Foram encontrados 410 registros para a palavra: Pesar

Morre Ricardo Brennand, aos 92 anos, vítima da Covid-19. Senador Fernando Bezerra Coelhoe filhos emitem nota de pesar

O empresário industrial e colecionador de arte Ricardo Brennand faleceu na madrugada do sábado (25), aos 92 anos, por complicações causadas pelo novo coronavírus.

Prestes a comemorar aniversário, ele estava internado no Real Hospital Português, no Recife, desde a segunda-feira (20). De acordo com fontes ligadas à família, o pernambucano recebeu tratamento em casa no início dos sintomas, mas precisou ser internado após uma piora. Ricardo tinha problemas pulmonares. Ele deixa a esposa, Graça Maria, e sete filhos. ..

Prefeitura de Petrolina emite nota de pesar pelo falecimento do cirurgião-dentista José Olegário

A Prefeitura de Petrolina manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do servidor público municipal, José Olegário da Silva, de 55 anos, que era cirurgião-dentista e faleceu nesta sexta-feira (10), após uma dura luta contra o câncer.

José Olegário prestou um importante serviço ao município onde trabalhou por 24 anos. Muito querido por todos, há dois anos ele estava trabalhando no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na função de endodontista...

Secretária de educação de Juazeiro promete cumprir decreto do prefeito apesar da preocupação dos gestores municipais

A Rede GN publicou neste sábado (21) matéria sobre a preocupação de vários gestores da rede municipal de ensino que expressaram preocupação com os decretos baixados pelo governo que podem colocar em risco a saúde dos próprios gestores e demais funcionários dos estabelecimentos de ensino de Juazeiro na entrega de kits da merenda escolar e da vacinação contra H1N1 nas escolas.

Em resposta à publicação, a própria Secretária de Educação e Juventude Lucinete Alves encaminhou a seguinte nota:..

Chefe da Polícia Civil diz que apesar dos desafios tem plena confiança que o caso Beatriz será elucidado

A redação da redeGN Blog Geraldo José  publicou na última segunda-feira 16, a mudança pela quarta vez do comando responsável pela investigação do brutal assassinato da menina Beatriz Angélica Mota que caminha para os cinco anos do crime. 

Até o momento, 4 anos e três meses, o Caso Beatriz é marcado pelas incertezas e silêncio da Polícia Civil de Pernambuco, responsável pelas investigações do crime cometido no dia 15 de dezembro de 2015 no Colégio Auxiliadora em Petrolina...

Nota de Pesar da Univasf: Falecimento do professor Aldrin Éderson Vila Nova Silva

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento do servidor Aldrin Éderson Vila Nova Silva, ocorrido ontem (27), em Petrolina-PE.

Professor do Colegiado de Zootecnia desde 2008, Aldrin era Médico Veterinário, tinha mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Doutorado em andamento em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nos últimos anos atuou na difusão de práticas de forragens na caatinga para tempos de estiagem. Na Univasf, trabalhou com as disciplinas de Anatomia Animal e Nutrição Animal...

Câmara emite nota pública de pesar pelo falecimento do ex-vereador Bosco Guedes

Tivemos conhecimento a pouco do falecimento do ex-vereador João Bosco Guedes, o nosso amigo Bosquinho. João Bosco Guedes participou ativamente da vida política de Juazeiro, mantendo seu jeito e identidade simples, exercendo seu mandato com seriedade e identificado com as comunidades que o elegeram.

Um dos aliados do ex-prefeito Arnaldo Vieira, Bosquinho, manteve até os últimos dias de vida, fidelidade ao grupo a que pertenceu desde o início da vida pública...

Nota: Deputado Gonzaga Patriota diz que foi com profundo pesar e sentimento que recebeu a notícia da morte do irmão

Foi com mais profundo pesar e sentimento de tristeza que recebi a notícia da morte do meu irmão, Ercilio Freire dos Santos. Este é um momento de extrema dor e sofrimento que vivemos com toda família e amigos, agarrando-nos a Deus e sendo consolados com a certeza de que Ercílio construiu sua história alicerçado em princípios do bem e lealdade. Agradeço pelas manifestações de condolências de todos e acredito no trabalho da polícia que vai esclarecer o ocorrido o mais breve possível.

