RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1935 registros para a palavra: univasf

Estudante da Univasf é premiado no 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia

O estudante do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Manoel Pereira Guimarães conquistou o 1º lugar no 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com um trabalho realizado no âmbito do Projeto de Aterosclerose Indígena (PAI). O discente é autor principal do trabalho intitulado “O impacto do processo de urbanização sobre a saúde cardiovascular: Uma análise com as populações indígenas do interior do Nordeste brasileiro” e teve como orientador o professor do Colegiado de Medicina do Campus Sede Anderson Armstrong, coordenador do PAI.

A pesquisa foi apresentada na categoria Melhores Temas Livres Pôsteres – Iniciação Científica. O trabalho premiado identificou que o estágio de urbanização aparenta ser um forte fator de risco para o desenvolvimento de agravos relacionados ao sistema cardiovascular. Guimarães, que está no 5º período da graduação, destaca que o PAI é o maior estudo envolvendo povos tradicionais indígenas no Nordeste brasileiro. O projeto foi idealizado em 2013 e, além das pesquisas, também realiza ações extensionistas para levar cuidados de saúde para comunidades tradicionais indígenas...

Pesquisa no HU-Univasf oferece avaliação funcional gratuita para pacientes que tiveram Covid

Um grupo de pesquisa formado por professores e discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade de Pernambuco (UPE) está convidando voluntários para uma avaliação que busca caracterizar o perfil clínico, atividade inflamatória, função cardíaca e pulmonar, capacidade física e alterações subclínicas (ainda não evidentes) de pacientes que foram infectados por Covid-19. 

Para isso, os pacientes farão exames laboratoriais, cardiológicos e testes de aptidão física, que serão aplicados na Policlínica da Univasf, vinculada ao HU-Univasf/Ebserh, e no Centro de Fisioterapia Cardiopulmonar da UPE, localizados em Petrolina-PE. Com o título FUNCTION (Function After Coronavirus Infection), o estudo conta com a atuação de professores das áreas de cardiologia e fisioterapia, além de pós-graduandos, médicos residentes e alunos do curso de Medicina da Univasf e Fisioterapia da UPE. ..

Univasf inicia entrega de chips de internet/pacote de dados a estudantes

Conforme resultado final do Processo Seletivo Unificado 2021 do Programa de Assistência Estudantil da Univasf, 118 alunos, em condições de vulnerabilidade socioeconômica, oram selecionados para a modalidade Auxílio Inclusão Digital – Acesso a pacote de dados. Os chips já começaram a ser entregues aos beneficiados, conforme calendário abaixo.

Para receber o chip, o estudante deverá apresentar ao servidor responsável pela entrega, documento de identificação com foto (RG, habilitação). Caso não possa comparecer pessoalmente, poderá nomear representante por meio de Autorização de Recebimento...

HU-Univasf/Ebserh lança soluções digitais para agendamento de consultas ambulatoriais 

Os pacientes atendidos nos ambulatórios da Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vinculada ao HU-Univasf/Ebserh, contam agora com recursos tecnológicos que representam grande avanço ao processo de agendamento de consultas nas modalidades de retorno e pós-alta hospitalar.

Com auxílio de um serviço telefônico digital e de chat eletrônico, os usuários poderão garantir seus atendimentos com maior comodidade e controle. ..

Estudo da Univasf e da Ufal aponta queda nas notificações de casos de hepatite C provocada pela pandemia de Covid-19

O Brasil registrou uma redução de mais de 60% nas notificações de novos casos de hepatite do tipo C durante o ano de 2020, quando a pandemia de Covid-19 teve início no país. A queda nos registros oficiais sobre a doença infecciosa, causada pelo vírus HCV, que afeta o fígado, está associada à pandemia. Essa é a constatação de um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisas em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que também reúne pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O artigo sobre o assunto já está disponível on-line no site do Journal of Hepatology, revista da Elsevier, e será publicado no próximo volume (Vol. 76).

