Foram encontrados 2107 registros para a palavra: Artigo

Artigo: Eleições municipais e crise da Covid-19: que lições vamos aprender?

O Brasil entrou para um grupo de 70 países que adiaram suas eleições, previstas antes da ocorrência da pandemia da Covid-19, conforme dados sistematizados na página do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA, uma organização intergovernamental que tem como missão difundir a democracia como uma aspiração universal, uma coalizão de governos do qual o Brasil faz parte desde 2016.

Em 2 de julho de 2020, entrou em vigor a Emenda Constitucional nº 107, que estabeleceu o dia 15 de novembro para o primeiro turno e, para municípios com mais de 200 mil eleitores, a possibilidade de um segundo turno em 29 de novembro...

Artigo: Eleições que não encantam

Tempo de renovação das prefeituras. A cada quatro anos, os moradores assistem a um desfilar de promessas de que a cidade vai se tornar uma maravilha. Alguns acreditam apenas porque querem. Como a confirmar o veredicto de Antônio Maria. Que o brasileiro tem por profissão a esperança. Mesmo podendo ver o histórico de candidatos e partidos que escolhem. Desde a redemocratização, elegemos prefeitos de todas as cores. De comum, o que têm produzido é a perpetuação da má qualidade dos serviços públicos. Aí o morador da periferia pergunta-se: o que adiantou votar por aquele que prometia “um olhar diferenciado para os mais necessitados?”

programas dos candidatos às vezes são bonitos. Escasseiam, contudo, quando instados a responder sobre os meios para executá-los. Aí quase sempre tergiversam. Uma cidade se faz dos sonhos dos homens e das mulheres. Mas também da capacidade de administrar, empreender e gerar renda. A partir das suas vocações e do engajamento de seus cidadãos. Ocorre que o engajamento ativo só acontece quando o cidadão se percebe bem tratado pelo poder público. E quando os bens públicos estão sendo bem cuidados. Por isso, a percepção sobre quem (e quais partidos) mais estaria apto para administrá-los deveria ser fator relevante...

Artigo: Da necessidade de uma política municipal cultural

A cultura tem como função primordial a produção de sentido, visto que a realidade não basta.

Assim, a cultura representa uma das dimensões essenciais da existência humana e, como tal, encontra-se na base de toda e qualquer identidade, seja ela individual ou coletiva...

Artigo: A poiesis na obra do Papa Francisco

Muitas pessoas - como eu - ficam surpresas com a constante recorrência à poesia nas obras do Papa Francisco. Laudato Si’ já é uma obra também poética, até porque São Francisco era um santo, um místico e também um poeta. Porém, nas últimas obras, como a Querida Amazônia e Fratelli Tutti, essa recorrência não só é explícita, como ainda passa pela justificativa que esses poetas são profetas e que necessitamos de novas linguagens para escapar da sociedade tecnocrática e consumista (no. 46)

A poesia não é usual na linguagem oficial do Vaticano. Porém, esse gênero literário está na Bíblia, como nos salmos, no Cântico dos Cânticos, mas também na linguagem teológica profundamente poética de São João, ou da Escola Joanina. O capítulo I do Evangelho de São João é, para meu gosto, a mais bela página da bíblia, porque é a síntese do maravilhoso projeto de Deus para toda sua Criação, o lugar de Jesus como ponte entre a criação e o Criador, mas também porque recorre à metáforas lindas de luz e trevas, alfa e ômega, princípio e fim, assim por diante...

ARTIGO – SUS:  Ruim com ele? Pior sem ele!

Sempre que me vejo diante do processo de escolha de um tema, mesmo que sejam fartos os acontecimentos políticos nacionais a oferecer alternativas para a construção da matéria semanal, invariavelmente, deparo-me com uma vontade de escrever algo sobre o SUS-Sistema Único de Saúde vigente no país. E, assim, dei a largada nessa direção, talvez motivado pela necessidade de fazer alguma justiça, visto que a crítica contumaz é a prática comum no dia a dia, não considerando que as filas em hospitais, marcações de exames com longa espera e outros problemas que possam existir, decorrem da enorme demanda proporcionada por uma população sempre em franco crescimento.

A crítica mordaz ao Sistema de Saúde oficial causa inquietação e até indignação, às vezes, porque é extraordinário o trabalho que é realizado nos Postos de Saúde e Hospitais Públicos por profissionais da área, constituídos por médicos, enfermeiros e servidores em geral no atendimento a milhões de brasileiros que não têm condições de pagar um Plano de Saúde que os proteja. ..

