Espaço do Leitor
Morador do Jardim São Paulo pede providências quanto a retirada de lixo das vias
Nesta quinta-feira (8), em contato com o Blog, um morador do Jardim São Paulo denunciou que há mais de 15 dias há lixo em algumas vias do bairro.
Segundo ele, o serviço de limpeza retirou o lixo de algumas vias, depositando em outras. Indignado, ele pede providências para solucionar o problema...
Redação RedeGn - Espaço do leitorLixo acumulado no bairro Cajueiro provoca transtornos aos moradores
Leitor da REDEGN enviou video/fotos mostrando o lixo que se acumula no bairro Cajueiro, proximidades do Condomínio Braúna. O problema é frequente e os moradores pedem além da limpeza publica também a conscientização de moradores que jogam o lixo nas calçadas e meio da rua.
"Carro aqui já não está passando. A rua é assim, suja, de domingo a domingo, sem a limpeza pública. A orla está bem ali. Que situação"...
Redação redegn Foto redes sociaisAssociação dos Barraqueiros do Bairro Maringá contesta denúncia de morador
Na última sexta-feira, dia 02, um homem, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o blog para denunciar perturbação do sossego na Rua 01, do bairro Maringá, em Juazeiro.
De acordo com a denúncia, todo final de semana donos dos bares da Rua 01 fazem festa, fecham a rua, impossibilitando os próprios moradores de passarem com seus veículos. Ele pediu providências das autoridades para que verifiquem a situação...
foto de arquivoLeitor faz apelo ao Poder Público para posse do novo Bispo da Diocese de Juazeiro (BA)
Em mensagem a Rede GN o leitor e colaborador Gilmar Vitor Guimarães fez dois pedidos ao Poder Público Municipal para os preparativos de posse do novo Bispo da Diocese de Juazeiro.
Confira:..
Artigo - Cultura Popular: Um desafio
Mudanças significativas ocorreram ao longo das últimas décadas, afetando de cheio o conjunto da sociedade, desde as questões mais simples até as mais complexas. Mudanças que atingiriam, e nem sempre positivamente, o modo de se conceber a cultura, em especial a cultura dita popular.
A chamada cultura de massa, diuturnamente veiculada pelos grandes veículos midiáticos – especialmente a televisão –, tem operado como um verdadeiro rolo compressor em relação às formas tradicionais de expressão popular...
Artigo: O caminho da não-violência pavimenta-se com o diálogo
´O estilo de vida pode ser uma alavanca para promover a paz, pois diz respeito ao modo de se relacionar com o mundo – no campo familiar, no trabalho, na convivência com o semelhante. O engenho da organização social e política em cada sociedade não pode prescindir de qualificada e solidária conduta das pessoas, contracenando com os demais cidadãos em parâmetros civilizatórios que favoreçam o diálogo, a cooperação e a inegociável priorização dos pobres, vulneráveis e indefesos.
É preciso reconhecer que o ser humano, com seu estilo de vida, pode criar condições favoráveis para a construção de entendimentos, o alcance de intuições importantes, de êxito em projetos e escolhas, reconhecendo o que, de fato, constitui prioridades. Por isso, as instituições precisam contribuir para que diferentes segmentos da sociedade funcionem no horizonte da solidariedade e da justiça, promovendo, assim, a paz. E o progresso depende, visceralmente, da paz, sob pena de perdas irreversíveis, levando a catástrofes que inviabilizam a vida...
Espaço LeitorJuazeiro: homem denuncia perturbação do sossego no bairro Maringá
Um homem, que prefere não se identificar, entrou em contato com o blog nesta quinta-feira (01) para denunciar perturbação do sossego na Rua 01, do bairro Maringá, em Juazeiro.
De acordo com a denúncia, todo final de semana donos dos bares da Rua 01 fazem festa, fecham a rua, impossibilitando os próprios moradores de passarem com seus veículos. Ele pede providências das autoridades para que verifiquem a situação...
Redação redeGn - Espaço do leitorArtigo: Agrotóxicos e desertificação: uma associação ecocida
Após vinte anos, o Brasil e Alagoas voltam a discutir o silencioso e dramático processo de desertificação de suas terras. Agravado pelas mudanças climáticas e persistentes práticas predatórias, lideradas pelo desmatamento, áreas caracterizadas como semiáridas até então, caminham para se transformarem em desertos, com todas as consequências sócio ambientais decorrentes.
