Basta um pouco de atenção e veremos que a história do Brasil – já desde os seus primórdios –, está toda ela marcada por inúmeras e importantes lutas populares.
Toda vez que se sentiu ludibriado, ou ameaçado de alguma maneira, o povo brasileiro não se esquivou de ir à luta. Caso de Canudos, Cabanagem, Contestado, Quebra-quilos, Revolta dos Alfaiates, Insurreição dos Malês, Revolta da Chibata, Ligas Camponesas, Passeata dos 100 mil, Diretas Já, Impeachment do Collor – só para citar alguns exemplos.
Sem essas e outras experiências, muitas das quais dolorosas e até mesmo extremas, há muito que teríamos sucumbido frente aos interesses das elites, que, historicamente, mandam e desmandam em nosso país, sem que tivéssemos obtido o menor avanço, seja no campo político, social ou econômico.
Não resta dúvida de que a luta –sobretudo quando pacífica –, é a melhor arma de que o povo dispõe na defesa dos seus interesses mais legítimos.
“A voz rouca das ruas", como cravou o velho Ulysses Guimarães, foi e continua sendo o contraponto necessário a toda forma de injustiça perpetrada contra o povo, em especial as camadas mais humildes.
José Gonçalves do Nascimento
Escritor
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.