Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Lula _ Presidente do Brasil - Fotos Públicas - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O símbolo máximo na nossa tragédia coletiva é a fome e a pobreza

Lula durante discurso de abertura do G20

Outras Notícias

Espaço do Leitor: Ciclistas no calçadão.

Geraldo Tudo bem?

Meu querido, gostaria de  utilizar seu meio de comunicação para cobrar das autoridades competentes um esclarecimento para uma situação que me chama atenção aqui em Juazeiro. São os ciclistas no calçadão, transitam tranquilamente e muitas vezes somos obrigados a driblar para não esbarrar em um deles e acabar sendo atropelado, pois muitas vezes encontramos alguns em altas velocidades. Ora, se é um meio de transporte, uma vez ao atravessar o calçadão (acredito eu, fechado para melhorar a vida dos pedestres), não deveria ser empurrando a bicicleta? ..

Caminhada leva centenas de mulheres às ruas de Juazeiro

A tradicional caminhada da mulher que já está em sua 21ª edição, aconteceu na tarde desta quarta-feira (8) levando centenas de mulheres às principais ruas da cidade. Com o tema “Se nossas vidas não importam que produzam sem nós”, o evento trouxe a conscientização para a importância da mulher na sociedade.

O momento foi de festejar a data e de fortalecer a luta da mulher no município. “Esta caminhada serve não só para comemorarmos o nosso dia, mas principalmente, para mostrarmos nossa força de luta. É um momento simbólico, mas representa um momento de lutas e de conquistas. Os avanços já existem, mas precisamos avançar muito mais. Queremos nada além do que ampliar nossos espaços e conquistar igualdade de direitos”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama...

Por Fabiana Diniz/SEDIS

Comissão de Orçamento Participativo da Univasf promoverá reunião no Campus Serra da Capivara hoje (9)

Discutir a metodologia orçamentária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com toda a comunidade acadêmica visando à sua institucionalização é o intuito de uma série de reuniões que serão realizadas, a partir de hoje (9), pela Comissão de Orçamento Participativo da Univasf. Durante as reuniões, serão discutidos, entre outros assuntos, os critérios para distribuição do orçamento entre os setores da Universidade. As discussões serão realizadas em todos os campi da instituição e o primeiro encontro acontecerá no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), às 14h. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar. 

O trabalho da comissão, instituída por meio da Portaria Nº 704, de 7 de outubro de 2016, com base na Decisão 102/2016 do Conselho Universitário (Conuni), será estruturado em duas etapas, com a realização de duas reuniões em cada campus. “É importante que haja a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica”, enfatiza o presidente da comissão, Ailson de Menezes Andrade. 

Nesta primeira fase, representantes da Comissão percorrerão todos os campi para apresentar a metodologia atual do Levantamento de Demandas Setoriais (Leds) e a matriz de distribuição orçamentária interna. “Também faremos uma exposição sobre a temática ‘Orçamento Público’, a partir do entendimento sobre a elaboração da peça orçamentária, para que os participantes conheçam mais sobre o assunto”, explica Andrade. Ele ressalta que, após o primeiro encontro, os setores deverão dar continuidade às discussões internamente. 

Na segunda etapa, as reuniões da comissão ocorrerão com as representações de cada campus. Essa representação deverá ser composta por um docente de cada curso; um representante do DA/CA de cada curso; e um técnico-administrativo em educação (TAE). Ailson esclarece que o objetivo desse segundo momento é que a comissão possa aferir as sugestões levantadas pelas representações no intervalo entre o primeiro e o segundo encontro e, assim, consolidá-las às outras demandas institucionais. 

Após esses encontros, a comissão irá elaborar uma minuta de Resolução que responda à expectativa da comunidade em torno da distribuição orçamentária da Univasf a ser encaminhada ao Conuni para apreciação. Além de Ailson Andrade, a Comissão Orçamento Participativo é composta pelos servidores Gabriela Jandiroba, Antonio Fernandes Correia de Moura, Jarbas Amarante, Valdner Daizio Ramos Clementino, José Fernando Bibiano de Melo, Max Santana Rolemberg Farias, Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti, David Fernandes Lima, Arnaldo José Correia Magalhães Júnior, pela estudante Jéssica Peixinho e pelo representante da comunidade externa Tadeu Plínio da Silva. 

O próximo encontro será realizado no dia 15 de março, no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina, às 15h, no NT-02. Abaixo segue o cronograma com todas as reuniões da Comissão de Orçamento Participativo para esta primeira fase.

