Foram encontrados 106 registros para a palavra: Edson Duarte

Ministro Edson Duarte recebe Ordem do Rio Branco

Insígnia concedida pelo Ministério das Relações Exteriores no Dia do Diplomata reconhece serviços meritórios e virtudes cívicas.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, recebeu nesta sexta-feira a insígnia da Ordem do Rio Branco, grau de Grande Oficial. A cerimônia de entrega da comenda aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF.

Edson Duarte foi escolhido pelo Conselho da Ordem, composto pelo presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores.

“Me sinto muito honrado em receber esta insígnia, o que indica que estamos no caminho certo na implementação de políticas ambientais e nos dá mais estímulo para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável no Brasil”, afirmou o ministro do Meio Ambiente...

Especialistas defendem a continuidade da política ambiental no Brasil

Ministro Edson Duarte tem o aval de especialistas do setor ambiental 

Os três últimos ministros do ambiente, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Sarney Filho, já haviam compartilhado durante o Fórum Mundial das Águas, mês passado, a preocupação com possíveis mudanças no Ministério do Meio Ambiente, após vacância com saída de Sarney Filho. Os movimentos ambientalistas, no Brasil e exterior, se somaram a essa luta e defendem a continuidade da agenda que vem sendo implantada a aproximadamente 20 anos no setor e querem a efetivação do Baiano Edson Duarte no comando do Ministério do Meio Ambiente. Edson Duarte já comanda pasta desde a semana passada, como Ministro Substituto.

A preocupação do setor ambiental se dá em razão da tentativa da Bancada Ruralista, de emplacar um nome ligado ao agronegócio para o Ministério.

Durante o Fórum, no Rio de Janeiro, o ex-ministro Carlos Minc (PSB) já havia enfatizado essa necessidade: “ Em tempos de polarização e pouco diálogo, a área ambiental não se poluiu nessa fase política do país”, disse, defendendo a continuidade da agenda...

Juazeirense Edson Duarte Assume Ministério do Meio Ambiente


O Baiano, de Juazeiro, Edson Duarte, é o novo Ministro do Meio Ambiente, após saída do Ministro Zequinha Sarney, que deixa o cargo em função dos prazos eleitorais. Atual Secretário Executivo da pasta, Edson assume interinamente, já que é o segundo cargo no escalão ministerial, mas tem o aval das principais entidades e movimentos ambientais no País.

Um grupo ligado aos ruralistas reivindica a pasta, que desde os primeiros governos do PT não tem indicação política, mas técnica, o que fortalece a possibilidade do baiano ser efetivado definitivamente no cargo...

Plataformas interativas vão orientar produtores rurais na recuperação de áreas degradas

Foi lançada na semana passada em Brasília, com presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi e do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, as plataformas interativas WebAmbiente e plano ABC, ferramentas fundamentais para a viabilização do Novo Código Florestal e do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima.As plataformas fazem parte de um plano de consolidação da Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), bem como para o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

Na prática as ferramentas devem orientar o produtor rural na recuperação e recomposição de áreas degradadas e realizar monitoramento da redução dos gases de efeito estufa na agropecuária. Para o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, “As agendas ambiental e agrícola têm que caminhar juntas, como caminham naturalmente. Ao proteger as florestas, garantimos regime de chuvas no país, o que é fundamental para manter essa potência agrícola que é o Brasil”, disse.  ..

Juazeirense Edson Duarte assume Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente

O Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente e um dos representantes dos movimentos ambientais no Brasil, assumiu nesta sexta-feira (23), a Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente, 2º cargo na hierarquia da pasta.

A nomeação, publicada no diário oficial de ontem, oficializa o juazeirense na pasta Executiva do Ministério: “ Nomear Edson Gonçalves Duarte, para exercer o cargo de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, ficando exonerado do que atualmente ocupava”, no caso o de Secretário de Articulação Institucional...

Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco entregou medalha Velho Chico ao Juazeirense Edson Duarte

Pensando na contribuição para a Bacia do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) criou a Medalha Velho Chico e prestou homenagens a pessoas que tem atuado e se destacaram em ações de preservação e revitalização do rio.

