O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.
Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito.
O momento foi de diálogo, reflexão, ajustes e pactuações envolvendo gestores municipais e estaduais. “O objetivo dessa ação é fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas através dos SETAFs e SEMAFs, possibilitando a ampliação dos arranjos institucionais capazes de executar e monitorar estas políticas", explicou José Augusto Tosato, representante do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues.
Na oportunidade, o diretor operacional da Bahiater Marcos Vinícius, destacou ações, projetos e programas para os municípios e territórios. Dentre eles destacaram-se, o serviço sistemático e continuado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o Projeto de Mecanização Rural (PROMER), a Segurança Alimentar de Rebanhos, o programa Garantia Safra, o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do Bahia Produtiva, Bahia Mais Forte Terra Legal, Regularização Fundiária, Pró-Semiárido e formação de gestores e técnicos dos municípios.
"É uma ação conjunta entre o estado, prefeituras e sociedade civil organizada, porém é fundamental que o agricultor se sinta participante do processo e perceba sua importância no contexto. A nossa intenção é implementar a política do SEMAF nos municípios, e integrar as ações apresentadas aqui, nos Serviços de Apoio à Agricultura Familiar", informou Marcos. Já o representante da CAR, Edmilson da Rocha (Tiziu), frisou que esse é um momento de fortalecer as políticas do território, "observando o comportamento e necessidades das comunidades".
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, criar o serviço municipal de apoio à agricultura familiar é de extrema importância para Juazeiro. "São inúmeras ações e projetos em benefício da zona rural, que irão proporcionar melhorias e desenvolvimento para as comunidades, garantindo a permanência do homem do campo no campo", observou.
A SETAF é uma unidade da SDR descentralizada territorialmente para a execução das políticas públicas de desenvolvimento rural; já o SEMAF é um serviço ofertado para os agricultores familiares.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.