Sob o título “Impact of the Covid-19 pandemic on hepatitis C diagnosis in Brazil: Is the global hepatitis C elimination strategy at risk?” (O Impacto da pandemia de Covid-19 no diagnóstico de hepatite C no Brasil: a estratégia global de eliminação da hepatite C está em risco?), o estudo foi elaborado pelos professores Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia da Univasf e líder do GPDIN, e Carlos Dornels Freire de Souza, do Departamento de Medicina do Campus de Arapiraca, da Ufal. A análise dos pesquisadores aponta que a redução em nível nacional no diagnóstico de hepatite C foi da ordem de 61,4% em relação ao esperado para 2020. Também houve uma diminuição nos registros nos âmbitos regional e municipal. O Sudeste registrou a maior queda entre as cinco regiões brasileiras, com uma redução de 68,4% nas notificações de novos casos da doença no ano passado, seguido pela região Nordeste, onde a redução foi de 63,3%...

Proposta de bônus regional é aprovada e valerá para todos os cursos da Univasf em 2022

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou, na tarde desta sexta-feira (26), a adoção do bônus regional, de 10%, para os cursos da institução. Foram 33 votos favoráveis a adoação da medida que vai possibilitar que mais pessoas da região tenham acesso aos cursos da instituição, já que o bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais, já a partir de 2022.

Também foram registrados 11 votos contrários e 8 abstenções. A medida, que inicialmente seria analisada somente para o curso de Medicina, foi estendida para todos os cursos da Univasf. Isso também ficou definido após uma nova votação, onde 31 votaram a favor, 13 defenderam que só deveria ser validada para o curso de Medicina, e 8 se abstiveram...

Votação de proposta de bônus regional para curso de Medicina da Univasf deve acontecer nesta sexta-feira (26)

A proposta de adoção do bônus regional para os cursos de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que foi retirada da pauta da reunião do Conselho Universitário (Conuni) no último dia 16 de novembro, pode acontecer nesta sexta-feira (25). A votação acontece a partir das 14h e será transmitida pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

O objetivo da proposta é possibilitar que mais pessoas da região tenham acesso aos cursos da Univasf. Se aprovado, o bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais...

Mestrado em Agronomia da Univasf está com inscrições abertas para processo seletivo 2022

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PPGA-PV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para seleção de 14 estudantes para o mestrado acadêmico, com ingresso em 2022. Os candidatos podem efetuar as inscrições até o dia 23 de janeiro de 2022.

Podem se inscrever no processo seletivo portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso em Engenharia Agronômica, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas e áreas afins. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf...

Semana de Integração abre atividades do período letivo 2021.1 na Univasf nesta quarta (24)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início hoje (24), ao período letivo 2021.1 da graduação. Para marcar o começo do novo semestre, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Coordenação Pedagógica, realizará a Semana de Integração, com uma série de atividades nesta quarta e quinta-feira (25). O evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e externa.

A programação começará às 18h, com a cerimônia de Abertura Oficial do Semestre, que será transmitida pelo canal da TV Caatinga no Youtube. Estarão presentes à solenidade o vice-reitor pro tempore Daniel Salgado Pifano; os pró-reitores de Ensino, Adelson de Oliveira; de Assistência Estudantil, Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento; e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Patrícia Nicola; e a p..

Projeto Ceppsi Acolhe está com inscrições abertas para últimos atendimentos do plantão psicológico na Univasf

Oferecer para toda a comunidade, acima de 18 anos, que esteja em sofrimento psíquico assistência psicológica. Esse é o objetivo do Projeto Ceppsi Acolhe, realizado pelo Centro de Práticas e Estudos em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que irá encerrar as suas atividades. As inscrições para os últimos atendimentos podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro.

O projeto, que está em funcionamento desde maio de 2020, oferece plantões psicológicos on-line com atendimentos pontuais. Os atendimentos por meio do projeto são supervisionados pelos professores do Ceppsi Univasf e realizados por discentes do último ano do curso de Psicologia, que se encontram na fase de estágio profissionalizante...

