Foram encontrados 762 registros para a palavra: santos

ARTIGO – O ENGODO DO FORO PRIVILEGIADO!

Há uma frase que se popularizou na Bahia, cuja origem da autoria é atribuída ao Governador Antônio Carlos Magalhães, in memoriam, que, embora possa ser questionada a legitimidade da origem, tem muito a ver com o seu conhecido e irreverente estilo político: “Para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei”. Assim, como parece que esse conceito está disseminado em todo o país, passamos a entender porque há no Brasil 54 mil beneficiados com as vantagens da proteção oferecida por algum tipo de Foro Privilegiado, abrangente para um extenso universo de ocupantes de altos cargos públicos da máquina do Estado. A própria palavra “privilegiado” já encerra um repugnante sentido discriminatório perante a sociedade, que sempre se pergunta o porquê alguns gozam dessa benesse, parecendo até que são melhores que os outros cidadãos, quando, na verdade, são muito piores.

Ora, ora, o público fez campanha de abaixo-assinado digital e este foi entregue ao STF, o qual obteve dois milhões e cem mil assinaturas pedindo pela extinção de vantagens tão amplas, numa prova incontestável de como o povo brasileiro pensa e deseja um mínimo de igualdade de direitos. Se fosse extinto esse absurdo de maneira ampla e irrestrita, estaria o STF oportunizando ao país o início efetivo de sua recuperação moral, através da eliminação do critério de classificação e distinção dos crimes conforme a aparência, a cor, o cargo que exerce ou o nível social. Seria eliminado o princípio de nomeação para cargos públicos não pela competência ou a perspectiva de desempenho em benefício da população, mas, unicamente, com o fim de dar proteção e imunidade àqueles parceiros envolvidos em crimes. É uma atitude corporativista indigna e irresponsável de um governante, utilizar-se de uma exceção constitucional como regra para acobertar e defender aqueles que praticaram ou que continuam praticando crimes contra a ordem pública...

ALEX SANTOS COMEMORA CONVÊNIO PARA REFORMA DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA

O comerciante e presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira, Alex Santos, está feliz da vida. Após décadas buscando a reforma do entreposto comercial instalado na área central de Juazeiro, Alex reacendeu as esperanças com a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a gestão do prefeito Paulo Bomfim. Em e-mail ao Blog, Alex comemorou esta primeira vitória: “Depois de muitos anos de luta e diversos pedidos a várias lideranças de nossa cidade e estado, a tão esperada reforma do mercado Joca de Souza Oliveira está prestes a sair. Na tarde do último dia 22, foi assinado pelo Governo Municipal e Governo do Estado o convênio de reforma total do mercado Joca, sob a liderança do prefeito Paulo Bonfim e dos deputados Roberto Carlos e Zó que colocaram as emendas em prol da reforma. Cada deputado colocou seiscentos mil reais, o governo do estado entrou com o restante totalizando três milhões duzentos e quinze mil reais. O processo entra em fase de licitação e dentro de 45 a 60 dias, as obras começam”. ..

ARTIGO – VAQUINHAPRANÓS.COM

Nos tempos nebulosos do Brasil da atualidade, a linguagem da seriedade e integridade nas negociações tristemente foi substituída por práticas pouco ortodoxas de gestão, e o sentimento espúrio do “toma lá, dá cá” parece ter se tornado regra imperativa nos contratos das obras públicas, com estabelecimento até mesmo de comissões percentuais sobre os valores liberados, como era praticado pelo Sérgio Cabral quando governador do Rio de Janeiro.

Naturalmente que toda essa sujeira predominante, inicialmente se configurava no apoio financeiro para as campanhas eleitorais com recursos oficialmente reconhecidos e legalizados, mas cresceu tanto que o excedente recebeu o apelido de CAIXA 2. E aí o volume de dinheiro foi tão expressivo que deixou de ter uma finalidade apenas eleitoral para ter um objetivo de duplo sentido, ou seja, promover, também, o enriquecimento ilícito pessoal de toda uma quadrilha envolvida, desde o cabeça principal, os seus familiares, assessores e até os chamados “mulas” que se encarregam de transportar as malas com milhões de reais! No início, ainda primários nesse tipo de crime, usavam até a cueca para transportar o dinheiro. Hoje, além das malas, o “propinoduto” já abre várias contas nos paraísos fiscais através da importante figura do “doleiro”. Nesse particular, e para provar a tese de que “baiano não nasce, estreia”, aqui a corrupção foi mais criativa e avançou no tempo ao escolher colocar milhões de reais e dólares numa sala de apartamento, cujo uso era especificamente para esconder Dona Dinheirama! Tem exemplo de crime com maior sofisticação do que esse?..

