Os prefeitos do PSB Wilson Cardoso (Andaraí); Karina Silva (Amargosa); José Barreira (Caetité) e Fredson Souza (Mulungu do Morro) foram agraciados sexta-feira (9) com o Selo Unicef, por conta do desempenho das políticas voltadas para a criança e o adolescente nos municípios que administram. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na sede do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e contou com a presença da presidente do partido, senadora Lídice da Mata, e do primeiro-secretário da legenda, Rodrigo Hita.
Na Bahia, 28 municípios receberam a certificação. “É importante que os prefeitos do nosso partido contem com esse reconhecimento. Presidi a CPI dos Assassinatos de Jovens do Senado e lá constatamos que das mais de 50 mil pessoas que morrem assassinadas por ano no Brasil, 33 mil são jovens e a maioria negros. Isso quer dizer que falta oportunidade e a infância representa a primeira oportunidade que é a do acesso à escola”, disse a senadora.
Já o primeiro-secretário do PSB, Rodrigo Hita, destacou que “o selo Unicef é importante, pois mostra que o município evoluiu em indicadores fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente no município”. Ele também enfatizou que quatro das 26 prefeituras administradas pelo PSB receberam o prêmio e que haverá um esforço conjunto do partido para aumentar essa marca no próximo período.
Durante o evento a representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, anunciou que a Bahia contará com um escritório regional da entidade e ressaltou a redução da mortalidade infantil no Estado. “A cada ano, 44 crianças deixaram de morrer nos últimos anos”, afirmou.
Stahl também lembrou que o objetivo do Selo Unicef é incentivar os municípios a implementarem as desigualdades e garantidos direitos das crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional da ONU sobre o tema bem como o Estatuto da Criança e Adolescente.
Karina Silva, prefeita de Amargosa, comemorou a aprovação das políticas de impacto social, gestão de políticas públicas e a participação social que foram avaliados em sua gestão pelos técnicos da Unicef. Wilson Cardoso, de Andaraí, ressaltou a ampliação da oferta de ensino em tempo integral em seu município.
Contemplada duas vezes na gestão de Zé Barreira, Caetité registrou melhorias na vida de crianças e adolescentes nas áreas da assistência social, saúde e educação, entre os anos de 2013 e 2016. Já Mulungu do Morro, administrada por Fredson Souza, registrou uma importante parceria entre a prefeitura e a sociedade para a obtenção do selo.
O Selo Unicef foi destinado a 308 municipios brasileiros. Veja a lista das cidades baianas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.