RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Encontro define Plano de Ações na Saúde para atender melhor a comunidade da região

Sexta-feira (30), estiveram reunidos na 15º Dires, representantes da Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde da microrregião de Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá). O objetivo é dá inicio ao Plano de Ações de Educação Permanente na região, melhorando os serviços desde a atenção primária, passando pela especializada, até a rede hospitalar.  

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Orlando Freire, a educação em saúde além de ser uma ação permanente, tem que qualificar todos os setores, resolvendo as demandas e consequentemente atendendo melhor a comunidade. “Pensar em Educação Permanente é um dever de todos e deve ser uma atitude constante. A Educação Permanente não pode atingir apenas três profissionais, pois é coletivamente que avançamos, traçamos novas estratégias, enfrentamos desafios, atingimos os objetivos, além de definirmos linhas de cuidados mais efetivas. Com isso poderemos ter uma perspectiva melhor dos nossos resultados daqui para frente”, frisou.  ..

Vânio Castro Ascom Sesau

Saiu a 1ª lista de Trabalhos Científicos aptos a apresentação no Congresso IMIP Juazeiro

A Coordenação do Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco divulgou nessa sexta-feira (30) a 1º lista de trabalhos aptos a apresentação durante a realização do congresso, que acontece em Juazeiro-BA, no período de 20 a 22 de outubro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf. 

Ao todo foram inscritos 209 trabalhos de vários estados brasileiros. “O número de trabalhos inscritos surpreendeu a coordenação do congresso, prorrogamos o prazo de inscrição mais de uma vez, devido a muitas solicitações e agora estamos analisando os trabalhos que são muitos”, explica um dos coordenadores do Congresso, José Antonio Bandeira. De acordo com a coordenação, nessa primeira lista estão sendo divulgados 35 selecionados e assim que seja concluída a avaliação dos demais, a lista será publicada no site do congresso (www.congressoimip2011.com.br)...

Enfoque Comunicação

PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO-RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA INICIA ATIVIDADES NA BAHIA

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o número de casos novos de câncer de mama esperados para 2011 na Bahia é de 1.970, sendo 780 na capital. Até maio de 2011, foram registrados 217 óbitos em mulheres. Para mudar esta estimativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou neste sábado (1º), o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama.

A primeira cidade a receber a ação foi Itaberaba, a 267 quilômetros de Salvador, onde estiveram presentes o governador Jaques Wagner, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, entre outras autoridades. O objetivo da iniciativa é realizar mamografia em 4.451 mulheres entre 50 a 69 anos. Além de Itaberaba, mais 13 cidades do Centro-Leste receberão a primeira etapa do programa. A região foi escolhida por conter o segundo maior número de mulheres na faixa etária de maior risco para a doença.

Os exames são realizados em uma unidade móvel, que vai percorrer 28 microrregiões do estado. De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel, Rose Simões, as unidades visam facilitar o acesso das moradoras à prevenção da doença que mais mata as mulheres. A costureira Elizabete Souza dos Reis, 61 anos, foi uma das primeiras a realizar o exame capaz de detectar nódulos nas mamas. Ela disse que aproveitou a oportunidade para se prevenir. “Quando fiquei sabendo, corri logo para a fila para não perder tempo. Já fiz o exame umas duas vezes, mas não faço todo ano porque o custo é alto, é preciso ir para outro município, mas graças a Deus surgiu esta oportunidade”, enfatizou.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o programa será executado durante dois anos. Solla explica que a ação conta com três etapas, sendo a primeira de mamografia; a segunda vai ocorrer caso haja suspeita de nódulo na mama, quando a paciente será encaminhada a uma unidade especializada de oncologia para realizar exames confirmatórios, como ultrassonografia. A terceira etapa será após confirmação do resultado positivo da doença, quando as mulheres serão encaminhadas para realizarem o tratamento especializado, entre estes, quimioterapia, radioterapia. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse. ..