ARTIGO: Houve um tempo em que assistíamos televisão no meio da praça

O que eu vou contar nestas próximas linhas não fará sentido para os leitores mais jovens, mas houve um tempo em que assistíamos televisão no meio da praça. Sim, todas as noites várias famílias, especialmente no interior do país, saiam das suas casas e iam até a praça central da cidade esperar o momento em que o funcionário da prefeitura destrancava uma caixa de madeira, de concreto ou de metal, colocada no topo de uma coluna, e ligava o aparelho que estava ali dentro.

As imagens trêmulas e chuviscadas enchiam os olhos curiosos para um sem número de pessoas que passavam a “conhecer” o mundo por meio daquele fantástico aparelho. E eu não estou falando de um tempo tão distante assim. No final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990 os aparelhos de televisão eram itens obrigatórios em qualquer praça do interior do país, instrumento de barganha política junto a um eleitorado alijado de outros bens educacionais e culturais...

ARTIGO – PROFESSORES: Anjos da Guarda! 

São infinitas as palavras que, nesse dia especial, devem ser escritas, faladas, declamadas ou reproduzidas por qualquer meio, para que cheguem aos ouvidos desses seres importantes e guerreiros, grandes responsáveis pela formação da cultura de um povo e cujos adjetivos para homenageá-los serão sempre insuficientes: os PROFESSORES!

Nada mais verdadeiro para qualificar a importância da missão desempenhada pelos Professores, do que buscar na poesia, e em particular na pureza e na verdade contida em versos da composição “Anjos da Guarda”, de Leci Brandão, que correspondem às palavras que cada um gostaria de dizer:..

Artigo: Chegou a vez dos 'verdadeiros falsos profetas' 

Transferir responsabilidades como forma de fugir de determinada realidade é um ato covarde, característico do fraco, um comportamento do mau-caratismo que beira à insanidade. Negar uma verdade como forma de escapar do que considera desconfortável é de extremo egoísmo, uma irresponsabilidade. 

A busca pelo poder expõe, torna vulnerável, humilha e machuca os que são utilizados como 'massa de manobra' para que os intentos dos que se dizem representar, ou serem representantes, geralmente chamadas de 'classe dominante, sejam concretizados. Este tipo de comportamento é perceptível com mais frequência em ano eleitoral, quando 'lobos e cordeiros' disputam o mesmo espaço e com os mesmos direitos, com o agravante de que um pode estar travestido e, se passando pelo outro, pode ocupar um lugar onde nunca poderia ser confiado em estar. ..

ARTIGO – Um guisado de bode pela paz!

O que mais tem se revelado nos últimos tempos no cenário político, são encontros e desencontros entre autoridades de relevo nacional, integrantes dos Três Poderes da República. Por conta de palavras lançadas ao vento, em desabafos intempestivos e precipitados, a população vem assistindo de camarote a querelas de vários matizes, seja entre a Presidência da República e o STF, ou entre Ministros e Presidentes da Câmara e do Senado, como o ocorrido no início da última semana entre Rodrigo Maia e Paulo Guedes. Como agora tudo é explicito, o bate-boca muitas vezes é até ouvido do lado de cá, longe dos gabinetes de S. Excias.!

A curta durabilidade das altercações orais, contudo, tem revelado a todo o Brasil que alguns episódios mais se parecem com jogadas estratégicas bem articuladas ou armações convenientemente montadas, cuja ira aparente logo é superada com um precioso “guisado de bode”. Assim, a plebe ignara sorri feliz pela superação temporária dos conflitos, e passa a valorizar o poder milagroso operado pelo nosso bode sertanejo, principalmente os oriundos deste querido sertão baiano, agora elevados à nobre missão pacificadora da política nacional. Quem sabe não virá por aí alguma honrosa Comenda aos caprinos...!..

Artigo: Lula ou Bolsonaro: quem é seu cabo eleitoral?

Na política nacional, existem as esferas municipal, estadual e federal que, embora independentes, funcionam (ou deveriam funcionar) harmoniosamente. Quando estamos no período das eleições municipais é comum ver candidatos e candidatas fazerem uso da imagem dos grandes líderes políticos nacionais e estaduais para se promoverem e conquistarem o voto dos eleitores. No Vale do São Francisco isso não é diferente. Mas nas duas maiores cidades da região, Juazeiro e Petrolina, mesmo diante da polarização política que impera em todo o país, um fenômeno vem chamando a atenção dos eleitores mais atentos ao pleito deste ano.

