RedeGN - Curaçá mantém viva a tradição da Festa dos Vaqueiros, neste sábado (3) e domingo (4)

Curaçá mantém viva a tradição da Festa dos Vaqueiros, neste sábado (3) e domingo (4)

Curaçá, na Bahia, mantém a tradição e se transforma neste final de semana na Capital Brasileira do Vaqueiro, com a realização da sua tradicional festa popular em homenagem à figura do homem do campo e seu cavalo.

Realizada a quase 70 anos, a Festa dos Vaqueiros de Curaçá é uma tradição que movimenta todos os segmentos sociais, culturais e econômicos do município e reúne além da população do município, muitos turistas da região e de outros recantos do país.

Em virtude da pandemia do coronavírus, desde o ano passado a festa não pode ser realizada no formato popular, com vaqueiros se confraternizando, grandes shows musicais e gente nas ruas, mas a Prefeitura de Curaçá e os demais organizadores, inovaram, mantendo a festa viva e com as principais atividades, como a Alvorada, a Missa dos Vaqueiros e os shows musicais sendo transmitidos pelos redes sociais, nos canais disponibilizados para a população.

O Prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, que vivencia a festa popular desde os seus primeiros dias de vida, não abre mão das homenagens: “Desde meus primeiros dias de vida já ia a festa com minha família, com meu pai, que nunca perdeu essa festa, e essa tradição está dentro de mim. A pandemia não nos permite aglomerar pessoas, fazer a festa como gostaríamos, do tamanho que Curaçá merece, mas não podemos deixar essa data passar em branco. Com os cuidados necessários vamos manter viva essa tradição e levar a festa, a missa, o aboio, a alvorada, pelos canais digitais até a casa de cada um dos curaçaenses e para muitos recantos do Brasil através da internet”, reforçou.

A 68ª Edição da Festa dos Vaqueiros de Curaçá será realizada nos dias 3 e 4 deste mês de julho, sábado e domingo e a programação é a seguinte:

03/07 – Sábado:
06:00 - Alvorada Festiva pelas as principais ruas de Curaçá com a participação de Otávio Santana, transmitida pelo o Facebook da Prefeitura.

11 H - Programa Zé Maria “Toca Tudo” Participação do Prefeito Pedro Oliveira, Secretário Cultura Jairo Santos e demais secretários, artistas e vaqueiros com transmissão pelo Facebook da Prefeitura e Rádio Grande Rio Am 680. 

15H Live Cultural com participação de Zezinho Abaiador, Júlio do Acordeon e Willian do Vale, com transmissão pelo YouTube da Secretaria de Cultura e pelo Facebook da Prefeitura Municipal.

Domingo - 04/07 
09H - Missa dos Vaqueiros, com transmissão nas redes sociais do Governo Municipal, Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito e pelas das Rádios Curaçá Fm e Boa Vista Fm.

Ascom Curaçá