Foram encontrados 76 registros para a palavra: ERRY JUSTO

ARTIGO - UMA ELEIÇÃO À PONTA DE FACAS

A Democracia tem como princípio fomentar um sistema de governo onde todos possam ter a liberdade de se expressar, expor suas ideias, livre trânsito, respeitar a diversidade de ideias, de credo, religião ou política. Enfim, governo em que o povo exerce a soberania. É o sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições livres e periódicas. Porém nessa Eleição de 2018, conforme já mencionei em artigos anteriores está sendo muito distópica em relação a pleitos anteriores. Essa distopia não só se caracteriza nas novas regras que, à priori, modificou quase que totalmente essa "festa da Democracia", mas também no comportamento de uma boa parte do eleitorado brasileiro. Até porque quando uma eleição sai do campo das ideias e debates para o ringue da selvageria, atestamos uma anomalia social de grande escala e graves consequências. Foi o que aconteceu com o candidato a Presidência da República JAIR MESSIAS BOLSONARO – PSL que levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde de ontem, quinta-feira (6). Ele era carregado nos ombros por apoiadores quando um homem de nome Adélio Bispo de Oliveira, ex- militante do PSOL de Uberaba MG de 2007 a 2014.  Este tinha o costume de postar mensagens nas redes sociais de ordem e repúdio a Bolsonaro. Ele se aproximou e o feriu na barriga. O agressor foi contido e preso por apoiadores de candidato. Bolsonaro foi socorrido por uma viatura da PM-MG e levado à Santa Casa de Misericórdia da cidade. O hospital informou que ele deu entrada na emergência, por volta de 15h40, com "uma lesão por material cortante na região do abdômen."

Vamos agora pensar um pouco. É sabido que durante toda campanha de BOLSONARO, este foi várias vezes acusado de misógino, racista, fascista, homofóbico, intolerante e coisa e tal. Claro que essas pechas são relacionadas ao temperamento sincero, espontâneo e explosivo do Capitão da Reserva do Exército, que, quase sempre é mal interpretado ou "propositalmente conduzido" em edições mal feitas de vídeos que tentam desqualifica-lo. É sabido também que por conta desses predicativos, o ódio e a intolerância de grupos contrários a sua ideologia se afloram de forma ostensiva. Foi o caso do chefe de gabinete da Liderança do PSOL na Câmara, Flávio Elias, que segundo o Site "O Antagonista" postou nas redes sociais comentário sugerindo que o atentado a Jair Bolsonaro foi uma invenção. Eis aqui a postagem na íntegra:..

ENFIM A ALEGRIA VOLTOU AO SORRISO DO PALHAÇO! (OPINIÃO)

Às vezes eu sinto muita pena dos honrosos artistas circenses que trazem a alegria das crianças e adultos. Sim, eu estou falando da figura do palhaço, que, nesses dias tem sido alvo de comparações tão pejorativas, que acabam em manchar a boa reputação de quem ao longo desses anos só fez o público rir.

Digo isso porque na sexta feira passada, dia 31 de agosto, nós, o povo brasileiro assistimos como que forçados a um "festival circense sem graça!" Vimos até que ponto uma quadrilha de criminosos travestidos de partido político são capazes de ir até suas últimas consequências para continuar a perpetuação de seu plano de totalitarismo tupiniquim...

ARTIGO SOBRE PESQUISA DO DATAFOLHA

É um disparate observarmos que, a Justiça Eleitoral juntamente com a vontade de uma "mini elite poderosa," se posiciona de forma acirrada contra os meios de comunicação em relação a supostas fakenews. Jornalistas e comunicadores trabalham com "corda no pescoço" não porque são contumazes propagadores de mentiras, como alguns insistem em vaticinar, mas porque vivem dentro de um campo onde as fontes primárias (que em tese deveria se acreditar na veracidade de suas narrativas) são em alguns casos disseminadoras de informações tendenciosas. O Instituto Datafolha é o exemplo mais clássico dessa minha tese. Vejamos de perto essa coisa:

Em sua última pesquisa de intenções de voto para Presidente da República, o Datafolha afirma que LULA mesmo condenado e preso lidera as pesquisas e o preferenciado do eleitorado. Isso seria uma informação correta e verídica se não houvesse uma minúscula falha dentro dessa narrativa: Lula não pode ser candidato porque é condenado por Corrupção e Lavagem de Dinheiro e por conta disso é FICHA SUJA. O Datafolha usou de má fé em distorcer a informação trazendo um dado (em forma de narrativa) que mais ludibria o eleitor do que informa.  Ora, como pode um condenado e presidiário estar no topo das pesquisas? Afirmo que essa informação é MANIPULATIVA levando em consideração o retrospecto das lambanças que esse "instituto de pesquisas" vem fazendo ao longo dos anos. Quer ver só? Vamos aos fatos:..

