Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto, a Secretaria de Educação de Sobradinho realizou na última sexta-feira (27), uma roda de conversa que contou com a presença dos gestores escolares, da coordenação da Assistência Social do município, de membros da comunidade PcD de Sobradinho, entre outras representações sociais.
Mediada pela Secretária de Educação Ducilene Kestering, participaram da Roda de Conversa, a fonoaudióloga, Verônica Pesqueira, a advogada, Cícera Jaira Cavalcanti, as assistentes sociais, Lúcia Helena Miranda e Esmeralda Vasconcelos, a psicóloga, Janaina Gomes e o vereador Caul Sena.
Com o tema, "Efetivação da Educação Inclusiva como Elemento Transformador", a Secretaria de Educação realizou outros momentos de reflexão e vivências durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
"Trabalhamos continuamente para promover a inclusão dentro do Sistema Municipal de Educação de Sobradinho, com ações que vão desde a parceria com à APAE local até a oferta de formação continuada em Libras. Asseguramos atendimento educacional especializado (salas de AEE) para os alunos com deficiência. Acompanhamos alunos com baixa visão, surdos e as escolas dispõem de psicopedagogas para atendimento psicopedagógico. Na infraestrutura, os espaços públicos têm acessibilidade. Porém, alguns passos devem ser dados para avançar ainda mais na Educação Inclusiva. São metas da nossa gestão, fortalecer a formação dos professores, criar uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais especializados, reestruturar a escola e a sociedade para eliminar as barreiras de comunicação, arquitetônicas e pedagógicas, com propostas curriculares diversificadas, flexíveis, inovadoras e abertas", destacou Dulcilene Kestering.
Programação
A programação da semana foi oficialmente iniciada na segunda-feira (23), com a abertura virtual realizada pela Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering, quando foram exibidos vídeos abordando a temática com os estudantes do Sistema Municipal de Educação.
Já na terça (24), houve a organização de vivências com os alunos dentro das escolas, e também o momento LET, com práticas lúdicas e artísticas com os alunos PcD matriculados nas instituições municipais.
De acordo com a secretária, toda a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi pensada e elaborada com o objetivo de gerar debate e esclarecimentos sobre os direitos das Pessoas com Deficiência.
"Enquanto trabalhadores da educação precisamos entender como as políticas públicas funcionam, temos que estudar para gerir, implementar e fazer funcionar as políticas públicas de inclusão no nosso município. E como parte da gestão do prefeito Cleivynho Sampaio, nosso fazer pedagógico e administrativo deve ocorrer em rede para assegurar direitos. Precisamos construir uma agenda colaborativa para tecer uma rede de apoio que garanta os direitos dos alunos e alunas com deficiência, pois com a rede fragilizada impede que os avanços aconteçam em todo seu potencial. Sendo assim, momentos como essa roda de conversa, realizada durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, nos permitem aprender e refletir como melhorar nosso trabalho para o alcance cada vez maior de inclusão de todas as pessoas em suas necessidades ", concluiu a secretária.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.