Foram encontrados 1260 registros para a palavra: política

Brasil: Reviravolta na Política, Economia e no Social!

Vendo, observando, andando, sentindo e vivenciando, chego a conclusões que não permitem devaneio, por ela não esconder fatos, nem dados apontadores da piora nas condições sociais do Brasil, com estimativa de maior agravamento a médio e longo prazo, caso não haja uma concreta mudança conjuntural favorável ao processo de desenvolvimento econômico com inclusão social (...).   

  • Uma Reviravolta – desculpas esfarrapadas, jogo de empurra, atitudes viciadas, maus exemplos políticos, desvirtuações institucionais, autoridades sem vergonha de prevaricar (...) é o que temos visto nos últimos tempos na vida publica institucional da Nação Brasileira, com mais de uma visão e analise conjuntural, denunciando e também acobertando!... Não há uma unicidade de compreensão sobre os acontecimentos que mexeram com a vida da sociedade em seus mais diversos aspectos. Muito menos, nos encaminhamentos relacionados ao futuro da vida do povo!
  • Na Política - A quantidade de pessoas públicas e respectivas instituições da República com nome envolvidos em contundentes e supostos casos de desvio (roubo) do dinheiro público e da imprensa,  é enorme, com suspeição de que poderia ser bem maior. Parece haver algo que dificulta, propositadamente, o indiciamento mais intenso e em maior quantidade no Planalto Central, na Câmara Federal e no Senado da República, deforma que, “quem não é tolo pode ver”.
  • Na Economia – Se sabe que uma crise econômica mundial, natural do capitalismo, afetou a nossa economia: reduziu a produção; desempregou trabalhadores; derrubou a arrecadação dos entes federados (Prefeitura, Estado e União); a população volta a ser atingida pelo empobrecimento; baixou o poder de consumo das pessoas – num chamado “efeito dominó”, onde pouco se discute tal situação para dificultar, a meu ver, a compreensão popular. Os cortes no social reduziu a renda popular, diminuindo a circulação do dinheiro, enfraquecendo o comércio, e por que não a economia.
  • No Social – O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que mede a evolução dos direitos sociais, individuais e coletivos, resultantes das políticas públicas bem aplicadas, controlado por organismos internacional, aponta que a qualidade de vida da população brasileira sofre piora após agravamento da crise econômica mundial e que atinge ao Brasil, com a mudança de governo via impeachment com duras e graves críticas, advinda do lado da população que se diz vitimada.

Sabe-se, que bem ali, em 2018, haverá eleição presidencial, onde os partidos políticos, as forças sociais disputarão a ocupação do cargo público mais expressivo da nação, a Presidência da República, paralelo a outros como os de governadores, senadores da república, deputados federais e estaduais. Por menos discutido que seja, por maior que tenha sido o processo de manipulação das mentes humanas, se pode perceber que há a legitima ideologização da política, da economia, do social e dos agrupamentos sociais. O que parece é que os “fiadores” do impeachment da Dilma Rousseff (...) a elite econômica e midiática, não vê/ver a tendência eleitora futura como uma incógnita, pois, mesmo com ar de manipulação os grandes noticiários deixam claro as suas preocupa&cced il;ões com uma suposta tendência eleitoral que lhes contrariaria...

Renovação da política baiana, Saney Savana se prepara para novos voos e projetos para Casa Nova

Aniversariante da semana, a empresária casanovense, Saney Savana, afirma que continua atenta às demandas de Casa Nova, município do Norte baiano. Savana disputou as eleições municipais de 2016 como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Anísio Viana. Jovem e com muita vontade de trabalhar por sua terra, nesta semana em que comemora idade nova, Savana fala de sua vontade em fazer muito por sua terra. Ela tem estado atenta e observando como andam os bastidores políticos em sua cidade, região, estado e País.

Savana diz que virão novidades, mas ainda não pode adiantar. Ela faz é questão de dizer que estará sempre perto dos que acreditam nela e que sabem de sua vontade e coragem para trabalhar por Casa Nova. "Independentemente de estar ou não em época eleitoral, sou uma pessoa que está pronta para ajudar a cada momento. Levar minha força, coragem e luta a todos e todas que precisarem", afirma a empresária que tem no seu carisma o seu principal dom para conquistar a admiração e o carinho das pessoas...

