Foram encontrados 2108 registros para a palavra: Artigo

ARTIGO - O AUMENTO DA VIOLÊNCIA É EMINENTE

Jair Bolsonaro passa bem! Já saiu da cama, já se sentou numa poltrona, já caminhou apoiado por um fisioterapeuta e por um enfermeiro, enfim, se recupera de forma saudável e veloz. Graças as orações de simpatizantes (e até de não simpatizantes) Bolsonaro tem recebido o carinho de seus familiares e de seus amigos a todo o momento no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Um ato de alta barbaridade com requintes de cinismo e crueldade protagonizados pelo Adélio Bispo de Oliveira foi sim para todos nós o motivo de muita insatisfação e perplexidade com o que se passa nas mentes de certos "seres humanos." Esse ser de nome Adélio, que tentou matar um candidato a presidência da república que lidera as intenções de voto tem que ser levado a sério. Eu volto a dizer sem sombra de dúvida que esse homem NÃO É UM LOUCO, pois eu nunca vi um louco se graduar em Pedagogia, militar em movimentos de esquerda como do PT e do PSOL, sendo que este último foi filiado de 2007 a 2014.  Não acredito nas narrativas da REDE GLOBO que à todo custo quer "empurrar" para a população que o criminoso tem desequilíbrio mental. Por sorte (ou proteção divina) Bolsonaro sobreviveu, porém ele ficará uns 30 dias sem poder fazer campanha pelas ruas, coisa que ele adora fazer como o "corpo-a-corpo", por exemplo. Ele certamente perderá um bom período da campanha, mas isso não vai impedi-lo de se comunicar com seus eleitores e com os milhões de indecisos que ainda não escolheram seu candidato...

Artigo – BRASIL: O DIREITO DE CONTINUAR SONHANDO

(Artigo publicado em 14/09/2014) - Não teria, jamais, a pretensão de que o nosso Brasil se transformasse no País das Maravilhas dos Contos de Fada, visto que a realidade vai muito além dos sonhos infantis. Mas temos o direito, como cidadãos, de ter os nossos próprios sonhos de adultos, que não são permeados pelos encantos da fantasia, mas, sim, revestidos das expectativas próprias do mundo real onde há alegria e tristeza, amor e ódio, sorrisos e lágrimas, certezas e incertezas, e tantos outros matizes que se contrapõem a todo instante. 

Embora não exista um normativo que defina os diversos estágios do crescimento de uma nação, assim como ocorre com o ser humano que desenvolve etapas desde o pré-natal, passa pela infância, adolescência, juventude e a esperada idade adulta, um país vai se formando e se estruturando a partir da sua descoberta. O seu perfil inicial como nação lhe é atribuído, gradativamente, pelos seus descobridores e o seu amadurecimento vai se consolidando ao longo das décadas e dos séculos de sua trajetória histórica, período em que o seu povo e as suas lideranças vão assimilando as influências permitidas pelo tempo, formando pouco a pouco o seu próprio perfil e definindo o tipo de nação que deseja ser. Obviamente que grandes acontecimentos históricos promoveram desvios de rumos, como os traços culturais deixados por invasores colonialistas externos no início, duas guerras mundiais arrasadoras, além da luta pelo poder que promove as revoluções e os golpes internos. ..

Artigo - A Era do Grito

Nos dias atuais sinto como se vivêssemos em um campo de batalha, a analogia que consigo fazer é que computadores/telefones celulares são como trincheiras. Cada um se esconde como pode e manda bala em quem está do outro lado. As redes sociais se transformaram em arenas de embates acalorados e recheados de agressividade. Estamos separados em dois grupos: “os que pensam como eu e os meus inimigos”.

Eu acredito, e já falei sobre isso antes, que algumas pessoas devem pensar que a vida virtual difere da vida real, acham que um perfil na internet não reflete seu caráter como cidadão do lado cá da tela. A frieza, separatismo, gritos de preconceito – dos mais variados tipos-, ofensas e discurso de ódio que expressam virtualmente são tão intensos que me fazem repensar algumas amizades. Pessoas que gosto, convivo ou já convivi e até admiro (admirava) revelam um lado obscuro que eu jamais poderia imaginar...