Um dos homenageados com a medalha foi o baiano, de Juazeiro, Edson Duarte, que recebeu a premiação no estande do comitê, no estádio Mané Garrincha, durante atividades do 8º Fórum Mundial das Águas, em Brasília...

Ex-Ministros defendem continuidade de políticas ambientais e Edson Duarte é um nome em evidencia para assumir Ministério

Entidades defendem o nome do baiano Edson Duarte para o Ministério do Meio Ambiente

Em encontro realizado na segunda-feira (05), no Rio de Janeiro, durante  Fórum do Clima, ambientalistas, pesquisadores e membros da sociedade civil  discutiram estratégias para a redução de carbono e cumprimento das metas do Acordo de Paris. Durante o Fórum, que contou com a participação dos três últimos ministros do Ambiente, Izabella Teixeira, Carlos Minc e Sarney Filho, ficou evidenciada a preocupação com os rumos do Ministério a partir de abril, quando Sarney Filho deixa a pasta para concorrer a uma vaga no senado.

Os ex-ministros Carlos Minc e Izabella Teixeira, em consonância com outras representações ambientalistas, mostraram preocupação com uma ruptura das atuais políticas ambientais, caso a indicação para a pasta atenda outras vertentes, ligadas aos ruralistas e setor agropecuário. Durante o encontro no Rio de Janeiro, mais uma vez o nome do atual Secretário Institucional do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, apareceu como o provável substituto de Sarney Filho, já no mês de abril.

Natural de Juazeiro, Edson Duarte é uma referencia na área ambiental e conta com o apoio das principais organizações ligadas ao setor, incluindo o Ministro Sarney Filho, que não esconde o desejo de emplacar o baiano na sua vaga...

Juazeirense Edson Duarte é cotado para substituir Sarney Filho no Meio Ambiente

O ex-deputado federal Edson Duarte (PV-BA) tem grandes chances de assumir o Ministério do Meio Ambiente a partir de abril. De acordo com informações veiculadas neste domingo (11) pela Coluna Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, o atual ministro, José Sarney Filho, que vai disputar uma vaga no Senado, quer emplacar o juazeirense, que hoje é secretário de articulação institucional do ministério. Edson Duarte já chegou a assumir interinamente o Ministério do Meio Ambiente em outubro de 2016, por motivos de viagem do titular da pasta. ..

Edson Duarte recebe homenagens no lançamento da Copa Verde, no Acre

Com a presença de representantes das onze federações estaduais de futebol da região Norte e do Presidente da CBF, Foi lançada oficialmente ontem (30), em Rio Branco, no Acre, a 5ª edição da Copa Verde, que reúne clubes do Norte do Brasil. A solenidade  contou com a presença do baiano, Edson Duarte, representante do Ministério do Meio Ambiente e um dos articuladores para transformar a competição, na primeira do mundo realizada de forma sustentável.

Dentre as ações sustentáveis está a neutralização de todo o díoxono de carbono  emitido pelo deslocamento das equipes e nos estadios, com o plantio compensatório de árvores no bioma da Amazônia. De acordo com Edson Duarte, “todos os ingressos para os jogos poderão ser trocados por garrafas pets, haverá mobilização de associações de catadores para recolher material para reciclagem e um concurso de redação envolvendo alunos da rede pública em todas as unidades federativas que compõem a região norte, perfazendo um total de 9 mil escolas cadastradas”, detalhou...

Conservação dos biomas é tema do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas

Um painel sobre a atuação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi apresentado nesta segunda-feira (10/07) aos participantes do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas (SP).  A proposta foi mostrar aos gestores ambientais estaduais e municipais os serviços, atribuições e limitações da atuação dos órgãos federais na implementação das políticas públicas na área ambiental.

O debate ocorreu durante os Diálogos Nacionais de Meio Ambiente, dentro da programação oficial do Fórum. Os secretários de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, e de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Jair Tanus, a secretária substituta de Biodiversidade do MMA, Moara Giesson, a presidente do Ibama, Suely Araújo e o analista ambiental Alexandre Carneiro traçaram o perfil dos órgãos onde atuam e dos serviços prestados. 