"O Estado vai na contramão da triste política cultural do país", afirma maestro Carlos Prazeres 

A publicização não retira do Estado a responsabilidade de assegurar investimentos na Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Durante a solenidade de assinatura do contrato de publicização, nesta terça-feira (4), o maestro Carlos Prazeres, regente titular da Osba, comentou que o Governo do Estado está "indo heroicamente na contramão de uma triste política cultural deste país, de pessoas que pensam que tirando centavos da cultura, estão justificando uma suposta economia, logo quando tantos precisam da cultura. A cultura é um investimento. Nós vamos saber honrar esse voto de confiança". 

Na cerimônia, realizada no palco da sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa destacou que o orquestra continuará mantida pelo Estado, mesmo sendo administrada por uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos...

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento a produção local

Representantes das prefeituras de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Canudos e Uauá, participaram na última sexta-feira (17) no Grande Hotel de Juazeiro, de uma importante capacitação sobre formas, mecanismos e parcerias que podem contribuir para o incremento do potencial produtivo desses municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco. O encontro denominado "Oficina: Capacitação e Assistência Técnica sobre Políticas Locais para Biodiversidade", foi ministrada por técnicos e agentes do Projeto de Governança Local para Biodiversidade  (Glob) juntamente com técnicos da Superintendência de Agricultora Familiar do Estado da Bahia (Suaf) e do Irpaa.

Os/as representantes dos municípios apresentaram inúmeras dificuldades que impedem o avanço e o incremento da produção local, principalmente devido a fatores ligados a falta de estrutura dos municípios e das organizações dos produtores e, principalmente, por falta de conhecimentos sobre a legislação e politicas locais que visam fortalecer essa produção. Por conta dessas necessidades, os agentes públicos que trabalham diretamente com os produtores/as e os grupos de produção local receberão nos próximos dias, uma série de capacitações na área de politica local e estruturação da produção com vistas para a comercialização...

ARTIGO - REFORMA POLÍTICA OU LAVAGEM GERAL?

O que mais se tem ouvido nos últimos tempos, após a divulgação das muitas e muitas delações, é uma frase repetitiva e meio “decoreba” dos acusados ou por seus advogados, que procuram justificar, de forma quase nunca convincente, a legalidade dos milhões recebidos por políticos ou seus Partidos (todos eles, não escapa um...!): “todas as doações foram legais e declaradas à Justiça”! Ora, esses denunciados que me perdoem, mas estão brincando com a capacidade de discernimento das pessoas em geral, ou menosprezando a competência jurídica dos Procuradores e Juízes que estão investigando esse mar de lama, e permanentemente limpando o lamaçal que aí está!

Esses senhores do alto escalão político tradicionalmente aproveitam a campanha eleitoral para investirem no fortalecimento do próprio patrimônio pessoal, utilizando apenas uma bagatela dos recursos para os gastos de campanha, onde os simpatizantes ou integrantes do grupo, às vezes, gastam mais do que o próprio candidato. Os valores que cada partido lança na prestação de contas ao Tribunal, ainda que dentro dos limites fixados pela lei, não é indicador que legitima a origem honesta do dinheiro doado, uma vez que ele saiu ou sairá dos projetos superfaturados, cujos excedentes ao custo normal da obra, contabilizados no Caixa 1 ou 2, não importa os registros internos, geralmente são financiados pelos cofres públicos decorrentes dos exorbitantes impostos pagos pelo próprio cidadão...

Guilherme Coelho destaca contribuição de Marco Maciel na história da política nacional

O deputado Guilherme Coelho (PE) representou a bancada tucana na sessão solene em homenagem ao político, advogado e professor Marco Maciel, realizada na manhã desta quarta-feira (15). Ao longo da vida política, Coelho teve inúmeros encontros e conversas com Maciel em Beto OliveiraPetrolina (PE) na companhia de seu pai, Osvaldo Coelho.

Maciel foi vice-presidente da República nos governos de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Foi governador de Pernambuco e, sempre representando o estado, atuou como deputado federal e senador. Foi presidente da Câmara, ministro da Educação e da Casa Civil. O político se recolheu definitivamente da cena pública em 2012, em decorrência do Mal de Alzheimer...

Artigo: A justiça tarda, mas não falha

Nada melhor que o tempo e a luz da transparência para trazer à tona as verdades que muitos insistem em esconder. 

Desde que assumiu a Prefeitura de Petrolina, o Prefeito Miguel Coelho tenta convencer as pessoas de que recebeu uma cidade em cenário de terra arrasada. Quem ouve as suas declarações, acha que Petrolina era a pior e mais desorganizada cidade do Brasil.

