RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Seminário discute criação de associação voltada para pessoas com deficiência

Trabalhando para oferecer oportunidade e igualdade para todos, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no Colégio Petrônio Portela, Distrito Pilar, no dia 01 de outubro, o 1° Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. O evento contou com as presenças não só do público alvo, que eram os deficientes, mas também autoridades e populares comprometidos com a causa. Para o Vereador Antônio Carlos Xavier, “a construção de um futuro melhor para pessoas com alguma espécie de deficiência depende também da participação das famílias”.

A Secretária de Desenvolvimento Social do Município Maria Gorette, destacou o empenho de seu Juviniano, um dos idealizadores da criação de uma associação, antigo reivindicador de políticas e ações voltadas para pessoas com necessidades especiais. Ainda durante o encontro, Gorette anunciou a criação de um conselho que se dedicará à causa dos portadores de necessidades especiais. Gorette também lembrou o afinco de Vanderley Crisostomo, um dos diretores de sua secretaria e que também apresenta uma deficiência e que é um dos sócios fundadores do conselho...

Ascom Jaguarari

Dona de casa agradece atendimento no HDM

Um gesto de agradecimento e carinho. Foi o que uma dona de casa do município de Dormentes levou na manhã desta terça-feira ( 20) aos funcionários do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar em gratidão pelo acompanhamento e assistência recebidos por ela durante quase um mês de internamento na unidade.

Januária Coelho permaneceu no HDM de seis de abril a cinco de maio desse ano, internada no hospital. Ela foi atendida na triagem e encaminhada à enfermaria de alto risco enquanto aguardava o momento de fazer o parto de sua primeira filha. A dona de casa chegou ao HDM com pressão alta e diabetes e durante o período que permaneceu internada, recebeu todos os cuidados possíveis...

Ascom HDM

Curta bodocoense concorre a prêmio no Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão

O primeiro curta metragem bodocoense, No Caminho do Claranã, foi selecionado para o 34º Festival Guarnicê de Cinema, que acontece desta segunda (03) até a sexta-feira (07), em São Luís, no Maranhão. O curta foi produzido e protagonizado por bodocoenses para o 1º Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe, idealizado e coordenado pelo Projeto Cinema no Interior, que tem como titular o delegado da Cultura Pernambucana, Marcos Carvalho...

Ascom Bodocó

RECUPERAÇÃO DA BA 210: ENGENHEIRO DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA PRESTA ESCLARECIMENTOS À CÂMARA DE CURAÇÁ

Atendendo requerimento subscrito pelo vereador Valberto Matos, esteve presente na ultima sessão da Câmara de Curaçá, o engenheiro Antonio César, representante da empresa PAVISERVICE para prestar esclarecimentos acerca dos trabalhos de recuperação/pavimentação da BA 210, no trecho que liga a sede de Curaçá ao Serrote do Tirano em Juazeiro. 

O Engenheiro começou respondendo em relação ao material que está sendo usado nas camadas do aterramento. Segundo ele o material que vinha gerando dúvidas quanto a sua qualidade atende perfeitamente as normas do Derba/DNIT, sendo feito um trabalho de reciclagem do seixo, com trituramento do pedregulho...

Elias Fonseca Martins Ascom CMC

04 de Outubro-Dia do Rio São Francisco e a sua Revitalização é uma dívida do Governo Federal com o Povo do Vale Sãofranciscano!

*Josemário Martins da Silva 

O Rio Opara como era chamado pelos índios antes da chegada dos portugueses “que em tupi –quer dizer Rio grande, tortuoso, rio-mar” e hoje Rio São Francisco, também conhecido como o Velho Chico, Rio dos Currais e principalmente como Rio da Unidade Nacional. Nascido na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Rio percorre 2.700 km até atingir o Oceano Atlântico, na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas. Sua bacia possui 640 mil Km2, onde se distribuem 503 municípios e vivem 14 milhões de pessoas, sendo que 58% do seu percurso se dá no sertão nordestino, onde é o único rio perene do semi-árido. ..

72° BI E PREFEITURAS DE JUAZEIRO E PETROLINA LANÇAM O PROJETO SURUBIM

Com as presenças do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Petrolina, Julio Lossio, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, promoveu na manhã desta terça-feira (04), na Base Fluvial da Ilha do Fogo, o lançamento do PROJETO SURUBIM.

Segundo o Tenente Coronel Helvétius Marques, comandante do 72° BI, o projeto se constitui num programa sócio-ambiental cuja concepção é  espelhada no famoso e já consolidado PROJETO TAMAR, desenvolvido na Praia do Forte, região metropolitana de Salvador...

