Foram encontrados 7976 registros para a palavra: cio

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro explica a importância da alimentação no dia a dia do diabético

A alimentação é um fator muito importante para a saúde das pessoas. Quando o assunto é diabetes, ela é, em muitos casos, determinante para uma vida mais saudável. Uma alimentação balanceada, orientada por um nutricionista, pode evitar agravamento da doença. A nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Beatriz Lopes, explica a importância dos alimentos para pacientes com diabetes.

"O nutricionista é tão importante quando o endocrinologista para o diabético. Ambos precisam caminhar juntos. O controle da glicemia não é feito apenas com a medicação, mas a alimentação é aliada nesse processo, pois, quando feita de forma adequada, evita picos glicêmicos", explicou Beatriz Lopes...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Senhor do Bonfim, em virtude da estiagem

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 13 cidades do país atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). Onze municípios estão na Região Nordeste.

São seis na Bahia (Caturama, Guajeru, Pedro Alexandre, Senhor do Bonfim, Tanhaçu e Tremedal), dois no Ceará (Monsenhor Tabosa e Salitre), dois no Rio Grande do Norte (São Rafael e Jucuturu) e um no Piauí (Simões). Todos enfrentam a falta de chuvas...

Legado olímpico: tecnologia que promete revolucionar o dia a dia desenvolvida para os jogos envolve robô e reconhecimento facial

 

Além de histórias de superação, medalhas e momentos de grandes emoções, as Olimpíadas de Tóquio mostraram que é possível superar os desafios que vivemos com a pandemia da Covid-19. E que a tecnologia e a inovação são aliadas importantes nessas conquistas...

Empresário morto durante assalto em Araçatuba teve negócios na região, confirmam pessoas de Juazeiro-BA

O empresário Renato Bortolucci, morto por assaltantes durante uma ação de ataque a bancos em Araçatuba – SP, chegou a morar em Juazeiro, na Bahia, confirmaram pessoas que tiveram contato com ele na região por volta dos anos 2006 e 2007.

Uma fonte consultada pela redeGN não teve dúvidas de afirmar que ele morou na cidade e fazia parte do corpo gerencial de uma grande multinacional instalada no Distrito Industrial de Juazeiro...

Casa Nova é liderança nacional na média de vacinação, aponta assessoria

O município de Casa Nova, norte da Bahia, que se destaca na Bahia pelo ritmo de vacinação, também é liderança nacional quando o quesito é vacinar. 

Sempre à frente de quase todos os municípios da região, entre os 30 municípios que mais vacinaram proporcionalmente à sua população, Casa Nova com 72,20 por cento da sua população vacinada com a primeira dose, 12 pontos acima da média nacional, que é de 60,02 e com 30,83 vacinada com a segunda dose, enquanto o Brasil vacinou 27,7, se destaca nacionalmente. ..

Sobradinho: Secretaria de Educação encerra comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto, a Secretaria de Educação de Sobradinho realizou na última sexta-feira (27), uma roda de conversa que contou com a presença dos gestores escolares, da coordenação da Assistência Social do município, de membros da comunidade PcD de Sobradinho, entre outras representações sociais.

Mediada pela Secretária de Educação Ducilene Kestering, participaram da Roda de Conversa, a fonoaudióloga, Verônica Pesqueira, a advogada, Cícera Jaira Cavalcanti, as assistentes sociais, Lúcia Helena Miranda e Esmeralda Vasconcelos, a psicóloga, Janaina Gomes e o vereador Caul Sena...

OMS teme 236.000 mortos a mais por Covid na Europa até início de dezembro

A Europa poderá registrar 236.000 mortos adicionais pela pandemia da covid-19 até 1º de dezembro.

A afirmação é do diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, nesta segunda-feira, manifestando sua preocupação com o estancamento do ritmo de vacinação...

MEC emite nota de esclarecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial

Está havendo um intenso movimento para espalhar uma visão equivocada a respeito da Política Nacional de Educação Especial instituída por meio do Decreto 10.502 em setembro de 2020, o qual está passando por uma análise de mérito no Supremo Tribunal Federal.
 
O Ministério da Educação esclarece que continua firme no objetivo de cada vez mais ampliar a inclusão preferencialmente nas escolas regulares, como assinala a LDB, e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na luta por uma educação inclusiva.

O MEC não nega o direito de todas as pessoas, com deficiência ou não, estarem em escolas regulares, e jamais aceitará que haja retrocesso em relação a essas conquistas, ou que matrículas sejam criminosamente negadas nas escolas comuns. O MEC reafirma que mantém a exigência de matrícula obrigatória em todas as escolas e exime qualquer escola da obrigatoriedade da matrícula de todo estudante. Recusar matrícula continua sendo crime no Brasil.
 
No entanto, grande polêmica está acontecendo porque o MEC fez a opção pelo atendimento adequado de uma minoria da minoria: queremos classes mais adequadas e atendimento especializado durante todo o período escolar para os 11,9% dos educandos do público da Educação Especial que estão nas classes e escolas especiais, ou seja, para 0,3% dos educandos da educação básica que estão nessas classes.
 