O MAL DO BRASILEIRO É A MANIA DE RELATIVIZAR TUDO (Erry Justo)

Agora aqui o papo é sério, reto e duro. Existem coisas que por mais que tenham até uma lógica direta não explicam e nem tão pouco justificam certas atitudes protagonizadas por maus seres humanos.

Durante três séculos, arrancamos as negras e os negros de suas raízes, famílias e histórias para jogá-los brutalmente em porões fétidos, imundos e indecentes de navios cargueiros que cruzavam o Atlântico para desembarcar aqueles "selvagens" (discurso dos portugueses colonizadores) nos portos de Santos, Salvador e Rio de Janeiro, para serem finalmente vendidos como quaisquer outras mercadorias. Os homens eram valorizados pela força física e as mulheres, pelos encantos sexuais. Infelizmente, o racismo é marca estrutural a definir a sociedade brasileira. É essa mentalidade que impulsiona cretinos fundamentais a ofender negros fazendo imitações de macacos em estádios de futebol, bananas atiradas em campo, enfim, estamos regredindo como espécie humana. Historicamente, relegamos as mulheres ao ambiente doméstico, insistindo estupidamente na imagem da ''bela, recatada e do lar''. Machismo e misoginia, marcas também de identidade desse Brasil-Nação, concedem espécie de carta branca para que boçais do patriarcado continuem afirmando que "lugar de mulher não é no estádio", atormentando e assediando torcedoras nas arquibancadas e avançando violentamente sobre as jornalistas que apenas pretendem fazer seu trabalho, como se elas fossem propriedades deles.  Afirmo isso porque o futebol é a caixa de ressonância dos demônios e ódios alimentados cotidianamente pela nossa sociedade. Rapazes devotos de toda a ordem de preconceitos da elite brasileira ao atraso invadiram a Rússia e resolveram destampar pelas ruas de Moscou e de outras cidades as maldades fétidas de sua caixa particular de Pandora...

FALTAM QUATRO DIAS PARA COPA! E VOCÊ ESTÁ ANIMADO? EU NÃO!

É impossível fugirmos à nossa realidade nos dias de hoje. A situação política, econômica e social do país tem decepcionado bastante o povo brasileiro. A seleção brasileira, histórico símbolo de projeção ufanista conseguiu perder sua força. Vinte jogos sob o comando do técnico Tite, dezesseis vitórias, três empates e uma derrota. Resultado? As ruas não estão pintadas de verde e amarelo, não se vê bandeiras gigantescas estendidas nas janelas dos prédios, poucas camisas da seleção canarinho desfilando pelos corpos delgados nas ruas, enfim: o povo anda bem desanimado com a paixão nacional! Por isso eu resolvi sinteticamente escrever aqui alguns dos motivos sobre a apatia e o desinteresse do povo brasileiro diante da seleção.

A Seleção Brasileira de Futebol, numa primeira análise, é um grande projeto da sensação e do espírito nacionalista ufanista do povo brasileiro. Isso é fato! Agora ao analisarmos bem mais a fundo ao sairmos da esfera do futebol e formos visitar um pouco a esfera política, econômica, social, de segurança pública, de projetos sociais do nosso Brasil, esbarro nessa pergunta: qual é a força afetiva (ou passional) que pode nos ligar a um objeto de projeção como a nossa Seleção Brasileira de Futebol? E se pensarmos nessa mesma Seleção depois dos 7 x 1 sofrido na Copa aqui em casa no nosso Brasil? O presidente da CBF da época desse vexame, hoje é preso. Preso por crimes envolvendo milhões de dinheiro do nosso futebol. As referências que ainda temos dentro da CBF são as piores possíveis. Então, o brasileiro que já sofre esse "drama do dia a dia" – corrupção, malas de dinheiro em apartamento, sistema de saúde falido, aposentadoria dilacerada por esse governo calhorda, greve dos caminhoneiros -  e ao tentar buscar na Seleção brasileira um alento, uma distração, ou até mesmo uma REPRESENTAÇÃO de seus mais nobres valores, acaba encontrando também lavagem de dinheiro, corrupção e muita safadeza envolvendo seus dirigentes...