Mas, como já dito, nada melhor que o sol para trazer luz aos comportamentos obscuros e, porque não dizer, irresponsáveis. 

Essa semana, a revista Exame trouxe uma pesquisa feita pela empresa Macroplan que coloca Petrolina como a melhor cidade do Nordeste para se viver e a 45ª melhor do Brasil. Mais que isso, é importante notar que Petrolina foi a cidade que mais cresceu no período pesquisado (2005-2015), subindo 46 posições, enquanto Recife, nossa capital, perdeu 7 posições, por exemplo.

Tal resultado é fruto de muito trabalho e da consolidação das políticas públicas que o Prefeito Julio Lossio implementou em Petrolina. Conforme mostram os números, Petrolina foi a cidade que mais cresceu na Educação, o que não era de se espantar, considerando que os números do nosso IDEB já mostravam que, na gestão de Lossio, Petrolina teve o maior crescimento do Nordeste, ficando à frente de 21 capitais do país. 

A pesquisa também comprova que Petrolina deu um salto gigantesco na saúde. Mais um fruto do esforço da gestão de Lossio em tirar Petrolina de 13% de cobertura em saúde da família e entregar com mais de 98% de cobertura, quadruplicando o número de exames, consultas e cirurgias e reduzindo drasticamente a taxa de mortalidade infantil.

Outro fator decisivo para Petrolina alcançar esse resultado foi o acesso das nossas crianças em creches. Desenvolvemos o maior programa de educação infantil do Brasil, o Nova Semente, e abrimos mais vagas em creche do que qualquer outro município do país. 

Foi também na gestão do prefeito Julio Lossio que Petrolina alcançou o 6º lugar no ranking de transparência do nosso Estado, outro fator analisado na pesquisa Macroplan. Nas gestões anteriores, a prefeitura não divulgava nem a relação de nomes e salários dos seus funcionários. 

Aliás, é importante notar que Petrolina cresceu em todos os aspectos relacionados à gestão municipal. Os únicos pontos que pioraram, e não permitiram que nossa cidade figurasse em um patamar ainda melhor, foram a segurança e o saneamento, não por coincidência, ambos de responsabilidade do Governo do Estado. 

Posto isso, fica evidente que o discurso do atual prefeito é só uma retórica falaciosa e que não encontra respaldo na realidade. Enquanto ele afirma ter recebido uma “herança maldita”, o Brasil inteiro agora sabe que, na verdade, ele recebeu de herança a melhor cidade do Nordeste para viver e administrar.

Por Julio Lossio Filho ..

ARTIGO: Amigos, amigos, negócios à parte

Não se pode contestar a afirmação de que todo começo é difícil, mas, mais difícil ainda é não encontrar alguém que não tenha passado por perrengues nos primeiros momentos de uma atividade, seja no lado pessoal, profissional e outros. Muitos já vivenciaram ou vivenciam ainda essa experiência na própria pele. É absolutamente normal passar por algumas dificuldades nos primeiros momentos em qualquer que seja o acontecimento ou a área de atuação.

O medo de falhar não poderá ser maior que a vontade de acertar...

Política: Edna França ocupa Coordenadoria de Políticas Temáticas para Mulheres da Prefeitura de Salvador

Após quatro anos como Gerente de Articulação Institucional da Superintendencia de Politicas Publicas para as Mulheres da cidade de Salvador, capital da Bahia, a juazeirense Edna França, do Partido Verde, foi nomeada pelo prefeito ACM Neto para o cargo de Coordenadora de Políticas Temáticas para Mulheres, Infância e Juventude do município.  ..

Prefeitura de Sobradinho(BA) comemora os 28 anos de emancipação política do município

A Prefeitura de Sobradinho (BA) em comemoração aos 28 anos de emancipação política do município, realizou na manhã de hoje (24) no Paço Municipal, uma solenidade de hasteamento das bandeiras, com apresentação da banda marcial do Cebec, de números artísticos das escolas municipais e participação de autoridades civis e militares.

O Prefeito Luiz Vicente Berti, recebeu um chamado de Brasília para resolver demandas do município e foi representado na cerimônia, pelo Vice Paulo Lima, que ao lado do Presidente do Legislativo e de secretários municipais, comandaram a manhã festiva...

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito...

Superintendente Regional da Codevasf-PE tem reunião com produtores e lideranças políticas da região

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro esteve, na ultima segunda-feira, dia 14, Valexport para participar de outro importante momento para Petrolina. Reunião de trabalho promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco que teve como objetivo discutir assuntos da fruticultura irrigada e as principais demandas dos produtores locais.