Agecom

Show de João Gilberto em Salvador terá transmissão para Juazeiro a pedido do próprio cantor

O show de João Gilberto em Salvador está marcado para o dia 9 de dezembro. A informação foi confirmada na quinta-feira (29) pela produção. Com o tema ’80 anos: Uma Vida Bossa Nova’, a apresentação dele, um dos precurssores do gênero musical, acontecerá no Teatro Castro Alves (TCA), localizado no bairro do Campo Grande, centro da capital baiana. Os moradores de Juazeiro, na região norte da Bahia, poderão conferir cada canção em tempo real, através de um telão que será montado na praça principal da cidade. Segundo a produção, a ideia de prestigiar a população da terra onde nasceu foi um pedido do próprio João Gilberto. A turnê foi orçada em R$ 8 milhões.

A temporada inédita, que comemora os 80 anos do cantor, passará no mês de novembro por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A capital baiana será palco do show de encerramento. De acordo com a produção do evento, a turnê faz parte do desejo de João Gilberto em retornar aos palcos e terá "a cara" do cantor. Além das canções imortalizadas, João tem preparado músicas inéditas para os shows. A última vez que ele se apresentou no país foi em 2008, ano em que foi celebrado os 50 anos da Bossa Nova...

Com informações do G1 (Foto: Divulgação)

Dicas de Saúde: Clareamento dental seus mitos e verdades

A estética dos dentes vem se tornando cada vez mais importante, não só para da uma aparência mais bonita e jovem a uma pessoa, mas para melhorar sua auto-estima. Os dentes amarelados ou com manchas escuras podem ser recuperados com técnicas de clareamento, sendo elas divididas em clareamento caseiro e clareamento de consultório ou“ laser”.

Atualmente, o clareamento de consultório, que é realizado pelo dentista, é uma alternativa para quem não quer se sujeitar ao uso das moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente, pois as concentrações de peróxido de hidrogênio são mais elevadas, 35% na maioria dos casos. Em geral são feitas duas consultas com três aplicações do gel por quinze minutos, mas isso não é uma regra, podendo ser flexibilizado: por exemplo, o paciente, por apresentar sensibilidade ou por cansaço, pode interromper na segunda aplicação o que, via de regra, acontece. Então fazer mais consultas com menos aplicações do gel é o mais adequado para esse paciente. A utilização de fontes luminosas é rotineira nesse tipo de clareamento, embora, alguns estudos mostrem que não há diferença no resultado final com e sem o seu uso, ainda assim, elas são, sem dúvidas nenhuma, grandes armas de marketing...

Inscrições prorrogadas para o EcoVale até o dia 15 de outubro

O II Encontro de Comunicação do Vale (EcoVale) prorrogou o período de submissão dos trabalhos científicos. Os resumos serão aceitos até o dia 15 e o texto completo até o dia 30 do mês de outubro. O II EcoVale acontece no periodo de 16 a 19 de novembro, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro – BA. 

Com o tema 200 anos de imprensa da Bahia, O II EcoVale pretende discutir a trajetória da imprensa, as experiências dos profissionais da região e o panorama na comunicação. Participam do evento a professora Doutora em Ciências da Comunicação, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo; o fotógrafo Evandro Teixeira e o estudioso da mídia James Gorgen, que publica o site "Os donos da Midia". O professor Doutor Luis Guilherme Dias Tavares, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a professora e radialista Martha Luz, que criou programas de rádio na região como "E nós para onde vamos"?, veiculado na Rádio Juazeiro, participarão da mesa-redonda sobre os "200 anos de imprensa na Bahia"...