Foram abordados temas como recursos financeiros, fiscalização e licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), combate ao desmatamento e programas e projetos de preservação da biodiversidade. Edson Duarte aproveitou o encontro para convidar oficialmente os municípios a aderirem à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do MMA que atua para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente...

Juazeirense Edson Duarte representou o Brasil na XXI Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul e Estados Associados


Juazeirense Edson Duarte representou o Brasil na XXI Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul e Estados Associados

O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, representou o Brasil na XXI Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul e Estados Associados. O evento aconteceu ontem (15/06), em Buenos Aires, Argentina, oportunidade em os países discutiram temas ligados à Agenda 2030 e à Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Mercosul, como mudança do clima, florestas, biodiversidade e solos. A contribuição do grupo para a agenda ambiental internacional também foi discutida.

Para Edson Duarte, os países do Mercosul enfrentam um desafio em comum para implementar a agenda 2030. “A acentuada crise econômica e os escassos recursos financeiros colocados à disposição da área ambiental”, aponta...

Ministério do Meio Ambiente lança programa de formação e capacitação para gestores ambientais na Bacia do Rio São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente, por meio das Secretarias de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) realiza, neste mês de março, cinco encontros formativos do curso “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco” em três estados do Nordeste (PE, BA e SE).

A atividade faz parte das ações do MMA no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal em agosto do ano passado, e ocorre por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC)...

Papa Francisco envia mensagem destacando tema da Campanha da Fraternidade


Solenidade de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017

Em mensagem enviada ao Brasil, por conta do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, o Papa Francisco destaca a importância do tema escolhido para este ano. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse.

 Na mensagem o Papa Francisco destacou ainda que é necessário o envolvimento de todos no desafio global pela preservação e aprender com os povos a sua relação de convivência respeitosa com a natureza: “É necessário conhecer e aprender com esses povos e suas relações com a natureza. Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres”, argumentou o papa...

Edson Duarte ressaltou importancia da proteção aos biomas no lançamento da campanha da fraternidade

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 1º de março, na sede da CNBB, em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2017, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”.

O arcebispo de Brasilia e Presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, enfatizou durante a cerimonia a importancia do tema escolhido para este ano: “Cada Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a vivenciar a fraternidade em um campo específico da vida ou da realidade social brasileira que tem necessitado de maior atenção e empenho, e este ano o tema escolhido é de grande notoriedade”, enfatizou a8inda que “é preciso que as pessoas conheçam os biomas a fundo para poderem contemplar a beleza e a diversidade que estão estampados no próprio cartaz da Campanha da Fraternidade”...

Pais da menina Beatriz participam de audiência com o Ministro da Justiça e Cidadania em Brasília

Em Brasília, em audiência na manhã desta quinta-feira, 08, os pais de Beatriz Angélica, Sandro Romilton e Lúcia Mota, reuniram-se com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, para solicitar a viabilização de um convênio entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Federal, com vistas a acelerar a elucidação do brutal assassinato da criança. 

Participaram da audiência o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB/PE) e o Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte...

EX-DEPUTADOS DE JUAZEIRO EDSON DUARTE, JORGE KHOURY E JOSEPH BANDEIRA SÃO CITADOS EM DENÚNCIA DA FARRA DAS PASSAGENS

Mais de sete anos após o Congresso em Foco revelar que parlamentares utilizavam indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara e do Senado para fins particulares, a Procuradoria da República na 1ª Região denunciou, na última sexta-feira (28), 443 ex-deputados por uso indevido de dinheiro público. O crime atribuído a eles é de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão em caso de condenação. O caso ficou conhecido, em 2009, como a farra das passagens.

Entre os ex-parlamentares denunciados, há representantes dos principais partidos políticos do país e figuras de expressão nacional, como o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo Michel Temer, Moreira Franco, o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República. Os ex-deputados Antonio Palocci (PT) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presos em razão das investigações da Operação Lava Jato, também são alvos da Procuradoria. ACM Neto disse, por meio de sua assessoria, que não utilizou a verba indevidamente. O Congresso em Foco aguarda retorno de Moreira Franco e tenta contato com Ciro...