Vice-governador de Pernambuco e recém-empossado como secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Raul Henry garantiu que irá tratar de todas as demandas apresentadas, com ênfase para a aceleração do processo de registro dos defensivos agrícolas, além de lutar para uma tarifa de energia elétrica diferenciada e intermediação com operadores e armadores do Porto de Suape...

Artigo: QUALIDADE DE LENI

Vivemos na época das “leniências” e das “delações premiadas”, por parte de alguns maus políticos,  de grandes e inescrupulosas empresas nacionais, bem como da aceitação destas,  por parte de algumas autoridades do nosso Judiciário.

Leniência é um termo que vem do Latim, “lenitate” ou “lenidade”, cujo significado é o mesmo que brandura, suavidade, doçura ou mansidão. O que no contexto da lei de repressão às infrações contra a ordem econômica, dá, às sanções contra práticas anti-concorrenciais, a qualidade de lene, isto é, o abrandamento da punição a ser imposta...

BAHIA: Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte apresentam novas gestoras

Acontecerá nesta quinta-feira, 26 de janeiro, às 15h30, a apresentação das novas gestoras da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Julieta Palmeira que assume a pasta das mulheres e Olívia Santana que assume a pasta do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte estarão presentes no ato, que será realizado no Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. ..

Artigo: UAUÁ: MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MUDANÇAS POLÍTICAS

Ao longo dos séculos nossa terra, nosso povo e nossos animais sofrem com as longas estiagens. Mas as secas, esse fardo que pesa sobre nossos ombros sertanejos nos faz mal? Ora a avarenta cobiça de nós homens e mulheres que aqui moramos ou trabalhamos seja talvez um mal pior que esse fenômeno natural. Desmatamos 93% da caatinga, matamos nossos rios, e os que ainda não matamos estamos o fazendo. Aramos nossas terras férteis para produzir mais rápido e causamos erosões. Construímos estradas, caçamos os animais silvestres, um por um, até extinguir muitos deles. Construímos nossas cidades e sobre elas, despejamos nossos esgotos e próximos delas nosso lixo. 

As secas que douraram e blindaram nossas árvores, que deixaram esse pedaço de Brasil Árido, distinto doutras florestas, as mesmas secas que constituíram um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo – a caatinga, como entender essa variante climática? Ou como conviver com ela, qual é o seu histórico?

Nos registros do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na nossa região, aparecem evidencias que as secas causaram sérios problemas nos séculos XIII e XIV para os povos que aqui moravam. Em seu mais famoso livro Os Sertões ele dedicou o capitulo IV ao assunto. Esse trecho do livro descreve o fenômeno como um grande pavor para as populações que ali habitavam: "Desse modo é natural que as vicissitudes climáticas daqueles nele se exercitem com a mesma intensidade, nomeadamente em sua manifestação mais incisiva, definida numa palavra que é o terror máximo dos rudes patrícios que por ali se agitam — a seca". Noutro trecho ele lista as principais secas desde 1710 aos dias que precederam o final da Guerra de Canudos: "Assim, para citarmos apenas as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777- 1778, do século XVIII, se justapõem às de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879...", (do século XIX.) Das citações de Cunha às mais recentes secas, ficaram conhecidas por nossos bisavôs ou bisavós, como contava minha tia-bisavó Idalina Dantas os seguintes períodos. Foram secos os anos de 1915, 1931-1932, 1934-1936, 1939, 1955, 1961, 1976, 1979-1985, 1993, 1998-1999 do século XX...

Petistas dizem que prisão de líder do MTST foi “política”

Políticos e lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) em peso classificaram como ‘política’ a prisão do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, pela Polícia Militar em ação de reintegração de posse em São Paulo ontem. “Causa espanto e indignação o fato de que Guilherme Boulos foi detido enquanto intermediava o diálogo entre a PM e as 700 famílias que ocupam um terreno na Zona Leste de São Paulo. Em vez de garantir o diálogo, a polícia optou pela repressão explícita, usando um dispositivo arcaico do Código Penal – a acusação de ‘desobediência civil’ – para justificar a prisão de um dirigente político, ação que é típica de regimes totalitários”, disse em nota o diretório nacional do PT. Boulos foi liberado ainda na tarde de ontem.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) repudiou “com veemência” a prisão de Boulos, e disse que a ação “expõe de forma clara a face autoritária e antidemocrática que tomou o Brasil, e que busca, insistentemente, criminalizar movimentos sociais”. Para Galo, “crime é não ter moradia digna, é destruir direitos sociais, previdenciários e trabalhistas”. O deputado baiano avaliou ainda que prisão de Guilherme Boulos “além de arbitrária é também um mecanismo de intimidação aos trabalhadores que ousarem lutar por seus direitos”.Quem também repudiou a ação da PM do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi a ex-presidente Dilma Rousseff. “A prisão do líder do MTST Guilherme Boulos é inaceitável. Os movimentos sociais devem ter garantidos a liberdade e os direitos sociais, claramente expressos na nossa Constituição cidadã, especialmente, o direito à livre manifestação”, afirmou Dilma...