Cronograma da primeira reunião: 
Campus Serra da Capivara – 9 de março, às 14h, no auditório
Campus Ciências Agrárias – 15 de março, às 15h, no NT-02
Campus Juazeiro – 16 de março, às 15h, na sala 8 do prédio de salas de aulas
Campus Sede – 17 de março, às 15h, no NT-01
Campus Paulo Afonso – 22 de março, às 15h, no auditório 1
Campus Senhor do Bonfim – 24 de março, às 14h, na sala 7 - 1º anda ..

Ascom Univasf

PLÍNIO AMORIM PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O secretário de saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, e o superintendente de Atenção Especializada, Mário Machado, participaram de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Na ocasião, três resoluções foram aprovadas, entre elas, o relatório das contas de 2015.

O Conselho também deu permissão para que o secretário acelere a realização de credenciamentos com clínicas, para que o município realize procedimentos de urgências oftalmológicas, como cirurgias de catarata, bem como o de biópsias hepáticas e atendimento ambulatorial aos pacientes em tratamento de hepatite. “O conselho está preocupado em melhorar a qualidade dos serviços de saúde, inclusive pedimos maior sensibilidade ao secretário, para que faça isso o mais urgente possível”, diz Roque Carneiro, presidente do CMS...

Ascom PMJ

ESCURIDÃO TOMA CONTA DE AVENIDA EM SENTO-SÉ

Vários moradores da Avenida Raul Alves de Souza, centro de Sento-Sé, estão reclamando do descaso da gestão municipal dada a falta de manutenção nas lâmpadas queimadas. Os moradores afirmam que desde 2016 tem formalizado o pedido de reparo no departamento de iluminação, mas sem sucesso. Uma solução urgente é aguardada. Os postes que estão com as lâmpadas queimadas vão desde o Posto Renascer até o Clube Fundo de Quintal. Enquanto nada é feito, a população sofre com a falta de iluminação, e o pior, a falta de segurança. Alguns postes possuem lâmpadas, mas à noite, elas não acendem, deixando os moradores no escuro. As reclamações são pertinentes porque eles pagam a taxa de iluminação pública cara, tributo recolhido pela COELBA, com parte dos recursos repassados à Prefeitura Municipal.

Em nota, a COELBA informou: "A COELBA é apenas o órgão arrecadador da 'Taxa de Iluminação'. Segundo a assessoria, parte do dinheiro fruto da taxa é repassada à Prefeitura. Informaram ainda que a cobrança da 'Taxa de Iluminação Pública' é feita com base em Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores."..

Enviada por Gabriel Filiph do Sento-Sé Notícias

MAIS UM HOMICÍDIO EM JUAZEIRO

Segundo informações policiais por volta das 00h10minh desta quinta-feira, dia 09/03, na Rua da União, s/n, bairro Malhada da Areia, dois indivíduos utilizando uma motocicleta Broz de cor branca, efetuaram disparos de arma de fogo (Cal.380) contra a pessoa de Patrício Nascimento Silva, de 36 anos. A vítima foi atingida por dois disparos no tórax e dois na cabeça, sendo socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) ao Hospital de Traumas em Petrolina. Por volta das 02e40h, o plantão policial foi informado que a vítima dos disparos de arma de fogo Patrício Nascimento Silva veio a óbito. A polícia ainda não tem informações dos autores e e nem a motivação do crime. ..

Cerca de 80% do público da Caravana da Saúde em Juazeiro é feminino

A 57ª edição da Caravana da Saúde foi realizada nesta quarta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Geraldo, em Juazeiro. Durante o mutirão, 171 atendimentos foram realizados. O prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Saúde, Plínio Amorim, acompanharam os atendimentos e dialogaram com os usuários.

Neste 8 de março, celebrado universalmente como o Dia da Mulher, a Secretaria de Saúde revelou que cerca de 80% do público da Caravana são de mulheres.  "Priorizar a saúde da mulher é um desafio que o prefeito Paulo Bomfim propôs para a gente, para que possamos qualificar a vida, ofertando mais qualidade no serviço de Saúde", pontua o secretário Plínio Amorim...

Ascom/Juazeiro

Dia Internacional da Mulher foi comemorado com serviços gratuitos em Petrolina

Nem só de homenagens foi feita a programação do Dia Internacional da Mulher, em Petrolina. Quem passou pela tenda cultural da Praça do Bambuzinho, nesta quarta-feira (8), pode desfrutar de várias ações planejadas para comemorar a data especial. No local, teve espaço para saúde, atendimento psicossocial e jurídico, serviço odontológico e sorteio de brindes. Também não faltaram ações de embelezamento como cortes de cabelo, escova e maquiagem.