Os últimos dados sobre a cobertura vegetal do Estado apontam o percentual de 18%. Se nos fixarmos no bioma Caatinga, onde se concentra a semiaridez alagoana, esse número não ultrapassa 10%. Dessa forma, ao aplicar uma simulação básica, não está sendo respeitada, sequer a legislação florestal que obriga toda propriedade rural a preservar, no mínimo, 20% de sua área total florestada...
Espaço Leitor Foto arquivoArtigo: Os sete pecados capitais dos governantes
Os governantes não gostam de ver seus retratos em preto e branco. Só a cores. Alguns até olham para o espelho, como a madrasta da Branca de Neve, e fazem a pergunta: “Espelho, espelho meu, há alguém mais competente do que eu?”.
O deleite que desfrutam na cama do poder acaba desenvolvendo neles uma cultura de fruição, que lhes enfraquece a capacidade de ver as coisas com isenção, acuidade e objetividade. Tornam-se imunes à realidade. Cobrem-se com um manto que os deixa em estado contínuo de dormência...
Artigo - A arte da promessa: O político e o tempo de eleição
Quando chega o período eleitoral, as cidades do Brasil se enchem de cores, jingles e rostos sorridentes estampados em cartazes, telas, fotos e outdoors.
É uma época de grande movimentação, onde os pseudopolíticos se tornam subitamente presentes, descem de seus gabinetes, renunciam às suas profundas vaidades e se aproximam do povo, como se fossem velhos amigos inseparáveis. Esse teatro das promessas é alimentado pela hipocrisia desmascarada desses políticos, que sustentam a ilusão do engano através das falsidades...
Espaço do Leitor: Ué, nós temos café... dos bons!
De 12 a 15 de julho de 2024 aconteceu aqui pertinho de nós, o II Ecofestival do Café – Serra dos Morgados. Especificamente na Serra dos Morgados, localizada entre Jaguarari e Campo Formoso num clima mais parecido com o sul do país do que com o Sertão nordestino.
Duas pessoas bem próximas participaram, daquele momento, sendo que uma delas mais ativamente, dado as suas atividades como produtora cultural que é. A outra foi lá e deu um show de ópera na abertura. E daí vocês perguntem: Ópera? Sim... inclusive encantando a todos os presentes naquela tarde de 12.7, que ao final não queriam que o show terminasse, e aplaudiram efusivamente de pé... ..
Citada pela assessoria de Isaac Carvalho, advogada dá sua versão e promete processar ex-prefeito
Em recente nota distribuída à imprensa regional a assessoria do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho acusou uma advogada contratada por Isaac de ter aceitado um cargo oferecido pela prefeita Suzana Ramos e deixou o seu processo sem defesa. “A advogada será responsabilizada judicialmente pelo descaso, devendo ressarcir o cliente pelos danos causados” informava a nota.
Nesta segunda-feira (29) a advogada Mércia Fabiana Lima de Sousa enviou nota a Rede GN dando a sua versão sobre o ocorrido e promete processar o ex-prefeito de Juazeiro...
Artigo - Sustentabilidade na indústria de joias: a importância da auditoria na cadeia de fornecimento
O mercado de joias no Brasil está em franco crescimento. Hoje, estima-se que movimente US$ 3,5 bilhões e a expectativa é que esse número chegue a US$ 5,34 bilhões em 2029.
Não é só o mercado interno que é aquecido: o Brasil também está entre os 20 maiores exportadores de ouro do mundo...
Missa do Vaqueiro e a resistência da cultura
"Diz a lenda que Raimundo Jacó era um vaqueiro fenomenal. Encantador de gado. Seu aboio era tão poético, sua voz tão bonita que o gado urrava, as árvores balançavam e até os pássaros dele se aproximavam para ouvir melhor". Luiz Gonzaga dizia aquele sabia aboiar.
Nos versos cantados de Janduhi Finizola em Jesus Sertanejo: “De sol vou sofrer ou morrer/ E as pedras resplandem a dureza/ A pobreza desse chão/ João, um menino, um destino/ Ai nordestino, de arribação/ Cenário de dor e de calvário/ Ai muda a face desta provação”. E no apelo cantado do Quinteto Violado em Toada de gado: “oh... Vaqueiro do meu sertão/ Não despreze o teu gibão/ Nosso destino é marcado pela providência divina.” ..
