RedeGN - Espaço do Leitor

Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - A polêmica saidinha de presos e evasão

O assunto é polêmico. No Brasil, o artigo 22 da Lei de Execução Penal prevê que, desde que cumpridos os requisitos legais, pessoas condenadas à prisão têm o direito à saída temporária -- popularmente conhecida como "saidão" ou "saidinha".

A ideia é que os indivíduos encarcerados possam aos poucos retomar o contato com a sociedade em visitas à família ou participando de cursos e eventos que contribuam para a sua ressocialização em liberdade. O sistema brasileiro é progressivo e o condenado vai ganhando direitos gradualmente...

Morador pede providências ao SAAE para problema de esgoto no Santo Antônio, em Juazeiro

Em contato com a Redação RedeGN, o morador Jean Carlos Silva cobra providências ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, a respeito de um problema na rede de esgoto que vem tirando o sossego dos moradores da rua Paula Souza, no bairro Santo Antônio.

O morador citar o esgoto, que tem tomado conta de um terreno baldio naquela região, e que vem prejudicando os moradores, que além de ter que conviver com o mau cheiro, convivem com a proliferação de animais peçonhentos. ..

Da Redação RedeGN

Leitora lamenta falta de respostas da prefeitura de Juazeiro (BA) sobre animais soltos nas ruas

A prefeitura de Juazeiro ainda não respondeu aos questionamento da leitora da REDEGN, Michelle Crevrand, jornalista. Em visita a Juazeiro, ela denunciou "que os animais estão soltos nas ruas da cidade e que a prefeitura da cidade não possui Centro de controle de zoonoses e o Canil Municipal está fechado".

A REDEGN enviou email para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro. Mas até agora não obteve respostas...

Espaço Leitor Fotos Michelle Chevrand

Artigo: A praça do Jacaré de volta!

Aprígio Duarte foi um dos grandes prefeitos de Juazeiro. Praticamente construiu a maior parte do nosso "cais" (hoje, para ser uma noite luminosa, vamos esquecer os "canos").

Mas, a praça Aprígio Duarte, quase ninguém conhece, o "Jacaré" engoliu nossa história. Nem mesmo a luminosa fonte, com os seus cogumelos musicais, sobreviveu. Praça Aprígio Duarte, "praça da fonte luminosa"...tudo virou praça do "Jacaré". Esqueceram até um grande "cágado" ou "jabuti importado das ilhas "galápagos"...

Espaço Leitor

Artigo - Agro pode ajudar Brasil a atingir acordo estabelecido na COP 26

A COP 26 deu a largada para uma corrida mundial pela redução dos gases que causam o efeito estufa. O acordo de redução em 45% de CO2 até 2030 estabelecido no ano passado em Glasgow, na Escócia, pode elevar a competitividade do agronegócio brasileiro se o setor intensificar as boas práticas de produção e conservação do meio ambiente e, ainda, pode ampliar seus lucros comercializando crédito de carbono.

Hoje, ações que reduzem o impacto ambiental são fundamentais. Um exemplo que podemos citar é o da melhoria no processo produtivo do algodão...

Morador reivindica reforma de Praça no bairro Tabuleiro em Juazeiro (BA)

O leitor Jailson Silva morador do bairro Tabuleiro enviou e-mail e fotos à redação da Rede GN cobrando da gestão municipal a reforma de uma praça (Geraldo Martins Cruz) na comunidade. Confira:

Meu nome é Jailson Silva, moro no Bairro Tabuleiro em frente à Praça Geraldo Martins Cruz. Meu Caro Geraldo José venho por meio desse Blog que é de grande circulação de informações para sociedade para solicitar da prefeitura de Juazeiro-BA e da Secretaria de Serviços Públicos a reforma nesta praça, pois está muito precária a situação...

Artigo - A essência do cooperativismo

É comum escutarmos, no meio cooperativista, a expressão: quem entra no cooperativismo não quer sair mais!

Por que essa máxima, em sua grande maioria, é verdadeira? Por que as pessoas, quando conhecem a essência do cooperativismo, se identificam e se encantam? Por que o cooperativismo apaixona?..

Artigo - IPVA 2022: presente de grego do governo de Pernambuco

Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022.

Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete a verdadeira realidade: o aumento médio de 20% no valor do imposto. Essa é a variação apontada pela tabela FIPE, tomada pelo Governo de Pernambuco como base de cálculo para o IPVA de 2022...

Espaço do Leitor: Animais tomam as ruas de Juazeiro, na Bahia

Prezado radialista, Bom dia! Feliz ano novo! Sou jornalista, do Rio de Janeiro, e estou em Juazeiro visitando familiares.

No dia 29/12, infelizmente atropelei uma cachorrinha de rua, e na tentativa de salvá-la, fui mordida, precisando ir ao hospital para realizar o protocolo da vacina anti-rábica. ..

Espaço Leitor

Leitora faz denúncia grave contra o Hospital Universitário de Petrolina

Em e-mail a Rede GN a leitora Zilda Alice Pereira dos Santos denuncia atraso de procedimento específico no Hospital Universitário de Petrolina. Segundo a denunciante pacientes esperam há semanas a marcação de procedimento para desobstrução de artéria.

Doença essa que causa uma dor neuropática que é considerada umas das piores dores que existem. Segundo a equipe, uma peça do aparelho usado para esse fim encontra-se danificada, porém as previsões dadas aos pacientes são incertas...

Leitor denuncia construção irregular às margens da BR-407 em Juazeiro (BA)

O leitor Pedro Vitor encaminhou fotos e mensagens a Rede GN com questionamentos ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano sobre uma construção irregular às margens da BR-407 na área urbana de Juazeiro (BA).

Confira: “Bom dia Geraldo! Gostaria de publicar em seu blog um questionamento para a prefeitura e o DNIT sobre a legalidade desta obra no canteiro da banca, na entrada do pontilhão que fica em frente a Coelba...

Artigo - Política: Os opostos se atraem

A expressão pode se configurar como uma afirmativa de natureza física ou psicológica, mas, no mundo político, a todo instante ela se ajusta de maneira bastante singular e é identificada com absurda regularidade nos comportamentos e nas atitudes dos políticos.

Certamente porque os oponentes “não tanto se atraem, mas as suas diferenças os completam”! É sobre exatamente isso que vamos discorrer ao longo desse texto, dando nomes e sobrenomes aos senhores atores...

Artigo: Acaba mais um ano perdido no combate à corrupção

Há um ditado popular que diz não ser possível entregar bananas à guarda de macacos, o que se amolda perfeitamente ao caso da decisão da prisão a partir da condenação em segundo grau, como ocorreu com a decisão do ministro Dias Toffoli, no final de 2019, votando contra o entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, que desde 1991 havia decidido pela sua constitucionalidade, decisão que deixou a cargo do Congresso Nacional a tarefa de decidir sobre o assunto.

Evidentemente, o Congresso, com tantos membros envolvidos em crimes que poderão levá-los à prisão a partir de condenação em segundo grau, não é de se esperar que a maioria se empenhe na aprovação de uma punição dessa ordem, porque a decisão de quarto grau ou última instância é a que mais interessa aos criminosos de colarinho branco, já que lhes garante a impunidade, tendo em vista que uma decisão final somente ocorre após a prescrição do crime, ou seja,  depois que se exaure o direito do Estado punir o infrator...

Artigo - 2022: um ano para irrigar a esperança

Estamos no último dia de dezembro, prestes a finalizar mais um ano. Vivemos momentos desafiadores, porém, mais uma vez, vencemos juntos. E agora, apesar das dificuldades que ainda convivemos, é tempo de olhar para o futuro com esperança.

2021 foi marcado pela batalha diária contra a pandemia. Em meio a essa luta, Petrolina conseguiu se superar e toda conquista deve ser celebrada. Com a vacinação avançando, a economia retomando o crescimento, podemos olhar para 2022 com expectativa de dias melhores...

Artigo: Que o ano novo seja de felicidade 

O novo agrada, contagia e traz alegria; o novo assusta, é imprevisível e provoca aflição. Novo é novo, é uma novidade que pode ser do, e para, o bem, como do, e para, o mal. O novo pode até ser um velho conhecido, mas geralmente é insólito e imprevisível. 

Como acontece todos os anos, a partir da era Cristã, depois do nascimento de Jesus Cristo (d.C.), a chegada do novo ano acontece geralmente com diversas comemorações, principalmente em sua véspera, tendo a esperança, a renovação e os desejos de mudanças como os principais sentimentos. ..