ARTIGO - SEJA SINCERO, A TV TE MANIPULA?

Eu nunca parei para pensar sobre os resultados que a TV pode proporcionar ao telespectador que a assiste quase que vinte e quatro horas por dia sem parar. Como eu gosto de aprender coisas novas, fiquei estupefato com a aula que tive hoje no Curso de Jornalismo e Multimeios, onde a professora de Teorias da Comunicação sucintamente explanou em poucas pinceladas sobre a TEORIA DO CULTIVO. Essa teoria foi criada por GEORGE GERBNER nos anos cinquenta ao defender que a televisão socializa, ou "cultiva" os públicos em uma visão personalizada do mundo com a implantação de valores pré-fabricados e pré-estabelecidos na configuração de suas narrativas. O teórico se interessou principalmente pelas consequências derivadas do consumo naqueles em que predominam os aspectos violentos. Parece-me que isso muito tem a ver com o conteúdo dos programas tele jornalísticos nos dias de hoje onde a violência é a protagonista maior e que a corrupção e a impunidade fazem coro ao deplorável mundo apresentado.

Gerbner naquela época analisou empiricamente o comportamento de algumas pessoas e observou a dependência do imaginário individual, do mundo pessoal e dos valores adquiridos através do tipo de programas de consumo habitual. Esses cultivos sobre a psicologia, a percepção e o conhecimento pessoais estão relacionados com a intensidade da exposição ao meio, de maneira que os efeitos na visão de mundo e as consequências dessa visão se acentuam nos públicos mais dependentes da TV. Os efeitos são mais evidentes quando a emissora busca um "público objetivo" e cria uma linha narrativa que o atrai, e também por um vetor de "convergência" que se projeta sobre o conjunto da sociedade a partir da visão dos consumidores de TV mais intensos. Vale à pena aqui fazer um registro: tanto nos EUA como na Europa as emissoras de TV não expõem cadáveres estendidos no chão em suas reportagens. Salvo apenas quando uma catástrofe acontece, porém elas têm uma espécie de "pacto" em não "espetacularizar" o crime e tão pouco a violência. Mas no Brasil ao contrário, nesse quesito deixa muito a desejar quando certos tele jornais sensacionalistas "ganham sua audiência" com o que há de pior das crises sociais. Fazem questão de expor a baixaria, o palavrão (mesmo que seja abafado pelo som de censura), o choro e a porrada comendo solta no meio da rua, o bandido sem camisa e em situação humilhante sendo preso. Isso ao meu ver é lamentável e empobrece a qualidade do conteúdo da TV aberta. ..

POR QUE NÃO SOMOS UM POVO UNIDO? (Opinião de ERRY JUSTO)

O povo brasileiro nesses dias de GREVE DOS CAMINHONEIROS demonstrou mais uma vez que ainda não está preparado para ter um bom governo em 2019. Para quem ainda não sabe essa greve não foi iniciativa de nenhum partido político ou empresário. Foi iniciativa dos próprios motoristas de caminhão que estavam cansados de carregar esse governo Temer nas costas a base de altos impostos. É preocupante saber que esses mesmos "anti-brasileiros" que correram desesperadamente aos postos para abastecer a R$ 6,00 e a R$ 10,00 o litro da gasolina serão os que acreditarão em qualquer "promessa furada" de algum espertalhão, pretenso candidato a Presidência da República. Eles fizeram exatamente o que Temer e sua desastrosa equipe queriam: deram mais dinheiro para eles. Não compreenderam que essa greve não era só dos caminhoneiros, mas sim de TODOS NÓS. Se esqueceram que em 2015 foi justamente uma greve como essa que deflagrou o início do impeachment de Dilma Rousseff. Agora, vejam só quem "tomou de assalto" a liderança das greves no Brasil? Sim! O PT, seus sindicatos e seus "partidos puxadinhos" de esquerda. O que era uma grave pacífica, inteligente e eficaz, tornou-se uma arena de guerra onde as agressões e assassinatos se tornaram o modos operandi de proceder. É óbvio que eu não estou defendendo aqui o cerceamento dos direitos de quem sofre a necessidade de medicamentos e procedimentos logísticos hospitalares. A esses caminhoneiros que transportavam tais insumos, deveria sim ter o acesso liberado.