Espaço Leitor Foto Secom Governo de PernambucoLeitora da Rede GN em Brasília procura por parentes em Pilão Arcado BA
Em e-mail enviado a Rede GN a leitora Pâmela Dias informa que está interessada em manter contato com parentes que residem na cidade de Pilão Arcado no Norte da Bahia.
Confira a mensagem:..
Foto ilustrativa de arquivoArtigo - Lutas Populares
Basta um pouco de atenção e veremos que a história do Brasil – já desde os seus primórdios –, está toda ela marcada por inúmeras e importantes lutas populares.
Toda vez que se sentiu ludibriado, ou ameaçado de alguma maneira, o povo brasileiro não se esquivou de ir à luta. Caso de Canudos, Cabanagem, Contestado, Quebra-quilos, Revolta dos Alfaiates, Insurreição dos Malês, Revolta da Chibata, Ligas Camponesas, Passeata dos 100 mil, Diretas Já, Impeachment do Collor – só para citar alguns exemplos...
Juazeiro: Morador reitera denúncia de construção irregular no Juazeiro I, Itaberaba
No último dia 19, um morador do bairro Juazeiro I, Itaberaba, denunciou aqui na Rede GN, uma construção irregular na comunidade bem como pediu a intervenção da Semaurb-Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Veja aqui).
Nesta quarta-feira (24) o mesmo morador voltou a manter contato com o blog para reclamar "que após a denúncia no dia 19/07, a Semaurb prometeu que viria no residencial Juazeiro 1 para fiscalizar uma obra irregular na expansão de uma panificadora na rua G, mas foi apenas promessa, a fiscalização não veio e os proprietários continuam a construir irregularmente. Pedimos para que o órgão em questão fiscalize, e embargue a obra, pois como relatado atrapalha a mobilidade do local em questão. Juazeiro em peso está abandonada, não aguentamos mais" concluiu...
Artigo: um bispo contra todos as cercas
São 4 anos sem Pedro Casaldáliga, um bispo contra todas as cercas Um bispo contra todas as cercas é a biografia de Pedro Casaldáliga, escrita por Ana Helena Tavares, jornalista carioca que reconhece a história deste homem como uma referência que ajuda a moldar novas perspectivas e a semear esperança.
O prefácio é do monge beneditino Marcelo Barros e fala da profecia poética, embasada no amor libertador de Deus, que marcou a vida e a obra de Pedro Casaldáliga; fala-se também do estilo de vida e da espiritualidade do bispo, que nunca quis para si, aquilo que os pobres não pudessem ter...
Espaço Leitor Foto reprodução site MSTEm Juazeiro, comerciante faz apelo por poda de árvore na Rua Castro Alves: "Essa árvore representa um perigo aqui pra gente"
Por meio de vídeo encaminhado à nossa Redação, uma comerciante da Rua Castro Alves, em Juazeiro, faz um apelo para que a prefeitura providencie a poda de uma árvore que está comprometendo a fiação. Segundo ela, não é a primeira vez que eles entram em contato com o setor responsável, mas o problema persiste.
Confira o relato:..
Redação redeGn - Espaço do leitorIsaac Carvalho tenta acordo com o ministério público para ser candidato em Juazeiro (BA); advogado alega que não há tempo hábil
A redação da Rede GN recebeu nesta segunda-feira (22) a informação de que o ex-prefeito Isaac Carvalho está buscando um acordo com o Ministério Público para reestabelecer sua elegibilidade.
Em contato com a nossa reportagem o advogado Henrique Rosa alega que não há tempo hábil para esta manobra. Confira a mensagem encaminhada ao blog:..
Artigo - MÃE MALVADA – SEU NOME É INSPIRAÇÃO...
MÃE – Aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos. Aquela que criou uma ou mais crianças, embora não tenha relação biológica com ela.
Mulher em relação aos seus filhos: o amor da minha mãe por mim é o maior do mundo. Fêmea de animal que teve sua cria ou oferece proteção ao filhote que não é seu. Quem oferece cuidado, proteção, carinho ou assistência a quem precisa...
Artigo - O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?
Governos ao redor do mundo estão cada vez mais implementando o que é popularmente conhecido como "Imposto do Pecado", uma estratégia fiscal destinada a desencorajar o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Esses impostos, aplicados a itens como tabaco no Reino Unido e bebidas açucaradas nos Estados Unidos, têm o duplo propósito de aumentar a arrecadação governamental e reduzir os custos de saúde pública associados ao consumo desses produtos...