RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina participam de oficina sobre enfrentamento da violência contra a mulher

Cerca de 40 Agentes comunitários de Saúde (ACS), estiveram reunidos neste mês de setembro para participar da vigésima oficina de formação do Programa ACS Facilitadores de Rodas de Educação em Saúde. O encontro promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve como tema “Todos no enfrentamento da Violência contra a Mulher”, onde o objetivo foi organizar o cuidado as mulheres vítimas de violência nas comunidades assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde, através das Equipes de Estratégia de Saúde da Família. A oficina contou com a participação do Centro Regional Especializado em Assistência Social (CREAS), que trabalha com serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias em situação de ameaça ou violência.

Durante a primeira parte do encontro, onde houve a participação do CREAS, o grupo discutiu a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O debate girou em torno das mudanças promovidas pela lei que aumentou o rigor nas punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas em ambiente doméstico ou família. “Ainda dentro deste contexto, trabalhamos com os ACS sobre as medidas de proteção as mulheres em situação de violência, como deve ser a organização do cuidado na comunidade a este grupo e colocamos em questão ainda os tipos mais comuns de violência que vivenciamos aqui na cidade de Petrolina”, relatou o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior...

Taisa Alencar/Secom PMP

Programa de aperfeiçoamento em matemática está com inscrições abertas de 28 de setembro a 31 de dezembro

 A Pro - Reitoria de Interiorização (PROIN) através da parceria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a Coordenação do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UNIVASF) informam que estão abertas asinscrições para o 6º módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM/UNIVASF. O PAPMEM/UNIVASF conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é curso de formação continuada para professores do ensino médio e fundamental, as aulas são ministradas pelos professores do IMPA e distribuídas para diversas universidades brasileiras credenciadas ao programa. Para o 6º módulo serão ofertadas 100 vagas. A inscrição e o material didático são grátis. A carga horária do curso é 40h. No término do 6º módulo cada professor receberá um certificado e ajuda de custo. No horário da manhã, os professores assistirão aulas por teleconferência com professores renomados do IMPA e no período da tarde haverá atividades de resolução de exercícios com a equipe de professores da UNIVASF.

Realização: 23 a 27 de janeiro 2012...

Ascom Univasf

DENÚNCIA: DIRGENTE DO SINPAF É AMEAÇADO NA 3ª SR DA CODEVASF EM PETROLINA E RECEBE SOLIDARIEDADE DE CHAVES

O presidente do Sinpaf - Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária em Petrolina, Jeremias Lustosa Cabral, enviou correspondência ao presidente da Codevasf em Brasília, relatando que está sendo destratado e ameaçado nas dependências da empresa. Ele recebeu a solidariedade do colega em Juazeiro, Antonio Carlos Chaves. Confira o teor da correspondência:

Tenho enfrentado nos últimos dois meses uma verdadeira saraivada de acusações, coordenada pelo Chefe de Gabinete da CODEVASF 3ª SR, que acumula também a representação da Comissão de Ética, da 3ª SR, também Secretario do “Comitê de Gestão” da 3ª SR (é muita autoridade! Pelo Gerente de Revitalização e também se diz coordenador Geral do PAC pelo Gerente de Administração, senhores Natércio Melo, Ricardo Lisboa Vieria e Roger Maniçoba e pelo Sr. Leonardo Cruz...

Fla-Juazeiro anuncia “Expo 81” e lança Campanha “Natal Sem Fome”

Nesta quita-feira (29), foi aberta oficialmente a campanha “Natal Sem Fome 2011”, um evento social que neste ano tem a iniciativa da Embaixada Fla-Juazeiro. Os embaixadores Rubro-Negros vão trazer para a cidade a Exposição Itinerante “1981 - Flamengo Campeão do Mundo 30 anos”, que acontecerá no dia 15 de outubro, no Country Club, a partir do meio-dia. Cada torcedor deverá levar dois quilos de alimento não perecível para serem doados a entidades beneficentes de Juazeiro e Petrolina.

