Nesta sexta-feira, dia 31, o Blog GJ Notícias veiculou matéria sobre possível chapa definida para 2020 (veja aqui). A direção do PSL encaminhou nota pública alegando que ainda não há decisão sobre o assunto. Confira:
Como o Blog GJ Notícias vem divulgando, os pré-candidatos a prefeito de Juazeiro para 2020 ultrapassam todas as expectativas e tem opções das mais variadas, inclusive, chapa pronta. Esta semana um dos postulantes na disputa, o ex-vereador de Juazeiro Dalmir Pedra, do PP, antecipou seu nome e o do advogado Wank Medrado, do PSL, como integrantes de uma chapa com prefeito e vice-prefeito para 2020.
Caso se confirme a disposição dos dois pré-candidatos, já que o Blog ainda não ouviu Wank, esta seria a primeira chapa com prefeito e vice anunciada em Juazeiro. Dalmir não informou quem ocuparia a cabeça de chapa, mas mandou foto com os dois postulantes juntos selando a união. “Juazeiro tem chapa majoritária! Trabalho prestado, mais saúde, educação e segurança comprovada! Chapa puro sangue de Juazeiro. PSL e PP”, escreveu...
Não precisa muito esforço nos dias de hoje, com a força das redes sociais, para que alguém interessado em descobrir os possíveis candidatos a prefeito de Juazeiro, na Bahia, encontrar figuras demonstrando claramente o desejo de “servir à sua Terra”. O Facebook, o Instagran e o Twitter, sem esquecer o WhatApp, denunciam claramente os desejos e a lista de candidatos para 2020 pode ficar maior do que se espera. Tem gente sem partido pleiteando seu lugar ao sol, e até partido com dois candidatos, quando só há vaga pra um na disputa que se avizinha.
É o caso do PSB. Uma visita rápida à página do presidente da legenda, em Juazeiro, Carlos Luciano, revela o óbvio: o ex-procurador de Juazeiro é candidatíssimo e já apresenta planos e propostas para os visitantes nas redes sociais. Nas páginas e lives disponibilizadas por Carlos Neiva, também integrante do PSB, a mensagem é mais clara ainda, o que indica disputa interna ou desfiliação, mais à frente, já que apenas um candidato pode ser registrado, por partido.
Em mensagem postada nos últimos dias o advogado Carlos Luciano tem dado o tom das suas pretensões: “Os anos passam, as inquietações permanecem... Essa minha preocupação é antiga, mas acredito que Juazeiro merece um futuro melhor e luto por isso”, escreveu...
As eleições para 2020 ainda estão bem distantes, mas se depender da vontade dos pré-candidatos e se houver partido suficiente para acomodar quem almeja, Juazeiro deve bater recorde de candidaturas para prefeito nas próximas eleições. A facilidade encontrada nas redes sociais alimenta sonhos diversos e os nomes vão aparecendo a cada dia, por desejo pessoal ou de grupos, dos mais variados perfis e classes sociais.
Depois de Rosí Costa e Pastor Teobaldo, fora dos políticos tradicionais que passam de uma dezena de candidatos, surgiu mais um: Rosiel Gondim, irmão do sanfoneiro Targino Gondim, candidato a deputado na última eleição...
Em entrevistas diretas ao jornalista Geraldo José e ao Blog GJ notícias, pelo menos duas pré-candidaturas a prefeito de Juazeiro foram confirmadas na semana que passou: Pastor Teobaldo e Carlos Neiva. O prefeito Paulo Bonfim, do PCdoB, mesmo não declarando publicamente sua condição de pré-candidatura, segue naturalmene como candidato à reeleição.
No campo das oposições o pastor Teobaldo, por e-mail, sem confirmar por qual legenda concorreria, não deixou dúvidas de sua intenção. “Sim, sou pré-candidato a Prefeito de Juazeiro e meu desejo é bem claro: ser ‘POSIÇÃO’, bem mais que oposição. Ser: ‘PROPOSIÇÃO’, mais que divergência. Ser ‘CONVERGÊNCIA’, que traz respostas e soluções para levar Juazeiro a um tempo de prosperidade e desenvolvimento equilibrado entre o social e o estrutural. O utópico e o real”, escreveu, reforçando que “apesar de novato, já trabalho com uma ‘Equipe produzindo meu rascunho de plano de Governo’...
