Foram encontrados 141 registros para a palavra: Tradição

Juazeiro: Tradição, conhecimento e envolvimento da juventude marcam apresentações de quadrilha junina

“Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo, olha pra aquele balão multicor, como no céu vai sumindo”. O São João passou e deixou muitas lembranças e, se por um lado, os olhos já não miram o céu admirando os balões, como acontecia décadas atrás, o período de festas de junho atrai olhares para as quadrilhas juninas, as quais apresentam muito brilho, passos bem marcados e enredos que encantam e ajudam a disseminar as histórias e a cultura nordestina.

Formadas predominantemente por jovens, as quadrilhas juninas promovem a reunião da juventude em torno da cultura, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo. Uma das juninas que tem ganhado destaque é a Quadrilha Buscapé, sediada no bairro Kidé, na periferia de Juazeiro-BA. “Quando a gente formou o grupo de quadrilha junina, que era só quadrilha junina, a gente pensou na questão de diversão e entretenimento do bairro. Depois do bairro foi passando para outros bairros e quando a gente viu já estava tomando conta da cidade”, conta Zenaide Diogo, Coordenadora da quadrilha...

Tradição, forró e muito arrasta pé marcam a volta das festividades do São João da Baixinha, no distrito de Juremal

As festividades do São João da Baixinha, no distrito de Juremal que iniciaram no sábado (18), retornaram nesta quinta-feira (23) com muita tradição, forró e arrasta pé, trazendo de volta o sentimento de pertencimento do povo da localidade. O sanfoneiro Jó do Acordeon e a dupla Edinho e Juju comandaram a festa, que reuniu uma multidão. 

Para a prefeita Suzana Ramos, o momento é de gratidão. “Estou muito feliz, em mais um dia do São João da Baixinha, festa do nosso padroeiro local, São João Batista, e é uma felicidade muito grande estar aqui festejando com esse povo guerreiro e todos que vieram prestigiar essa festa linda. Essa festa tem despertado o sentimento de pertencimento dos moradores de Juremal por esse lugar, que é muito acolhedor”, expressou a gestora. ..

Artigo - São João: Uma bela tradição

Imagem do São João de 2019 na fria cidade de Maracás-BA

No instante em que procurava mais um tema semanal, em meio a tantos que o cenário político oferece a qualquer cronista do cotidiano, eis que a mente me lança um leve desafio e uma gostosa provocação: por que não abordar a respeito dos excitantes efeitos da Festa Junina sobre a sociedade nordestina?..

Com forró pé-de-serra e romance, Prefeitura de Juazeiro continua resgate da tradição junina com Santo Antônio na Orla II

A segunda noite do Santo Antônio das Tradições, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, foi um verdadeiro sucesso. Com muito forró pé-de-serra, quem estava sozinho ou acompanhado no pátio da Orla II aproveitou pra dançar aquele xote e ainda se apaixonar pelo show romântico de Léo Magalhães.

A festa deste sábado (11) foi iniciada pelo forrozeiro Franklin Castro, seguido do show de Ney Alves. Logo depois, foi a vez de Léo Magalhães subir ao palco...

Reforçando a tradição, Prefeitura de Juazeiro celebra padroeiro de Juremal com "São João da Baixinha"

A comemoração dos festejos juninos, em Juazeiro, não irão terminar junto com o Santo Antônio das tradições e o concurso de quadrilhas. Além destes eventos, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), irá promover o "São João da Baixinha" no distrito de Juremal, entre os dias 18 e 19 de junho e de 23 a 25 de junho.

A festa é uma tradição da localidade, que tem como padroeiro o santo que dá nome ao evento mais importante do Nordeste. Serão cinco dias de apresentações que vão desde o forró ao arrocha. Após dois anos sem a realização de eventos por conta da pandemia, o município comemora a retomada das festas, e irá trazer o cantor apaixonado, Silvano Sales no dia da abertura do evento...

Comunidade de Umbuzeiro, no Salitre, retoma tradição de festejo de maio

Na lembrança das pessoas mais velhas o 31 de maio era dia de muita fé e festa na comunidade de Umbuzeiro, no Vale do Salitre, município de Juazeiro. Durante muitos anos, crianças, idosos e jovens tinham como certo o encerramento do novenário em louvor ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria, tradição iniciada há mais de 100 anos, segundo relatos orais. Independente do dia da semana, a data sempre reunia centenas de pessoas para prestigiar a festa religiosa, seguida de leilões e forró.

Com o passar dos anos a tradição foi se modificando, a comunidade ganhou uma igreja maior, bancos e cadeiras em vez de esteiras para os fiéis sentarem, porém, o público foi diminuindo a cada ano. Com isso, em 2014, a novena de maio em Umbuzeiro deixou de ser realizada, para a tristeza de algumas pessoas...

