Foram encontrados 153 registros para a palavra: cenário

Julgamento de João grilo atrai grandes nomes do cenário jurídico a Petrolina

Com o intuito de simular um tribunal do júri popular e mostrar como se desenvolvem suas etapas, o projeto "Júri Épico" levará o personagem do "Auto da Compadecida", João Grilo, ao banco dos réus, no sábado (31), das 8h às 18h.

A segunda edição do evento acontecerá no "Espaço Maria Leite Recepções", localizado na Avenida Pedrinhas, no Serrote do Urubu, em Petrolina e reunirá grandes profissionais do Direito como Juízes, promotores e defensores...

Especialistas: cenário eleitoral sugere reeleição em Petrolina

Apenas com um acontecimento atípico a corrida eleitoral de Petrolina deve ter um desfecho diferente do apontado pela pesquisa divulgada, ontem, pela Folha/ Ipespe.

Especialistas ressaltam um cenário de difícil reversão. Para a cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda , Priscila Lapa, sobretudo por conta do espaço curto de tempo de campanha, é extremamente difícil que ocorra uma reversão no cenário que se desenha...

Bolsonaro seria reeleito em qualquer cenário, diz pesquisa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiria se reeleger para um segundo mandato, se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. De acordo com a pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (4) em uma disputa em primeiro turno com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou com ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro (sem partido), Bolsonaro conquistaria 31% dos votos.

Lula viria em segundo, com 17%, e Moro em terceiro lugar, com 13% dos votos. Em seguida aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; o apresentador de televisão Luciano Huck com 5%; e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4%...

Eleições 2020: Cenário em Casa Nova aponta para oposição dividida e prefeito apostando nisso para se reeleger

A eleição em Casa Nova segue em ritmo de acirrada disputa com pelo menos quatro chapas pleiteando a cadeira de prefeito do município: O atual gestor, Wilker Torres, candidato à reeleição, ainda sem vice definido; Galdino Araújo e Joelma Cota; Anísio Viana e Solon Xavier, além do produtor cultural Luciano Correia, que também não definiu seu vice.

Um analista político com atuação no município, consultado pela redeGN, disse acreditar que é praticamente consumada a manutenção de pelo menos três candidaturas até o pleito de novembro: “A conjuntura indica que dificilmente haverá uma unidade nas oposições, já que, embora hajam nteresses locais de barrar a reeleição do atual prefeito, existem outros fatores e interesses conflitantes a nível local, estadual e até nacional que não apontam para a possibilidade de unidade”, avaliou...

Ex-prefeito de Casa Nova foi sepultado nesta manhã em clima de comoção e com recados políticos que podem alterar cenários

Foi sepultado nesta manhã (17), no Cemitério Velho, em Casa Nova-Ba, o corpo do ex-prefeito Wilson Cota, que veio a óbito nesta madrugada, em Remanso, onde estava internado para tratamento da Covid-19.

Wilson Cota, de 69 anos, foi prefeito do município de Casa Nova entre 2012 e 2016, mas já havia disputado a eleição de 2008, que foi vencida pelo candidato Orlando Xavier, com pequena margem de votos. O resultado naquela eleição, com 49,44% dos votos para Orlando Xavier e 45,05% para Cota pavimentou sua chegada na eleição seguinte, derrotando o próprio Orlando Xavier, que disputava a reeleição, alcançando 63,21% contra 36,79% dos votos válidos...

Artigo: A aridez de uma vida cinzenta. 

Leitora envia texto e fotografias, denunciando a poda inadequada de árvores na orla de Juazeiro.

Confira:..

Cenário de pandemia motiva profissionais da saúde na busca por segunda graduação

A pandemia do novo coronavírus revisitou histórias de verdadeiros heróis de jaleco, que arriscam a própria vida para salvar a de milhares de brasileiros, acolhendo os pacientes na linha de frente do combate a este inimigo invisível. Neste contexto, os profissionais da saúde ainda têm pela frente o grandioso desafio de avançar em conhecimentos científicos e tratamentos. 

Para auxiliar na prática contextualizada com problemas reais da sociedade e na busca por um caminho interprofissional, o Centro Universitário UniFTC de Salvador está com inscrições abertas, até o dia 19 de julho, para quem deseja ingressar em uma segunda graduação em Medicina neste semestre 2020.2. A forma de ingresso destina-se exclusivamente a candidatos que já tenham formação em cursos da área de Saúde e está com vantagens exclusivas...

Dever de casa: sindicalista promove live com o tema Conhecimento liberta: cenários e desafios pós pandemia

Neste momento de quarentena aprofundar os conhecimentos é uma ótima opção. Nesse sentido, nesta quarta-feira ás 19hs, o sindicalista Gilberto Santana promoverá  uma Live abordando o tema "Conhecimento Liberta: Cenário e Desafios pós pandemia”.

A transmissão da live faz parte de uma série de discussões que o cientista político e mestre Gilberto Santana vai realizar. A ideia é expandir esses debates com outros dirigentes e convidados...