ARTIGO – ESTRANHOS NO NINHO

Até alguns dias atrás, qualquer bate-papo envolvendo uma discussão sobre os nomes dos prováveis pré-candidatos à Presidência da República, era necessário recorrer ao Google para nominá-los, visto o elevado número daqueles que sinalizavam o interesse no cargo. Não precisava ser um analista político de porte para se antecipar a previsão indicada pela lógica de que a evasão também não demoraria muito a ocorrer, principalmente se aplicarmos a analogia do que disse Cristo em uma de suas importantes parábolas: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14). Ou seja, está mais que bem explicado através dessa parábola, que a escolha passará numa peneira bem apertada onde até um grão de areia é difícil de passar... Quanto mais, quanto mais...!!!

O cansaço do eleitorado e o esgotamento da sua paciência diante da impureza moral que permeia o perfil da maioria dos pretendentes, induzia ao surgimento óbvio do desejo de votar em algo novo e que despertasse a esperança adormecida de todo o eleitorado por melhores dias. ..

ARTIGO – A TRAGÉDIA E O PODER PÚBLICO

O desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, de 24 andares, ocorrido no Largo do Paissandu, em S. Paulo, na última semana, somente não se configurou como mais uma tragédia de grande proporção com a perda de centenas de vidas, porque, com o início do incêndio, houve tempo para a maioria das famílias de invasores abandoná-lo antes da implosão ocorrida em seguida ao incêndio. Mesmo diante do cenário de dor, um espetáculo dantesco foi protagonizado pelos representantes da União e do município de São Paulo nas entrevistas às televisões, que se esforçavam na tentativa de fugirem à responsabilidade pelo descaso de já decorrerem quase 20 anos sem a definição de quem é o legítimo proprietário do prédio, e este se deteriorava progressivamente por falta de manutenção. Ou seja, aquelas figuras deveriam ter ficado em casa com um travesseiro na cara e não procurando exibição num momento de infortúnio como aquele que todos viram.

Em decorrência de não ter dono definido, foi invadido pelos sem teto sob o patrocínio de lideranças que os exploram por dinheiro, vergonhosamente. E pensar que o prédio era uma construção de 1968, projetado pelo arquiteto francês Roger Zmekhol e considerado como exemplo da arquitetura moderna, o qual foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.  ..

ARTIGO 290 – JANELA PARTIDÁRIA... QUEM DÁ MAIS?

Talvez numa imitação da prática existente no futebol europeu em cujas Ligas existem prazos com dia e hora preestabelecidos para admitir a transferência de jogadores entre os seus clubes filiados, chamada de “janela”, aqui a Lei Orgânica dos Partidos Políticos estabeleceu que, quando faltarem exatamente seis meses para as eleições de outubro, entrará em vigor o mercado de transferências de deputados e senadores no Brasil. Os partidos querem ampliar as suas bancadas, porque isso traduz-se em mais fundos partidários eleitorais e mais tempo no horário político, conforme o número de parlamentares que um Partido detém. O período que permite a troca, denominado “janela partidária”, começou no dia 8 de março e foi até 6 de abril último. Chamam isso de janela, mas, na verdade, é uma verdadeira porta larga, bem aberta, onde interesses e interesseiros se esbaldam com a possibilidade de dar um salto maior que a perna.

Ainda que algumas condições limitadoras tenham sido fixadas na lei em respeito à fidelidade partidária, é perceptível que para atender o interesse maior de fortalecimento do seu poder de representação, o partido entenda que vale pagar muito bem pelo passe desse atleta legislativo. Deprime e envergonha saber que circulou amplo comentário no Congresso Nacional de que a cotação para transferência de um Deputado girou em torno de 3,00 milhões de reais pelo PP-Partido Progressista, PR-Partido da República e PTB-Partido Trabalhista Brasileiro, e numa faixa mais abaixo, de até 2.1 milhões de reais, pelo MDB-Movimento Democrático Brasileiro! Ou seja, só faltou colocarem na testa o aviso de quem dá mais...? Alguém duvida de que são capazes?..

ARTIGO – ALIANÇAS POLÍTICAS OU PARCEIROS NO CRIME?