Por: Karine Nascimento Redação Multiciência

Embrapa Semiárido promove curso sobre fertirrigação

A Embrapa Semiárido realiza de 4 a 7 de outubro o XV Curso de Fertirrigação. Serão ofertadas 30 vagas para agricultores e profissionais vinculados à assistência técnica pública e privada. O objetivo é difundir essa tecnologia nos sistemas de produção que fazem uso da irrigação e orientar quanto ao manejo eficiente da aplicação de adubos dissolvidos na água, nos cultivos perenes e anuais. De acordo com o coordenador do curso, pesquisador José Maria Pinto, quem está integrado a mercados agrícolas competitivos não pode passar sem o emprego desta tecnologia na sua propriedade. Esta técnica aumenta a produtividade e a qualidade das colheitas, afirma.

A irrigação teve avanço considerável nas últimas décadas, com o aprimoramento de novos métodos de se levar água ao solo e às culturas. O aproveitamento dos sistemas de canos e mangueiras que distribuem a água como meio condutor e distribuidor de produtos químicos, a exemplo de fertilizantes, torna a fertirrigação uma técnica cada vez mais em uso pelos agricultores. Na programação do XV Curso estão previstas palestras sobre aspectos teóricos e práticos da tecnologia da fertirrigação. De acordo com José Maria, o interesse é fornecer aos participantes um conjunto de informações que permita operação eficiente tanto da irrigação quanto da fertilização dos seus pomares...

Ascom Embrapa

Secretaria amplia atendimento com feira de saúde no Jardim Flórida

Vários atendimentos foram ofertados ontem (30), no bairro Jardim Flórida, onde aconteceu mais uma feira de prevenção e promoção à saúde, promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. O evento foi realizado na Unidade de Saúde da Família e atraiu muitos moradores dos bairros Jardim Flórida, Nossa Senhora das Grotas e Piranga Velha.  

Foram ofertados ao público: aferição de pressão, teste de glicemia, mutirão de preventivo, aplicação de flúor, palestras educativas, solicitação de exames, distribuição de preservativos e ações de planejamento familiar. Para o pedreiro e morador do Jardim Flórida, Geraldo Miranda, 57 anos, a ação é importante para a comunidade, que adquire novos conhecimentos. “Merecemos esta oportunidade. Tiramos nossas dúvidas e cuidamos melhor da saúde. É bom demais para a gente”, disse. ..

Vânia Castro Ascom Sesau

Implantado Programa Saúde do Homem em Sobradinho

Esta semana a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o apoio dos profissionais da 15ª DIRES, reuniu sua equipe técnica de enfermeiros e agentes comunitários de saúde para fazer um momento de atualização e conscientização sobre a campanha de incentivo a saúde do homem na atenção básica. O evento foi realizado no CELEM, com a participação de gestores de programas e de unidades de saúde, além de agentes comunitários de saúde, responsáveis em levar à população as orientações da campanha.

O programa tem como objetivo elaborar uma linha de cuidados voltados para os principais agravos que acometem a população masculina, além de desenvolver campanha sobre a importância dos homens cuidarem da saúde e implantar ações estratégias voltada para população no município. A partir de agora os homens de todas as idades e prioritariamente os que estão na faixa etária dos 40 anos em diante com histórico familiar de câncer próstata, terão atenção especial em todas as Unidades de Saúde da Família no município...

Ascom Sobradinho/Thalita Bezerra

Comemorações do Dia do Idoso movimentam a terceira idade em Casa Nova

Na semana em que se comemora o dia Nacional do Idoso, celebrado no dia primeiro de outubro, a prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, realizou uma intensa programação de atividades para a terceira idade, na quinta-feira (29), no Sítio Bela Vista. Atividades lúdicas e de lazer, como dança de salão, momento de alongamento, Samba de Véio, distribuição de brindes e banho de piscina animou o grupo da terceira idade, durante as comemorações. Para a coordenadora do CRAS, Liliane Oliveira, quem tem idade mais avançada ainda sofre com violação de direitos por lei assegurados, discriminação e desrespeito. “É fácil percebermos isso em filas de banco, supermercado, por exemplo. O objetivo do evento é fortalecer a comunidade idosa na relação social e política, instrumentalizando-a e desenvolvendo a capacidade de cidadania de cada um”, destaca. 