100 mil famílias baianas podem perder em novembro desconto concedido pelo Governo Federal na conta de energia

Os consumidores baianos devem ficar atentos: com a Lei 12.212/2010, aprovada pelo Congresso e regulamentada pela Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 100 mil famílias baianas com faixa de consumo de energia elétrica acima de 30kWh têm até o mês de outubro para cadastrar seu NIS (Número de Inscrição Social) na Coelba e manter a Tarifa Social de Energia. Em Juazeiro, são 894 famílias nesta faixa de consumo. O benefício concede descontos de até 65% na conta de energia. Aqueles que não se cadastrarem pagarão a conta de novembro sem o desconto, ou seja, pagarão um valor maior do que estavam acostumados a pagar. 

A perda do benefício se dá de forma escalonada, de acordo com a faixa de consumo. Em outubro, a estimativa é que cerca de 300 mil famílias baianas, sendo 3,7 mil delas em Juazeiro, percam o benefício da Tarifa Social de Energia e deixem de contar com o desconto na conta. Isso ocorrerá porque esses clientes, que consomem mais que 40kWh, não se cadastraram, até o mês de setembro, na Coelba. A orientação sobre os prazos para recadastramento vem sendo passada pela concessionária através de campanhas, de avisos na conta de energia e da imprensa, desde novembro do ano passado. Além disso, os consumidores que perdem o desconto são avisados na fatura de energia, através de mensagem específica, no campo “Informações sobre a Nota Fiscal”. ..

Versos Caudalosos

Paulo Carvalho (SPO)

E antes que caia na enxurrada impiedosa das mutações humanas
Seguirei o seu destino nas longínquas cidades ribeirinhas
Mesmo que suas águas sintam a febre de meus versos queimando
Em seu leito, como alcova de amantes em segredo, seguirei,
O seu destino colado com o meu, em barcas noturnas
Na imensidão doce de seus cabelos.....

CRECI COMEMORA DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS EM JUAZEIRO

O CRECI 9ª Região/BA vai comemorar em Juazeiro o Dia Nacional do Coreetor de Imóveis. A entidade distribuiu convite aos Corretores de Imóveis do município para participarem de Jantar de Confraternização em Homenagem ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, na próxima sexta-feira, dia 07 de outubro, às 19:30h, no Armazém Caffé, situado à Rua Visconde de Cairú, n.º 18 C – Jardim Vitória. 

Os convidados devem confirmar presença através do tel.: (74)3612-7239 ou através de e-mail: delegaciajuazeiro@creciba.org.br. A entidade solicita também dos convidados a contribuição de uma lata de leite para doação à Instituição Lar Feliz, de Juazeiro...

REDE ESTADUAL DE ENSINO REALIZA MAIS UMA PARALISAÇÃO NESTA QUARTA (05)

O diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Professor Antonio Carlos dos Santos, no uso de suas atribuições legais e seguindo orientação da diretoria estadual, está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede pública estadual a participarem nesta quarta-feira, dia 05 de outubro, de mais uma paralisação e assembleia geral na cidade de Sobradinho, mais precisamente no Colégio Maria José, às 09 horas e logo depois, às 16 horas no Colégio Paulo VI em Juazeiro.

Segundo Antonio Carlos, a mobilização continua sendo pelo pagamento da URV e ratificação do funcionalismo contra as mudanças no PLANSERV. “A participação do professor é de extrema importância para o fortalecimento da luta”, concluiu Antonio Carlos...

72º BI LANÇA PROJETO SURUBIM

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, “a Casa do Combatente de Caatinga”, em parceira com as prefeituras de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, lançará neste dia 04 de outubro, às 9h, na Base Fluvial da Ilha do Fogo, o PROJETO SURUBIM. O referido projeto constitui-se num programa sócio-ambiental cuja concepção, espelhada no famoso e já consolidado PROJETO TAMAR, objetiva empreender ações de conscientização e preservação ambiental, particularmente no que tange à criação de alevinos para posterior soltura e repovoamento do Rio São Francisco.

Além da produção de alevinos, o PROJETO SURUBIM possui ainda os seguintes objetivos:..

Com informações do Capitão Souza Lima

Petrolina comemora 510 anos do rio São Francisco nesta terça-feira

Neste dia 04 de outubro, toda a comunidade católica comemora o dia de São Francisco de Assis, mas para os moradores de Petrolina essa data é ainda mais representativa, pois marca o aniversário de descobrimento do rio da integração nacional, o rio São Francisco. Para celebrar os 510 anos do Velho Chico, a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, com a participação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA, realizarão um ato simbólico a partir das 08h30 na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP.