Na visão da política de 2008, que prevê o fechamento das escolas e classes especiais, todas essas pessoas, independentemente dos níveis de suas deficiências, transtornos ou habilidades, terão um único caminho: as classes comuns. Sabemos que a grande maioria desses alunos de fato se beneficiam desse único caminho.
 
Porém, uma parcela desse grupo não se beneficia adequadamente das classes comuns, já que necessitam de um atendimento educacional especializado. É para essa parcela de indivíduos mais vulneráveis que a nova política tem um olhar especial.
 
É importante que se entenda essa premissa, já que ela explica o porquê de os defensores da nova política serem minoria. E quem são parte dessa minoria? Em grande parte, os familiares dessa parcela de estudantes que não se beneficiam adequadamente das classes comuns e que, muitas vezes, optam inclusive por retirar seus filhos do sistema educacional público pela falta de uma alternativa e por entenderem que seus filhos não têm o atendimento adequado nas classes comuns.
 
O ministério da educação, por meio da PNEE 2020, está preocupado em incluir esses alunos e suas famílias não contemplados em suas necessidades pela realidade atual.
 
Segundo o relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do PNE, do Inep, realizado em 2021, 17,5% das crianças e adolescentes com deficiência, entre 4 a 17 anos, estão fora da escola.
 
Querem que sejam fechadas estas classes para os educandos mais fragilizados: as pessoas com deficiências graves ou múltiplas. Ora, estas classes estão previstas no artigo 58 da LDB e na meta 4 do Plano Nacional de Educação, e estão de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
 
Causa estranheza que grupos que defendem as minorias estão contra o MEC justamente na defesa do atendimento educacional especializado – como diz a LDB, para esta minoria. Lei existe para ser cumprida.
 
O MEC não está retrocedendo, pelo contrário, está ampliando os direitos já conquistados: respeitando a legislação, incentivando a flexibilidade aos sistemas educacionais, promovendo a diversidade pedagógica e respeitando a liberdade de escolha, das pessoas com deficiência e de suas famílias, pela escola mais adequada para atender cada educando.
 
Por causa dessa realidade, muitos educandos com deficiência mental grave, que demandam adaptações razoáveis e apoios múltiplos e contínuos, estão sofrendo com a perda do direito a uma educação mais direcionada às suas especificidades. Também os surdos têm direito a uma escola que respeite sua língua e cultura.
 
A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência assegura um sistema educacional inclusivo e o aprendizado ao longo de toda a vida e resguarda que sejam providenciadas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais. É isto que estamos buscando atender, pois classes especializadas promovem a inclusão social do público que atendem, com base nas liberdades fundamentais – e não existem liberdades fundamentais se for suprimido o direito de escolha.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social..

Acusado de roubos no comércio de Casa Nova é preso

Um homem acusado de cometer diversos roubos no Centro da cidade de Casa Nova, foi preso na manhã desta sexta-feira (27) por policiais da Delegacia Territorial (DT) daquele município. Segundo a Polícia Civil, o homem é acusado ainda de aliciar menores para a prática.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido na casa do acusado. “Ele praticava vários roubos no comércio local e tinha como co-autores adolescentes infratores, os quais foram corrompidos para a prática delituosa com emprego de arma de fogo”, relatou a coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Juazeiro), delegada Lígia Nunes. ..

Padre Antônio Moreno completa 39 anos de sacerdócio nesta sexta-feira (27)

Padre Antônio de Jesus Moreno completa nesta sexta-feira (27) 39 anos de sacerdócio. As comemorações estão sendo realizadas de forma virtual. Todos os anos a data é lembrada pelas paróquias, movimentos sociais e sindicatos. Amigos, fiéis e admiradores enviam as várias formas de gratidão pelos serviços prestados durante estas décadas de trabalho nas comunidades.

A ordenação aconteceu no dia 27 de agosto de 1982. Natural de Arari, Maranhão Antonio Moreno exerceu ministério nas paróquias Nossa Senhora das Dores em Petrolina, Paróquia São José, (Dormentes, PE) e São João Batista (Afrânio, PE), Paróquia São João Batista, João de Deus, Petrolina,  Paróquia Santa Teresinha (Cohab VI, Petrolina, PE);e Igreja do Bairro José e Maria...

Miguel Coelho: Anúncio de filiação ao DEM antecipa discussões e reflete nos principais noticiosos de Pernambuco

Com a filiação já com data marcada no DEM e uma pré-candidatura ao governo do estado se consolidando a passos largos, o prefeito de Petrolina-PE, Miguel Coelho, foi a bola de vez, nesta quinta-feira (25), na pauta dos principais veículos de comunicação do estado.

O JC Online estampou: “Ida de Miguel Coelho para o DEM pode ajudar a atrair o PDT para o palanque da oposição em 2022 em Pernambuco”, enfatizando que um encontro de Miguel com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e com o presidente estadual da legenda, Wolney Queiroz, na quarta-feira (25), em Brasília, foi um bom início de conversa. ..