 O coordenador do Comitê Ação da Cidadania, Carlos Ribeiro, declarou que o “Natal Sem Fome” iniciou como uma forma de denunciar a miséria existente no Brasil. “Agora pela primeira vez temos um time e uma torcida de futebol apoiando esta ação de cidadania a favor da vida”, frisou Carlos sobre o ato desenvolvido pelos representantes do Flamengo. “O futebol além de entreter deve também ser solidário, não pode vir revestido de rancor e muito menos de violência”, afirma o presidente da Embaixada Fla-Juazeiro, Luiz Hélio Alves. Para ele, o esporte deve ser um meio de aproximação das pessoas e principalmente neste caso, quando envolve uma campanha em benefício de uma população excluída socialmente...

Amanda Franco – ASCOM E.F.J

APLB divulga programação festiva alusiva ao dia do Professor

A direção da APLB Sindicato lançou nesta sexta-feira (30) oficialmente o material de divulgação com a programação festiva alusiva ao dia do Professor no mês de outubro.

O roteiro de atividades da entidade prevê no dia 13/10, quinta-feira, o 1º Seminário Sobre Regime de Previdência Próprio no Colégio Paulo VI a partir das 08 horas. O seminário será aberto a todos os servidores municipais que queiram se inteirar sobre como era o “Regime no passado, como é agora e como será no futuro?”...

OAB-PE reúne Subseccionais do Estado em Petrolina

Os presidentes das 24 Subseccionais da OAB de Pernambuco estão reunidos, de hoje, dia 30, de setembro até domingo, 02 outubro na cidade de Petrolina, durante a reunião do Colégio de Presidentes. O encontro tem por objetivo discutir temas de interesse da advocacia do Estado e conta com a presença do presidente da Seccional, Henrique Mariano e toda a sua diretoria, diretores da Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE), dos conselheiros federais da OAB-PE e também de membros do Conselho Seccional.

Para o presidente Henrique Mariano, esse é momento de grande importância para o trabalho da Seccional: "É uma oportunidade ímpar onde os presidentes das Subseccionais da OAB em todo o Estado, juntamente com os membros da direção da Seccional e Conselheiros, podem expor ideias e fazer proposições a serem deliberadas para o aprimoramento da defesa da advocacia em Pernambuco”. Ele destaca que a OAB-PE vem aumentando suas ações no interior com o lançamento de convênios e cursos de pós-graduação que permitem beneficiar advogados de todo o Estado. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Petrolina – que trará diretrizes sobre o trabalho das OABs de todo o Estado nos próximos meses. ..

Marília Carvalho

PROJETO CONCERTOS DIDÁTICOS LEVA A ORQUESTRA SINFÔNICA OPUS 68 AO BAIRRO CASTELO BRANCO

Moradores do Castelo Branco, Tancredo Neves, Dom Tomaz, Alto do Alencar e adjacência podem se deleitar com exibição de uma orquestra na noite desta sexta-feira (30), em mais uma etapa do projeto Concertos Didáticos que acontecerá, às 19 horas, na igreja de Santo Afonso no Bairro Castelo Branco.

O concerto será com a Orquestra Sinfônica OPUS 68, do IF- Sertão pernambucano, que tem a frente o maestro Ozenir Luciano. Esse projeto é uma parceria do IF-sertão, Direc-15, e IAM-(Instituto Profº Agostinho Muniz de Projeto e Pesquisa Educacionais). Imperdível...

LEITORES DO BLOG PODEM AJUDAR ESTUDANTES DA UNIVASF A PARTICIPAREM DE EVENTO NO RIO DE JANEIRO

Caro Geraldo José,

Sou aluno de Engenharia Mecânica da UNIVASF. Bom, de 04 a 06/Outubro, vai acontecer no Rio de Janeiro o OTC Brasil, evento da Indústria Petrolífera e a Empresa Radix Engenharia e Software vai levar duas duplas para participarem do evento. Com isso, duas duplas da UNIVASF estão concorrendo...

1º Caminhada Outubro Rosa acontece neste sábado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) realiza a 1º Caminhada “Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama”, próximo sábado (01/10), abrindo a programação de atividades do mês de outubro, período de conscientização internacional de combate a doença. A caminhada está prevista para sair da Orla, às 9h, em direção ao shopping Águas Center, quando às 13h, a mobilização será encerrada com a apresentação do cantor Targino Gondin. A caminhada terá a participação dos profissionais da Secretaria da Saúde e do Instituto Ivete Sangalo, equipe da prefeitura, além da comunidade em geral. Serão distribuídos panfletos e camisetas, além de lanches.