A aposentada Otaviana Castro, conta que sente-se feliz em participar do Grupo da Melhor Idades do CRAS. “Não tenho como agradecer a Deus por me dar forças para ainda realizar atividade produtiva. Nós, idosos, temos muita coisa boa para oferecer e as pessoas têm que nos dar o devido valor”, afirmou. ..

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

Uneb: 1,5 mil candidatos fazem prova do concurso público docente neste domingo (2)

 

A UNEB vai aplicar neste domingo (2) a prova escrita, referente à primeira etapa do concurso para professores auxiliar, assistente e adjunto. Aproximadamente 1,5 mil candidatos vão participar dessa fase. Os exames terão início às 8h nos campi da universidade em Salvador e em oito cidades do interior do estado. Os portões serão abertos às 7h. “É importante que os candidatos compareçam aos locais de prova munidos de documento de identificação original, que deve conter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação”, lembra Marcelo Ávila, pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PDGP), setor responsável pela realização do certame...

Mãe de trigêmeos recebe doações dos voluntários do HDM

 
Voluntários do Hospital Dom Malan/ Gestão IMIP Hospitalar entregaram ontem ( 30) doações que foram recolhidas na campanha realizada em prol dos trigêmeos nascidos no ultimo dia 9 de setembro no HDM. Dezenas de fraldas, roupas, material de higiene e uma banheira foram entregues à dona de casa Maria Luiza dos Santos, em sua casa, no povoado de barrinha do cambão, distrito de Mandacaru em Juazeiro (BA). A dona de casa recebeu com alegria o material doado. “Chegou numa boa hora”, disse.
 
Maria Luiza mora numa pequena casa com o marido agricultor, sete filhos e um irmão de criação.No momento da entrega das doações apenas dois dos filhos maiores estavam na casa enquanto os outros estavam na escola, os bebês dormiam num berço que a família já havia recebido como doação logo depois do parto. “Aqui a gente vai se virando como pode, mas graças a Deus está dando para levar a vida” completou. A campanha de doações para os trigêmeos continua sendo realizada pelo voluntariado. As doaçoes podem ser entregues na sala do voluntariado no Hospital Dom Malan emhorário comercial.
..

Siméia Valverde Ascom HDM

SOBRADINHO: CARTA DO SEMI-ARIDO APROVADA PELOS PARTICIPANTES DO SEMINARIO REGIONAL BIOMA CAATINGA

CARTA DE SOBRADINHO

A Caatinga é o Bioma genuinamente brasileiro que precisamos preservar termos unidades de conservação de uso integral e de uso sustentável de forma participativa e de Um Novo Plano de Convivência com o semi-árido e que os projetos desenvolvidos tenham sustentabilidade hídrica, ambiental, social, econômica, social e cultural...

PREFEITURA DE JUAZEIRO DIVULGA EDITAL PARA CONCURSOS DA SAÚDE E DO SAAE NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Em email ao blog o leitor Utamar Gonçalves faz questionamentos sobre concurso do SAAE-Juazeiro. Confira:

Geraldo,..

Obra de saneamento na Avenida Shefic Khoury em fase de conclusão

As obras de saneamento da Avenida Shefic Khoury, no bairro João Paulo II que a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE estão realizando desde o início de setembro, já estão sendo concluídas. 800 metros de rede coletora de esgoto (convencional) com tubulação de 400 milímetros, já foram instaladas pelo SAAE, restando apenas à colocação do extravasor (equipamento que irá facilitar a saída e passagem do esgoto); além dos poços de visitas que também serão construídos no local.  

Antes de iniciar a construção da rede convencional, foi preciso fazer uma análise na Avenida, onde o SAAE identificou muitas pedras e rochas, apontando a necessidade da utilização de máquina de compressor, martelos e ponteiros de perfuração para desmembrar os fragmentos encontrados na área. “Só depois desse trabalho, iniciamos a construção da rede. Em paralelo estamos terminando a rede condominial, com algo em torno de 1600 metros de tubulação”, explicou o encarregado da obra, Edinaldo Pereira Silva.  ..