Artigo - A corrupção nossa de cada dia

O grande discurso de todo membro político da direita brasileira é eliminar a corrupção eleitoral no Brasil. Porém o que se ver é que quem mais esbraveja esse discurso é quem mais defende com unhas e dentes os principais corruptos do país, comprovados enfaticamente, mas jamais punidos, pois sempre estão sob o manto sagrado dos interesses das minorias conservadoras que coordenam as principais instituições decisórias do país.

Membros da esquerda nunca se furtaram também ao discurso de que também são contra a corrupção, porém os principais quadros que esbravejam esse discurso acabam por nunca chegar a condição de poder tomar as decisões corretas, porque a própria corrupção como coisa em si os tira desse processo e dessa possibilidade...

ARTIGO - UMA ELEIÇÃO À PONTA DE FACAS

A Democracia tem como princípio fomentar um sistema de governo onde todos possam ter a liberdade de se expressar, expor suas ideias, livre trânsito, respeitar a diversidade de ideias, de credo, religião ou política. Enfim, governo em que o povo exerce a soberania. É o sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições livres e periódicas. Porém nessa Eleição de 2018, conforme já mencionei em artigos anteriores está sendo muito distópica em relação a pleitos anteriores. Essa distopia não só se caracteriza nas novas regras que, à priori, modificou quase que totalmente essa "festa da Democracia", mas também no comportamento de uma boa parte do eleitorado brasileiro. Até porque quando uma eleição sai do campo das ideias e debates para o ringue da selvageria, atestamos uma anomalia social de grande escala e graves consequências. Foi o que aconteceu com o candidato a Presidência da República JAIR MESSIAS BOLSONARO – PSL que levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde de ontem, quinta-feira (6). Ele era carregado nos ombros por apoiadores quando um homem de nome Adélio Bispo de Oliveira, ex- militante do PSOL de Uberaba MG de 2007 a 2014.  Este tinha o costume de postar mensagens nas redes sociais de ordem e repúdio a Bolsonaro. Ele se aproximou e o feriu na barriga. O agressor foi contido e preso por apoiadores de candidato. Bolsonaro foi socorrido por uma viatura da PM-MG e levado à Santa Casa de Misericórdia da cidade. O hospital informou que ele deu entrada na emergência, por volta de 15h40, com "uma lesão por material cortante na região do abdômen."

Vamos agora pensar um pouco. É sabido que durante toda campanha de BOLSONARO, este foi várias vezes acusado de misógino, racista, fascista, homofóbico, intolerante e coisa e tal. Claro que essas pechas são relacionadas ao temperamento sincero, espontâneo e explosivo do Capitão da Reserva do Exército, que, quase sempre é mal interpretado ou "propositalmente conduzido" em edições mal feitas de vídeos que tentam desqualifica-lo. É sabido também que por conta desses predicativos, o ódio e a intolerância de grupos contrários a sua ideologia se afloram de forma ostensiva. Foi o caso do chefe de gabinete da Liderança do PSOL na Câmara, Flávio Elias, que segundo o Site "O Antagonista" postou nas redes sociais comentário sugerindo que o atentado a Jair Bolsonaro foi uma invenção. Eis aqui a postagem na íntegra:..

Artigo - Adolescentes em conflito com a Lei e a Socioeducação

Adolescentes em conflito com a lei, Estatuto da Criança e do Adolescente e socioeducação são assuntos que fazem parte da minha vida profissional e de minhas inquietações pessoais. Durante esses longos anos como professora da disciplina de Arte no sistema socioeducativo, por muitas vezes a música, o teatro, a dança, o desenho e a pintura deixam de ser simplesmente a “arte pela arte”. Os significantes e os significados se movem em direção das histórias que contemplam. 

O Sistema Infanto Juvenil necessita adequar-se à realidade e à necessidade social dos adolescentes, tendo como objetivo principal assegurar os direitos dos adolescentes e também garantir que qualquer circunstância aplicada ao autor do ato infracional seja proporcional à pessoa em desenvolvimento. É preciso também respeitar o adolescente independentemente do delito que este tenha cometido, algo que realmente torna-se difícil ao ser humano, pois significa tratar com respeito e dignidade quem feriu o respeito e a dignidade de outrem. No entanto, não podemos desprover o outro de seus direitos e possibilidades; por isso, ao tratar das medidas socioeducativas se faz necessário ir além do que a medida propriamente dita suscita em seu bojo...

Artigo - Por que amizades mudam e acabam?

