Areia, Paraíba é a principal cidade da Rota de Turismo Caminhos do Frio. Areia é Patrimônio Nacional da Cultura. O evento Caminhos do Frio depois de dois anos sem acontecer devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, retoma sua programação no Brejo paraibano.
Com início em 4 de julho no município de Areia, o evento contará com programação cultural, além de turismo de vivências e experiências. Areia no último dia 18 de maio completou 176 anos de Emancipação Política e ganha um dos maiores presentes musicais. Jorge de Altinho fará uma apresentação, o show no sábado, dia 09 de Julho.
A Rota Turismo e Cultura Caminhos do Frio e Areia, Jorge de Altinho, a população de Areia e do Nordeste, o baião, o forró, a música brasileira vão viver um momento histórico.
Jorge Assis Assunção, Jorge de Altinho. Nasceu no dia 03 de Junho. Nunca banalizou sua arte e é respeitado pela qualidade do seu trabalho. Compositor de alma cheia e grandeza humana é de Jorge de Altinho os maiores sucessos gravados pelo Trio Nordestino (Lindu, Cobrinha e Coroné), destaco "Fole de ouro", "Amor demais", "Forró quentão", Caruaru a Capital do Forró, A separação... Petrolina e Juazeiro.
Em parceria com Petrucio Amorim o Brasil canta Confidências, um dos maiores sucessos na voz de Jorge de Altinho.
Jorge no início de carreira inspirou-se em Raul Seixas, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O seu primeiro disco LP: "Jorge de Altinho – O príncipe do baião" é hoje considerado pelos pesquisadores e colecionadores uma das raridades no mercado dos especialistas e admiradores da vida e obra de Jorge de Altinho.
Ressalto sempre (balizado em mais de 30 anos de pesquisas e estudos) que Luiz Gonzaga foi pedra angular, referência-mor do forró, mas o Rei do Baião, não trilhava sozinho. Havia por trás de si, uma constelação de compositores, músicos, além de profícuos conhecedores do seu trabalho, amigos talhados de sol, nascidos do barro vermelho, com almas tatuadas por xique-xiques e mandacarus.
Jorge de Altinho é uma dessas estrelas! Tem sua luz própria! Brilha inspirado no convívio dos sertões, conhecedor dos segredos e nuances da noite estrelada. Humilde e grande na sabedoria de seguir os ensinamentos e conselhos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Uma das mais belas interpretações de Jorge de Altinho é Tamanho de Paixão, onde ouvimos Luiz Gonzaga e Dominguinhos fazendo a sanfona roncar feito trovão em dia de chuva. Dominguinhos foi o discípulo que superou a arte do mestre. Jorge é o responsável pelas novas gerações saber o que representa a riqueza do forró, baião, valorizando a música brasileira.
No livro Forró de Cabo a Rabo, o jornalista e crítico musical Ricardo Anísio, aponta Jorge de Altinho, como uma das vozes mais bonitas do reduto forrozeiro. Timbre de voz de rara beleza. Compositor de maior sensibilidade, construtor da palavra poética.
"Jorge de Altinho traduz os sons da alma. Sua obra foi feita para elevar coração, alma e espírito da humanidade".
Tenho dito: é Jorge de Altinho um Poeta Danado e Cantador quase vidente...e ele solta a voz: só a saudade doendo Luiz Gonzaga deixou...
"A lua não é mais a mesma
lá no céu do meu sertão
o sol chorando com seus raios
fica procurando em vão no canto da parede chapéu e gibão ficou
aquela sanfona branca que tanta gente alegrou
só a saudade doendo Luiz Gonzaga deixou...
E vejo num voar alegre de um lindo beija flor
nas águas de um açude cheio
e na voz de um cantador/
nas borboletas nos caminhos no arco-iris multicor/
num Riacho do Navio que de tristeza secou
só a saudade doendo Luiz Gonzaga deixou...
Juazeiro, Assun Preto, Asa Branca e muito mais
cantigas que fizeram um rei e um trovador da paz
gênio, mito, tua obra já te imortalizou
nos quatro cantos do Brasil o teu canto ecoou
Fostes a realidade nos olhos de um sonhador...
Pelas estradas da vida sempre semeando o amor
mas só a saudade doendo Luiz Gonzaga deixou..."
Ney Vital é jornalista, apresentador e produtor do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus amigos. Aos domingos 8hs Rádio Cidade FM 95.7 e Cidade Am 870, todas as plataformas digitais instagram, facebook.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.