Foram encontrados 786 registros para a palavra: Santos

Foi sorteada ordem de apresentação das músicas no Edésio Santos

Na tarde desta terça-feira, 14, na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro, aconteceu o sorteio para a ordem das músicas que serão apresentadas na 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, que acontece nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto.

O sorteio aconteceu na sala da Superintendência de Cultura e contou com a participação de alguns intérpretes e autores das canções. “Esse momento é de esclarecimentos para os artistas que irão participar desta edição do festival e de muita expectativa para todos já que estaremos homenageando os Novos Baianos e lembrando com muita saudade do nosso artista, poeta, ator e compositor Manuca Almeida. Então será um evento à altura de Edésio e de todos os artistas que estão participando”, garante o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias...

ARTIGO – ENCONTROS E REENCONTROS (II)

Nos tempos bicudos e conturbados em que hoje vivemos, soa como uma graça divina o ar alegre, sorridente e cheio de empolgação de pessoas que um dia na trajetória da vida se encontraram por um acaso do destino e das lides profissionais, mas que souberam construir com rara maestria uma sólida e duradoura relação de amizade cordial, quase familiar...! Cada abraço traz a expressão do entusiasmo e da felicidade visivelmente estampada na face de todos. Algo complexo e intraduzível em palavras!

O meu ânimo de cronista calejado ao longo de tantos anos encontra relativa dificuldade em traduzir a força de tamanha energia que emana desses jovens já amadurecidos pelo tempo, ou não, mas cuja vibração tem uma grandeza incomensurável! A idade de cada um perde o grau de importância, ainda que cabelos já se foram ou vaidosamente mudaram de cor, enquanto algumas leves protuberâncias também surgiram aqui ou acolá, mas, que servem como alimentadores do papo gozador de cada um durante o reencontro! Os atletas de ontem, não mais correm no campo com a mesma juventude; o “baba”, sempre muito organizado, tem até Diretor responsável, mas, já não tem a empolgação de outrora, visto que este ou aquele já não joga mais o mesmo futebol; ainda assim, a torcida vibra com carinho, compreensão e tolerância...

Eu pensei que os poetas fossem eternos! - Homenagem a Manuca Almeida, por José Carlos Medeiros dos Santos


A tristeza impactante da notícia inesperada deixa órfãos os corações dos apaixonados, dos sonhadores e daqueles que anseiam um mundo melhor.Segue Manuca Almeida, em direção a Deus, mas, deixa em nós, a certeza que poetizar a vida, vale a pena, e mesmo tendo medo de amar, mais do que já amou; amou tão intensamente a vida, que eterno se tornou.

Franzino, de corpo mais gigante por natureza, suas ideias e ideais nunca serão esquecidas por nossa juazeiro. Segue em paz eterno poeta. Segue paz com Deus; pois tenho certeza, que os poetas nunca morrem!!!..

SECULTE convoca selecionados do Festival Edésio Santos para sorteio da ordem de apresentações

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, convoca os artistas selecionados na 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção – que acontece de 30 de novembro a 02 de dezembro - para participar do sorteio da ordem de apresentação musical, na próxima terça-feira, 14, às 15h, na Secretaria de Cultura e Turismo na Avenida Carmela Dutra (Orla I), nº 683, Centro.

Segundo o Secretário de Cultura, Sérgio Fernandes, a organização da 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção está caminhando para ser mais um sucesso. “Estamos convocando as pessoas que foram selecionadas para que possamos realizar o sorteio da ordem de apresentações. Mas também vamos aproveitar e falar sobre os ensaios, que já têm data para começar”, disse...

ARTIGO – TURISMO DIPLOMÁTICO ou FARRA DO BOI?

A todo instante, os fatos corriqueiros do dia a dia nos permitem recordar coisas interessantes, e hoje me permito relembrar de algo ligado à infância, o qual é bem marcante na fase da formação infantil. Por exemplo, quem não presenciou em algum momento o calundu de algum garoto birrento, a chorar incessantemente, e o pai impotente em contê-lo, opta pela solução que mexe com a sensibilidade da criança, e assim promete que em troca do imediato final daquele choro descontrolado ela receberá o prêmio de algum brinquedo desejado, ou um passeio ao parque...! Ressalte-se que essas promessas saem do bolso do pai do chorão, posso afirmar!

No mundo real dos adultos de hoje estamos convivendo com uma penosa história, bem análoga a essa figura indócil da criança, só que na imagem de um Poder político fragilizado que encontra alento e fortalecimento na linguagem da troca, e cujo idioma entre eles mais parece um dialeto de entendimento restrito a uma certa organização que integram. Só não sabemos dizer se é organização criminosa-política ou política-criminosa, em virtude de tudo isso que o amigo leitor já sabe...

