RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - As relações negociais e a lei do superendividamento

A “Lei do Superendividamento” (Lei 14.181/2021), em linhas gerais, objetiva proteger o consumidor do superendividamento, bem como difundir o consumo consciente e fomentar o crédito responsável, além de permitir a avaliação de riscos pelo consumidor, “mediante recepção de informações claras”, como bem observado pelo advogado Bruno Marzullo Zaroni, em recente artigo publicado no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, abordando o tema sob o título “Impactos da lei do superendividamento nas relações negociais”.

Essa lei é responsável por alterar disposições do CDC-Código de Defesa do Consumidor (Lei. 8.078/90) e do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e constitui-se em um dos mais significativos avanços na defesa da cidadania e dignidade da pessoa humana, estando em vigor desde 1º de julho de 2021...

Entrada do Residencial Juazeiro II em total escuridão

Boa noite, se possível publique no blog, pois já não sei mais a quem recorrer. Estou aqui novamente para reivindicar ao setor de iluminação que venha repor as lâmpadas aqui no Residencial Juazeiro II.

Geraldo, já entrei em contato por várias vezes através do whatsApp da secretaria há quase um mês e só falam que já passou para o setor, mas até agora nada foi feito. Cada dia a escuridão toma conta do Residencial...

Moradora agradece a SESP serviço de iluminação no Castelo Branco

Venho através da Rede GN agradecer a todos que fazem parte do setor de iluminação pública da secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro os senhores Léo Bandeira, Gabriel como também o secretário Charles Leal por atender a demanda do bairro castelo Branco na noite da terça-feira com os serviços de reposição de lâmpadas.

Gosto de ser justa quando solicitamos e somos atendidas. Obrigada, Deus abençoe a todos...

Morador se queixa de falta d'água no N-11, em Petrolina; Compesa diz que abastecimento já foi retomado

Um leitor da RedeGN levantou questionamentos sobre o abastecimento de água no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, N-11, na zona rural de Petrolina, que vem sofrendo, constantemente, com a falta de água.

Segundo o morador, que pediu para não ser identificado, o desabastecimento vem gerando transtornos a comunidade, que não sabe se a responsabilidadade é da Codevasf ou da Compesa...

Da Redação RedeGN / foto: arquivo

Artigo - "Decifra-me ou te devoro"

Novos e diferentes símbolos vão surgindo e se incorporando à paisagem cultural das sociedades, independentemente de onde estas se encontrem. (A localização geográfica, aliás, é o que menos tem importado. Afinal, vivemos o tempo do não-lugar.) 

Tais símbolos parecem estranhas e monstruosas esfinges, à espera de quem as decifre e decodifique...

Artigo: O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres. Em todo o mundo, cerca de 80% das mulheres já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência. Essa estimativa não distingue raça, nacionalidade, religião ou situação financeira.

Na última terça-feira, o Brasil deu mais um passo importante na defesa das mulheres. Foi sancionada a Lei 14.245, que prevê punição para atos contra a dignidade de vítimas de violência sexual e das testemunhas do processo durante julgamentos...

Artigo - Depressão, estresse e/ou ansiedade.

Sei que a literatura e as mídias sociais já estão fartas deste tema, os quais foram escritos por doutores e entendidos no assunto. Contudo, decidi escrever algo a este respeito, mesmo não tendo nenhum conhecimento cientifico, tomando por base apenas as minhas observações e experiência própria.

Depressão, estresse e/ou ansiedade (as quais eu chamo de doenças da alma) não são iguais a uma gripe ou a um resfriado que as pessoas pegam, tomam remédios e se curam. Essas enfermidades (juntas ou separadas) são consideradas o "mal do século" e já atingem cerca de 500 milhões de pessoas no mundo.  ..

Artigo - Ministério do Trabalho ofende a liberdade sindical com nova Portaria

O Ministério do Trabalho e Previdência Social publicou, em 11/11/2021, uma série de portarias com o objetivo de simplificar e desburocratizar procedimentos internos da pasta, revogando diversas normas que até então vagavam desapercebidas.

Dentre as portarias, sem prejuízo da necessidade de atualização do conteúdo das demais, há uma em especial, a Portaria/MTP Nº 671, que regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho...