Associação dos exportadores de frutas do Vale do São Francisco discutem cenário pós pandemia

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou semana passada, do V Encontro de Exportadores do Vale do São Francisco. O Encontro teve como objetivo discutir sobre o impulsionamento das exportações de frutas do Vale do São Francisco para o mercado mundial.

Importante lembrar que o Vale do São Francisco é considerado um dos maiores polos de produção de frutas do país, principalmente voltado para a cultura de manga e uva...

Após saída de Teich, Moro fala em "cenário difícil'

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro,  usou o Twitter para criticar. "Cenário difícil, em plena pandemia, 13993 mortes até ontem. Números crescentes a cada dia. Cuide-se e cuide dos outros", disse.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde manifestou, por meio de nota, a "mais alta preocupação" com a instabilidade no Ministério da Saúde e na condução da pandemia. "A instabilidade e a falta de ações coordenadas e claras, neste momento, são inimigas da saúde e da vida", disse o presidente do conselho Alberto Beltrame.
 ..

FIEPE avalia cenário após dois meses de pandemia da Covid-19

Redução na produção, queda nas vendas, demissões e até o fechamento de empresas. Este foi o cenário descrito nesta quarta-feira (13), durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco - URSF/FIEPE. 

Realizada pela primeira vez por videoconferência, em decorrência do isolamento social pela Covid-19, a reunião começou com o diretor regional, Albânio Venâncio, apresentando, em linhas gerais, a situação do setor em Petrolina e região, desde o início da pandemia, no último mês de março...

COVID-19: Conselho Universitário constitui comissões para pensar a UNEB no atual cenário e pós-pandemia

O Conselho Universitário (Consu) da UNEB realizou sua primeira reunião neste ano de modo remoto, por intermédio do aplicativo Microsoft Teams. Contando com a participação de 40 conselheiros, as sessões foram presididas pelo reitor José Bites. Na abertura dos trabalhos os conselheiros relataram as atividades que suas unidades estão desenvolvendo remotamente neste período.

Foram constituídas duas comissões com o objetivo de refletir sobre o contexto da pandemia e as dificuldades geradas para desenvolvimento de atividades da rotina universitária, a fim de apresentar propostas de solução ao Consu que poderão subsidiar os encaminhamentos do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em relação a calendário acadêmico...

Venezuela diz ter matado 8 mercenários que vinham de barco para fomentar golpe

O regime de Nicolás Maduro disse que interceptou uma incursão marítima de "terroristas mercenários" que tentavam entrar no país a bordo de lanchas, vindos da Colômbia.

A oposição considerou o caso uma encenação, para desviar o foco de outros problemas. Segundo o governo, um grupo chegou na manhã de domingo (2) à costa de La Guaira, a 32 km de Caracas.

"Eles tentaram fazer uma invasão pelo mar. Era um grupo de mercenários terroristas da Colômbia, com a intenção de cometer atos terroristas no país e matar líderes do governo revolucionário", disse Nestor Reverol, ministro do Interior, em um discurso na TV. Segundo ele, essas ações seriam uma forma de ampliar a violência, gerar caos e, assim, criar condições para um golpe de Estado.

O governo disse que oito pessoas foram mortas na operação e duas, presas. Afirmou também que uma das lanchas afundou, e que barcos militares fazem buscas por sobreviventes na costa.

Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Constituinte, disse que um dos mortos é Roberto Colina, apelidado de Pantera e ligado ao general da reserva Cliver Alcalá Cordones. O militar é acusado pelos EUA de narcoterrorismo. Cordones rompeu com Maduro em 2013 e depois passou a apoiar o líder opositor Juan Guaidó.

O governo Maduro acusou Cordones de tentar introduzir no país um arsenal de armas apreendido na Colômbia em março, com a suposta participação de Guaidó, que negou as acusações.

Em um comunicado, Guaidó disse que o relato do suposto incidente deste domingo tem contradições e inconsistências, e que se trata de uma tentativa de desviar a atenção da rebelião ocorrida em um presídio na sexta (1º), que deixou ao menos 47 mortes, e de uma briga de gangues em Caracas no sábado (2).

O governo colombiano disse que as acusações de envolvimento do país são infundadas, e também classificou o caso como uma ação para tirar o foco de problemas reais.

Maduro frequentemente acusa seus adversários de tentar derrubá-lo do poder com o apoio dos EUA. A oposição diz que são acusações sem fundamento, inventadas para justificar a prisão de opositores.

Os Estados Unidos, o Brasil e dezenas de outros países consideram que a reeleição de Maduro em 2018 foi ilegítima, e não o reconhecem como líder da Venezuela.

No entanto, Maduro segue no comando, com apoio das Forças Armadas e de países como China e Rússia. O país enfrenta uma grave crise econômica e social, que levou milhões de pessoas a deixar o país. ..