Mulher procura parentes em Juazeiro

A incerteza sobre onde uma pessoa querida está, ou mesmo a falta de notícias sobre um família é uma das maiores dores pela qual se passa. Dona Maria de Lourdes dos Santos é juazeirense e mora em Brasília, e sofre com esta incerteza. Ela procuro os irmãos Carlos Alberto e Maria Luiza dos Santos. Os nomes dos pais de dona Lourdes são: mãe Josefa Pereira e José Francisco dos Santos. Os avos eram Avelina Maria da Silva e Caetano Pereira da Silva.

Informações ligar para (61) 99844 6359- Contato Regina...

Homem acusado de matar Layse dos Santos irá a Júri Popular este mês

Cléber Araújo, 38 anos, acusado de matar a tiros Layse dos Santos Silva, de de 20 anos, vai a júri popular no próximo dia 22 (quarta-feira), no Fórum Conselheiro Luiz Viana, Bairro Alagadiço, em Juazeiro. A primeira audiência do caso Laise dos Santos Silva, de 20 anos, morta em junho deste ano pelo ex-namorado, quando saía do trabalho, na cidade de Juazeiro. Durante o crime, o mototaxista que levava Laise também foi atingindo por tiros, mas sobreviveu.

Cléber Araújo dos Santos foi preso pelo crime no dia 13 de julho e foi localizado com a arma usada para matar a vítima. Posteriormente, o acusado foi transferido para o Conjunto Penal de Juazeiro...

ARTIGO – “VERGONHA DE SER HONESTO...”

O humorista José Simão, em suas sátiras diárias pelo Rádio no programa do âncora Ricardo Boechat, insinuou de forma jocosa que o Papa Francisco ao canonizar 30 Santos brasileiros, teria esquecido do Lula! Apesar do tom humorístico e sarcástico, a insinuação não deixa de conter uma verdade, visto que o nosso ex-presidente vem conseguindo o milagre de se manter em notória campanha eleitoral, mesmo condenado em um processo e responder a tantos outros...! Outro detalhe importante: nas pesquisas detém o maior índice de REJEIÇÃO (50% da População!) e, ainda assim, é o PRIMEIRO na corrida presidencial para 2018 (30%), o que, também, não deixa de ser um notável milagre! Talvez, nem tanto, porque na verdade o que temos é uma escassez de nomes dignos, ou a nulidade dos nomes existentes que é muito grande!

Para o sossego dos amigos petistas, destaco, porém, que o ponto central do tema desta semana não é o Lula, nem “i santi brasiliani” do Papa, mas gostaria de lembrar de um baiano que bem poderia ser chamado de profeta (vejam, na sequência, as citações de SÃO RUY BARBOSA), visto que no Senado, 103 anos atrás, já profetizava a tragédia que hoje vivemos:..

ARTIGO – UMA PERIGOSA OMISSÃO!

Para qualquer dos diversos níveis na formação de conhecimento do cidadão, seja escolar, acadêmico ou intelectual, ou até mesmo a falta desses requisitos pessoais, mas cuja inexistência não descaracteriza, em absoluto, a personalidade e o caráter do indivíduo, um entendimento inquestionável sempre foi o de que o Supremo Tribunal Federal-STF é o repositório da confiança, da credibilidade e das esperanças de um povo, conceito ao qual me associo plenamente! Nem mesmo nos mais simples diálogos entre amigos pode ser concebida a evidência de dúvidas sobre o julgamento de qualquer natureza emanado da mais Alta Corte e última Instância do Judiciário nacional. 

Na verdade, encerra um sentimento de respeito tanto pelo que representa a Instituição SUPREMA CORTE como de admiração pelo enorme manancial de conhecimentos dos seus Doutos Ministros, não somente quanto às lides jurídicas, mas, sobretudo, como fator de referência no campo do equilíbrio, independência e responsabilidade nas decisões proferidas. Considerando o alto poder interpretativo das leis e a missão ímpar de salvaguardas da Constituição Federal, ficar em cima do muro em qualquer circunstância, contudo, é inconcebível e jamais passou pelo imaginário de qualquer cidadão brasileiro! E o pior é que o julgamento emitido pelo Plenário do STF diante da decisão da 1ª. Turma na Medida Cautelar contra o Senador Aécio Neves demonstrou uma postura de insegurança ou acomodação ao transferir ao Senado o poder de autodefesa do julgado, e isso, para o futuro, sem dúvidas será um benefício corporativo explícito para todos os seus membros. Defina-se: raposa sendo julgada por raposas!..

ARTIGO – O BRASIL PRECISA DE UM “GPS”!