Agora alguns sindicatos resolveram se aproveitar da frágil situação que se encontra o País e começaram mais uma greve. Sabe-se muito bem que esta é de liderança política de esquerda que na verdade não está interessada em conquistar o bem dos brasileiros. Querem anarquizar ainda mais transformando nosso País num caos! E o pior dessa história toda é que o povo está feito cego em tiroteio sem saber o que está acontecendo e o que fazer. Quando resolvem "correr" acabam correndo para o lado errado. Percebem?..

POR QUE ME EXIGEM O DIPLOMA DE JORNALISTA? (Erry Justo)

Já me perguntaram se eu sou FORMADO em Jornalismo. Respondi: "Não, ainda não... Não me formei, ainda! Mas pode deixar que no dia da minha formatura você será convidado (risos...)." Porém, eu PRATICO a profissão de jornalismo todos os dias nos dois blogs da região e no rádio. A profissão de jornalista é uma arte, é também uma ATIVIDADE INTELECTUAL que não deve ser restrita a um diploma. E por incrível que pareça (para espanto meu, pasmem senhores...) este foi o entendimento do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que derrubou no Brasil a necessidade de diploma para o exercício jornalístico ao julgar a inconstitucionalidade do Decreto-Lei nº 972/69. Lembram? Eu me lembro muito bem.

Afora pelo fato dessa obrigatoriedade do Diploma ter sido uma imposição da Ditadura Militar de 64, não se pode deixar de compreender que toda a atividade humana necessita de atualização e de controle social. Daí a necessidade de se instituir, por via legal, um órgão ou uma instituição com competência para fiscalizar e organizar o exercício de uma determinada profissão. É exatamente isso que eu estou fazendo hoje ao estudar no CURSO DE JORNALISMO E MULTIMEIOS da UNEB, estou aprendendo a trabalhar da forma certa! Aliás, estou mais é aprendendo aquilo que jamais devo fazer... Está sendo sim prazeroso...

A GALINHA SABOTOU OS INTENTOS DE UMA CÂMARA MÁ

Meu Deus do céu! Eu aqui estudando dois livros de SOCIOLOGIA para uma prova hoje na faculdade e vocês me vêem com esse vídeo da Galinha???  Bem, vamos lá! Vamos comentar.

Eu vejo muitos brasileiros, principalmente de outras regiões fazendo piadas com o povo nordestino. Confesso que não gosto, pois, apesar de ser CARIOCA (e da gema, viu?) sou casado com uma baiana e tenho um filhinho baianinho aqui na cidade de Juazeiro-BA, terra de IVETE SANGALO, JOÃO GILBERTO e do zagueiro DANIEL ALVES. Agora, conforme EMILE DURKEIM em seu livro AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO, vou tecer aqui em forma de comentário, o que vejo nesse fato da Galinha segundo essa metodologia. O Ceará sempre teve uma tradição muito grande à vocação do humor. Não foi à toa que grandes humoristas que o Brasil hoje conhece veio do Estado do Ceará. Chico Anísyo, Tom Cavalcante só pra citar... O símbolo (signo) da Galinha Fiorella, que conforme a matéria escrita que precedo ao vídeo foi um boneco de cunho jocoso que serve para distrair crianças e animais domésticos como cães e gatos. Por ironia, a cidade natal da galinha Fiorella se chama Granja. O boneco foi criado pelo designer gráfico David Rodrigues, que mora nessa cidade. Fiorella tem o hábito de "denunciar" (com bom humor, é claro!) as mazelas do município, o que vem incomodando os políticos locais. Certamente alguém nessa história resolveu fazer outro uso do "brinquedo" como forma de protesto pelo mal desempenho que os políticos vem demonstrando em relação as contas públicas . Então esse alguém determinou (de forma ingênua ou não) colocar a "Galinha sentada" no banco da Assembleia Legislativa da Cidade de Granja-CE.  Daí então o "fetiche lúdico prosaico" acabou fazendo um efeito contrário na pessoa do Presidente da Câmara não apropriando-se da boa fama humorística comum ao cearense. Então, eu chego as seguintes conclusões:..