Votação de bônus regional para cursos de medicina da Univasf é adiada e medida só poderá ter validade em 2023

A adoção do bônus regional para os cursos de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi retirada da pauta da reunião do Conselho Universitário (Conuni), realizada nesta terça-feira (16). A justificativa dos conselheiros é que não houve tempo suficiente para a comunidade acadêmica se apropriar do relatório da comissão de bonificação.

O objetivo da proposta é possibilitar que mais pessoas da região tenham acesso aos cursos da Univasf. Se aprovado, o bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais. Agora, a previsão é que a pauta seja votada no dia 26 de novembro, quando acontece a próxima reunião do Conuni...

Estudantes lançam eBook sobre Emergências Clínicas com base em vivências no HU-Univasf/Ebserh

Visando a promoção de conhecimento na prática de emergência, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicaram o eBook 'Emergências clínicas: uma abordagem baseada em casos clínicos vivenciados em um hospital universitário', com apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh). 

Ao todo, 12 casos clínicos são apresentados a partir de um modelo de discussão teórico-prática baseado em problematizações, estimulando o aperfeiçoamento de clínicos generalistas, emergencistas e estudantes de Medicina...

Matrícula de estudantes veteranos da Univasf para período 2021.1 será realizada de 6 a 9 de novembro

A matrícula dos estudantes veteranos para o período letivo 2021.1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começa neste sábado (6) e prossegue até terça-feira (9). O procedimento deve ser feito exclusivamente via Sig@. Devem se matricular todos os discentes veteranos dos cursos de graduação presenciais. As matrículas dos ingressantes do período 2021.1 serão efetuadas pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA).

O período 2021.1 ocorrerá no formato híbrido, combinando atividades remotas com atividades prático-presenciais, como estabelece a Resolução Nº 10/2021, do Conselho Universitário (Conuni), que regulamenta a modalidade de ensino a ser adotada pela Instituição ao longo do ano civil de 2022. Esse semestre letivo será dividido em dois módulos, sendo um módulo remoto, que estará em vigor durante todo o período, e um módulo prático-presencial, que ocorrerá a partir de 24 de janeiro de 2022, a depender das condições epidemiológicas dos municípios onde estão os campi em relação à pandemia de Covid-19. O módulo prático-presencial incluirá as disciplinas práticas ou que tiveram a carga horária prática separada da teórica sem adaptação ao ensino remoto e não foram ofertadas nos três semestres letivos de 2020...

Jacaré é resgatado em dependências da Univasf, em Juazeiro

Um jacaré foi resgatado na tarde desta quinta-feira (4) por uma guarnição do 9° Grupamento de Bombeiros Militar (9°GBM/Juazeiro). O animal estava nas dependências da Univasf, no bairro Santo Antônio, quando foi avistado pelos funcionários, que acionaram os bombeiros.

Com equipamentos e técnicas adequadas o animal foi capturado de forma segura e colocado numa caixa de contenção. Após verificar que o animal não possuía nenhuma lesão aparente e comportamento diferente os militares soltaram o jacaré no habitat natural...

Univasf prorroga as inscrições para representantes da comunidade externa no Conselho de Curadores

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prorrogou até 23 de novembro as inscrições para a seleção para representantes da comunidade externa no Conselho de Curadores (Concur) para o biênio 2021-2023.

O Concur é a instância da administração superior da Instituição que delibera sobre as normas de funcionamento, acompanha e fiscaliza a execução orçamentária da Instituição e delibera sobre a prestação de contas anual da Univasf, entre outras ações. Podem participar da seleção pessoas que sejam representantes de entidades representativas dos setores produtivos, classes trabalhadoras e outros setores da sociedade civil organizada...

Pró-reitoria de Ensino da Univasf repudia atraso de bolsas dos programas PIBID e RP

A Pró-reitoria de Ensino (PROEN)  emitiu uma nota pública contra o atraso de pagamento de bolsas referente ao mês de setembro de 2021 dos Programas Institucionais PIBID e RP. Segundo o documento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) havia afirmado que o atraso se daria por causa da necessidade de aprovação do Projeto de Lei 17/2021, e o valor ainda não foi repassado.