Fiquem todos com Deus!..

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.

Responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.

O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.

Desde terça-feira (28), quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados.

Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.

Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta.

A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.

O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.

No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial".

Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.

A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500.

"O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.

Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".

Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem.

O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.

O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor.

De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.

A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova.

Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos --se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.

Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.

Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu.

O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.

Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas --casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.

O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos.

O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes...

Nota de repúdio e extremo pesar em relação ao recente episódio de estupro coletivo sofrido por uma adolescente no Município de Juazeiro

O Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher de Juazeiro da Bahia, juntamente com os Conselhos Municipais de Direitos Humanos, Direitos da Criança e Adolescente e o Conselho Municipal de Assistência Social, por todas as suas Comissões Permanentes, vem a público manifestar REPÚDIO e extremo pesar em relação ao recente episódio de estupro coletivo sofrido por uma adolescente no Município de Juazeiro – Bahia, no dia 16 de novembro 2019.

Os atos praticados não atingem apenas a vítima adolescente, mas representam um ataque a todas as Mulheres e Instituições de nosso município que lutam pela eliminação da violência de gênero e para que os Direitos Humanos sejam uma realidade...

CDHC da Câmara Municipal de Petrolina emite nota de pesar pela morte dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi

Em nota encaminhada a este blog, a Comissão de Direiros Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina se solidariza com os familiares dos jovens Matheus dos Santos e Lucas Levi que foram encontrados mortos na sexta-feira (17), próximos à Serra da Santa, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Confira nota na integra:..

Artigo 380 – APESAR DISSO...!

Tem sido interessante observar o grau de dicotomia que vem permeando os conceitos contidos nas avaliações dos analistas políticos de rádio e televisão - em nível nacional -, com relação ao atual Governo Federal. Embora seja normal e compreensível que tenham posições ideológicas eventualmente divergentes, é gritante observar que esse não alinhamento tem sido motivado, geralmente, pelo desengajamento do novo Governo em manter o patrocínio comercial dos últimos anos das respectivas empresas, por razões óbvias e lógicas.

Pelo ralo da permissividade escoavam altos valores em bilhões de reais, além do beneplácito de não cobrar dívidas acumuladas em impostos, apropriação indébita das contribuições não recolhidas à Previdência, etc. Para quem acompanha diariamente esse noticiário, percebe que a carga exagerada de notícias e comentários contrários, apega-se de forma imperdoável a detalhes isolados e, às vezes, despreza enxergar um conjunto de medidas voltadas ao esforço de recuperação nacional. Isso é um fato a olhos vistos e, só não o ver, o ceticismo cego e irracional...

Sobradinho: Prefeitura emite nota de pesar pela morte dos passageiros da embarcação que desapareceu no lago

A Prefeitura de Sobradinho-Ba emitiu nota lamentando com pesar e se solidarizando com aigos e familiares das vítimas de um naufrágio ocorrido no município, na quarta-feira (25).

Uma canoa com quatro pessoas se deslocou para uma ilha no Lago de Sobradinho e não chegou ao destino. Três corpos foram encontrados e uma  pessoa ainda contuinua desaprecida...

Deputado Roberto Carlos lamentou com profundo pesar o falecimento da ativista social de Juazeiro, Dona Raimunda Dias

Foi com profundo pesar que, na forma regimental da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou a Moção de Pesar pelo falecimento de dona Raimunda Dias da Silva, uma grande personalidade, idealizadora e mantenedora da creche Casa Lar Maria de Nazaré, em Juazeiro, que por quase 35 anos manteve a instituição que começou na sua própria residência. Dona Raimunda Lima, tinha 71 anos e veio do Ceará para Juazeiro há mais de 40 anos para começar uma linda história de vida.

De acordo com o parlamentar, a sua determinação e amor, fez da sua generosidade uma forma de acolhimento aos que buscava abrigo. “Ela, sem dúvida, representou uma força social na comunidade do Vale do São Francisco. Mesmo com a sua saúde debilitada, continuou à frente dos trabalhos que desenvolveu deixando um legado de solidariedade e amor pelas pessoas, em especial às crianças em situação de risco. Dona Raimunda não deixa só órfãos os seus inúmeros filhos, mas todos aqueles que a admiravam e tinham nela o exemplo de amor e caridade. Aos seus familiares, manifesto meu profundo pesar”, lamentou o deputado Roberto Carlos...