Casa de Cultura de Salgueiro recebe exposição 'Irineu do Mestre: herdeiro de uma tradição artística'

O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, estará sediando a exposição “Irineu do Mestre: herdeiro de uma tradição artística”, na Casa de Cultura da cidade. 

Durante todo o mês, as peças produzidas pelo artesão estarão disponíveis para a visitação...

Tradição e cultura marcam Festa dos Caretas em Santana do Sobrado

Após dois anos sem a centenária tradição dos desfiles dos mascarados na Semana Santa do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova, os grupos culturais foram às ruas. Para matar a saudade, uma grande estrutura de incentivo e apoio da gestão municipal foi montada. Vestidos com fantasias fantasmagóricas, representando figuras da cultura popular, os grupos de jovens fizeram a festa da localidade. Atraindo uma multidão para a Praça central, os personagens brincaram e animaram o domingo de Páscoa (17) da localidade. 

Morador do distrito, o vice-prefeito, Benedito de Santana, comemorou o retorno da festa. "Os caretas fazem parte de nossa identidade cultural. Estávamos com saudade dessa folia, mas, agora, com um cenário mais controlado, não podíamos deixar de festejar. Investir em cultura é uma marca da gestão que tenho muito orgulho de participar sob a liderança de Wilker Torres", pontou. ..

Tradição dos Penitentes em Juazeiro (BA)

Expressão de Religiosidade Secular de nossa querida Juazeiro da Bahia implantada pelos frades franciscanos que aldearam os índios Tamoquins, Tamoqueus, Coroados, Tapuias, Massacarás e Kariris.

Iniciando aí também a catequese da igreja católica, consequentemente, a penitência no período Quaresmal...

Penitentes mantêm tradição secular em Juazeiro durante a quaresma

Junto com a Páscoa, os penitentes de Juazeiro encerram o seu período de procissão pelas ruas da cidade. A tradição secular é seguida por mulheres e homens vestidos de branco, que entoam cantos e rezas para alimentar as almas daqueles que morreram sem ter seus pecados perdoados. 

Da Quarta-feira de Cinzas até Sexta-feira Santa, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, o Cordão de Dona Nenezinha, único remanescente da tradição em Juazeiro, caminha pelas ruas do bairro Santo Antônio até o Cemitério Municipal, carregando uma cruz e percorrendo suas 7 estações de oração. ..

Hoje comunidade católica homenageou São José, pai adotivo de Jesus e esposo de Maria na tradição cristã

Pela primeira vez uma procissão fluvial para homenagear o Santo padroeiro da comunidade católica da Ilha do Rodeadouro.

A Paróquia Santo Antônio, juntamente com lideranças locais, Marinha e Associação dos barqueiros organizou uma procissão fluvial na manhã de hoje...

Ministério Público de Milão envia pedido de extradição e mandado de prisão internacional para Robinho

O Ministério Público de Milão enviou ao Ministério da Justiça um pedido de extradição e um mandado de prisão internacional para Robinho. As informações são do jornal "La Repubblica", que frisa que o Brasil não permite a extradição de seus cidadãos, mas que a medida pode permitir que o jogador seja preso caso decida deixar o país rumo a outros destinos.

Robinho foi condenado de forma definitiva a nove anos de prisão por violência sexual contra uma jovem de 23 anos em uma boate em Milão, em janeiro de 2013, junto a seu amigo, Ricardo Falco. O Supremo Tribunal da Itália confirmou em janeiro deste ano a decisão do Tribunal de Justiça de Milão, tomada no fim de 2020...

Prefeitura de Juazeiro celebra tradição nordestina na IX Festa do Vaqueiro

Vestindo gibão, devidamente paramentados, os vaqueiros foram chegando aos poucos à casa do vaqueiro João Bosco Xavier do Nascimento, o Bosquinho, onde a tradicional Festa dos Vaqueiros de Juazeiro começou, há 25 anos. Na concentração para a cavalgada, um café da manhã reforçado e o aboio, canto do vaqueiro, entoado durante todo o trajeto para conduzir cavalos e cavaleiros até a missa, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.

Emocionada, a prefeita Suzana Ramos ressaltou a felicidade de poder reverenciar os vaqueiros nesta nona edição. "Estou muito emocionada porque essa é a nossa cultura, é a cultura da nossa gente. E depois de dois anos sem ver uma Festa do Vaqueiro, no momento em que estamos vencendo essa pandemia, é muito gratificante participar dessa  celebração e cumprir o nosso propósito que é resgatar essa festa do vaqueiro e devolver ao povo", disse a gestora, que estava acompanhada do vice-prefeito Leonardo Bandeira, do deputado estadual Roberto Carlos, do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes e sua equipe...

"Há uma contradição. É a aliança política entre o grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra e o presidente Bolsonaro", argumenta Raul Henry

Através de Nota oficial o deputado Raul Henry - presidente do MDB de Pernambuco, explica o não da candidatura do atual prefeito Miguel Coelho, ao governo do Estado de Pernambuco. Confira:

Em relação à nota divulgada hoje, 13 de julho, pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, temos a esclarecer o seguinte...