Por Luzete Nobre/ SAAE

Show de João Gilberto é garantido em Salvador com transmissão para Juazeiro

Está confirmado: Salvador vai receber o show da turnê de João Gilberto 80 anos – Uma vida bossa nova, que estava ameaçado de deixar a Bahia, terra dele, por falta de apoio. A Embasa e a Bahiagás entraram no circuito para garantir a empreitada, segundo Barreto Júnior, da OCP Comunicação, que promove o evento ao lado da Maurício Pessoa Produções, por conta de um pistolão forte: "Jaques Wagner é o padrinho disso aí".

O show em Salvador será no dia 9 de dezembro, com transmissão em tempo real para Juazeiro, terra natal de João Gilberto. Mas quem quiser ver o artista, vá preparando o bolso: nas outras capitais por onde ele vai passar (São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre), os preços dos ingressos são para além de salgados: entre R$ 500 e R$ 1,4 mil.

O jornal O Estado de S.Paulo chegou a publicar que os ingressos estavam encalhados, mas Barreto nega. "Não sei de onde o repórter tirou isso. Está indo tudo bem. João está supertranquilo. E nós estamos confortáveis.". Pelo preço, em Juazeiro vai ser melhor. ..

Levi Vasconcelos/Coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde Foto: Fernando Vivas/Ag. A TARDE

Joaquim e o Jumento

É leitor que insiste em me ler, ressuscitar não é só Jesus Cristo. É de Joaquim e de Jesus.

Joaquim suicidou-se ao perder o amor de Tereza (achando que Tereza deixou de amá-lo no dia em que a chamou de Teca. Também, logo de Teca? É osso!) Não é que Joaquim ressuscitou? E livre de Tereza, sua Teca. Como tinha alguns imóveis e aplicações na surdina, fácil estabilizar-se financeiramente. Quis brincar de viver e foi. Tome shows, baladas, cabarés. Sim, livros, poemas, cinemas, apê beira-mar, lanchas, turismos. Joaquim sorrisos. Joaquim Sorrisos da Silva, intitulou-se. Novos amigos, amigas, amantes, putas, naturezas áureas envolvendo Joaquim...

Hospital Regional de Juazeiro comemora Dia do Idoso

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de outubro), foi realizada hoje, 30, no Hospital Regional de Juazeiro, uma palestra sobre Cuidados com Idosos, ministrada pela médica geriatra e clínica geral, Nara Novaes. O encontro, que ocorreu na sala de espera do ambulatório da unidade de saúde, tratou de temas como bem-estar, prevenção a quedas e violência doméstica (tanto física quanto psicológica). 

A palestra, que teve como público alvo os pacientes que aguardavam pelo horário do atendimento, foi assistida por pessoas de diferentes faixas etárias, que puderam tirar suas dúvidas, receber esclarecimentos e partilhar experiências. “Como o público aqui é bem diversificado, a gente tem idosos, jovens e adultos, nós procuramos fazer uma palestra que pudesse contemplar a todos. Debatemos muito sobre a prevenção de quedas no domicílio e o cuidado que devemos ter com objetos, principalmente tapetes, que são grandes vilões. Foi bem legal, o pessoal participou bastante fazendo questionamentos e contando histórias de vida”, comenta a geriatra. ..

Ascom HRJ

CMMA discute alternativas para os resíduos sólidos em Juazeiro

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) reuniu-se nesta quinta-feira (29), no auditório do Sebrae em Juazeiro, para discutir propostas e ações que possibilite destinos mais adequados aos resíduos sólidos no município. Na ocasião, foram levantados os principais problemas, tais como abandono de resíduos de construção civil e dos resíduos orgânicos, a implantação da logística reversa (devolução de resíduos sólidos que aumentam o impacto com o meio ambiente, a exemplo de pneus e baterias) e de uma coleta seletiva que envolva toda sociedade.