As pessoas em geral, quando indignadas com o comportamento nem sempre muito ético dos políticos, têm o hábito de extravasar duras expressões para reprovar certas atitudes, dentre as quais se pode destacar como de uso mais habitual: “político não tem vergonha mesmo; ontem inimigos ferrenhos e hoje aliados”! Essa característica volúvel marcante na personalidade do político é um fato histórico comum a todos os níveis do jogo político, tanto no plano Federal, Estadual e, principalmente, no Municipal, onde verdadeiras castas tradicionais trazem no sangue profundas desavenças que não admitem qualquer proximidade. Os acordos são impensáveis até o interesse maior falar mais alto, como tem acontecido em diversos casos. 

Mas, quantos episódios de grande impacto o leitor está agora recordando, em que os inimigos de ontem estão hoje aos abraços e afagos de toda espécie! Quantas coligações foram feitas, ainda que sepultando princípios e tradições familiares, mas o fator preponderante era a preservação do poder, que a tudo supera!..

EDMAR SANTOS DESISTE DE CONCORRER A DEPUTADO ESTADUAL

O Policial Militar por Pernambuco e comunitário em Juazeiro Edmar Santos, popular Pio, não vai mais concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia no pleito deste ano. Ele confirmou esta decisão ao participar do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro) na tarde desta terça-feira, dia 17.

“No momento eu estou sem partido, desde que deixei o PEN (Partido Ecológico Nacional) cuja bancada se posicionou em favor do governo Temer que está arrochando e tirando direito dos trabalhadores. Depois de conversar com alguns amigos e com o ex-vereador Damião Medrado, atual diretor da CSTT, a gente entendeu que não deveria concorrer, mas apoiar um projeto maior que pode resultar em conquistas para o nosso município” esclareceu Edmar Santos...

ARTIGO – ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE

Em estado de grande efervescência na política nacional, é natural que as redes sociais estejam infestadas de matérias de todas as tendências, charges criativas e jocosas, notadamente por parte daqueles que vibraram de forma mais excitada com a prisão do ex-presidente, fato que inspira reações as mais variadas. Talvez seja um contraponto às manifestações frequentes da militância, quase sempre exacerbadas e patrocinadas pelas organizações sindicais e afins. É bom lembrar, por falar em patrocínio, que isso não existe sem dinheiro... e de onde vem? Do meu, do seu, do nosso bolso!

Um fato que me parece relevante pensar, é que por mais que se queira endeusar “Sua Santidade” - aquele que cometeu a blasfêmia de se comparar a Jesus Cristo em honestidade -, outros nomes importantes do partido foram parceiros nos mesmos crimes. Ministros fiéis por anos a fio como Antônio Palocci e José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari Neto (ex-Tesoureiros do partido), André Vargas (Deputado), e muitos outros, entre políticos, empresários e executivos como Aldemir Bendini (ex-presidente do BB e da Petrobrás), foram presos ou ainda estão encarcerados, e ninguém derramou uma lágrima por eles! Ninguém questionou a justiça ou a legitimidade daquelas condenações. Os seus crimes foram praticados de forma isolada e individualmente, ou fizeram parte de um esquema bem coordenado de sangria da nação? Pelo contrário, foram deixados no esquecimento como se fossem menos humanos que outros. Em nenhum momento a presidente do partido, Senadora Gleisi Hoffmann, comandou a implantação de vigília de protesto em frente à Polícia Federal, o que é discriminatório e humilhante! Imagino como se sentem esses seus outrora companheiros. Talvez se sintam otários, no mínimo!..

Estudantes fazem protesto em favor do vereador Gilmar Santos que acusou deputado federal Gonzaga Patriota de tê-lo agredido

A sessão de vereadores realizado nesta terça-feira (10) na Casa Plínio Amorim em Petroina foi marcada por um protesto em solidariedade a Gilmar Santos (PT). O vereador acusou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), de tê-lo agredido com um soco, durante a reunião da audiência popular sobre a pavimentação da PE-630, realizada no último domingo (8) no Distrito de Rajada, zona rural de Petrolina. O deputado Gonzaga não negou a agressão e disse ter sido o motivo a  recusa do vereador em cumprimentá-lo e ainda tê-lo chamado de “golpista”.

Integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univasf, da União da Juventude Socialista (UJS), da Frente Brasil Popular e Juventude do PT participaram do protesto. Com cartazes e e  mordaças. Eles repudiaram a atitude do deputado e manifestaram apoio ao vereador petista. Também esta semana os vereadores do PT de Pernambuco divulgaram nota de repúdio ao tempo em que se solidarizam com o companheiro de partido Vereador Professor Gilmar Santos de Petrolina...

