Foram encontrados 532 registros para a palavra: Artigo:

Artigo: Carta aberta para o cantor e Mestre Azulão saber da gratidão do Povo Brasileiro

O Brasil desperdiça o potencial de sua musicalidade, riqueza maior, Floresta de ritmos, harmonia e melodias, um ativo único e inigualável. O Brasil é verdadeiramente uma grande sala de chão batido, uma sala de reboco, com folhas de eucalipto espalhadas e lá no canto da parede um trio tocando sanfona, triângulo e melê. Quem não souber o que é um melê, procure saber, forrozeiro não é.

Brasil é riqueza musical na universalidade que brota no Nordeste.  Prova disto é a despedida dos palcos do cantor Francisco Bezerra de Lima...

Artigo: O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

Comoção nacional com o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Este é o fato. O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

A comoção, assim como o amor, a generosidade, o respeito e tantos outros sentimentos, tem origem na identidade, na capacidade de se sentir igual ao Outro. A identidade se faz acompanhar da pergunta: Podia ser eu? Tenho identidade com ele, Bruno, antropólogo, e com Dom, jornalista. Quanta coragem, quanta qualidade humana Bruno e Dom expressam...

Artigo: Jorge de Altinho na Rota do Turismo Cultural Caminhos do Frio do Brejo Paraibano

Areia, Paraíba é a principal cidade da Rota de Turismo Caminhos do Frio. Areia é Patrimônio Nacional da Cultura. O evento Caminhos do Frio depois de dois anos sem acontecer devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, retoma sua programação no Brejo paraibano.

Com início em 4 de julho no município de Areia, o evento contará com programação cultural, além de turismo de vivências e experiências. Areia no último dia 18 de maio completou 176 anos de Emancipação Política e  ganha um dos maiores presentes musicais. Jorge de Altinho fará uma apresentação, o show no sábado, dia 09 de Julho...

Artigo: Declaração de Voto

Voto contra a fome
A miséria
O desemprego
O lucro de poucos acima da vida de multidões.

Voto pelo SUS
Pela educação pública
Pela saúde pública
Pelo transporte público
Pela qualidade de vida
Pela Renda Mínima..

Artigo: Dia das mães é todo dia da sua vida

No segundo domingo do mês de maio é comemorado o dia das mães e é preciso muito mais do que uma simples comemoração, pois mãe é mãe todos os dias.

O que se comemora mesmo? Será que a dificuldade que muitas vezes impossibilita a mulher-mãe de seguir o fluxo da sua vida e dos seus sonhos, sobrecarregando-a na maternidade e nas tarefas cotidianas caseiras para que o homem-pai não desvie dos seus grandes objetivos de vida?..

Artigo - Feminicídios, estupros: movimentos mulheres em busca da justiça social

Por décadas, os movimentos feministas voltaram-se para a conscientização das mulheres, de seus direitos, procurando fortalecê-las. A violência de gênero levou a militância feminista, desde a década de 1970, a criar entidades de apoio às mulheres.

A crescente denúncia das violências nas relações familiares impôs que o Estado interviesse nas relações familiares, campo tradicionalmente considerado privado: instalou-se um novo paradigma obrigando que fossem criadas instituições de Estado que interviessem nas relações afetivas, íntimas, privadas, onde ocorriam abusos, violência e crimes...

Artigo: Verdade, justiça e honra no sertão

As coisas que são ditas aqui não são típicas apenas da Região da Caatinga. São, em verdade, características da espécie humana, com nuances de cada ambiente. Entretanto, foi no sertão que vi isso. Em particular, no sertão do Ceará.

A verdade e a mentira são, para os sertanejos, conceitos absolutos, válidos por si mesmos (embora isso possa ser discutido hoje). A religião nos ensina isso e os dez mandamentos nos obrigam...

Artigo: O naufrágio anunciado da nau Brasil

"Wright Mill disse, certa vez, que o nosso mundo é uma galera onde todos remam com vigor, imprimindo velocidade cada vez maior ao barco. Só que ninguém tem ideia alguma da direção para onde ele está indo. Achei essa uma boa metáfora para a situação do Brasil, com apenas dois acréscimos. Primeiro: há um rombo no porão, a água sobe rapidamente, o casco se inunda, vai haver naufrágio. Segundo: na cabine de comando ninguém parece se preocupar com isso.