O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença e realização periódica do exame de mamografia para detecção precoce do câncer de mama. A faixa-etária de risco, segundo informações do Instituto é de 40 a 69 anos...

Vânia Castro/ Ascom PMJ

Franquia da Escola Grau Técnico foca interesse nas cidades interioranas

Pernambuco cresce economicamente. Muitas empresas aportam em Suape e empreendimentos se erguem em vários pólos, gerando mais empregos. Mas, em muitas áreas, falta mão de obra especializada. O Governo do Estado e os empresários apostam na capacitação de pessoas e avançam com cursos técnicos especializados. E municípios como Caruaru, Petrolina, Salgueiro e outras cidades do interior pernambucano estão na rota de interesse dos franqueadores do Centro de Ensino Grau Técnico. 

A Escola Grau técnico vai virar franquia, até final do ano, e os sócios - diretores Cristiana e Carolina da Fonte e Ruy Mauricio Porto Carreiro, já procuram parcerias para a interiorização dos serviços que são referência neste segmento e que, no momento, são oferecidos somente na capital recifense. 

Os empresários confirmam participação, em novembro próximo, na Feira da Associação Brasileira de Franchising, no Centro de Convenções para apresentar o projeto do seu mais novo produto educacional. A Escola Grau Técnico vai se constituindo em uma marca creditada e que tem dado certo, com vista a profissionalização para diversos setores.   A primeira unidade  da  escola , na Conde da Boa Vista, conta com mais de 1.800 alunos e já oferece os cursos de Segurança no Trabalho, Administração, Logística e Enfermagem.  ..

Clas Comunicação

Sintrab, Sinserp e a AGMJ promovem assembléia dia 05/10 com os servidores municipais

No último dia 22, por solicitação da presidente do Sintrab (Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Saúde da Prefeitura de Juazeiro), Telma Marineide, foi realizada reunião com a diretoria do Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e da Associação dos Guardas Municipais (AGMJ), para deliberar a data da Assembléia Geral Ordinária, quando será discutido junto com os servidores municipais o Plano de Cargos, Carreira e Salários de todas as categorias.

Ficou definido que a Assembléia ocorrerá no próximo dia 05/10, nas dependências do Clube de Campo do Sinserp. Na citada reunião, Telma Marineide sugeriu a formação de comissões entre os sindicatos e associação, para discutir a formação da mesa e das propostas juntos aos servidores do município.   A solicitação ao presidente do Sinserp (Cícero Sales), para realização da Assembléia Geral Ordinária, foi encaminhada através de ofício datado de 16 de Setembro de 2011, sobre Nº 171/2011...

PROGRAMA DA RÁDIO JUAZEIRO RESTAURA BONECAS PARA O NATAL DE CRIANÇAS CARENTES

..

MORADORES DA ITABERABA FAZEM APELO AO PREFEITO DE JUAZEIRO

Temerosos que as suas residências sejam alagadas por conta do período úmido que se aproxima moradores da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Itaberaba, solicitaram a presença da reportagem para fazer um apelo ao prefeito Isaac Carvalho.

“Estamos felizes com a obra de duplicação da BA-210, mas ao mesmo tempo nos preocupa o fato de que o processo de drenagem foi feito em apenas 50m, aproximando ainda mais o canal das residências. Se chover na certa as nossas casas serão invadidas. O vereador do bairro, Bené Marques e os Secretários Paulo Bonfim (SESP) e Célia Regina (SEDUR), juntamente com o prefeito Isaac se comprometeram com a cobertura do canal, mas a nossa ansiedade é que o serviço aconteça logo, antes das chuvas”, expressou Elizete Franco Gadelha, em nome dos demais moradores...

Petrolina é representada em Fórum Nacional de Segurança Pública

Dentro do debate nacional sobre melhoria para as Guardas Municipais, a Prefeitura de Petrolina que sempre tem criado mecanismos de valorização também participa nesta semana da 12° edição do Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal. O evento, iniciado dia (28) acontece na cidade de Santos, em São Paulo, e será concluído nesta sexta-feira (30).