Artigo: A verdade sobre a falta de reação dos brasileiros diante da incrível destruição do Estado

A sensação de impotência política tem tomado conta de uma grande parcela da sociedade que sabe o que está acontecendo no país, mas sabe muito bem que sozinha não vai poder combater as nocivas mudanças que vem sendo implementadas no Brasil como Estado.

Pior ainda é saber que o povo não começou a reagir, exatamente porque o povo não sabe o que de fato está acontecendo. O povo está sendo literalmente enfeitiçado, mas precisamente imbecilizado, pelo processo de desinformação promovido pela mídia comprometida com a noção de Estado Mínimo, principalmente pela Rede Globo de Televisão...

PUBLICIDADE Política Indefinida, oposição quer o fim da reeleição na AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia entrou em recesso, mas a eleição para a presidência da Casa segue como o assunto de maior expectativa entre os parlamentares. Atualmente, quatro nomes se colocam como candidatos ao posto. Presidente da AL-BA, Marcelo Nilo afirma já possuir 31 votos de um total de 32 necessários para emplacar o sexto mandato consecutivo. Concorrem ainda o Pastor Sargento Isidório (PDT), Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP). Entre as articulações, os candidatos tentam conquistar um bloco importante na Casa.

O grupo de oposição já definiu que não terá um candidato próprio durante o pleito e que vai apoiar um dos nomes. No entanto, o martelo só deve ser batido a partir dos primeiros dias de janeiro. De acordo com Sandro Régis, líder da oposição, uma comissão prepara um documento com medidas que o futuro presidente deve seguir. Entre os itens está o fim da reeleição. Não temos nada definido ainda. Só vamos voltar a conversar a partir de janeiro, lá para o dia cinco. Agora todo mundo está viajando. Estamos elaborando um documento para ser entregue ao candidato, é preciso cumprir medidas, a exemplo do fim a reeleição...

Mostra 14 discute política através da dança

A dança, enquanto linguagem artística, é resultado de um olhar sobre aspectos da vida, refletindo a existência através do movimento do corpo. Em sua quinta edição, a Mostra 14 de dança traz para os palcos discussões sobre a dança como política, entendendo essa última em toda sua dimensão. O projeto começa na quarta (14) e segue até o domingo (18), contando com apresentações de artistas locais e convidados de outras cidades.

Realizada pela Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança, a Mostra 14 é um espaço de experimentação em dança contemporânea que homenageia o bailarino Ailton Marcos, falecido em 2009. Sobre essa edição, o produtor André Vitor Brandão diz que foi pensada uma programação a partir do contexto político, social e econômico atual. "Propomos com a mostra pensar corpo e política, investigando de que maneira essas questões atravessam nosso corpo e como podem servir de matéria para a criação em dança", explica...

BA: Prefeituras do PSB recebem selo Unicef por políticas voltadas para jovens e adolescentes

Os prefeitos do PSB Wilson Cardoso (Andaraí); Karina Silva (Amargosa); José Barreira (Caetité) e Fredson Souza (Mulungu do Morro) foram agraciados sexta-feira (9) com o Selo Unicef, por conta do desempenho das políticas voltadas para a criança e o adolescente nos municípios que administram. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na sede do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e contou com a presença da presidente do partido, senadora Lídice da Mata, e do primeiro-secretário da legenda, Rodrigo Hita.

Na Bahia, 28 municípios receberam a certificação. “É importante que os prefeitos do nosso partido contem com esse reconhecimento. Presidi a CPI dos Assassinatos de Jovens do Senado e lá constatamos que das mais de 50 mil pessoas que morrem assassinadas por ano no Brasil, 33 mil são jovens e a maioria negros. Isso quer dizer que falta oportunidade e a infância representa a primeira oportunidade que é a do acesso à escola”, disse a senadora...