A secretaria executiva da mulher, Talita Andrade, lembra que as ações de embelezamento têm como objetivo levantar a autoestima das mulheres neste dia de comemoração. "Este projeto foi pensado para dar empoderamento às mulheres, fazer com que elas se sintam ainda mais belas neste dia que foi escolhido para homenageá-las", disse Talita Andrade...

Ascom/Petrolina

Emoção e homenagens marcam café da manhã dedicado às mulheres empreendedoras de Juazeiro

Muita emoção e alegria marcou o café da manhã dedicado a dezenas de mulheres empreendedoras de Juazeiro e região. Com a presença do prefeito Paulo Bomfim, da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, vereadores e instituições parceiras, o evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária.

"Poder homenagear todas essas mulheres de destaque da nossa cidade é um privilégio, dedicamos esse momento para reafirmar a nossa força e capacidade de fazermos mais e melhor. Sempre enfrentamos desafios e nos dividimos em múltiplas tarefas, mas com dedicação conseguimos alcançar grandes resultados", observou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho...

Lene Radina/ ASCOM PMJ

DCH III/UNEB abre seleção para curso gratuito de italiano

O Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia abrirá no dia 13/03 seleção para curso de Italiano básico. Ao todo serão ofertadas 35 vagas, sendo 20 destinadas aos alunos do curso de Pedagogia do DCH III e 10 para alunos de Jornalismo em Multimeios que estejam cursando a partir do segundo período. Outras 02 vagas são destinadas para professores da rede estadual e 03 para membros de ONGs e comunidades tradicionais.

O curso é gratuito e acontecerá duas vezes por semana com carga horária de 60 horas. As inscrições para concorrer a vaga podem ser feitas na Secretaria da Direção do DCH III/UNEB das 14h às 19h, e seguirão até o dia 17 de março. As inscrições para a comunidade acadêmica serão feitas com a entrega do histórico escolar e o preenchimento de um formulário . Para as demais vagas, por ordem de inscrição...

Ascom/DCHIII

Judoca Juazeirense se prepara para participar de mais uma seletiva estadual

O jovem atleta juazeirense Pedro Henrique Lima, 18 anos, estará participando no próximo domingo (12) da Seletiva Estadual de Judô na cidade de Lauro de Freitas. Pedro já tem muitos títulos acumulados mesmo com pouco tempo de carreira, entre elas está o de 3° Melhor Judoca da Bahia e o 2° Melhor Judoca da Bahia na categoria Sub 21 (acima de 100Kg).

O Programa e Blog Geraldo José entrevistou nesta quarta-feira (08) o atleta Pedro Henrique que estava acompanhado do seu pai Rogério e do professor de Judô Alan Moura...

Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

POEMA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EXPLOSÃO


Um dia quis a dor
Alojar-se em meu coração. 
Ela tentou, se maquiou,
Insistiu, reagiu, e conseguiu!
A dor que parecia maior 
Que o meu poema,
A dor, como um ardor,
Como verdade serena,
Sim, ela veio e se aconchegou,
E dominou os meus dias,
E cantou, sorriu, limpou-me
As lágrimas, as chagas,
Cuidou de mim,
Para sempre está ali,
Como uma confissão,
E por mais que eu acredite
Em conspiração, a dor não!
Ela é presente, onipotente,
Não me faz doente, 
Pelo contrário, me faz forte,
E mesmo que me perca na vida,
E me ganhe sem medida, a morte,
Não importa se vazio eu esteja,
Ou até cheio, derramado, imerso,
Que a minha pena ou condenação,
Antes de qualquer crime seja,
A alma repleta de versos,
Como num atentado, explosão!

* Paulo Carvalho – jornalista, poeta e escritor.  ..

Mulheres de movimentos sociais realizam protestos neste 8 de março em Petrolina, PE

Manifestações contra a reforma da previdência foram registradas no centro de Petrolina, interior de Pernambuco, neste 8 de março. Uma passeata, que partiu da Praça do Bambuzinho, seguiu pela Avenida Guararapes e terminou em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contou com a participação das mulheres do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf) e de várias outras manifestantes ligadas a movimentos sociais.

Exibindo cartazes e falando palavras de ordens, as agricultoras exigiam que as autoridades locais iniciassem diálogo com o governo federal para buscar uma "alternativa viável às necessidades das mulheres e do Brasil". ..