O que será que leva algumas boas pessoas a se distanciarem de quem já lhes foi caro e especial um dia? Seria a correria da vida? A quebra de conexão ou aliança? Mágoas e ressentimentos guardados, conscientemente ou não? Seria porque já não precisam mais um das outras? Ou seria um processo natural da vida em que, dadas as circunstâncias, naturalmente, distancia as pessoas?

As respostas podem ser múltiplas, mas duas coisas são irretocáveis...

Artigo: GOVERNO FEDERAL: SÓ E ABANDONADO

Não importam as circunstâncias políticas, econômicas ou sociais que envolvem o Brasil durante o período pré ou pós-eleitoral, mas já está na hora dos parlamentares abrirem o baú onde se encontram no esquecimento algumas propostas de Emendas Constitucionais que visam à alteração desse longo prazo atual existente no Art. 82 da Constituição de 1988, entre a data em que ocorre a eleição presidencial (7 de outubro) e a data da posse do eleito, em 1º. de janeiro.

A PEC 51/2003 de autoria do ex-deputado Bismarck Maia (PSDB-CE) – espera tanto para ser analisada que o autor deixou de ser deputado desde 2007! -, na qual propõe o dia 15 de novembro para a posse do Presidente da República, governadores, prefeitos, deputados federais e senadores, data que considero a ideal. ..

ARTIGO: Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade

A demora por tomadas de decisões afeta consideravelmente governos que possuem todas as prerrogativas para serem considerados de excelência. Já criar expectativa para outrem é uma falta séria de compromisso com a dignidade e o sentimento alheio. Não se promete o que não pode ser cumprido, isto é fato e, infelizmente, uma prerrogativa usada por poucos.

O Brasil que os brasileiros querem é utópico por conta do comportamento dos próprios brasileiros. Corruptores criticam corruptos e o que deveria ser uma obrigação é caracterizado de virtude, com a moral e a ética não sendo mais valores intrínsecos, passando a serem 'princípios em extinção'...

ARTIGO - DEMÔNIO NO CORPO! (EXORCISMO)

Crueldade, roubalheira e sangue são a ordem do dia no nosso solo pátrio em que se chama de Brasil. Onde muitos anjos males rebelados contra Deus, que insistem na maldade contra os irmãos, no cometimento de crimes cruéis. Verdadeiros anjos caídos, maléficos, representantes da maldade.

O mito de se exterminar a criminalidade compara-se como o sono, que quanto mais se perde, mais se tem. A inteligência dos organismos de segurança ainda está temerária, sem encontrar a luz fundamental da solução, sabendo-se que o ofício apesar de ser nobilitante, ser polícia tem que passar pela negaça do poder estatal, que se exime em conceder os meios de trabalho, o que se torna bizarro, esquisito. A sociedade e os organismos de segurança, infelizmente, já estão enfadados de tantas lorotas, mentiras enganosas ao repicar de adornos oficiais em discursos pomposos de caráter sofista, socrático, coroados de premissas supostamente autênticas, porém, utópicas, irrealizáveis por serem faliciosas, fraudulentas, enganadoras, enquanto o matadouro humano persiste desafiando o poder estatal...

ARTIGO – A MAQUIAGEM ENGANADORA

A maquiagem, quando no estrito uso a que se destina, é aquele importante componente que enriquece o universo da beleza feminina, com o poder de corrigir e transformar pequenos detalhes que nem sempre se constituem em defeitos físicos, mas, uma mera ansiedade de se mostrar mais bela e atraente. Por ser um item que promove as grandes diferenças, quando uma mulher a utiliza de forma excessiva perde um pouco do seu brilho, e as pessoas costumam insinuar, de maneira jocosa que, sem o uso desse artifício, seguramente “será difícil encarar aquela imagem ao amanhecer do dia seguinte”!

Ela é utilizada de forma bem acentuada, também, na caracterização dos artistas nos circos e teatros, de maneira a melhor representar os tipos e incorporar os personagens de cada espetáculo ou peça teatral, o que dá mais autenticidade ao desempenho artístico, tudo bem explícito...

Artigo - Onde está você Juazeiro?

Estorvo!!!

Hoje , 23 de agosto, estreia nacionalmente o filme do diretor Franco - suíço Georges Gachot, baseado no livro "Onde está você João Gilberto? " do jornalista alemão Marc Fischer. ..