Curaçá mantém viva a tradição da Festa dos Vaqueiros, neste sábado (3) e domingo (4)

Curaçá, na Bahia, mantém a tradição e se transforma neste final de semana na Capital Brasileira do Vaqueiro, com a realização da sua tradicional festa popular em homenagem à figura do homem do campo e seu cavalo.

Realizada a quase 70 anos, a Festa dos Vaqueiros de Curaçá é uma tradição que movimenta todos os segmentos sociais, culturais e econômicos do município e reúne além da população do município, muitos turistas da região e de outros recantos do país...

Só a preservação pode assegurar tradição milenar da pesca no Rio São Francisco

A pesca é uma prática de subsistência antiga que vem garantindo o sustento de gerações e gerações durante milênios. Como atividade comercial, é praticada com muita força ao longo de todo o litoral brasileiro, que se estende por mais de 8.500 km de Costa, representando elevada importância social e econômica para uma grande parcela de trabalhadores.

Com definições claras, existem além da pesca de subsistência, a pesca artesanal, praticada diretamente por pescador profissional, de forma autônoma ou em regime de economia familiar...

Festejo junino mantém tradição com lives

A época mais "quente" do ano nordestino chegou e a lembrança mais viva é das grandes fogueiras de arder o rosto, as ruas repletas de bandeirolas vermelhas e amarelas e a variedade de comidas derivadas do milho – de fato tem para todos os gostos. No entanto, o atual cenário pandêmico tem impossibilitado a realização da tradicional festa junina.

Ano passado, a festa foi cancelada na esperança que o momento fosse passageiro, logo tudo voltaria ao "normal". Este ano, com apoio de tecnologias e recursos que fazem parte da realidade há um bom tempo, surgiram os movimentos das lives e outros produtos do audiovisual como forma de incentivar as produções artísticas culturais. O que parecia ser um experimento caiu no gosto popular como um dos principais meios de difusão cultural...

Educação Infantil de Petrolina mantém viva tradição junina através do projeto 'Oba, vamos brincar de arraiá'

É impossível não associar o mês de junho às festas juninas, época em que tiramos o chapéu de palha e a roupa xadrez do armário, nos caracterizamos para curtir as brincadeiras, quadrilhas e as comidas típicas. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, a comemoração tradicional não pôde acontecer, mas não foi motivo para as 168 Unidades de Ensino Infantil de Petrolina desanimarem. Todas usaram a criatividade para fazer com que a celebração acontecesse de uma outra forma garantindo, principalmente, a segurança de todos.

Dentro da programação de São João e como forma de encerrar as atividades do semestre, as escolas promoveram no último final de semana uma Live Junina no canal do Youtube e do Instagram, juntas as redes sociais tiveram cerca de 6 mil acessos. Durante a transmissão, feita diretamente das instalações do Céu das Artes, no bairro Rio Corrente, foi realizada a culminância do projeto pedagógico 'Oba, vamos brincar de arraiá', que teve como proposta conectar as crianças, seus familiares e professores através dos festejos juninos. Mesmo de casa, os alunos e pais se divertiram bastante com as brincadeiras juninas, atrações musicais e apresentação cultural sobre o São João. ..

Opinião: Imensa contradição parece instalar-se na sociedade contemporânea a propósito do Dia das Mães

Imensa contradição parece instalar-se na sociedade contemporânea a propósito do Dia das Mães. Por um lado, há um culto, uma aclamação, um entusiasmo por esse dia festivo, entoado enfaticamente pelo comércio e pela mídia. Será ele, porém, por outro lado, de fato endossado por certa parte do movimento feminista, aquela mais ostensiva e mais exaltada?  Ou essa parte, na verdade detesta o Dia das Mães porque, em última análise, rejeita a maternidade?

E esse é o problema nuclear que embaraça certo feminismo: definir com clareza a relação entre a mulher e a maternidade. O que pensa ele da maternidade? Considera-a a plena realização da mulher, ou acidente e, pior, um estorvo, a ser evitado?..

Após quase 30 anos, Banda de Pau e Corda lança álbum mesclando tradição e modernidade

São poucos grupos musicais que conseguem construir uma trajetória com quase 50 anos. Os integrantes da Banda de Pau e Corda se orgulham dessa proeza. Começaram em 1972, com o clássico Vivência, quando foram responsáveis por marcar uma certa temporalidade da música pernambucana na historiografia da música brasileira junto com nomes como Quinteto Violado, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

O desafio de manter acesa a chama dessa tradição está traduzida no título novo álbum do grupo, o primeiro em quase 30 anos: Missão de cantador. O disco chega em versão física e nas plataformas digitais pela Biscoito Fino...