Apesar de decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos com cartão corporativo

Um mês depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o sigilo de alguns gastos do presidente da República, inclusive aqueles feitos por meio de cartão corporativo, parte relevante dos gastos da Presidência e da vice-presidência com o cartão continuam sob sigilo.

De acordo com o canal BBC, pelo menos até esta quarta-feira (4), o Portal da Transparência mantinha em segredo a forma como foram gastos R$ 9,8 milhões do cartão corporativo na Presidência da República e em órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na vice-presidência, outros R$ 468,5 mil continuavam em sigilo. O STF reafirmou que a decisão está em vigor desde o dia 11 de novembro — quando a ata do julgamento foi publicada. Além disso, o Planalto confirmou que foi notificado da decisão do Supremo no dia 20 de novembro. ..

Apesar do aumento do preço da carne, redução do custo da cesta básica é assegurada pelo tomate e banana 

Em pesquisa realizada pelo Colegiado do curso de Economia da FACAPE, referente ao mês de outubro de 2019, considerando as informações das cidades de Juazeiro e Petrolina, de forma agregada, ambas apresentaram deflação de -1,29% no mês. A pesquisa constata que apenas a carne bovina teve uma tendência de alta devido à redução da oferta interna, com aumento de 5,46% em Juazeiro-BA e 0,25% em Petrolina-PE.

O forte calor do mês de outubro acelerou bastante a maturação de itens como o tomate e a banana aumentando a oferta e, consequentemente, reduzindo o valor no mercado. O tomate continua com a tendência de forte queda, com redução de 23,51% em Juazeiro e 8,53% em Petrolina. A Banana também apresentou diminuição de preço, com redução de 0,86% em Juazeiro e 3,61% em Petrolina...

NOTA: PREFEITURA DE PETROLINA MANIFESTA PESAR PELO FALECIMENTO DA SERVIDORA JEANE CAMPOS MARANHÃO

A Prefeitura de Petrolina vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento da servidora, Jeane Campos Maranhão dos Santos, 41 anos, que faleceu nesta sexta-feira (8), deixando esposo, filhos e netos.

Jeane prestou um importante serviço à Secretaria de Saúde onde trabalhou no bairro Santa Luzia como Agente de Saúde. O corpo está sendo velado na Rua Santa Rita de Cássia, Nº 151, Antônio Cassimiro II, e o sepultamento será amanhã, as 9h...

DCH III/UNEB emite nota de pesar pelo falecimento do professor Paulo José

O Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III/UNEB, manifesta pesar pelo falecimento do professor Paulo José Oliveira. Militante ativo por uma educação pública e referenciada socialmente, uma das causas mais nobre da sociedade brasileira. O professor sempre manifestou seu compromisso com a Rede Básica de Educação bem como o Ensino Superior, colaborando como docente na Universidade do Estado da Bahia, DCH III, seja no curso de Pedagogia, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Programa Todos pela Educação e REDE UNEB 2000.  A comunidade acadêmica do DCH estima tranquilidade aos familiares nesse momento de dor e reconhece publicamente a contribuição do professor Paulo José para a educação de todo o Vale do São Francisco.

Edonilce da Rocha Barros..

Nota de pesar do Diretório do PODEMOS ao professor Paulo José

É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro. A sua morte nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão...

Nota de pesar: Professor Paulo José

O coletivo Travessia manifesta seu *pesar pelo falecimento do professor Paulo José* presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), importante militante da esquerda Juazeirense, ocorrido na tarde deste sábado (26) em Recife (PE). 

Prestamos a nossa solidariedade a sua esposa e a sua filha Valentine Oliveira e demais familiares e desejamos força e conforto neste momento de sofrimento...

Nota de pesar pelo falecimento do Professor Paulo do PSOL

Foi com surpresa e tristeza que recebi a informação do falecimento do nobre Professor Paulo, dirigente do PSOL em Juazeiro. 

O Professor Paulo era um homem admirado por muitas pessoas, por seu caráter e dignidade. Últimamente tivemos alguns diálogos virtuais e ficamos de nos vermos pessoalmente. Não deu certo, infelizmente.  ..