A ESQUERDA ESTÁ EM POLVOROSA POR CAUSA DA SÉRIE "O MECANISMO" (Opinião de Erry Justo)

Às vezes eu chego me assustar com certas idiocracias manifestadas pela esquerda brasileira, esquerda que se diz inimiga da burguesia e de todos os homens que conseguem através de seus méritos prosperar. A problematização hoje é a liberdade de expressão. Lula, o PT e seus asseclas não estão nem aí para disfarçar esse ódio. Na verdade, do jeito que vão as coisas, daqui a pouco vão acabar incluindo a VOLTA DA CENSURA FEDERAL entre as promessas do governo que pretendem iniciar no dia 1º de janeiro de 2019, se caso eles forem eleitos. A "insônia" destes apedeutas se resumem agora assim: como é que um "novo governo" vai calar a boca de quem quer dizer o que pensa? Lula já reconheceu que o principal erro da sua primeira estadia no poder foi não ter trazido de volta a censura no Brasil. Eles logicamente não falam o termo "censura". Falam em "CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO". Tanto faz, podem falar o que quiserem porque é exatamente a mesma coisa. Agora parecem dispostos a não cometer o erro outra vez.

Eu disse todo esse ensaio preliminar, simplesmente porque a esquerda brasileira está em estado avançado de cólera com a nova série da Netflix O MECANISMO, que é na verdade uma produção internacional do diretor José Padilha. O enredo se inspira no ambiente da roubalheira sem limites criado no Brasil a partir, principalmente, da chegada do PT ao governo federal. Vale à pena ressaltar que essa série não é um documentário, mas sim, uma obra de ficção. Ou seja, não há compromisso algum de reproduzir os fatos exatamente da mesma forma como aconteceram. Mas a trama de Padilha é tão parecida com a vida real e com a corrupção comandada pelo complexo Lula-PT, que o ex-presidente e sua gangue saíram muito mal na cena! Resumindo: Lula e seus súditos tiveram mais uma reação em série diante daquilo que eles não gostam. Eles agora estão apelando para a repressão. E olha que o Lula até chegou a prometer processar a Netflix, pois está se sentindo lesado. Eis aqui o mundo petista em seu estado natural. Lula não está na posição moral de "aceitar" ou "não aceitar" coisa alguma. Não cabe a ele permitir ou proibir nada, nem selecionar para a exibição pública apenas os filmes que aprovar. Entretanto, é desse jeito que a esquerda pensa e age no Brasil. Querem assim que puderem trazer de volta a velha CENSURA FEDERAL. É o tal "controle social da mídia"...

ESPAÇO DO LEITOR: COMO É QUE FICAMOS TÃO CHATOS?

"Hoje eu acordei triste, sentindo um aperto no peito, uma saudade...

Saudade de quando as discussões que envolviam comportamento, mulher, música, moda, e política, eram apenas a respeito do cânone oficial da própria narrativa. Nada hoje parece escapar da polêmica ideológica. Tudo virou uma espécie de politicagem, metáforas partidárias e mensagens subliminares. E o que em certos casos gera a polemização? Acertou... A PROBLEMATIZAÇÃO! Problematizar é dar caráter ou feição de problema a algum fato, arte ou ação. Problematizar pode ser também piorar, agravar, dificultar, complicar, intrincar, complexificar, pôr em dúvida, contestar, indagar, interrogar, duvidar,  ou simplesmente questionar...

QUE SAUDADES DE VOCÊ RENATO RUSSO! (Crônica de ERRY JUSTO)

Que saudades de RENATO MANFREDINI JÚNIOR, nascido no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960! Foi um cantor e compositor, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Sim, estou falando do meu ídolo RENATO RUSSO! E senta que lá vem história:

Antes de fundar a Legião, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico em Brasília-DF, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos, que é hoje ainda baterista da banda Capital Inicial. Renato adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. O cara gostava de história, não?..

ELTON JOHN, O "CROCODILO DO ROCK" FAZ ANIVERSÁRIO HOJE. (Crônica de ERRY JUSTO)

Elton John playing Your Song live at the Royal Opera House..