Integrando a comitiva, representando Petrolina, estão no evento o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira e os Guardas Municipais, Cícero José, Luís Carlos Souza e Amilton Eduardo Amariz Gomes. “Estamos sempre no meio das discussões e propostas, como forma de criar, juntos, soluções que beneficiem todas as realidades do nosso país. Estamos na ponta, na região Nordeste e como é o desejo do prefeito Julio Lossio, também temos a meta de oferecer uma realidade cada vez melhor para os nossos profissionais”, explicou o Cel. Daniel Ferreira...

Juciana Cavalcante Secom PMP

Bibliotecários de todo o Brasil reúnem-se em Fórum Nacional organizado pelo IF Sertão-PE no Vale do São Francisco

O VI Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais será realizado entre os dias 3 e 6 de outubro de 2011, na cidade de Petrolina. O evento acontece desde 2006 reunindo bibliotecários de todos os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Brasil e promovendo reflexões sobre o panorama e as perspectivas da área de Biblioteconomia e sua contribuição para o desenvolvimento científico e cultural do país. O Fórum é promovido pelo IF Sertão-PE, tem inscrições gratuitas e é aberto à participação dos profissionais de biblioteconomia de todas as instituições da região. A abertura será na segunda-feira, 3 de outubro, às 19h, no auditório do Sest/Senat e o credenciamento começa a partir das 17h.

Na programação constam grupos de trabalho, palestras, oficinas e visitas técnicas. A temática central do Fórum será a “Administração de Bibliotecas: desafios após a expansão dos Institutos Federais” apoiada pelos subtemas: Planejamento de Bibliotecas e Qualidade nas Bibliotecas. O Sest/Senat está localizado na Rua Zito de Souza Leão, número 10, Km 02, Petrolina, e já foram confirmadas mais de uma centena de inscrições, contando apenas os bibliotecários dos outros estados do país, fora os profissionais das demais instituições da região, como a UNIVASF, FACAPE, UPE, UNEB e Embrapa...

O FESTIVO MÊS DE SETEMBRO EM JUAZEIRO

Setembro é um mês extremamente festivo em nossa cidade. O sete de setembro sempre foi, civicamente, festejado, onde se revive a libertação do Brasil do jugo colonial do país lusitano. No meu modesto entendimento o celebre grito do Ipiranga não passa de um bem emoldurado quadro do pintor, Pedro Américo. Digo, sem medo de errar, que a consolidação da independência do Brasil, ocorreu, posteriormente com as guerras estouradas no nordeste, principalmente o Dois de Julho, quando foram derrotadas e expulsas as tropas do General Madeira. No dia seguinte ao Sete de Setembro, festivamente, comemoramos a data consagrada a Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro - é uma data marcante para a comunidade católica local.

Eu que me defino como um verdadeiro saudosista, na ocasião do novenário fico a recordar o saudoso orador sacro, Padre José Luna. Já finalizando o mês de setembro, registramos o aniversario da nossa Vinte e Oito de Setembro, hoje relegada ao abandono, por falta de ação de um bom gestor público municipal...

Profissionais do HUT participam da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos 2011

Em comemoração a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos 2011 profissionais das áreas de saúde do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) participaram na última terça-feira (27) de uma capacitação sobre os procedimentos corretos para a realização da doação de órgãos e de sensibilização dos profissionais para que incentivem o ato. O evento é promovido pela Central Regional de Transplantes de Petrolina.

A coordenadora do Banco de olhos do HUT, Emilia Teles explicou aos participantes todo o processo que envolve desde a doação até o transplante.  “É um processo bastante complexo que envolve familiares, mobilização da equipe de captação de órgão e a seleção do receptor, para que tudo isso seja executado em tempo hábil precisa de envolvimento e empenho de todos os profissionais”, explicou...

Anne Santana - Ascom Femsaúde

Programa Saúde Integral começa grupo Peso Saudável

O Programa Saúde Integral, que está comemorando o primeiro ano de existência com 97% de aprovação dos beneficiários da Unimed Vale do São Francisco, começou na última quarta-feira (28), a primeira turma do grupo Peso Saudável. Na abertura do encontro, que reuniu um número considerável de participantes no auditório Dr. Alírio Brandão - sede da cooperativa, a  médica e coordenadora do programa, Maria Luiza Barros falou dos bons resultados conquistados pelo Saúde Integral. “Temos hoje 200 beneficiários inscritos nos grupos Bons Ares, HGTezinho, Menos Pressão, Grupo de Atenção ao Diabético , Atividade Física e Saúde Integral nas Empresas.