Mesmo sendo Presidente da República, eleito pela maioria dos votos, até agora Bolsonaro não despontou como cabo eleitoral dos candidatos às prefeituras da região, mesmo daqueles que são ideologicamente ou partidariamente ligados a ele.  Não se vê por aí a imagem do presidente estampada nas artes de campanha dos candidatos. Ao contrário do ex-presidente Lula, que desde 2002, quando foi eleito pela primeira vez presidente do Brasil, passou a ser, sobretudo no campo progressista, o principal cabo eleitoral de pretendentes a um cargo político, seja no executivo ou no legislativo em todos os cantos deste país...

Artigo - Todo cuidado é pouco no processo eleitoral

A única festa a ser comemorada de fato neste ano de 2020 será a 'festa da democracia', quando todos os brasileiros, sem distinção, de cor, raça, gênero ou condições financeiras estarão no mesmo nível e com as mesmas responsabilidades ao escolher as pessoas que lhe representarão no Legislativo e Executivo municipal.  

No momento em que o virtual passou a ser uma realidade mundial a disputa política deverá acompanhar esta mudança, ficando todos os envolvidos obrigados a conviver e absolver de maneira inteligente esse novo comportamento que requer não somente o domínio digital, mas também muita atenção no que determina as leis, inclusive a eleitoral, para não cometer irregularidades e crimes. ..

Artigo – Salve o Nordestino: “Antes de tudo, um forte”

Nenhum texto que se proponha a homenagear o Nordestino, no dia que lhe foi reservado no calendário oficial, 08/outubro, pode prescindir de iniciá-lo reafirmando a histórica frase do escritor Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte” (Os Sertões, 1ª Edição, 1902). Essa afirmativa, tão singela quanto verdadeira, ultrapassa o tempo e se eterniza na memória de quantos conhecem a força e a coragem da gente do sertão:  O trovador usa a frase como mote dos seus versos, quando nas feiras livres exalta o inconfundível perfil do nordestino. Os políticos dela se aproveitam quando na empolgação dos seus discursos, nem sempre transmitindo a verdade desejada.

Não basta fazer poesia ou tecer altos elogios em oratórias cheias de empolgação, mas é preciso ter a sensibilidade para sentir e interpretar o verdadeiro significado do adjetivo “forte” de Euclides. Também não tenho a pretensão de fazê-lo. A capacidade de resistência da gente sertaneja vai além dos limites de meras definições literárias ou científicas. O suor com sabor de sangue que lhe corre nas faces parece emergir das suas entranhas como um bálsamo para a pele, que queima sob a intensidade do sol. Não se quebranta com pouco sofrimento, nem se arrefece ante os grilhões da dor, da sede e da fome, como se lhe fossem alimentos de vida. É um forte que está mais para o verdadeiro sentido de fortaleza, muralha, que resiste bravamente às adversidades...

Artigo - Deep Fake: A nova ameaça do século XXI

*Ricardo Martins

Se as Fake News se tornaram um grande problema no Brasil, principalmente em relação à política, o Deep Fake fará um estrago ainda pior. Através de Inteligência Artificial, Machine Learning e com ferramentas de código aberto pode se criar um algoritmo para treinar uma Rede Neural a mapear o rosto de uma pessoa, e então, substituir os movimentos labiais, expressões do rosto e piscar dos olhos, e até o rosto por completo, no corpo de outra pessoa. Em muitos casos, a qualidade fica impressionante...

Artigo – Renda Cidadã: Mais Um Natimorto?

(Foto do lançamento do novo Renda Cidadã)

Apesar de reconhecer o quanto é delicado e complexo gerir Políticas Sociais em qualquer governo, o problema se torna mais grave quando o objetivo é menos humano e mais populista-eleitoreiro, em total contraponto à enorme importância que representa para milhões de brasileiros esse socorro emergencial. O pior é esse jogo de invenções que fazem para cada um aparecer como o pai de uma criança sempre diferente, tentando fazer de nós uma plateia que só aplaude...