São tantas e tão velozes as conquistas oferecidas ao homem pelo desenvolvimento tecnológico ao longo das últimas décadas, que, às vezes, por instantes foge até à percepção humana o valor intrínseco de cada avanço à sua disposição. Para quem conviveu feliz com a época da pujança do rádio, a rapidez das mensagens chegadas pelo telégrafo, as ligações telefônicas que dependiam do giro de uma manivela que acionava a chamada à telefonista para que essa completasse um interurbano...! O leitor mais jovem vai dizer: “mas isso era coisa antiga e de cidadezinha do interior...”; e eu lhe respondo como testemunha presencial: ledo engano; a cidade era Feira de Santana, no final da década de 1950 e quando, como adolescente, era aprendiz de gráfico no Jornal “Folha do Norte”, e assim era a telefonia de então! E o Telex, cujo equipamento simplesmente começava a funcionar rápido e sozinho, a datilografar a mensagem enviada por alguém!!! Certamente faz parte do folclore, mas contam que um vigilante da noite, no interior de uma agência bancária, saiu correndo aos gritos pensando ser uma assombração, ao ouvir o som das teclas funcionando sozinhas!... 

Os registros acima chegam a ser hilários diante do que veio depois, nas décadas seguintes e até os dias atuais. Os computadores, no princípio de tudo, eram equipamentos que ocupavam salas inteiras das grandes empresas (vide foto), e hoje os arquivos com milhões de informações estão constritos a minúsculos chips...! A Era da informação ou Era Digital veio para transformar e impactar o mundo!..

Papa torna santos os primeiros 30 mártires do Brasil

Maior país católico do mundo, o Brasil ganhou 30 novos santos na manhã deste domingo (15). Em uma cerimônia na praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco canonizou os "mártires do Rio Grande do Norte", grupo de fiéis católicos assassinados por holandeses calvinistas em 1645. Pronunciando a fórmula ritual da canonização, o Pontífice declarou santos os sacerdotes diocesanos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o camponês Mateus Moreira e outros 27 leigos, incluindo quatro crianças.

Ao anúncio do Papa, um grande aplauso se elevou da multidão formada por peregrinos e delegações oficiais provenientes do Brasil e dos países de origem dos outros cinco santos proclamados por Francisco: os adolescentes indígenas mexicanos Cristobal, Antonio e Juan, que viveram no século 16, o espanhol Faustino Míguez (1831-1925), e o italiano Angelo d'Acri (1669-1739)...

ARTIGO 260 – BRINCANDO COM FOGO!

As redes sociais como fruto da avançada modernidade tecnológica, vêm ocupando nos últimos tempos as atenções gerais das pessoas, seja para a comunicação informal, o humor divertido de piadas próprias e impróprias, a maior aproximação entre pessoas e grupos, ou mesmo como eficiente instrumento de propagação de verdades e mentiras de toda natureza. Obviamente, os políticos e seus marqueteiros não iriam desprezar um canal tão eficaz como esse para a propagação de suas ideias legítimas ou ilegítimas, mas que atingem o alvo pretendido, visto que o compartilhamento se multiplica com uma incrível velocidade. E tudo isso do jeito que eles mais gostam: 0800!

Ao longo da última semana, o WhatsApp ou Zap-Zap, como se popularizou, foi infestado por mensagens gravadas em vídeo, em que o General Mourão, do Exército Brasileiro, fez duras manifestações de repúdio ao cenário atual de bandidagem, corrupção e bandalheira que domina o país e que suscitaria a possibilidade até de intervenção militar se a limpeza geral não for providenciada por quem de direito dos Poderes Institucionais vigentes. Verdade seja dita, todos vulneráveis...

Seculte divulga lista final das músicas que concorrem ao Festival Edésio Santos da Canção 2017

Por ferir as normas estabelecidas em edital, duas músicas inscritas e selecionadas para concorrer ao Festival Edésio Santos da Canção de 2017, foram substituídas pela Organização do Festival, seguindo os critérios de pontuação estabelecidos pela Comissão de Triagem. A nova lista foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 5.

Duas músicas de Juazeiro-BA, ‘A saudade é uma cela’, de autoria de Dudé Casado, e ‘Nu e Cheio’, de Armando Rafael, deram lugar a ‘Tenha Fé’, de Massay Coelho, de Juazeiro-BA, e ‘Mistérios de Mulher’, de Laécio Beethoven, de Salvador-BA. As citadas obras, conforme ficou comprovado, ferem o princípio do ineditismo exigido no Edital em seu artigo 6* e seus desdobramentos...

Vereador Gilmar Santos (PT) responde a pronunciamento de Ronaldo Cancão, repercutido no blog

O vereador Gilmar Santos, do PT de Petrolina, encaminhou nota ao Blog Geraldo José respondendo matéria publicada neste veículo, com repercussão de pronunciamento feito pelo Vereador Ronaldo Cancão no legislativo petrolinense, em que acusou o vereador petista de "gostar de macumba", quando da discussão do projeto que trata do novo Código Tributário e parcelamento das dívidas do IGEPREV.