Paciente com diabetes, internada há quase 50 dias no HRJ, aguarda regulação para cirurgia; devido a demora, família teme que perna seja amputada

A paciente Lucilia Conceição da Mota está, há quase 50 dias, aguardando uma vaga na Central Estadual de Regulação da Bahia, para que seja realizada uma cirurgia de revascularização, após complicações por conta da diabetes. Ela está internada no Hospital Regional de Juazeiro desde o dia 5 de outubro.

De acordo com Erineide Conceição da Mota, filha de Lucilia, a paciente, logo que deu entrada na unidade hospitalar, passou por um procedimento de desbridamento (procedimento realizado para remover o tecido necrosado), mas ainda assim teve o dedão do pé esquerdo amputado. Desde então, a família aguarda que a cirurgia de revascularização - procedimento indicado nos casos em que há um comprometimento da circulação arterial dos membros inferiores e que coloca em risco de amputação o membro afetado pela obstrução da circulação nas artérias - seja agendada...

Da Redação RedeGN

Moradora reclama da escuridão no bairro Castelo Branco

Venho por meio do blog mais uma vez solicitar da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) no tocante ao setor de iluminação que em caráter de urgência atenda as solicitações da população do nosso bairro que há meses está sofrendo com insegurança e medo por causa da escuridão.

Com a deficiência no setor de iluminação a escuridão tomou conta do nosso querido bairro Castelo Branco. Pagamos taxa de iluminação todos os meses e quando precisamos do serviço não somos atendidos. Um absurdo a situação que estamos vivendo no momento o bairro às escuras e também sujo precisando de varrição e capina...

Denúncia: Juazeiro, me arresponda por favor

Senhores(as) da nossa imprensa, sou cidadão juazeirense aposentado e moro em um dos prédios aqui nas proximidades do bairro Angari (não me identificarei por  receio de represálias), mas acredito que eu e muita gente que se importa com a nossa sofrida Juazeiro quer saber:

De quem é mesmo esse terreno onde funcionavam os curtumes Libório e Campêlo? Fui informado que parte dele é público e seria uma praça?..

Espaço Leitor

Moradores da Rua Toufic Nicola Khoury cobram mais uma vez do município melhorias na infraestrutura

Um único bueiro numa área de 40.420 metros quadrados para escoar águas pluviais e entupido desde antes da última chuva de 03 de novembro de 2021, com registro de 80 milímetros de chuva, e a rua ainda com acúmulos de resíduos das últimas chuvas sem nenhuma varrição, a exceção de algumas realizadas por moradores, com vários pedidos de moradores protocolados e o descaso continua a ponto de ter que se tornar público. 

Essa inércia não condiz com o anuncio de obras, não detalhadas e sequem sem data para iniciar, a serem realizadas pelo município. ..

Espaço Leitor

Espaço do Leitor: Saúde como prioridade!

Uma leitora que pediu para não ser identificada encaminhou e-mail a Rede GN com vários questionamentos sobre a saúde do município. Confira: Por que a saúde? Abandono pode custar vidas, priorizar é importante!

Gostaria de saber da secretaria de Saúde o porquê de tantos atrasos nas liberações das cirurgias que são muito importantes e de muita urgência para as pacientes que aguardam há muito tempo a liberação desses serviços...

Juazeiro: Buraco na avenida Adolfo Viana provoca acidentes

Leitores da Rede GN encaminharam fotos e um pedido na noite deste domingo (21) solicitando que este veículo de comunicação alertasse os dirigentes do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) em relação a um buraco existente na Avenida Adolfo Viana.

Muitos poderão questionar: O que o SAAE tem a ver com buracos na principal avenida da cidade de Juazeiro? Tudo! Foi o SAAE, segundo os denunciantes, que abriu a referida cratera que neste final de semana vitimou um jovem motociclista...

Artigo - Racismo: Está na hora de acabar!

Embora nesse sábado, 20/11, tenha sido comemorado o “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, entendo que essa consciência tem de ser consagrada como uma verdade e uma afirmação de todos os dias, assim como o Dia das Mães, Dia da Mulher, Dia dos Pais, Dia do Trabalho, e tantos outros de indescritível importância, e devem ter o seu mérito permanente e contínuo, e não a comemoração restrita a um único dia. 

Essa data, porém, tem uma particularidade por ser dedicada ao reconhecimento e consagração dos valores de um povo, cujos direitos a sociedade, no Brasil e pelo Mundo afora, teima em resistir e desconhecer ao longo da história. Diga-se, de passagem, uma data especial para a etnia no mundo todo!..

Para que serve o Dia da Consciência Negra ?