Ministério do Meio Ambiente reconhece 12 iniciativas da administração pública por ações de sustentabilidade.

Juazeirense Jean Benevides recebe das Mãos de Edson Duarte premio destaque A3P, conquistado pela Caixa Economica

O Ministério do Meio Ambiente anunciou os ganhadores do 6º Prêmio de Boas Práticas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), no final da tarde da última quarta-feira (26/10), em cerimônia no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília...

Artigo: A vida politica construída sobre um ideal

A vida politica construída sobre um ideal A trajetória politica de muitos no Brasil de hoje é construída na base da conquista do poder por quaisquer meios, sejam eles o uso do poder econômico, o abuso do poder politico ou outros tantos meios não republicanos. Poucos conquistam o seu espaço com base nas suas ideias. Quero lembrar um nome que tem uma vida pautada no ideário que acredita e defende.

Uma trajetória conhecida pela defesa incansável da caatinga, do Rio São Francisco, da sua terra, do homem sertanejo, do agricultor e do vaqueiro que é a expressão latente do sertão. Faço menção ao nome de Edson Duarte, homem pelo qual tenho admiração, muito mais pela simplicidade, pela crença numa vida pautada em bons exemplos, pelo sertanejo que com seus passos pequenos e firmes alcança, para orgulho dos amigos e de sua terra, níveis de respeitabilidade reservada aos grandes homens deste país. Conhecer o Edson Duarte é ao mesmo tempo distinguir os acontecimentos politicos, diferenciar as qualidades do homem e da terra sertaneja, os níveis a que pertencem e reconstrução dos fios que os ligam e que fazem com que a política ainda nos traga esperança. Não esperança de esperar, mas de esperançar. Daí a minha recusa das análises da política feitas a partir do noticiário da imprensa que despejam a desesperança entre desesperançados, que fala de nomes e não fala de valores. Quero acatar a análise politica a partir do campo das estruturas significantes em termos da genealogia do bem, das relações de forças que trabalham para a melhoria do país, das relações de forças para o desenvolvimento de estratégias e táticas para um futuro melhor, do trabalho de homens dedicados que, mesmo enfrentando batalhas e guerras, vencendo e perdendo algumas, avançam em busca de melhoria para todos...

Ministério avalia questão hídrica no semiárido


Edson Duarte: "O objetivo é aprimorar ações desenvolvidas na região e tratar o assunto de maneira articulada e permanente.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e órgãos vinculados como o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Agência Nacional de Águas (ANA) fizeram nesta segunda-feira (24/10) um balanço sobre a questão hídrica no semiárido brasileiro. O objetivo da reunião foi aprimorar as ações de governo para combater o problema e evitar os prejuízos ambientais e econômicos causados pela seca na região Nordeste do país.

A intenção é acompanhar a questão em caráter definitivo. “Vamos tratar esse assunto prioritário de maneira articulada e permanente”, afirmou o ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte. Segundo ele, a questão hídrica no Nordeste acarreta problemas em diferentes setores. “A situação é grave porque traz consequências tanto na área ambiental quanto nas esferas econômicas e sociais”, explicou Duarte...

Polo Juazeiro/Petrolina será base para projeto Piloto em favor do São Francisco, informa Ministro Edson Duarte

O baiano de Juazeiro, Edson Duarte, assumiu, na manhã desta sexta-feira (21), o comando do Ministério do Meio Ambiente, em substituição interina ao Ministro Sarney Filho, titular da pasta, que está em missão internacional, na Eslovênia.

Em contato com o Blog Edson Duarte disse que “em que pese o pouco tempo no comando do Ministério, de hoje até a terça-feira (25), isso tem uma grande simbologia para os movimentos ambientais, nos quais estou envolvido, para minha cidade Juazeiro, para o o PV que sempre foi base para minha trajetória pública, e é o coroamento e o resultado de tantas lutas encampadas na defesa do meio ambiente e que certamente serão pautadas com mais ênfase”, Pontuou...