Segundo a diretora de monitoramento e educação ambiental da AMMA, Minéia Góes, o objetivo do evento intitulado 'Viva o Velho Chico' tem como objetivo chamar a atenção da população para o cuidado que todos devem ter com a preservação das águas fluviais. “Queremos alertar as pessoas que o Rio precisa ser cuidado todos os dias, e não só no seu aniversário”, destacou. Na programação estão previstas atividades como o plantio de mudas e um abraço simbólico no Rio, com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas e, a certificação de guardiões ambientais e a benção das águas, concedida pelo Frei Erivan...

Eneida Trindade Secom PMP Imagens da Internet

SEADRUMA promove ações ambientais no mês de aniversário do Rio São Francisco

Em comemoração ao aniversário do Rio São Francisco, celebrado neste dia 4 de outubro, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA), juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e associações comunitárias, realizará a partir destaterça-feira (4), sensibilização e mobilização dos moradores e usuários/visitantes das Ilhas Culpe O Vento e do Rodeadouro para ações contínuas de educação ambiental, com foco na limpeza, preservação e recomposição da mata ciliar.

Na programação desta terça-feira estão previstos a realização de palestras no povoado de Porto de Pedra localizado na Ilha Culpe o Vento, com a presença de representantes da Seduc; Inema; Agrovale; SESP; SAAE; Codevasf; Chesf; IBAMA; Univasf; Crad; DTCS; CETEP; ADAC; SESAU; Marinha; MP e Setor Turismo. Já na sexta-feira (7), será realizado um trabalho de mobilização com os moradores de Porto de Pedra e usuários da Ilha Culpe o Vento...

Lene Radina Ascom Seadruma

IMAGENS DA BELEZA E DEGRADAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

MÚSICA ÁGUA DOCE - CARLOS MAURÍCIO (MAURIÇOLA)

..

7ª CIPM participa de reunião de elaboração do Plano Municipal da Infância em Lagoa Grande

O instrutor do Projeto Patrulheiro Mirim e PROERD da 7ª CIPM, Soldado Vitório Lopes de Souza, participou semana passada em Lagoa Grande, da 1ª Reunião de Elaboração do Plano Municipal da Infância realizado pela Comissão "CRIANÇA COM TODOS OS SEUS DIREITOS".

Vários representantes de entidades públicas e civis estiveram presentes. A reunião foi dirigida pelo representante do Centro Cultural Luiz Freire. A próxima reunião ficou marcada para o dia 20/10, das 09 às 14 hs...

Copa Vela Adventure de Sobradinho acontece nos dias 8 e 9 de outubro

“Venha viver esta energia!”. Com este convite, a Copa Vela Adventure de Sobradinho foi lançada na última sexta-feira (30), no Memorial da Chesf, em Sobradinho. O evento esportivo acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no Porto de Juacema, com competições de vela, circuito de Jet Ski, encontro de negócios e  muita festa. Na oportunidade, foram apresentadas a estrutura e programação do evento em uma coletiva a imprensa do Vale do São Francisco com Genilson Silva, prefeito municipal de Sobradinho, Marisalva Ribeiro, primeira-dama, Raimundo Nonato, chefe de gabinete, e os vereadores Geraldo Filho, Gabriel Lustosa, Cícero Alves, Manoel Messias, e Francisca Gabriades, gestora da SIM! Agência de Marketing. Em seguida, um animado coquetel fechou a noite em grande estilo. “Nenhum evento na região terá uma estrutura como a Copa Vela Adventure. São duas ambulâncias da SAMU, efetivo da Polícia Militar, Bombeiros, equipes de saúde para oferecer aos nossos visitantes segurança e tranqüilidade”, afirmou o prefeito. 

Copa Vela Adventure 2011: O foco principal do evento este ano serão as competições de windsurfe e circuito de Jet Ski no Lago da Barragem de Sobradinho, local com ventos ideais para a prática de esportes náuticos. Cinquenta velejadores já estão inscritos na competição, entre eles Alexandre Lessa e Deni Brito, atuais campeões da etapa 2010 da Copa Vela de Paulo Afonso em suas respectivas categorias, e Tatiana Furtado, campeã baiana e brasileira na categoria iniciante. ..

SIM Assessoria de Comunicação

HDM recebe moção de aplausos

A Câmara de vereadores de Petrolina aprovou moção de aplausos destinada ao Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar pelos festejos de 80 anos de funcionamento da unidade de saúde, comemorado em 13 de Setembro.

O encaminhamento do pedido foi feito pelo vereador Zenildo Nunes da Silva (Zenildo do Cocar) e aprovado em unanimidade na 15ª sessão ordinária do 2º período legislativo de 2011...