A Eleição para prefeito ainda está distante, mas, passado o carnaval e iniciado o ano legislativo na câmara municipal o tema começa a ganhar força e passa a ser explorado nas rodas de conversas. Em Juazeiro não é diferente e, enquanto a situação, leia-se Paulo Bonfim, tenta empurrar essa discussão para mais perto do pleito, na oposição, sem nomes definidos, alguns candidatos tentam colocar o nome no tabuleiro, já que muitos sequer são conhecidos do grande público.
Allan Jones, Bené Marques, Coronel Anselmo Bispo e Carlos Neiva, só pra citar alguns nomes, não tem reclamado da exposição antecipada e, pelo menos publicamente, não negam o desejo de participar do pleito de 2020. Allan Jones, pelo que se sabe, tem articulado nos bastidores, Bené Marques procura um partido que lhe garanta legenda, Carlos Neiva não nega o desejo e Anselmo Bispo, bem presente nas redes sociais, dá indicativo de que gosta da ideia, em que pese não tenha sequer um partido político, diante da sua condição de militar. ..
As festas de fim de ano e o recesso parlamentar nos legislativos municipais deram uma trégua ás discussões de cunho político na maioria das cidades brasileiras, mas 2019, ano que antecede as eleições para prefeito, deve ser bem movimentado nesse aspecto, com pré-candidatos tentando estabelecer metas e consolidar nomes no tabuleiro político.
Em Juazeiro não será diferente e pelo menos uma dezena de pré-candidatos a prefeito devem começar em breve a se movimentar nos bastidores, buscando legendas e apoios para levar adiante a pretensão. Na Câmara Municipal de Juazeiro, que há anos não tem um nome disputando o cargo de prefeito, o último foi o ex-vereador Samuel Nascimento, pelo menos dois edis ensaiam uma possível candidatura: Allan Jones (PTC) e Bené Marques (PSDB)...
O novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, ainda nem tomou posse e já começa o burburinho em relação a eleição de 2020, para prefeito, nos diversos municípios brasileiros. Em Juazeiro não é diferente e manifestações, ainda que tímidas, vão dando sinais facilmente captados, seja pelas declarações públicas, na imprensa e nas redes sociais, nas agremiações partidárias ou até pela presença mais intensa nos movimentos que ocorrem na cidade.
Quem já tem uma projeção política testada nas urnas, como é o caso de Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Jorge Khoury, Edson Duarte, Pedro Alcântara, Roberto Carlos, Zó, dentre outros, os nomes são sempre pautados no rol das possibilidades, embora muitos nem se declarem pré-candidatos. Destes, o ex-prefeito Joseph Bandeira, é dado como candidato certo, já que não abre mão dessa condição há pelo menos duas décadas. ..
Eleitos, deputados estaduais e federais já vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais em 2020. Nos corredores da Assembleia Legislativa, avalia-se que, ao menos, seis deputados federais que se elegeram no último domingo e 16 estaduais podem concorrer a prefeituras em 13 municípios, sendo a do Recife a mais disputada. Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, também são cobiçadas.
Nos bastidores, comenta-se que a delegada Gleide Ângelo (PSB), a deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, com 412.636 votos, deve receber a missão partidária de disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes...
O pré-candidato a Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, atacou possíveis postulantes de outros partidos ao posto durante um almoço com empresários na Firjan, no centro do Rio, ontem (19). Sobre Marina Silva, o ex-governador do Ceará disse que não a vê com energia para a disputa e que, além disso, "o momento é muito de testosterona", hormônio masculino. Também dirigiu críticas aos tucanos Geraldo Alckmin, João Doria e Aécio Neves, a quem chamou de "cadáver político".
Ciro disse que Aécio "continua dando as cartas" e afirmou que o PSDB insiste em não tirá-lo do comando do partido...