A consciência é humana, então para quê comemorar a consciência negra? Infelizmente não é raro ouvir este questionamento que se mostra uma fala racista que tenta diminuir a importância do dia 20 de novembro, data escolhida em referência ao aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, principal liderança quilombola do Brasil Colônia, comemorado desde a década de 1970 pelo Movimento Negro Brasileiro, e instituída pela Lei 12.519 de 2011 como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Por isso, no mês de novembro se intensificam os debates, eventos culturais e manifestações contra o racismo e em defesa dos direitos do povo negro, proporcionando uma tomada de consciência do que é ser uma pessoa negra e como o racismo afeta este povo.  ..

Texto: Eixo Educação e Comunicação IRPAA

Artigo - A beleza de ser um eterno aprendiz

O aprendizado é uma busca constante dos que procuram estar atualizados e abertos ao novo. Conhecimento nunca é demais. Aprender instiga a curiosidade e ajuda a mudar a forma como enxergar o mundo, contribuindo com o crescimento intelectual e humano. A vida por si só é um aprendizado em potencial, portanto "pensar na morte da bezerra" enquanto o mundo gira é uma característica dos fracos.

Perder a vontade de conhecer e descobrir o ainda desconhecido, por acreditar que assim como um produto perecível possui data de validade, é valorizar a inércia em detrimento do entusiasmo e uma falta de compromisso consigo mesmo...

Artigo - A cruz de cada um

Todos os humanos, em distintos níveis de cultura e educação, têm símbolos. Pessoais e coletivos. A palavra símbolo tem origem no grego "symbolon", que designa algo concreto para representar algo abstrato (étnico, pátrio, religioso, esportivo, medidas de tempo ou matéria etc.).

A comunicação tem nos símbolos um elemento muito importante. Há os limitados a pequenos grupos, outros são conhecidos internacionalmente. Alguns objetos ou órgãos se tornaram símbolos, e são reconhecido visualmente de imediato. Por exemplo, um garfo e uma faca como identificação de um restaurante. Uma tesoura e um pente como identificação de um salão de beleza. O coração como referência de amor. Há também símbolos sonoros e gestuais...

Artigo - Projetos de novas usinas nucleares: Perdemos a batalha, não a guerra

 Perdemos a batalha, não a guerra. O título retrata o estado de ânimo e de espirito diante das últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), definindo que legislar sobre atividades nucleares cabe exclusivamente a União Federal.

Este entendimento ocorreu após o ajuizamento, pelo Procurador Geral da República, de ações de inconstitucionalidade contra artigos e dispositivos de Constituições Estaduais que defendiam e protegiam suas populações e o meio ambiente, de uma “catástrofe nuclear”.  ..

Espaço Leitor

Juazeiro: Leitora denuncia buracos na rua Grécia, bairro Maria Gorete; prefeitura diz que já está fazendo reparos

Uma leitora, em contato com a Redação RedeGN, reclamou da situação da Rua Grécia, no bairro Maria Gorete, em Juazeiro. Segundo ela, a rua inteira está com problemas estruturais na pavimentação.

"Isso é só um pedaço da rua, porque ela inteira está danificada. Gostaria que algum órgão responsável tomasse providência", disse a leitora, ao encaminhar as fotos para a Redação...

Da Redação RedeGN

Morador da rua do Cisne reclama de serviço do SAAE

Em e-mail a Rede GN Deisimar Aguiar reclama da não conclusão de serviço em frente à sua residência na rua do Cisme. Confira:

Venho pedir a ajuda de vocês, pois o SAAE esteve aqui na rua do Cisne para fazer uma ligação de água e abriu um buraco na porta de minha casa, não encontrando o cano, resolveu então abrir onde eu falei que passava o cano e lá sim encontrou o cano e foi feita a ligação...

Artigo - Conhecendo o belo da beleza

Você tem qualidade de vida? O que é ter qualidade de vida? Será que a qualidade de vida está atrelada à quantidade de bens materiais que possuímos? Uma pessoa que possui muitas riquezas será que ela possui a si mesma? 

Essas perguntas simples, até mesmo consideradas bobas, porém respondê-las conscientemente exige um mergulho profundo dentro de si mesmo para validar a qualidade de vida e, consequentemente, a realização humana. Nessas indagações é preciso ter a sensibilidade e compreender que o problema não está, necessariamente, nas riquezas em si. O Problema está em amar cegamente as fortunas efêmeras da vida...