Ascom HDM

Unidade de Observação de Morro do Chapéu já produz primeiras uvas

“Este é um sonho que está se concretizando”, disse o prefeito de Morro do Chapéu, Cleovar Barreto, ao contemplar, ao lado do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o primeiro cacho de uva da variedade Cabernet Sauvignon, produzida na Unidade de Observação instalada no município, na Chapada Diamantina. Especialista em uvas viníferas e diretor da Vinícola Miolo, instalada na Bahia na cidade de Casa Nova, Eurico Benedetti ficou encantado com o vigor das mudas e afirmou que “a Miolo fará os primeiros vinhos com as uvas produzidas aqui”. A oferta do empresário foi “brindada” com as novas mudas da variedade Malbec, de origem francesa, que acabaram de chegar à unidade de observação. “O próximo brinde será feito com os primeiros vinhos da Chapada”, projetou o secretário.

“A impressão que tenho é a melhor possível. A videira se dá muito bem nesses solos profundos, com boa penetração das raízes. O vigor das mudas é muito forte, tem desenvolvimento excelente por causa da insolação”, analisou o executivo da Miolo. Ele afirma ainda que os solos e o clima da Chapada reúnem condições muito favoráveis ao cultivo de uva para produção de vinho. ..

Ascom Seagri Foto: Heckel Junior

Reunião discute investimentos em Juazeiro (BA)

Representantes da Ducoco – Agroindústria de Beneficiamento do Coco, da União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá-Ba (Upropic) e da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA), estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (28) com o objetivo principal de solucionar dúvidas sobre a captação de água para a área onde a fábrica será instalada, além de estabelecer uma relação mais próxima entre a empresa e os produtores locais.

De acordo com o representante da Ducoco em Juazeiro-Ba, Francisco das Chagas Santos Rocha, a parceria entre a agroindústria, a Upropic e a Codevasf trará benefícios para todos, pois assim como a empresa recebe alguns benefícios fiscais do governo, proporciona a contrapartida do progresso na região, a partir do uso de novas tecnologias e da geração de empregos para a população local.  “Mais uma vez a gente está segmentando o compromisso firmado entre nós, porque o nosso objetivo é estar aqui na região e ampliar a nossa linha de produção”, disse Francisco..

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Ações de piscicultura no Vale do São Francisco

Com o objetivo de conhecer as ações da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA) em relação aos projetos na área de piscicultura e fazer um relatório sobre o beneficiamento do pescado e outras práticas, o engenheiro de pesca da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UPA) da Codevasf em Brasília, Hermano Luiz Carvalho, esteve visitando a região no final de setembro. Entre as informações que serão colocadas no relatório estão as principais necessidades dos novos e de futuros projetos, o que está faltando para a conclusão e qual sua viabilidade.

“Na verdade, eu me sensibilizei com algumas coisas que vi aqui. Pessoas que estão precisando de equipamentos, pessoas que querem ampliar os projetos e aí poderem chamar mais pessoas para a associação. Achei interessante alguns projetos futuros, que possam vir a serem realizados e que eu acredito que sejam viáveis. Então, é essa a questão que eu vou passar para a gerência, essa visão que eu tive aqui”, afirmou o engenheiro...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

PESCADORES DE PILÃO ARCADO PROPÕEM MOBILIZAÇÕES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Reunidos em assembléia realizada no último sábado, dia 01 de outubro, os pescadores da Colônia Z-49 de Pilão Arcado apoiaram a indicação de fazer mobilizações junto ao Ministério do Trabalho, seja na Delegacia Regional em Juazeiro ou na Superintendência em Salvador e se possível, em Brasília. 

O presidente da Colônia, Ademilson Teixeira da Gama, afirmou que o órgão responsável por deliberações relacionadas ao seguro defeso dos pescadores ainda não informou se quer, o período o qual os pescadores devem começar a dar entrada no beneficio. Para Ademilson, isso revela o quanto o ministério está ineficiente em todas suas instâncias e sem estrutura para atender as demandas e necessidades mínimas da categoria que já sofre com a baixa do lago e escassez de peixe...

Por Raimundo Fábio

PÚBLICO PRESTIGIA A 1ª CAMINHADA OUTUBRO ROSA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) realizou no último sábado (01), a 1ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama, abrindo a programação de atividades do mês de outubro, período de conscientização internacional de combate a doença. A caminhada registrou grande público, percorreu toda a orla da cidade, culminando com uma apresentação do cantor Targino Gondin, ao lado do Shopping Águas Center.

A caminhada contou com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde e do Instituto Ivete Sangalo, equipe da prefeitura, além da comunidade em geral que distribuíram panfletos, camisetas e lanches. O objetivo foi chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença e realização periódica do exame de mamografia para detecção precoce do câncer de mama. A faixa-etária de risco, segundo informações do Instituto é de 40 a 69 anos. Durante o mês de outubro, os pontos principais da cidade serão decorados e iluminados de rosa. A proposta é de que também sejam intensificadas as atividades educativas na cidade em toda a rede municipal de saúde...