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVASF PRESTA SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR E VEREADOR GILMAR SANTOS

O professor e vereador de Petrolina Gilmar Santos recebeu nesta segunda-feira (09) apoio e solidariedade dos membros do Diretório Central dos Esudantes da Univasf, em razão da agressão que sofreu por parte do Deputado Federal Gonzaga Patriota, durante ato político na comunidade de Rajada, interior de Petrolina. Confira:

..

Casa Nova: Luto oficial pela morte do Agrônomo Bartolomeu José dos Santos

O prefeito Wilker Torres decretou na manhã desta segunda-feira luto oficial por três dias no município de Casa Nova pelo falecimento do agrônomo Bartolomeu José dos Santos.

Justificando o decreto, o prefeito fala que como colaborador ele se empenhou “para alavancar as ações da Secretária de Agricultura, coordenando e executando atividades através de sua profissão, como também por amor ao seu ofício, favorecendo assim a nossa sociedade e em especial o homem do campo, deixando seu exemplo de autêntico cidadão de bem e seu legado de trabalho para a sociedade casanovense”...

DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA DÁ SUA VERSÃO SOBRE AGRESSÃO AO VEREADOR GILMAR SANTOS

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) participou na manhã desta segunda-feira (09) do Programa Nossa Voz na Rádio Grande Rio FM, quando ofereceu a sua versão sobre o atrito que houve com o vereador Gilmar Santos (PT) neste domingo (08) no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina.

Gonzaga contestou a nota do vereador, enviada pelo Mandato Coletivo, ao justificar que ele é que foi agredido ao ser chamado de “golpista” por Gilmar...

ARTIGO – BRASIL: O SEU FUTURO PEDE SOCORRO!

Tenho o entendimento de que a Rede Globo não foi muito feliz na formulação da chamada para que o cidadão, de qualquer parte do país, grave um vídeo manifestando o seu sentimento e expectativa sobre “QUE BRASIL VOCÊ QUER PARA O FUTURO?”, quando, o correto, seria manifestar “QUE BRASIL VOCÊ QUER PARA O PRESENTE?”. Com todo o seu extraordinário poder de penetração, e a prova disso foi o nível de adesão obtido, daria uma contribuição muito maior se tivesse oportunizado que o povo manifestasse a sua desilusão e protesto quanto ao Brasil do presente, mergulhado na podridão de tantos assaltos aos cofres públicos, na prevalência dos interesses pessoais sobre os nacionais e na proliferação de atos de improbidade de toda ordem. Isso para não falar da impunidade criminal que era uma regra quase histórica, onde havia leniência com os crimes grandes e absurda condescendência com os criminosos grandes. Esse privilégio, felizmente, está sendo interrompido a partir da chegada da Operação Lava-Jato. Que o digam os todo-poderosos de ontem e presidiários de hoje.

A propósito, é impositivo dizer que não se pode pensar ou falar do futuro sem começar a construí-lo a partir do presente, através de um processo de rigorosa transformação de regras comportamentais e profundas mudanças institucionais, sem perder de vista, obviamente e em nenhum momento, os direitos e princípios democráticos legais. Que futuro podemos imaginar para as próximas gerações se a geração do presente não assumir as suas responsabilidades? Uma verdade insofismável foi dita pelo escritor russo, de origem ucraniana, Nicolau Gogol: “o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente” (ALMAS MORTAS, 1842). Essa verdade profunda merece a nossa reflexão. Não sejamos os tolos dessa história que está sendo escrita com tinta fosca e rebuscada dos piores exemplos...

PARTIDÁRIOS ALEGAM QUE VEREADOR GILMAR SANTOS TERIA SIDO AGREDIDO PELO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA; VEJA VÍDEO

O Blog recebeu na tarde deste domingo (08) um vídeo que já circula nas redes sociais registrando um desentendimento entre partidários do vereador Gilmar Santos do PT de Petrolina com assessores do deputado federal, Gonzaga Patriota (PSB). Segundo relatos no vídeo o parlamentar federal teria agredido o vereador petista no Distrito de Rajada, Petrolina/PE.

Segundo informações de populares o vereador teria se recusado a cumprimentar o deputado alegando que não cumprimenta “golpista”, momento em que levou um soco na boca. Grande confusão se estabeleceu no distrito e há relatos que a ocorrência foi registrada no plantão da Delegacia do Ouro Preto, onde o vereador teria realizado exame de Corpo Delito. Blog encaminhou e-mail a asssessoria do deputado, mas ainda não recebeu resposta e nem a versão do Deputado Gonzaga Patriota sobre o episódio...