O comandante faz seguidos discursos tranquilizantes, denunciando os boatos alarmistas que sobem dos porões e garantindo que não há razões para pessimismo. A viagem, ele reassegura, transcorre segundo o previsto, o que permite que as festas continuem sem interrupção nos salões de baile. Enquanto isso, parece que os oficiais têm uma única preocupação na cabeça: o que fazer para subir um degrau na hierarquia do poder. No fundo, todos desejariam ocupar a posição do comandante. Para conter a gritaria que sobe lá de baixo, gritos que mais parecem com gargarejos, gargantas já inundadas de água, o comando despacha para baixo suas forças de segurança, com a missão de restabelecer a ordem – como se o perigo estivesse nos gritos do que se afogam e não na água que vai entrando.....

Artigo: A importância do apoio psicológico em Clínicas de Repouso

Ao longo dos anos, a população idosa foi se tornando mais longeva e a expectativa de vida aumentou. Diante desse processo de envelhecimento, começaram a surgir diversas limitações clínicas e físicas, entre elas, incluem-se as doenças emocionais e psicológicas.

Ao chegar nessa faixa etária de idade, muda-se a percepção da vida dessa população, o que implica em dificuldades de aceitação para as mudanças e desafios, inserido também no contexto de saber lidar com a própria decisão individual ou da família sobre a ida permanente a uma Casa de Repouso...

Artigo: preço dos combustíveis foi preocupação ao longo desta semana

O preço dos combustíveis foi preocupação ao longo dessa semana, por causa do aumento da cotação internacional do petróleo e da política da Petrobras de repassar esse tipo de aumento para os preços dos combustíveis locais.

O presidente, prevendo impacto perverso nas suas chances eleitorais no final do ano, resolveu novamente questionar a política de preços da Petrobras. Nesse contexto, quatro propostas têm sido discutidas para evitar os impactos inflacionários desses aumentos. A primeira delas é reduzir impostos incidentes sobre os combustíveis (ICMS+federais). A segunda é a introdução de subsídios federais a derivados específicos...

Artigo: Existe segredo para a felicidade?

Muitos filósofos e pesquisadores criaram teorias sobre o que é ser feliz e como atingir a felicidade. Reconhecendo a importância deste tema, analisamos a questão da Felicidade através de três ângulos: Mitologia, Filosofia e a Ciência.

Iniciando pela Mitologia Grega, encontramos as filhas de Zeus, chamadas Deusas da Felicidade, conhecidas como as 'Três Graças', isto é, a personificação do Esplendor, a Alegria e o Desabrochar. Neste mito das Três Graças, vemos que as Graças estão vinculadas à promoção do encantamento, prazer, satisfação, contentamento, júbilo e deleite, ou seja, sentimentos relacionados ao desfrute da vida...

Artigo: A praça do Jacaré de volta!

Aprígio Duarte foi um dos grandes prefeitos de Juazeiro. Praticamente construiu a maior parte do nosso "cais" (hoje, para ser uma noite luminosa, vamos esquecer os "canos").

Mas, a praça Aprígio Duarte, quase ninguém conhece, o "Jacaré" engoliu nossa história. Nem mesmo a luminosa fonte, com os seus cogumelos musicais, sobreviveu. Praça Aprígio Duarte, "praça da fonte luminosa"...tudo virou praça do "Jacaré". Esqueceram até um grande "cágado" ou "jabuti importado das ilhas "galápagos"...

Artigo: Acaba mais um ano perdido no combate à corrupção

Há um ditado popular que diz não ser possível entregar bananas à guarda de macacos, o que se amolda perfeitamente ao caso da decisão da prisão a partir da condenação em segundo grau, como ocorreu com a decisão do ministro Dias Toffoli, no final de 2019, votando contra o entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, que desde 1991 havia decidido pela sua constitucionalidade, decisão que deixou a cargo do Congresso Nacional a tarefa de decidir sobre o assunto.

Evidentemente, o Congresso, com tantos membros envolvidos em crimes que poderão levá-los à prisão a partir de condenação em segundo grau, não é de se esperar que a maioria se empenhe na aprovação de uma punição dessa ordem, porque a decisão de quarto grau ou última instância é a que mais interessa aos criminosos de colarinho branco, já que lhes garante a impunidade, tendo em vista que uma decisão final somente ocorre após a prescrição do crime, ou seja,  depois que se exaure o direito do Estado punir o infrator...

Artigo: Que o ano novo seja de felicidade 

O novo agrada, contagia e traz alegria; o novo assusta, é imprevisível e provoca aflição. Novo é novo, é uma novidade que pode ser do, e para, o bem, como do, e para, o mal. O novo pode até ser um velho conhecido, mas geralmente é insólito e imprevisível. 

Como acontece todos os anos, a partir da era Cristã, depois do nascimento de Jesus Cristo (d.C.), a chegada do novo ano acontece geralmente com diversas comemorações, principalmente em sua véspera, tendo a esperança, a renovação e os desejos de mudanças como os principais sentimentos. ..