Espaço Leitor

Artigo - Diversidade e inclusão nas empresas

É cada vez mais importante que as empresas reconheçam seu papel e impacto transformador na sociedade e possam ser protagonistas ativos na colaboração por um mundo melhor. 

Há algum tempo, as empresas tinham sua responsabilidade social vinculada apenas ao respeito às normas legais. No entanto, atualmente as empresas são obrigadas a fazer mais do que seguir a lei. ..

Artigo - Ética em tempos de tecnologia

Big data, Inteligência artificial, Webscrapping e Deep learning são palavras presentes na hype nos últimos tempos. Não é para menos: em diversos filmes dos anos 80 e 90, o Século 21 era retratado com carros voadores e tecnologias muito avançadas. Exageros à parte, a sociedade conseguiu evoluir em muitos sentidos, tal como os veículos autônomos, reconhecimento facial, internet das coisas e um avanço nos sistemas e processamentos computacionais, que permitem coletar e analisar milhões de dados em nanosegundos, em processadores cada vez menores.

A análise quase instantânea de dados e informações são a força motriz de diversas novas tecnologias relacionadas a data analytics. Tal disponibilidade e o acesso a dados têm transformado a relação de trabalho de diversas profissões. Com a contabilidade, são inegáveis a agilidade e o dinamismo gerados por métodos e softwares cada vez mais responsivos e dinâmicos...

Chuvas em Juazeiro: Moradores do bairro Santo Antônio cobram ações da prefeitura; sede do Sindicato dos Produtores Rurais ficou inundado

Moradores das ruas Toufic Koury e Sabastião Pereira Paulo, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, cobram ações da Prefeitura Municipal após as fortes chuvas que caíram na cidade.

Segundo os mesmos, "nenhuma medida emergencial chega para amenizar o sofrimento dos moradores"...

Da Redação RedeGN

Artigo de opinião: Resposta à prefeita de Juazeiro Suzana Ramos

Oposição fajuta? Acho que se enganou, Suzana!

A inauguração do mercado no Alto da Maravilha mostrou o quanto a prefeitura está com medo. Mas que medo é esse Suzana? Sua bravata chamando a oposição de fajuta, não assusta! Pelo contrário, mostra a fanfarronice da sua gestão! Vou aqui de forma simples e prática elencar 5 pontos que mostram que fajuta mesmo é a situação...

Espaço do Leitor: Moradora do Argemiro reclama de abandono do bairro e faz críticas à associação

Recebemos na noite deste sábado, 25, um e-mail relatando abandono no Bairro Argemiro em Juazeiro. Segundo a moradora Iranilde Santos, os moradores estão desamparados. Veja nota na íntegra:

"Entra gestão, sai gestão e a mesma coisa. O bairro está abandonado, até quando? Associação serve de moradia para uma família que nada cobra para o bairro. Pergunte aos moradores se alguém ver quem é esse que se considera presidente do bairro?!

Ninguém vê a cara dele, mas se sabe que ele e a família tomam o espaço da associação para si, moram lá, até casa estão construindo em um espaço da comunidade...

Artigo - Fundos: Partidário e Eleitoral, uma vergonha!

Por mais que o espírito natalino nos recomende um sentimento natural de paz, tolerância e harmonia, sugerindo um temporário esquecimento de temas mais críticos ligados aos fatos do cenário político, o silêncio se torna impossível diante das provocantes e conflitantes atitudes dos principais atores dessa realidade brasileira.

O Sistema Democrático não pode prescindir da existência dos políticos e os seus respectivos Partidos, mas cabe ao cidadão e eleitor a responsabilidade em fiscalizar o desempenho dos agentes que fazem parte dessa estrutura e que deveriam honrar a sua importante missão institucional. Mas, o que acontece é exatamente o contrário. Chegam lá para desfrutarem das benesses do Poder, e o quanto podem sugam até o último centavo. Essa é a plena verdade!..

Chuvas e os transtornos no Bairro Terras do Barão

Geraldo, o bairro Terras do Barão pede socorro. Não aguentamos mais tanto descaso e falta de empatia dos políticos com a gente.

Pagamos IPTU caríssimo e olha a nossa situação. Estou há três (03) dias sem conseguir guardar o carro na garagem porque a rua virou uma verdadeira lagoa...