Prefeitura de Juazeiro realiza vivências inclusivas com colaboradores em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta quinta-feira (26), vivências inclusivas com colaboradores da Seduc, com o intuito de sensibilizá-los em relação à convivência com pessoas com deficiência e a importância da acessibilidade. A ação é alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada entre 21 e 28 de agosto, que este ano aborda o tema "É tempo de transformar conhecimento em ação".

No prédio da Seduc, foram disponibilizados objetos como bengalas, vendas e cadeiras de rodas, para simulações de situações cotidianas vivenciadas por pessoas com deficiência. A ação também contou com orientações da equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), da Seduc. ..

Sem produção adicional, geração de energia será insuficiente a partir de outubro, alerta ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira (26) que, a partir de outubro, a capacidade atual do país de geração de energia elétrica será insuficiente para atender à demanda. Na avaliação do órgão, é "imprescindível" aumentar a oferta de energia em cerca de 5,5 GW a partir de setembro.

As conclusões constam de uma atualização da nota técnica de monitoramento das condições do setor elétrico até novembro...

Vigilância Sanitária interdita estabelecimento do ramo alimentício em Petrolina

Em uma visita de rotina, na noite desta quarta-feira (25), fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina interditaram uma pizzaria localizada no bairro Areia Branca.

Durante a visita técnica, os fiscais constataram inúmeras irregularidades, a começar pela ausência da licença sanitária do estabelecimento. O local foi interditado e os responsáveis têm um prazo de três dias para regularização, no entanto, o funcionamento só voltará após nova visita da fiscalização e constatação do estabelecimento regular, caso contrário, permanecerá interditado. ..

Fazenda Nacional abre parcelamento de dívida ativa do FGTS

As pessoas físicas e empresas que têm menos de R$ 1 milhão em débitos com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inscritos na Dívida Ativa da União têm até 30 de novembro para pedir novo parcelamento proposto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O órgão publicou ontem (25) edital com o prazo de adesão e as condições de renegociação.

A adesão começou hoje e pode ser feita na página da Caixa Econômica Federal dedicada ao FGTS, opção “Transação”, para pessoas físicas, empresas em atividade, micro e pequenas empresas, Santas Casas e demais organizações da sociedade civil. As empresas inativas, com massa falida, em recuperação extrajudicial, liquidação judicial ou intervenção deverão pedir o parcelamento no site Regularize PGFN...

Risco de racionamento é maior que o da variante delta, diz Itaú Unibanco

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mário Mesquita, disse que a retomada da economia brasileira corre mais riscos com a ameaça de racionamento de energia do que com o aumento da circulação da variante delta do novo coronavírus no país.

"Até o momento, a variante delta parece sobre controle", disse Mesquita, durante apresentação do terceiro relatório de Análise de Comportamento de Consumo, relativo ao segundo trimestre de 2021. "Já o risco de racionamento é maior"...

STJ suspende denúncia contra Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha suspendeu a tramitação da denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e contra Fabrício Queiroz, investigados no esquema das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O pedido foi feito pela defesa de Queiroz, liderada pelo advogado Paulo Emílio Catta Preta. A reclamação dos defensores foi deferida pelo ministro na terça-feira (24) e a decisão também foi estendida a outros 15 acusados...

Sindsemp aciona Justiça após denúncias de descumprimento da hora-aula atividade nas escolas de Petrolina

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp) de Petrolina apresentou à Secretaria de Educação de Petrolina um ofício exigindo, em caráter imediato e irrevogável, o cumprimento da hora-aula atividade, que consiste na disponibilidade do Professor fora da sala de aula para atividades de planejamento, atendimento aos pais, elaboração e correção de provas, por exemplo. O documento foi encaminhado nesta terça-feira (24).

Segundo o Sindsemp, a carga horária do professor se divide em dois terços em sala de aula e um terço para hora-aula atividade. A conquista da hora-aula atividade é lei, e, de acordo com denúncias encaminhadas pelos servidores ao Sindsemp, o poder executivo não está cumprindo. Com isso, o sindicato entrou na justiça e conseguiu parecer favorável do Ministério Público e decisão judicial para o atendimento da hora-aula atividade. ..

Fiscalização aos imóveis de programas habitacionais é intensificada em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Habitação, tem intensificado os trabalhos de fiscalização nas unidades habitacionais financiadas pelo Programa Casa Verde e Amarela. As situações irregulares, como abandono, locação e venda de imóveis, chegam por meio de denúncias registradas pela Ouvidoria Municipal ou são feitas diretamente pela população no setor de Habitação. 

Já foram fiscalizadas cerca de 300 imóveis. Durante esta semana os trabalhos seguem no Residencial Novo Tempo V, entregue recentemente pelo município. A equipe está comparecendo aos imóveis para atestar quem efetivamente encontra-se residindo nas propriedades...

Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2022 será realizado de 1º a 03 de setembro

Pela segunda vez em modalidade virtual, o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover de 1º a 3 de setembro de 2021 o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. A CF do próximo ano tem como tema: “Fraternidade e Educação” e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).

De acordo com o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o público-alvo desta formação são os agentes que têm atribuições de dinamizar a CF nas comunidades, dioceses e nos 19 regionais da CNBB, bem como todo o povo de Deus que se interessa pela temática da educação e da campanha...