PRECISAMOS FALAR MAIS SOBRE O ABORTO (Crônica de ERRY JUSTO)

Quando eu penso que a coisa tá ruim, vejo que vai de mal a pior. Eu li ontem nesse BLOG que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso que deveriam ser exemplos em conduta, voltaram a bater boca, na quarta feira passada (21-03-18), e a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, até precisou suspender a sessão. A confusão começou quando Gilmar criticou a decisão da 1ª Turma do Supremo sobre O ABORTO, que considerou que a prática não seria crime se feita até o terceiro mês da gestação. Barroso era o relator do caso. Barroso chegou ao ponto de dizer que Gilmar Mendes "é a mistura do mal com uma pitada de psicopatia!" Aqui podemos ver a que ponto nós brasileiros de boa índole chegamos. Quem nos representa na mais alta corte do Judiciário? Ninguém? Não sei. Mas uma coisa eu realmente sei: é que devemos falar mais sobre o aborto. E por que eu estou dizendo isso nessa minha crônica? Simplesmente porque o aborto está mais perto de nós do que a gente pensa. É um crime, um ultraje com requintes de crueldade matar uma criança com vida, dentro do ventre materno, sem que essa tenha a mínima chance de se defender. O pior é que às vezes a gente acha que esse assunto é tão forte, tão asqueroso que até em algumas ocasiões a gente "finge que não vê!" Mas vemos... E como vemos!

Como eu disse acima, o aborto está muito mais perto de nós do que a gente pensa. E falar de aborto não é tarefa fácil para nós. Quando trazemos à memória a questão do aborto, com certeza remetemo-nos também às questões políticas, sociais e até dos tão reivindicados direitos das mulheres que com ele estiveram sempre subjacentes. Apesar de esta ser uma crônica que expresse minha OPINIÃO, com ela não pretendo manifestar somente o que penso. Gostaria de expressar o lado filosófico sobre esse tema com questões psicológicas que estão frequentemente adjacentes e que muitas vezes são descartadas...

TENTANDO VER DE PERTO A OBVIEDADE DE UM "CORPO CONVENIENTE' À COMOÇÃO POPULAR (Opinião de ERRY JUSTO)

É óbvio que Marielle Franco será uma espécie de "mártir" da causa humanista da igualdade racial e da diversidade, bandeiras que sustentava ostensivamente em suas manifestações e enfrentamentos com opositores e autoridades. No entanto, ela fez do enfrentamento um método de mobilização e emprego tático de seus quadros. O posicionamento político de Marielle, de fato, era bastante controverso. Nas redes sociais, a Desembargadora carioca Marília Castro Neves chegou a informar ter a vereadora pertencida ao Comando Vermelho. Embora se declarasse uma liderança oriunda politicamente da favela, o mapa eleitoral da socióloga Marielle revela que não foram as comunidades faveladas que a elegeram. Mais de 60% de seus eleitores provieram dos bairros nobres da zona sul do Rio de Janeiro e da Barra da Tijuca. Na Rocinha, a vereadora obteve duas dezenas de votos. A diversidade de votos não deslustra o mandato ungido nas urnas, mas revela uma territorialidade e segmentação do eleitorado, que a meu ver, pode ter importância na apuração dos fatos. A questão, portanto, não está no martírio de Marielle, mas no que pretendem dele fazer uso seus beneficiários diretos, no campo político e criminal. Em virtude disso, sem faltar com o respeito devido a quem é abatido covardemente, por conta de suas convicções e valores, vale a pena dissecar o ato criminoso, que parece ser conveniente aos inimigos do Estado brasileiro, e muito inconveniente à causa da Lei e da Ordem.