ARTIGO SOBRE PESQUISA DO DATAFOLHA

É um disparate observarmos que, a Justiça Eleitoral juntamente com a vontade de uma "mini elite poderosa," se posiciona de forma acirrada contra os meios de comunicação em relação a supostas fakenews. Jornalistas e comunicadores trabalham com "corda no pescoço" não porque são contumazes propagadores de mentiras, como alguns insistem em vaticinar, mas porque vivem dentro de um campo onde as fontes primárias (que em tese deveria se acreditar na veracidade de suas narrativas) são em alguns casos disseminadoras de informações tendenciosas. O Instituto Datafolha é o exemplo mais clássico dessa minha tese. Vejamos de perto essa coisa:

Em sua última pesquisa de intenções de voto para Presidente da República, o Datafolha afirma que LULA mesmo condenado e preso lidera as pesquisas e o preferenciado do eleitorado. Isso seria uma informação correta e verídica se não houvesse uma minúscula falha dentro dessa narrativa: Lula não pode ser candidato porque é condenado por Corrupção e Lavagem de Dinheiro e por conta disso é FICHA SUJA. O Datafolha usou de má fé em distorcer a informação trazendo um dado (em forma de narrativa) que mais ludibria o eleitor do que informa.  Ora, como pode um condenado e presidiário estar no topo das pesquisas? Afirmo que essa informação é MANIPULATIVA levando em consideração o retrospecto das lambanças que esse "instituto de pesquisas" vem fazendo ao longo dos anos. Quer ver só? Vamos aos fatos:..

ARTIGO – DEMOCRACIA: COM VOTO OBRIGATÓRIO?

Em decorrência de diferenças de natureza apenas conceituais, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece a existência de apenas 193 nações, divergindo do número de 206 países filiados ao Comitê Olímpico e 209 à FIFA. Obviamente que nos princípios e normas oficiais instituídos pela ONU existem as exigências legais de que “o país deve ter fronteiras definidas, sustentação econômica – uma moeda ajuda bastante – e soberania nacional. E ainda deve ser reconhecido pelos outros integrantes”, o que, necessariamente, não é o entendimento das entidades esportivas.

A lembrança desse número de nações no mundo, nesse nosso momento pré-eleitoral, remete-nos a uma reflexão sobre as condições constitucionais criadas em torno do voto, flexíveis em alguns pontos, mas que estabelece uma exigência ímpar de obrigatoriedade. Nos dias atuais, salvo naqueles países onde predomina a monarquia ou regimes absolutistas, o voto já não é obrigatório. Além do Brasil, o voto só é obrigatório em mais 20 países. Conheçam quais são: Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, República Democrática do Congo, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Egito, Grécia, Honduras, Coreia do Norte, Luxemburgo, México, Nauru, Paraguai, Peru, Cingapura, Tailândia e Uruguai...

Artigo - A ingratidão é filha do diabo

Um amigo encaminhou-me uma mensagem pedindo minha opinião sobre porque muita gente se esquece do passado e trai descaradamente no mundo político. Por que será que as pessoas que estendemos as mãos são exatamente as pessoas que cometem os maiores desatinos políticos em nome de seus interesses pessoais?

Esse amigo perdeu a eleição no ultimo pleito municipal, devido a ingratidão de antigos inimigos que se tornaram companheiros políticos de momento. Por que tanta gente e mesmo grupos, que da situação de protegidos, na escalada do sucesso, cortam os punhos daqueles que tanto lhe ajudaram a subir? Penso que na política assim como na guerra você não pode estender as mãos, e fazer favores a inimigos políticos ou a mercenários com carapuças de anjo. Mas para exemplificar tal principio contarei pequena história real...

Artigo - O certo não dói

Subestimar a inteligência alheia é uma demonstração de ingenuidade e ao mesmo tempo de ignorância patética. Os que acreditam que se consegue convencer enganando na verdade estão traindo a si próprios e o preço a pagar por tal erro tende a ser mais doloroso do que se imagina. A verdade não se empurra com a barriga, ela é o agora, o hoje; ao contrário da mentira que é revelada geralmente a partir do amanhã ou depois de amanhã.

Não conseguir realizar o prometido é normal e compreensível por determinadas circunstâncias não serem previsíveis, mas a omissão àquilo que se propõe ou que foi proposto chega a ser um ato covardemente irresponsável. As principais vítimas dos que 'prometem como sem falta e falta com toda certeza' são a maioria dos municípios brasileiros administrados por gestores levianos e usurpadores, que tratam o erário público como propriedade particular...