Com o Grupo Peso Saudável esperamos ampliar nossos índices de aceitação que atualmente contabilizam números positivos, a exemplo de  que 90% dos usuários já tem um médico de referência, 92% estão em processo de perda de peso ou mantém o seu peso ideal, 62% deixaram o sedentarismo, 87%  adotaram hábitos alimentares saudáveis e 93% não necessitaram de atendimento de urgência devido às complicações das doenças crônicas”...

Clas Comunicação

Tudo pronto para apresentação do espetáculo O Mágico de Oz neste sábado em Juazeiro

A Cia Biruta de Teatro já está com tudo organizado para a estréia do espetáculo o Mágico de Oz, neste sábado(01), em Juazeiro. A apresentação será no teatro João Gilberto, a partir das 17h. O espetáculo, dirigido por Antônio Veronaldo, apresenta seis cenários móveis e trilha sonora ao vivo, comandada pela Orquestra Opus 68, um diferencial da peça que possibilita uma maior  interação entre os atores e o público. O Mágico de Oz ainda será encenada no domingo (2) e nos dias 8,9 e 12 de outubro.  Os ingressos custam R$: 10,00 ( preço único)...

Empresas de origem familiar da Serra Gaúcha apresentam modelo na Vinhuvafest 2011

Empresas de origem familiar da região produtora da Serra Gaúcha como a Casa Possamai, Adega Salvatti, Casa do Tomate e Casa da Ovelha, levarão palestrantes para o debate do I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo Rural da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste – Vinhuvafest 2011que é realizada pela Prefeitura de Lagoa Grande, Associação de Turismo da Ride Petrolina-Juazeiro/BA com apoio do Governo do Estado via secretarias de Agricultura e do Turismo, entre outros parceiros. São estórias de trabalho, dedicação e de visão empreendedora, que estarão presentes nas palestras.

A Vinhuvafest será aberta dia 6, a partir das 18h, e o Seminário acontece dias 7 e 8, a partir das 16h, no auditório do pavilhão de feira do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, onde também estará centralizada todas as atrações do evento. O público alvo do seminário são agricultores familiares das cadeias da uva e do vinho, do tomate e da caprinovinocultura, que são fortes em Lagoa Grande e na região...

Cinara Marques/ Ascom Vinhuvafest 2011

Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina realiza 4ª Edição do Dia da Cidadania

Depois de beneficiar as comunidades de Cristália, Nova Descoberta e Caititu, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o poder Judiciário de Petrolina e Fundação Mais, levou para o acampamento José Arnaldo, conhecido como DAN, localizado a 22km do Centro de Petrolina, a 4ª edição do Dia da Cidadania, ocorrido na manhã desta quarta-feira (28).

A ação Dia da Cidadania tem como proposta levar cidadania para as pessoas que não têm acesso a esses tipos de serviços, oferecidos pelo Poder Público, como destacou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho. “Essa ação foi desenvolvida pela gestão do prefeito Julio Lossio para chegar perto das pessoas. Nós precisamos levar os serviços, facilitar o acesso dos programas sociais previstos na Constituição Federal para favorecer essas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, salientou...

Mônica Silvestre/Secom PMP

Campanha contra pólio encerra nesta sexta-feira (30) em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que a 2º etapa da Campanha contra Pólio (paralisia infantil) vai até esta sexta-feira (30/09). Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de 5 anos para receberem a gotinha contra a doença, podem se dirigir às unidades munidos da carteira de vacinação. Até o momento foram vacinadas 16,5 mil crianças menores de 5 anos, o que representa 88,1% de cobertura, abaixo do que determina o Ministério da Saúde.

A meta é vacinar 95% do público. “Mesmo quem recebeu a primeira dose, deve receber a segunda. A vacina não tem efeitos colaterais graves e é a proteção das nossas crianças contra a paralisia. É importante que os pais não deixem de proteger a criançada contra a doença”, disse o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado. A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e no interior das 8h às 14h. Juazeiro possui 18,7 mil crianças nesta faixa-etária...

Vânia Castro/Ascom PMJ Foto ilustrativa Google