"Reforçarmos que o atraso no pagamento das bolsas implica na impossibilidade de manutenção da vida de grande parte dos bolsistas de ambos os programas, uma vez que o valor da bolsa, apesar de insuficiente, funciona como subsídio para os pagamentos de aluguéis, alimentação, internet, energia elétrica, transporte, entre tantas outras atividades cotidianas", diz um trecho do documento [leia na íntegra abaixo]...

"Decolonialidade e a Extensão na Universidade" é título da nova edição da Revista Extramuros

Analisar o fenômeno decolonial na universidade e em outros espaços. Esse é o objetivo da nova edição da Revista Extramuros, periódico de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A edição é o volume suplementar, N° 2 de 2021, que tem como título “Decolonialidade e a Extensão da Universidade”. Na publicação, há relatos de experiência e artigos que tratam de práticas extensionistas...

Primeira Universidade Federal implantada no interior do Nordeste, Univasf completa 17 anos de existência

Primeira Universidade Federal a ter sua sede implantada no interior do Nordeste, a Univasf, que hoje completa 17 anos, surgiu com a missão de levar o ensino público superior de qualidade ao Semiárido, numa proposta ousada de estar presente, desde a sua origem, em três dos nove estados da Região Nordeste. Assim, foi criada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, por meio da Lei N° 10.473, de 27 de junho de 2002, a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede na cidade de Petrolina, em Pernambuco. Também foram criados outros dois campi, situados nas cidades de Juazeiro, na Bahia, e de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Sua origem remete à luta de homens do sertão que sonhavam com uma Universidade Federal às margens do rio São Francisco para proporcionar aos filhos da terra a oportunidade da formação superior sem que houvesse necessidade da migração para as capitais. Era o que almejava Osvaldo Coelho, considerado um dos idealizadores da Univasf. Em seu discurso na Aula Magna, em 18 de outubro de 2004, o então deputado Federal por Pernambuco relembrou o longo caminho percorrido para que o Vale do São Francisco tivesse finalmente a universidade que sempre almejara...

Cinco docentes da Univasf estão entre os dez mil cientistas mais influentes da América Latina

Entre os dez mil cientistas mais influentes da América Latina listados no ranking AD Scientific Index 2021 estão cinco docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ranking leva em consideração citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos cinco anos. Os professores foram notabilizados pelos trabalhos nas áreas de Farmácia e Química de Produtos Naturais, Física, Biotecnologia e Medicina Veterinária.

No ranking, os professores destacados são Alexandre Redson e Maurício Horta, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVET); Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel); Jackson Guedes e Xirley Pereira Nunes, ambos do Colegiado de Farmácia (CFarm). Embora possua cinco pesquisadores presentes na classificação, apenas quatro aparecem no ranking vinculados à Univasf. Em seus dados do Google Acadêmico, o professor Alexandre Redson ainda aparece vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”. Por este motivo, a Univasf consta na 201ª posição entre as 453 instituições latino-americanas evidenciadas por número de pesquisadores presentes no ranking...

Univasf repudia governo federal por cortes de R$ 600 milhões para Ciência e Tecnologia: "Desrespeito com a ciência e a pesquisa brasileira"

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) emitiu uma nota repudiando a decisão do governo federal que realocou verbas que seriam enviadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para 2022. Com base em um ofício enviado pelo Ministério da Economia à Comissão Mista do Orçamento, as entidades dizem que a pasta receberia R$ 690 milhões, mas só vai ficar com R$ 89,8 milhões.

"Este movimento do governo Federal por meio do Ministério da Economia, mostra não apenas o desrespeito com a ciência e a pesquisa brasileira, mas também um desconhecimento da importância desse setor para o crescimento econômico e social, o que nos enfraquece como nação e ainda promove a fuga de cientistas de diversas áreas do conhecimento para outros países", diz um trecho da nota da Univasf [leia na íntegra abaixo]...