Educação Infantil de Petrolina mantém viva tradição junina através do projeto 'Oba, vamos brincar de arraiá'

22 de Jun / 2021 às 16h43 | Variadas

É impossível não associar o mês de junho às festas juninas, época em que tiramos o chapéu de palha e a roupa xadrez do armário, nos caracterizamos para curtir as brincadeiras, quadrilhas e as comidas típicas. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, a comemoração tradicional não pôde acontecer, mas não foi motivo para as 168 Unidades de Ensino Infantil de Petrolina desanimarem. Todas usaram a criatividade para fazer com que a celebração acontecesse de uma outra forma garantindo, principalmente, a segurança de todos.

Dentro da programação de São João e como forma de encerrar as atividades do semestre, as escolas promoveram no último final de semana uma Live Junina no canal do Youtube e do Instagram, juntas as redes sociais tiveram cerca de 6 mil acessos. Durante a transmissão, feita diretamente das instalações do Céu das Artes, no bairro Rio Corrente, foi realizada a culminância do projeto pedagógico 'Oba, vamos brincar de arraiá', que teve como proposta conectar as crianças, seus familiares e professores através dos festejos juninos. Mesmo de casa, os alunos e pais se divertiram bastante com as brincadeiras juninas, atrações musicais e apresentação cultural sobre o São João. 

A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, explica que o projeto foi vivenciado pelos alunos durante 15 dias desse mês de junho. “Trabalhamos com os estudantes a questão do brincar de forma dirigida, possibilitando aprendizagem com base no currículo educacional. No caso desse mês, não poderíamos deixar de trabalhar a nossa cultura popular e tudo que diz respeito a ela: músicas, danças e comidas, é uma temática tão rica dentro da Educação Infantil. Estamos empenhados em proporcionar projetos que auxiliem a escola a vivenciar o ensino remoto de forma mais dinâmica e interativa”, disse.

Respeitando todas as recomendações da Secretaria de Saúde diante da pandemia, as Unidades realizaram também um drive-thru de São João. Gestores, coordenadores e professores decoraram as escolas e prepararam uma recepção calorosa aos pais e alunos, que passaram pelas unidades para matar a saudade e receberem suas lembrancinhas juninas compostas por guloseimas típicas da época. Danúbia de Lira Souza, mãe da aluna Maria Beatriz, do CMEI Caic, aprovou a ideia e não poupou elogios a realização das ações para a culminância do projeto pedagógico.

“Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação especificamente o setor da Primeira Infância foram tão importantes neste momento em que as crianças estão vivenciando a privação do convívio escolar, porque nos proporcionou a possibilidade de fazer coisas diferentes com nossas crianças, despertar o brincar com nossos filhos e estimular toda a magia da cultura que envolve o período junino dentro da nossa casa. Minha filha se divertiu tanto e poder acompanhar também foi maravilhoso, encheu nossa família de alegria”, finalizou Danúbia.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.