Artigo - Uma História Lambuzada (II)

Nada melhor para subsidiar uma análise ou reflexão sobre o cenário político do presente, do que olhar um pouco para trás e localizar alguns fatos históricos recentes ou passados, não importa o tempo decorrido. Eles sempre nos trazem lições preciosas, que podem nos oferecer explicações sobre alguns questionamentos.

Por exemplo, tinha pelo Partido dos Trabalhadores-PT um grande respeito pela potencialidade político-partidária que detinha no cenário nacional nas últimas décadas, mas, de repente, foi relegado ao ostracismo e as suas lideranças hoje silenciosas, para não dizer mudas e caladas, cujo comportamento se assemelha àquela criança que fez algum mal feito e se esgueira envergonhada pelos cantos da sala! Fui encontrar melhor clareza ao reler a crônica editada em 24/11/2016, cujo título acima foi inspirado em entrevista do líder petista Jacques Wagner, ex-governador da Bahia e atual Senador da República. ..

Artigo: Vacina contra o coronavírus, uma esperança não muito distante

Artigo: Vacina contra o coronavírus, uma esperança não muito distante foi publicado no Jornal da USP.

Confira:..

ARTIGO: Volta às aulas antes da vacina: sim ou não?

Desde que teve início a pandemia originada pelo novo coronavírus, o isolamento social como forma de contenção da propagação da covid19 tem se mostrado estratégia eficaz e segura. Enquanto não se desenvolvem medicamentos ou uma vacina contra o vírus, ficar em casa, com o mínimo contato social possível tem sido o novo normal.

Nesse contexto, e dada a duração da pandemia, pais, responsáveis, alunos, professores, dirigentes educacionais, sindicatos, têm buscado alternativas para que o calendário escolar tenha continuidade e que a aprendizagem não sofra prejuízos. Assim, configurou-se o ensino remoto que vem possibilitando, ainda que de forma controversa, o seguimento do ano letivo...

Artigo – “Renda Brasil” recebe cartão vermelho!

Qualquer gesto extremo de violência ou atitudes reprováveis praticadas por atletas, técnicos e dirigentes, em algumas modalidades de jogos, principalmente no futebol, a forma encontrada pelas leis esportivas para estabelecer a disciplina e reprimir esse tipo de comportamento julgado inadequado pelo árbitro do evento, é a punição com o: CARTÃO VERMELHO! Às vezes ele é precedido do Cartão Amarelo, que significa uma primeira advertência e um alerta de que na reincidência haverá a sua exclusão da partida.

Fora do esporte, por analogia, sempre acontecem fatos atípicos que sugerem decisões rigorosas desse nível. Provavelmente, porém, nunca passou pela cabeça de qualquer mortal desse nosso Brasil, de que o Presidente da República fosse capaz de utilizar desse recurso para ameaçar de maneira genérica, de possível exclusão, e em declaração pública, qualquer membro da sua equipe e integrante do Ministério mais técnico e importante da Administração: o Ministério da Economia! A forma dura e indireta como se pronunciou, gerou tanto susto e inquietação, que foi chocante ouvir as palavras quase chorosas do Ministro Número 1, o Paulo Guedes, ao se apressar em responder aos repórteres: “Não, o Cartão Vermelho” não foi para mim”! Que alívio, em Ministro Guedes? Ainda que a sua reação de autodefesa jogou às cobras algum importante Assessor direto e graduado da sua equipe!..

Artigo - Retenção escolar em tempos de covid-19

Ainda sem perspectiva de retorno para as atividades escolares presenciais, escolas, representantes da educação, municípios e Estados, tentam compreender como será a dinâmica das atividades escolares para o final do ano letivo em 2020 e início em 2021.

Sabendo que a volta às aulas presenciais dependerá de protocolos sanitários, decisões estaduais e dos municípios, o Conselho Nacional de Educação (CNE) disponibilizou um novo parecer, no qual recomenda que as escolas públicas e privadas evitem a retenção dos alunos em 2020, em virtude da crise do coronavírus. Esse documento que será ainda homologado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece sugestões para as escolas quanto a idealização de um novo calendário para a volta às aulas...

Artigo: O presidente "primus inter pares"

Um presidente que reúne os piores índices de governo de todos os tempos, realmente ele é um "primus inter pares", como disse de si mesmo. Vamos citar apenas alguns exemplos:

Pandemia: mais de 4 milhões de contaminados no Brasil, cerca de 130 mil óbitos. Pior só os Estados Unidos, talvez sejamos superados pela Índia em números absolutos. Um genocídio...