Confira a nota:..

Entre Aspas: Vossa Excelência gosta de macumba e eu não concordo, dispara Ronaldo Cancão

..

Ronaldo Cancão acusa vereador da oposição de gostar de macumba

A sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina teve uma discussão acima do tom, envolvendo o vereador do PT, professor Gilmar Santos e Osinaldo Souza (PTB) e Ronaldo Cancão. A reunião aconteceu ontem dia 2 para discutir o novo Código Tributário e ao reparcelamento das dívidas do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (Igeprev).

Gilmar Santos citou a Bíblia para justificar, de acordo com ele, a "hipocrisia e a injustiça praticada para aprovar o projeto". Detalhe: recentemente foi aprovado na Câmara o Dia Municipal da Bíblia, projeto autoria do vereador Rodrigo Araújo (PSC). A citação provocou a discussão. “Aqueles que leem a Bíblia tratam o povo assim”, criticou Gilmar fazendo referência a aprovação do projeto do Código Tributário, que segundo ele, "vai prejudicar os mais pobres". ..

ARTIGO – ESTAMOS A CAMINHO DA ANARQUIA?

A escolha de um tema semanal, em meio a tantos acontecimentos do dia a dia plenos de notícias ruins, torna-se uma tarefa espinhosa para qualquer cronista do cotidiano. Ainda mais quando são inquietantes as convulsões políticas e econômicas que atormentam a vida nacional, e assim se é induzido a analisar desagradáveis e visíveis conflitos entre os Poderes constituídos da República. Conquanto o Art. 2º. da Constituição Federal de 1988, estabeleça a condição tripartite que caracteriza e define a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que funcionarão de forma a assegurar-lhes “autonomia, independência e harmonia entre si”, aqui ou acolá, às vezes, se ouve manifestações até pouco elegantes quanto a determinadas decisões assumidas por um ou outro Poder. Poderia ser melhor? Deveria e, na verdade, é obrigação, sim!

As atribuições específicas de legislar, executar e julgar, na ordem específica dos Poderes, indica a responsabilidade constitucional que pesa sobre cada um, e assim não deveria ser um fato normal a ingerência ou pré-julgamentos sobre as decisões emanadas dentre esses segmentos, a menos que elas estivessem acontecendo em total desrespeito aos limites legais e admissíveis. O contrário dessa forma inteligente de convivência harmônica é o que menos temos visto, infelizmente!..

OPINIÃO SOBRE A CONCESSÃO DO TÍTULO HONORIS CAUSA A LULA

Em e-mail ao Blog o aluno de Ciências Sociais Diego, expressa sua opinião sobre a aprovação do título de Doutor Honoris Causa pela Univasf ao ex-presidente Lula.

A UNIVASF VAI DAR TÍTULO DE DOUTOR A LULA— NADA MAIS COERENTE...

MÚSICO DENUNCIA FALTA DE INEDITISMO EM CANÇÕES DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO. SECULTE ESTÁ INVESTIGANDO

Músico juazeirense, que pediu para não ser identificado, em e-mail ao Blog Geraldo José, denuncia irregularidades (descumprimento) num dos principais critérios de certificação do Festival Edésio Santos da Canção: O ineditismo das canções inscritas. Confira:

"Amigo comunicador, venho através desta, mostrar, não só a minha, mas a indignação de muitos artistas e compositores do Vale do São Francisco. Recentemente a Prefeitura de Juazeiro divulgou as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção, entretanto, o Festival, nos últimos anos, tem se mostrado desacreditado e muito pouco confiável, pois a qualidade da curadoria e júri deixa muito a desejar. E neste ano a preguiça ou, arrisco até mesmo a dizer, falta de boa fé pela a organização deste festival. Eu não quero me identificar...

Conheça as 24 músicas selecionadas para o Festival Edésio Santos da Canção

No último final de semana aconteceu, em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, a curadoria do Festival Edésio Santos da Canção, que classificou as 24 músicas concorrentes do festival que irá acontecer de 30 de novembro a 02 de dezembro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

As 24 músicas classificadas foram publicadas no Diário Oficial deste dia 27 de setembro, e estarão disponíveis na secretaria e no site da Prefeitura. “Agora vamos preparar o Festival e organizar os ensaios com a banda base. Algumas pessoas ainda questionam o porquê da curadoria acontecer fora de Juazeiro, mas é que já houve a experiência de ser em Juazeiro e o resultado não foi bom, havia preferências nas escolhas, resultados eram vazados. Fazendo em outro local prezamos pela isonomia, de forma idônea, inclusive com curadores que já fazem esse trabalho constantemente”, afirma o Gerente de Cultura Ramon Raniere. ..