ALEX SANTOS VOLTA A COBRAR REFORMA DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA

Preocupado com o prazo final para início das obras antes do calendário eleitoral o comerciante e presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira, Alex Santos, esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta segunda-feira (02) cobrando dos deputados Roberto Carlos (PDT) e Crisóstomo Lima (PCdoB) agilização das emendas junto ao governo do Estado para o começo da reforma do entreposto comercial.

“Os dois deputados estiveram aqui e prometeram emendas que seriam complementadas com recursos do Estado para efetivação da obra. O custo total da obra está orçado em R$ 3 milhões de reais. O que são três milhões de reais para o orçamento do Estado?” questionou Alex Santos...

ARTIGO – PALAVRAS, PALAVREADOS E PALAVRÕES!

O cidadão brasileiro tem pago um preço muito alto pela sua formação pacífica e o seu espírito voltado para acreditar nas boas intenções das pessoas – principalmente, nos políticos! -, além de confiar, quase que cegamente, na integridade dos atos praticados por aqueles que são as colunas fundamentais dos três Poderes e que deveriam representar o sustentáculo da nossa República. Deveriam, mas não fazem!

É importante lembrar que os gestores das Instituições Públicas nos âmbitos Municipais, Estaduais e Federal, são os legítimos responsáveis pelas decisões certas ou erradas resultantes dos seus atos. Contudo, há um ditado muito usado popularmente, que diz: “DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO”! Isso significa dizer que não bastam os discursos pré-eleitorais ou pronunciados nas solenidades de posse nos cargos, sempre cheios de expressões salvadoras e de frases que enaltecem a moral, a idoneidade e a transparência, e a realidade concreta é bem outra! Não basta prometer para iludir o eleitor, mas tem que ir lá e fazer o prometido...

Baixista que tocou com Lulu Santos morre atropelado no Rio

O baixista André Rodrigues foi atropelado quando andava de bicicleta no Aterro do Flamengo na manhã deste domingo (1º). Ciclistas que testemunharam o acidente informaram que o veículo que o atropelou fugiu sem prestar socorro. André foi socorrido, levado consciente para o Hospital Souza Aguiar, mas teve três paradas cardíacas e não resistiu.

O músico de 50 anos, que também era arquiteto, já tocou com artistas como Lulu Santos, Marina Lima, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Sandra de Sá, Claudinho e Buchecha, Jesuton, Hyldon, Isabella Taviani e Fernanda Abreu...

Catedral-Santuário reúne padres de toda a Diocese de Juazeiro para a Missa dos Santos Óleos terça (27)

A Diocese de Juazeiro reúne todos os padres para celebrar nesta terça (27), às 19h30, a Missa dos Santos Óleos como parte de programação da Semana Santa. Essa celebração também é conhecida como Missa da Unidade e geralmente é celebrada na Quinta-Feira Santa, mas na Diocese ela é realizada antes por motivos pastorais.

Nessa celebração são abençoados os óleos que serão usados, durante o ano, nos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Os padres irão ainda renovar as suas promessas sacerdotais, pronunciadas no dia da ordenação. Depois da missa, os padres voltam para suas paróquias e levam a porção dos óleos, para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis. ..

ARTIGO – A POLÍTICA E O TEATRO (II)

“Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”. (Eça de Queiroz, Escritor Português, 1845-1900)

Exatamente hoje, 25/03/2018, às 23:00h, está completando seis anos que este Blog publicou a minha crônica sob o título A POLÍTICA E O TEATRO (publicada em 25 de março/2012, às 23:00h), na qual fazia uma analogia apenas figurativa entre o papel do político e os atores teatrais – ressalvado o respeito que os artistas merecem -, cujo significado permanece atual. Dizia que: “No cenário da disputa política são muitos os atores que se apresentam para a montagem da grande peça eleitoral, cujas atitudes e comportamentos refletem, em muitos momentos, todas as características inerentes aos espetáculos do verdadeiro teatro. Tem artistas veteranos em fim de carreira, atores jovens ainda imberbes ou de meia idade, e novatos estreantes nos palcos. Tem os que se tornam astros, outros que não passam de meros coadjuvantes. Alguns insistem em se manterem ativos nos palcos por toda a vida, outros se recolhem a posições de direção de novos espetáculos, transferindo experiência e ensinamentos aos mais jovens”...