Ascom/Sintraf

Dia da Mulher: PRE/BA instaura procedimentos contra 25 partidos para apurar participação feminina em propaganda

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, no último dia 6 de março, procedimentos preparatórios eleitorais contra 25 partidos políticos para apurar o cumprimento da cota feminina nas propagandas partidárias veiculadas no primeiro semestre de 2017 e punir o eventual desvio no conteúdo da propaganda partidária.

De acordo com a regra prevista no inciso IV do art. 45 da Lei nº 9.096/95, é dever da propaganda partidária “promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10% (dez por cento) do programa e das inserções a que se refere o art. 49.” Segundo o procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, o procedimento preparatório é importante para obtenção das informações e posterior propositura de eventuais ações judiciais contra os partidos, caso estes cometam irregularidades...

Ascom MPF-BA

Secretário de Obras recebe equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas e conhece projetos voltados para o servidor

Com o objetivo de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria, voltados para a valorização do servidor municipal, a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho, acompanhada da superintendente de Valorização do Servidor, Ana Paula Moreira e da Diretora Iracelma Ribeiro, foram recebidas, nesta terça-feira (7), pelo secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, em seu gabinete.  

“Por ser uma secretaria nova estamos visitando todas as outras secretarias municipais, para apresentar a nossa proposta de trabalho. Hoje a secretaria dispõe de um núcleo de atendimento ao servidor composto por profissionais como: psicólogo, engenheiro do trabalho, entre outros. Temos ainda a EGESP (Escola de Gestão Pública) que é voltada para a capacitação do servidor, então nosso intuito é mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo e alcançar os servidores de todas as secretarias”, destacou a secretária Angelita Carvalho...

Ascom/Juazeiro

MULHERES PARABÉNS!

Parabéns à todas as MULHERES por mais um dia, afinal todos os dias são dessas guerreiras...

Analisando todo esse contexto atual, que compreende essa incansável e legitima luta das mulheres por seus direitos, e sobretudo por RESPEITO, eu vejo o seguinte: Nós vivemos infelizmente numa sociedade totalmente violenta sob todos os aspectos...

Agnaldo Meira participa de grande ato em protesto contra a reforma da previdência

No dia Internacional da Mulher, trabalhadoras e trabalhadores, urbanos e rurais e estudantes se reuniram, na manhã desta quarta-feira (08), em protesto contra a Reforma da Previdência, medida do Governo Federal que pode trazer prejuízos para todos os trabalhadores. O vereador Agnaldo Meira (PC do B), participou da manifestação pacífica que ocorreu em frente ao prédio do INSS. O ato unificado paralisou as atividades do INSS e os trabalhadores ocuparam o prédio da autarquia. De acordo com a diretora da FETAG-BA, Josefa Rita da Silva, a manifestação buscou conscientizar toda população a respeito dos prejuízos que a medida do Governo Federal poderá trazer para todos, em especial as mulheres, que segundo a diretora, serão as maiores prejudicadas.  

“Escolhemos o dia 08 de março para realizar esse ato porque nós mulheres seremos as mais prejudicadas com essa medida. Não vai mais existir, por exemplo, pensão por morte para mulheres que não tiverem filhos Por isso, estamos aqui protestando pelos nossos direitos”, afirmou Josefa. “O maior prejuízo que essa reforma vai causar para nós mulheres será o aumento da idade mínima de aposentadoria de 55 anos para 65 e para a mulher rural significa um grande prejuízo, porque estamos no dia-a-dia no sol e vivemos a dupla jornada de trabalho realizando sozinha, serviços domésticos”, pontuou Regina Lúcia Lima, Diretora de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro...

Ascom Agnaldo Meira

AMAR DE VERDADE UMA MULHER

(Maurício Dias)

Amar de verdade..

Em Brasília Prefeito de Sobradinho alcança conquistas para o município

O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti participou durante todo o dia de ontem(7) e manhã de hoje(8), em Brasília, de audiências importantes com órgãos do Governo Federal e parlamentares, com o objetivo de apresentar as demandas do município e realizar gestão para que novos investimentos cheguem a Sobradinho. Uma visita produtiva que rendeu uma emenda parlamentar do Deputado João Bacelar(PR) no valor de cinco milhões de reais para serem investidos em pavimentação.