Cenário político da Univasf vive dias tensos e pode prejudicar ações da universidade, entenda:

A Universidade Federal do Vale do São Francisco vem vivendo dias tensos nas últimas semanas. E não estamos falando do enfrentamento ao Covid-19, e sim dos desdobramentos do seu processo eleitoral para reitor. Após vitória no primeiro turno da chapa encabeçada pelos professores Télio Leite e Lúcia Marisy, a chapa perdedora composta pelos também professores Jorge Cavalcanti e Ferdinando Carvalho recorreu ao MEC e à justiça, alegando irregularidades no processo.

Decorrido o prazo de mandato do professor Julianeli, último reitor da instituição, o processo não havia sido concluído e o MEC nomeou como reitor pro-tempore, o professor Paulo Cesar Fagundes, que é membro do Colegiado de Medicina do Campus Petrolina, e um apoiador da chapa perdedora...

Coronavírus: mesmo com cenário da pandemia, fruticultura irrigada se mantém em Petrolina e região

Existem setores que não podem parar, a exemplo do alimentício, que mesmo diante da atual pandemia por coronavírus não pode parar com suas atividades e produção.

Em Petrolina, cidade sertaneja que integra o Vale do São Francisco - região que é a maior produtora de frutas do Brasil, a fruticultura irrigada continua com ótimo desempenho e mostrando bons números para a economia, além de manter os trabalhadores atuantes com todas as medidas padrões de profilaxia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)...

Cenários para o Brasil: isolamento vertical ou horizontal?

Nos últimos dias foi estabelecido um debate na sociedade brasileira entre duas opções de combate ao impacto do novo coronavírus no país. A primeira, de maior aceitabilidade internacional e defendida pela maior parte dos especialistas em saúde pública, bem como pelos governadores dos estados brasileiros.

A segunda por sua vez é mais controversa, sendo defendida pelo governo federal, por um grupo mais fiel a esse governo e pelo presidente norte-americano...

Cenário em que 1% da população brasileira seja infectada pelo coronavírus, as internações em UTI podem custar R$ 930 milhões ao SUS

Em um cenário em que 1% da população brasileira seja infectada pelo novo coronavírus, só as internações em unidades de terapia intensiva podem custar pelo menos R$ 930 milhões ao sistema público de saúde. 

É o que aponta estudo inédito do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps), que levou em consideração o custo de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por condições semelhantes à Covid-19...

Sobradinho é cenário das gravações do longa metragem nacional "Deserto Particular"

No último sábado (16), a cidade de Sobradinho foi cenário para as gravações do longa metragem nacional "Deserto Particular". A equipe de produção e atores gravaram em vários pontos da cidade como, Mercado Municipal, Barragem, Porto de Juacema, Serrote do Urubu e centro da cidade.

"Deserto Particular" é um longa-metragem de ficção produzido pela Grafo Audiovisual e dirigido pelo renomado diretor Aly Muritiba. A obra, que está em fase de pré-produção e será rodada em Curitiba e em cidades da Bahia, conta a história de Daniel, um policial militar de 40 anos que mantém uma relação virtual com uma mulher chamada Sara. Após perceber um afastamento estratégico por parte de sua amada, Daniel inicia uma jornada que o leva até a cidade de Sobradinho - Ba. Ali, ele descobre que Sara desaparecera por medo de algo que ele fez no passado. Daniel precisa agora fazê-la acreditar que o amor que ele sente por ela mudou seu comportamento violento...

Mercado do Produtor de Juazeiro é cenário de gravação de filme nacional

O Mercado do Produtor de Juazeiro ocupa, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento/CONAB, o 4º lugar como maior entreposto em volume e comercialização do país e foi cenário de gravação na segunda e terça-feira (12) do filme nacional ‘Deserto Particular’.

O longa-metragem tem duração aproximada de noventa minutos e teve gravações iniciadas em Sobradinho, além de algumas cenas gravadas no Ceasa de Juazeiro. O filme tem como diretor Aly Muritiba, que já dirigiu 9 curtas-metragens, 1 documentário de longa-metragem e 2 longas-metragens de ficção, com os quais conquistou mais de 150 prêmios em festivais de cinema. Na TV, Muritiba dirigiu as séries de ficção ‘O Hipnotizador’ – S2 (HBO), ‘Nóis por Nóis’ (TV Brasil), ‘Os Irmãos Freitas’ (Space), ‘Carcereiros’ – S2 (Rede Globo) e ‘Irmandade’ (Netflix)...

Último dia de FLIU levará parte dos cenários da dramaturgia brasileira para a discussão

Mais que simplesmente cenários dentro da dramaturgia brasileira, o sertão e a favela são territórios míticos, de crise, são carregados de simbolismo, pois expõe as fraturas sociais do País. Esse é o recorte da sexta mesa da Festa Literária de Uauá – FLIU, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, no município de Uauá, sertão da Bahia.

"O uso do sertão e da favela na dramaturgia brasileira – Mais que simplesmente cenário", foi o título escolhido para a mesa que terá a presença do escritor Paulo Lins e o cineasta Wilson Freire e mediação do professor de Comunicação da UNEB, Josemar Pinzoh...