e o violão, onde o primeiro era a  sede o segundo a água.

São dois anos sem Neto, sem emoção e sem violão, embalando a canção. Dois anos sem os dedos mágicos de desempenho incomparável e magia imensurável, pois, Neto não participava de nenhum espetáculo, ele era o próprio espetáculo...

Artigo - Entre o ser e o pertencer

Assim como muitas espécies, o ser humano é um animal gregário. Ele precisa pertencer. É imperativo para a sobrevivência adaptar-se ao grupo uma vez que, quanto maior a colaboração no interior do grupo, maiores são as chances de sobrevivência, ou seja, otimizar a obtenção de recursos sob as diversas condições do ambiente. Aqueles que otimizam o pertencimento sobreviveram e se reproduziram com mais êxito, ou seja, seus genes com o tempo predominaram, lei da seleção natural. O etólogo Boris Cyrulnik adverte que "Não pertencer a ninguém é tornar-se ninguém".

"Sem amigos, ninguém escolheria viver, ainda que tivesse todos os outros bens", escreveu Aristóteles em Ética a Nicômaco. Temos uma necessidade de nos afiliarmos uns com os outros e até de nos tornarmos fortemente ligados a algumas pessoas em relacionamentos íntimos e duradouros...