ARTIGO – FUNDO PARTIDÁRIO... OU “PERDULÁRIO”?

Por mais que se tenha a obrigação de reconhecer que os fundamentos do Sistema Democrático estão diretamente subordinados à existência dos Partidos Políticos e a natural convivência com a pluralidade de pensamentos, não é possível que a sociedade fique silenciosa diante de tantos escândalos e vexames - sem contar com aqueles que não sabemos -, e que são praticados por esses mesmos agentes que deles fazem parte e deveriam honrar o desempenho dessa missão. Igualmente cometem crime de responsabilidade todos aqueles que, tendo o poder da intervenção para impedir a continuidade dos ilícitos, se omitem da obrigação de punir os que abusam no uso dos direitos facultados pela legislação.

Esse introito, caros leitores e eleitores, tem embasamento na triste realidade dos fatos absurdos ligados à maneira como é gasta a verba do Fundo Partidário, numa verdadeira “farra do boi”, e cujos recursos têm origem na arrecadação de impostos pagos por trabalhadores e empresários, vítimas de uma carga tributária insaciável e escorchante! Não é à toa que o país tem, simplesmente, 35 Partidos sugadores com registro oficial, a “maioria sem qualquer representação, consistência ideológica e até sem legitimidade”, e outros tantos querendo registro para usufruírem do mesmo desfrute. Cabide de emprego e sobrevivência pessoal do seu fundador ou líderes gestores diretos da agremiação, que se mantêm vivos no cenário político nacional sob a alimentação financeira das reservas do Fundo Partidário, sempre protegidos pelo império das Notas Fiscais frias e requentadas. Nas prestações de conta apresentadas ao TSE, a linguagem mais frequente no histórico dessas NFs é a expressão “Serviços técnico-profissionais-Outros” ou ainda “Outros serviços”, sem muitas definições que justifiquem as polpudas remunerações que cada dirigente recebe (gastos de 5,5 milhões em 2017). Na lei que constituiu o Fundo, consta a definição da finalidade da verba como destinada a “custear atividades partidárias, manter as sedes, pagar funcionários”, etc., no entanto, cobrem mordomias de toda ordem, fretes de jatinhos (gastos de 4,5 milhões em 2017), festas e outras regalias...

ARTIGO: O VOTO E O MAU POLÍTICO

Leitor, antes de matarmos as saudades mútuas, faça-me o favor de responder sem pestanejar: É possível nas galáxias algo mais chato e porre na TV que o horripilante “O Brasil que eu quero”, a desabençoada “Previsão do tempo” e o indigesto “Como tornar a sua TV digital”? Será que será possível?

Quilaro que é ...e começa esse mêszinho: O horário político. Pense!..

ARTIGO – OUTUBRO-2018: OPERAÇÃO PENTE FINO!

A contagem regressiva para o importante acontecimento do ano – as eleições de 7 de outubro -, indica-nos que faltam, apenas, 63 dias! Seria um mero indicador de tempo sem maiores motivos para qualquer preocupação, se o processo sucessório estivesse seguindo a sua ritualística normal, o que não vem acontecendo. Para os leitores mais maduros e de vasta experiência de vida – grupo no qual, por acaso, me incluo -, são muitas as boas recordações do tempo em que eram excitantes os “meses” que antecediam ao pleito eleitoral, quando os candidatos se constituíam no tema central em todas as rodas de bate papo, nas conversas durante os tradicionais cafezinhos matinais nas casas de familiares ou amigos, ou nos encontros pelos botecos da vida...! Isso existia, posso afirmar!

Falar da política ou dos políticos dava uma certa sensação de prazer na defesa dos seus preferidos. Tempo em que as discussões eram prazerosas, às vezes acirradas e revestidas de deboches, sim, mas não marcadas pelo ódio, repulsa ou acusações implacáveis por crimes cometidos, como hoje permeiam as conversas em geral, diante de tantas manchas que infestam o caráter da maioria dos políticos...

ARTIGO - “O OUTRO ERA ELE MESMO...”

Maurício Costa Romão

Disse o coronel Aureliano Buendía, em “Cem anos de solidão”, que a diferença entre liberais e conservadores em Macondo era a de que os liberais iam à missa das cinco horas e os conservadores iam à missa das sete.....