A mobilização de inteligência militar certamente causa temor entre os que vivem politicamente da vitimização das comunidades, pois abrange o mapeamento de lideranças e o detalhamento de suas conexões com a marginalidade que domina o território. Causa temor nos líderes da criminalidade organizada - traficantes de droga associados às facções que já transcendem os limites do estado do Rio e do Brasil. Inquieta igualmente as chamadas milícias, organizadas pelos que privatizaram a segurança pública e estendem sua "proteção" ao fornecimento dos demais serviços comunitários. Esses grupos mantém um Estado dentro do Estado. Sustentam ampla rede de criminalidade, favorecimentos e corrupção política, com ramificações notórias no governo carioca e na sua oposição política. Esse cipoal de relações comprometedoras envolve verbas federais, organismos multilaterais que sustentam organizações não governamentais (ONGs) que vivem da vitimização social carioca, entidades internacionais interessadas em se imiscuir na soberania do Brasil por qualquer meio disponível, profissionais que vivem das ações criminosas e da repressão frágil, de uma polícia que finge reprimir e um judiciário que finge punir.  Trata-se de um "ecossistema simbiótico", que se sente vivamente ameaçado pela ação federal. O imbróglio da morte de Marielle, portanto, parece servir como uma luva a esse "bioma do mal"...

JOTA QUEST, UM SHOW MEMORÁVEL EM PETROLINA-PE (Crônica de ERRY JUSTO)

Petrolina-PE dia 10 de março 23h. Uma noite agradável clima bem fresco, diferente do que se costuma ter em noites de verão petrolinenses onde é normal registrar uma média de uns 36 a 37 graus. Ao chegar à rua que dá acesso ao IATE CLUBE PETROLINA uma procissão de carros deixava o tráfego um pouco lento. Mas, por uma boa causa! Porque afinal ninguém que curte um ótimo pop-rock queria ficar de fora desse esperado grande evento. Uns dez minutinhos andando bem devagar com carro, conseguimos ter acesso ao amplo e seguro estacionamento do frondoso clube onde a nata da sociedade entre as duas cidades (Juazeiro-BA e Petrolina-PE) se encontra e se confraterniza em dias de shows. Ao chegarmos lá, fomos muito bem recepcionados pelo pessoal da bem treinada "comissão de frente" que também fazia o trabalho de segurança. Fomos encaminhados por uma bela e educada jovem "hoost" até a nossa mesa reservada na lateral direita do palco (bem pertinho mesmo...) onde pudemos beber uma cervejinha bem gelada, refrigerantes, água de côco e champanhe com salgadinhos bem gostosos e ótima companhia de outros fãs que logo preenchiam os assentos reservados em nossa volta. No momento que chegamos estava se apresentando a banda de pop-rock local SECA BUDEGA que arriscavam alguns arranjos personalizados para as legendárias músicas "Time de Pink Floyd" e com o hino do rock nacional "Tempo Perdido de minha querida Legião Urbana".

Uma coisa que observamos muito bem foi que nas preliminares de um show desse calibre como do JOTA QUEST não houve espaço para tumultos ou excessos. Parecia que unanimemente todos que lá estavam curtiam a mesma "vibe" de apenas mergulhar no oceano lindo e belo das geniais canções dessa banda que em 2018 faz 21 anos de estrada. Ao final da apresentação do SECA BUDEGA, com som perfeito entre graves e agudos, o apresentador terminando de falar dos patrocinadores do evento enche os pulmões anunciando a chegada dos "Cinco Cachorrões", forma carinhosa que o vocalista ROGÉRIO FLAUSINO se refere aos seus companheiros de banda. Enfim as 23h45min subia o palco da SUCESSO PROMOÇÕES a banda JOTA QUEST...

O DIA DA MARMOTA CHEGOU (Artigo de ERRY JUSTO)

O Dia da Marmota (Groundhog Day) é uma festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro. Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota: se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo; se, pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas. E o que isso tem haver com o cenário político atual? Muita coisa. Afinal de contas as agências de notícias estão esperando a "marmota" de nome Luciano Huck finalmente sair da toca para que o inverno de suas incertezas venha rapidamente terminar! E olha que há sinais que apontam para essa saidinha depois do Carnaval. De que maneira? Veja só:

No início dessa semana o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu "aconselhar" o apresentador da rede Globo Luciano Huck a se candidatar a Presidência da República nesse ano, e, resolveram bater um "papinho" sobre o assunto num jantar promovido por FHC em sua casa. Naquele jantar FHC soltou a pérola dizendo que Huck tem todo o "estilo de um peessedebista!" Porém a REDE GLOBO já avisou a Luciano Huck que se ele se candidatar sua mulher também terá que sair do ar. Isso a meu ver é o grande complicador nessa decisão de Huck até porque se trata de Angélica ter que forçosamente renunciar sua carreira. Ou seja, ela vira uma primeira dama (o que eu acho bem improvável) ou ela terá que vergonhosamente recomeçar trabalhando numa emissora de TV menor. Na verdade o que mais me surpreende é que a maioria dos jornalistas que como eu se especializam em política está ainda com o pé atrás acreditando que essa história de Luciano Huck se candidatar não passa de uma "cortina de fumaça" para se desviar o foco do eleitor em relação a dança das cadeiras dos presidenciáveis. Entretanto eu respeito a posição de meus colegas, porém não compactuo com essa mesma opinião. Por que eu digo isso? Simplesmente porque ROBERTO FREIRE, presidente do PPS está afirmando com todas as letras que está seguro de que Huck é pré-candidato e que possivelmente vai disputar esse pleito por seu partido. Mas agora eu deixo uma pergunta no ar: em que a candidatura de Luciano Huck pode prejudicar a corrida de JAIR BOLSONARO à presidência? Eu mesmo respondo que numa simples coisa isso pode sim atrapalhar. Vejamos:..

SANÇÕES IMPOSTAS PELO SOFRÍVEL ATENDIMENTO DO TRE (POR ERRY JUSTO)

Como se não bastasse à degradação moral de nossos representantes nas esferas do Legislativo, Executivo e Judiciário, agora temos que suportar a falta de respeito e o descaso por parte da JUSTIÇA ELEITORAL de JUAZEIRO-BA. Dia passado (29-01-18), segunda-feira de cinzas, pois o Carnaval de minha cidade acontece fora de época e é antecipado por motivos econômicos por parte dos prefeitos, eu resolvi pegar minha esposa e meu filhinho para irmos à REPARTIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL, à rua dos Bandeirantes, s/n no bairro João Paulo II com a intenção de fazer o famigerado CADASTRO BIOMÉTRICO, que na prática é gravar a impressão digital no sistema.

Ao chegarmos lá as 13 h o portão do mesmo se encontrava fechado e com muitas pessoas do lado de fora barrados pelo simples fato deles alegarem que as senhas acabaram. É óbvio que eu sei muito bem que a falha desse péssimo atendimento não é culpa dos funcionários da supracitada repartição, mas sim do sistema geral que destinou poucas senhas para atender mais da metade da população que ainda não conseguiu fazer seu cadastramento. A convocação está sendo feita por meio das 47ª e 48ª Zonas Eleitorais; que deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. o cidadão que não fizer o procedimento dentro do prazo terá o título cancelado...

TRF4 AUMENTA A PENA!

Parece que os petistas foram muito ingratos com o JUIZ SÉRGIO MORO. Digo isso porque a meu ver o Moro foi muito benevolente em apenas condenar o LULA por apenas 9 anos e seis meses. Os três desembargadores do TRF4 em Porto Alegre - RS hoje resolveram "legitimar mais um pouquinho" o resultado da sentença. Eles foram unânimes em condenar mais uma vez o Líder Maior da OCRIM por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Os desembargadores se manifestaram em relação ao recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, relator da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba. Lula se diz inocente. Os três desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos que sejam possíveis no âmbito do próprio TRF-4. Ou seja, cabe ainda recurso.

Vale à pena lembrar que a execução provisória da pena só ocorrerá depois que todos os recursos de segundo grau forem julgados; petista viaja para a África dois dias após julgamento. Em nota em seu site, o próprio tribunal explicou que a execução provisória da pena só ocorrerá depois que todos os recursos de segunda instância forem julgados. "Caso confirmada a condenação, a determinação de execução provisória da pena pelo TRF4 só ocorrerá após o julgamento de todos os recursos do segundo grau", afirma a Corte. Os Desembargadores consideraram em seus votos as seguintes conclusões:..

NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRÁTIS (Artigo de Erry Justo)

Como jornalista, eu tive o privilégio de ter aprendido a ouvir de forma técnica e fria as pessoas quando demonstram suas ideias ou opiniões, mesmo que estas sejam em minha convicção uma baita asneira. Quem convive comigo sabe que eu entro mudo e saio calado quando sou convidado a assistir alguns debates de cunho social ou político. Digo isso porque durante esses quase 13 anos que o PT esteve no comando de nosso país eu ouvi muitos seguidores de Lula e ativistas de esquerda falar a mesma bobagem:

"o Estado (governo) tem que ajudar o pobre..."...