Luiz Vicente retorna de Brasília também com outra vitória: mais uma emenda do Senador Otto Alencar (PSD), na ordem de quinhentos mil reais para serem aplicados em pavimentação e reestruturação da iluminação pública da avenida Alvorada. "Em tempo de crise devemos estreitar ainda mais os laços com os parcerias e firmar novas parcerias, com vistas a captação de recursos para o nosso município. Temos grandes parceiros nas esferas estadual e federal e, juntos, estamos unindo esforços para capitanear investimentos para o nosso município", adiantou Luiz Vicente...

Ascom Sobradinho

"Dia Internacional da Mulher: Fernando Bezerra sobe à Tribuna do Senado para homenagear brasileiras"

Na tarde deste Dia 8 de Março, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) subiu à Tribuna do Senado para saudar as brasileiras e parabenizar as mulheres agraciadas com o Prêmio Bertha Lutz, entregue hoje (8) no Plenário da Casa. Ao pontuar conquistas obtidas pelas mulheres – desde o direito ao voto até a licença-maternidade, às cadeiras no Parlamento e à proteção assegurada por leis como a Maria da Penha – o líder do PSB no Senado destacou que, embora as mulheres venham ampliando o espaço delas na sociedade, “elas merecem muito mais”.

“Merecem remunerações condizentes à função que desempenham e de acordo com a formação, a capacidade e o desempenho profissional; jornadas menos exaustivas porque o trabalho delas não se encerra ao final do expediente; poder levar um filho ao médico sem serem retaliadas ou julgadas; dar pausas para o tempo que a maternidade exige e retornarem de cabeça erguida ao trabalho; e serem mais reconhecidas por tanto se doarem aos filhos, às famílias e a toda a sociedade”, destacou Fernando Bezerra. “Devem ser tratadas com respeito e igualdade em todos os aspectos em que não há diferenças entre mulheres e homens”, acrescentou o senador...

Ascom Senador FBC

Preocupado com evasão escolar, prefeito Paulo Bomfim visita famílias com filhos fora da sala de aula

O prefeito Paulo Bomfim seguiu a agenda do Programa Juazeiro Educação Nota 10, iniciado em 2015, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Em Juazeiro, a Prefeitura conseguiu a redução de 6,2% para 1,6% as taxas de abandono – uma das menores do Nordeste.

Na manhã desta quarta-feira, 08, acompanhado da secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, o prefeito visitou a residência de uma estudante da Escola Anália Barbosa, no bairro Antônio Guilhermino, e conversou com os pais para saber dos motivos da ausência da adolescente na escola e buscar soluções...

Ascom/Juazeiro

União Brasileira de Mulheres emite nota sobre o dia da mulher: "Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós."

Hoje, apesar de ser um dia memorável, não há o que comemorar no dia da mulher! Não há o que comemorar, quando à cada 11 minutos uma mulher é estuprada no nosso país, e a maior parte da população ainda acha que a culpa é da vítima. Não há o que comemorar, se à cada 7 minutos uma mulher é agredida no Brasil (baseado em dados das denúncias, pois a maioria não denuncia por medo ou incompreensão da violência sofrida).

Não há o que comemorar, se diariamente milhares de mulheres morrem em clínicas clandestinas de abortos (a maioria negra e pobre), enquanto por aí homens abortam filhos já nascidos e nada acontece.
Não há o que comemorar quando é o Estado que define o que a mulher deve fazer com o seu corpo, e se ela deve ou não ter filhos. Não há o que comemorar se quando uma mulher é agredida, a maior parte
da sociedade acredita que ela "gosta de apanhar" ou "pediu por isso". Não há o que comemorar em meio a uma sociedade que julga mais fácil acreditar que uma mulher é "louca" ou "vingativa", ao invés de
acreditar que ela sofreu violência doméstica.

Não há o que comemorar, se hoje, nesse exato momento, milhares de mulheres, crianças e adolescentes sofrem abuso sexual, e a maior parte de seus algozes são de familiares, pais ou padrastos. Não há o que comemorar se a maior parte das mulheres é marginalizada no mercado de trabalho por ser mãe, e simplesmente por ser mulher, seu reconhecimento e remuneração é bem abaixo do que os homens que ocupam o mesmo lugar no mercado, exercendo as mesmas funções. Não há o que comemorar se mais de 90% das universidades públicas não possuem políticas de assistência estudantil que atendam as mães, para que estas possam ter com quem deixar seus filhos para estudar, ou tenham condições financeiras para se manter na universidade. A maioria inclusive é humilhada ao ter de levar seus filhos na universidade, pois este acaba se tornando mais um espaço excludente das mães. Não há o que comemorar se os homens vêem o corpo da mulher como sua propriedade...

Ascom