“É preciso conscientizar a população sobre o seu papel, os poderes públicos tem obrigação de proporcionar opções, mas cabe à sociedade manter o ambiente limpo, colocando lixo no lixo. As empresas que comercializam produtos sólidos e provocam grande impacto no meio ambiente como baterias, tem a obrigação de receber tais resíduos após consumidos e elaborar um destino seguro para os mesmos”, explicou Josefa Galdino técnica ambiental da SEADRUMA...

Lene Radina/Ascom PMJ

Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina participam de oficina sobre enfrentamento da violência contra a mulher

Cerca de 40 Agentes comunitários de Saúde (ACS), estiveram reunidos neste mês de setembro para participar da vigésima oficina de formação do Programa ACS Facilitadores de Rodas de Educação em Saúde. O encontro promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve como tema “Todos no enfrentamento da Violência contra a Mulher”, onde o objetivo foi organizar o cuidado as mulheres vítimas de violência nas comunidades assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde, através das Equipes de Estratégia de Saúde da Família. A oficina contou com a participação do Centro Regional Especializado em Assistência Social (CREAS), que trabalha com serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias em situação de ameaça ou violência.

Durante a primeira parte do encontro, onde houve a participação do CREAS, o grupo discutiu a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O debate girou em torno das mudanças promovidas pela lei que aumentou o rigor nas punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas em ambiente doméstico ou família. “Ainda dentro deste contexto, trabalhamos com os ACS sobre as medidas de proteção as mulheres em situação de violência, como deve ser a organização do cuidado na comunidade a este grupo e colocamos em questão ainda os tipos mais comuns de violência que vivenciamos aqui na cidade de Petrolina”, relatou o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior...

Taisa Alencar/Secom PMP

Programa de aperfeiçoamento em matemática está com inscrições abertas de 28 de setembro a 31 de dezembro

 A Pro - Reitoria de Interiorização (PROIN) através da parceria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a Coordenação do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UNIVASF) informam que estão abertas asinscrições para o 6º módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM/UNIVASF. O PAPMEM/UNIVASF conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é curso de formação continuada para professores do ensino médio e fundamental, as aulas são ministradas pelos professores do IMPA e distribuídas para diversas universidades brasileiras credenciadas ao programa. Para o 6º módulo serão ofertadas 100 vagas. A inscrição e o material didático são grátis. A carga horária do curso é 40h. No término do 6º módulo cada professor receberá um certificado e ajuda de custo. No horário da manhã, os professores assistirão aulas por teleconferência com professores renomados do IMPA e no período da tarde haverá atividades de resolução de exercícios com a equipe de professores da UNIVASF.

Realização: 23 a 27 de janeiro 2012...

Ascom Univasf

DENÚNCIA: DIRGENTE DO SINPAF É AMEAÇADO NA 3ª SR DA CODEVASF EM PETROLINA E RECEBE SOLIDARIEDADE DE CHAVES

O presidente do Sinpaf - Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária em Petrolina, Jeremias Lustosa Cabral, enviou correspondência ao presidente da Codevasf em Brasília, relatando que está sendo destratado e ameaçado nas dependências da empresa. Ele recebeu a solidariedade do colega em Juazeiro, Antonio Carlos Chaves. Confira o teor da correspondência:

Tenho enfrentado nos últimos dois meses uma verdadeira saraivada de acusações, coordenada pelo Chefe de Gabinete da CODEVASF 3ª SR, que acumula também a representação da Comissão de Ética, da 3ª SR, também Secretario do “Comitê de Gestão” da 3ª SR (é muita autoridade! Pelo Gerente de Revitalização e também se diz coordenador Geral do PAC pelo Gerente de Administração, senhores Natércio Melo, Ricardo Lisboa Vieria e Roger Maniçoba e pelo Sr. Leonardo Cruz...