Artigo: A fome por votos é tão grande no Brasil quanto a fome por comida, que segue longe de ser zero

Há um grave problema contra o qual vários países do mundo lutam: fome. Embora o Brasil não sofra com terremotos, furacões, tsunamis, vulcões e guerras, tendo muitas terras agriculturáveis sob clima ainda favorável, grande parcela da sua população enfrenta a crueldade da fome.

Eis uma solução simples, digna e eficaz para o problema da segurança alimentar: cultura e educação. Proporcionando acesso a esses bens com qualidade, governos podem garantir que -- por mérito próprio -- as pessoas sustentem suas famílias. Sem a necessidade de qualquer tipo de assistência governamental ou privada...

Artigo: Em memória do meu eterno amado filho Franz Yang Mattos Miranda - Yândria Pereira Mattos 

As pessoas são definidas pelo que representam na nossa vida, e há dezoito anos atrás meu coração foi invadido de tamanho amor, único, verdadeiro e sublime, só quem é mãe sabe do que estou falando, pois o amor materno é um sentimento tão grandioso que faz com que coloquemos um ser tão pequeno como a razão do nosso viver. E foi assim durante os dezessete anos que esteve conosco; você Franz Yang, foi um ser de luz que sempre nos transmitiu paz, tranquilidade e me proporcionou grandes aprendizados que guardo para sempre no meu coração.

Poderia aqui atribuir inúmeros adjetivos para te definir, inteligente, observador, verdadeiro, tranquilo, sublime, persistente, decidido, sonhador, etc. Para definir todos um a um com certeza levaria essa folha inteira ou mais, mas vale frisar que dentre tantos o que mais me causa admiração foi a sua essência de sempre defender as suas ideias e opiniões, bem como ser o que era em qualquer situação sem se importar com o que o outro pensasse. Mesmo no pouco tempo que aqui permaneceu entre nós, do seu jeitinho você viveu intensamente fazendo o que mais amava que era jogar, ir ao cinema assistir os filmes dos últimos lançamentos, comer seus lanchinhos preferidos. Era esse o seu jeito e não aceitava que ninguém mudasse a sua essência, como eu te dizia um meninão que não cresceu, de vez em quando lá estava você com a criançada da rua, jogando bola, soltando pipa e reunido jogando vídeo game que é o que mais amava, era tanta paixão que ora dizia que queria ser médico, e de repente mudava de opinião dizendo que iria estudar muito para criar jogos, programas, viajar para a China, lugar que conhecia muito bem pelas pesquisas que fazia e dava um verdadeiro show de aula de história, e que era sua matéria predileta. ..

Artigo: A fotografia que vale mais que mil palavras

"Uma imagem vale mais que mil palavras" é uma expressão de autoria do filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.

O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas)...

Artigo: Um ano que passou...

Pensei escrever em linha reta o verso torto que escorreu pelas retinas com o peso do ano que passou. A canção que saltou pela janela enquanto corria o trem e muita gente nem viu pra onde os trilhos levavam.

Então, procurei fotografar 2021 como se tudo dependesse apenas de planos, ângulos e enquadramentos. Mas, aprendizado e prática à parte, não teve olhar poético que sublimasse a iluminação, a   profundidade de campo e a velocidade do disparador a semear tantas perdas...

Artigo: um sentimento chamado Luiz Gonzaga

"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é".

A frase do escritor João Guimarães Rosa me veio à mente nesta manhã, na beira do Rio São Francisco. Hoje quando Luiz Gonzaga completa 109 anos de nascimento. Na tela do celular recebo então um texto, da zabumbeira, apaixonada por Forró e Cultura Gonzagueana, Carolina Monteiro, lá de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco...

Artigo: HIV/Aids: a incansável luta pelo fim do estigma e desinformação

Após quase 40 anos do aparecimento dos primeiros casos de Aids no mundo, os grandes avanços da medicina transformaram o prognóstico da doença antes considerada fatal para uma condição crônica e gerenciável. O HIV, vírus da imunodeficiência adquirida, não tem cura, mas já possui medicações antirretrovirais eficazes e cada vez mais livres de efeitos colaterais, que possibilitam excelente controle, ao bloquear o vírus impedindo que a doença se manifeste.

O primeiro passo para a luta efetiva contra a desinformação é enfrentar a discriminação relacionada ao vírus. Falar sobre o assunto, identificar as lacunas no diagnóstico e no tratamento e dar um fim ao tabu podem livrar o mundo da epidemia que já matou milhares de pessoas...