Foram encontrados 2033 registros para a palavra: Artigo

Artigo: A praça do Jacaré de volta!

Aprígio Duarte foi um dos grandes prefeitos de Juazeiro. Praticamente construiu a maior parte do nosso "cais" (hoje, para ser uma noite luminosa, vamos esquecer os "canos").

Mas, a praça Aprígio Duarte, quase ninguém conhece, o "Jacaré" engoliu nossa história. Nem mesmo a luminosa fonte, com os seus cogumelos musicais, sobreviveu. Praça Aprígio Duarte, "praça da fonte luminosa"...tudo virou praça do "Jacaré". Esqueceram até um grande "cágado" ou "jabuti importado das ilhas "galápagos"...

Artigo - Agro pode ajudar Brasil a atingir acordo estabelecido na COP 26

A COP 26 deu a largada para uma corrida mundial pela redução dos gases que causam o efeito estufa. O acordo de redução em 45% de CO2 até 2030 estabelecido no ano passado em Glasgow, na Escócia, pode elevar a competitividade do agronegócio brasileiro se o setor intensificar as boas práticas de produção e conservação do meio ambiente e, ainda, pode ampliar seus lucros comercializando crédito de carbono.

Hoje, ações que reduzem o impacto ambiental são fundamentais. Um exemplo que podemos citar é o da melhoria no processo produtivo do algodão...

Artigo - A essência do cooperativismo

É comum escutarmos, no meio cooperativista, a expressão: quem entra no cooperativismo não quer sair mais!

Por que essa máxima, em sua grande maioria, é verdadeira? Por que as pessoas, quando conhecem a essência do cooperativismo, se identificam e se encantam? Por que o cooperativismo apaixona?..

Artigo - IPVA 2022: presente de grego do governo de Pernambuco

Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022.

Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete a verdadeira realidade: o aumento médio de 20% no valor do imposto. Essa é a variação apontada pela tabela FIPE, tomada pelo Governo de Pernambuco como base de cálculo para o IPVA de 2022...

Artigo - Política: Os opostos se atraem

A expressão pode se configurar como uma afirmativa de natureza física ou psicológica, mas, no mundo político, a todo instante ela se ajusta de maneira bastante singular e é identificada com absurda regularidade nos comportamentos e nas atitudes dos políticos.

Certamente porque os oponentes “não tanto se atraem, mas as suas diferenças os completam”! É sobre exatamente isso que vamos discorrer ao longo desse texto, dando nomes e sobrenomes aos senhores atores...

Artigo: Acaba mais um ano perdido no combate à corrupção

Há um ditado popular que diz não ser possível entregar bananas à guarda de macacos, o que se amolda perfeitamente ao caso da decisão da prisão a partir da condenação em segundo grau, como ocorreu com a decisão do ministro Dias Toffoli, no final de 2019, votando contra o entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, que desde 1991 havia decidido pela sua constitucionalidade, decisão que deixou a cargo do Congresso Nacional a tarefa de decidir sobre o assunto.

Evidentemente, o Congresso, com tantos membros envolvidos em crimes que poderão levá-los à prisão a partir de condenação em segundo grau, não é de se esperar que a maioria se empenhe na aprovação de uma punição dessa ordem, porque a decisão de quarto grau ou última instância é a que mais interessa aos criminosos de colarinho branco, já que lhes garante a impunidade, tendo em vista que uma decisão final somente ocorre após a prescrição do crime, ou seja,  depois que se exaure o direito do Estado punir o infrator...

Artigo - 2022: um ano para irrigar a esperança

Estamos no último dia de dezembro, prestes a finalizar mais um ano. Vivemos momentos desafiadores, porém, mais uma vez, vencemos juntos. E agora, apesar das dificuldades que ainda convivemos, é tempo de olhar para o futuro com esperança.

2021 foi marcado pela batalha diária contra a pandemia. Em meio a essa luta, Petrolina conseguiu se superar e toda conquista deve ser celebrada. Com a vacinação avançando, a economia retomando o crescimento, podemos olhar para 2022 com expectativa de dias melhores...

Artigo: Que o ano novo seja de felicidade 

O novo agrada, contagia e traz alegria; o novo assusta, é imprevisível e provoca aflição. Novo é novo, é uma novidade que pode ser do, e para, o bem, como do, e para, o mal. O novo pode até ser um velho conhecido, mas geralmente é insólito e imprevisível. 

Como acontece todos os anos, a partir da era Cristã, depois do nascimento de Jesus Cristo (d.C.), a chegada do novo ano acontece geralmente com diversas comemorações, principalmente em sua véspera, tendo a esperança, a renovação e os desejos de mudanças como os principais sentimentos. ..

Artigo - Diversidade e inclusão nas empresas

É cada vez mais importante que as empresas reconheçam seu papel e impacto transformador na sociedade e possam ser protagonistas ativos na colaboração por um mundo melhor. 

Há algum tempo, as empresas tinham sua responsabilidade social vinculada apenas ao respeito às normas legais. No entanto, atualmente as empresas são obrigadas a fazer mais do que seguir a lei. ..

Artigo - Ética em tempos de tecnologia

Big data, Inteligência artificial, Webscrapping e Deep learning são palavras presentes na hype nos últimos tempos. Não é para menos: em diversos filmes dos anos 80 e 90, o Século 21 era retratado com carros voadores e tecnologias muito avançadas. Exageros à parte, a sociedade conseguiu evoluir em muitos sentidos, tal como os veículos autônomos, reconhecimento facial, internet das coisas e um avanço nos sistemas e processamentos computacionais, que permitem coletar e analisar milhões de dados em nanosegundos, em processadores cada vez menores.

A análise quase instantânea de dados e informações são a força motriz de diversas novas tecnologias relacionadas a data analytics. Tal disponibilidade e o acesso a dados têm transformado a relação de trabalho de diversas profissões. Com a contabilidade, são inegáveis a agilidade e o dinamismo gerados por métodos e softwares cada vez mais responsivos e dinâmicos...

Artigo de opinião: Resposta à prefeita de Juazeiro Suzana Ramos

Oposição fajuta? Acho que se enganou, Suzana!

A inauguração do mercado no Alto da Maravilha mostrou o quanto a prefeitura está com medo. Mas que medo é esse Suzana? Sua bravata chamando a oposição de fajuta, não assusta! Pelo contrário, mostra a fanfarronice da sua gestão! Vou aqui de forma simples e prática elencar 5 pontos que mostram que fajuta mesmo é a situação...

Artigo - Fundos: Partidário e Eleitoral, uma vergonha!

Por mais que o espírito natalino nos recomende um sentimento natural de paz, tolerância e harmonia, sugerindo um temporário esquecimento de temas mais críticos ligados aos fatos do cenário político, o silêncio se torna impossível diante das provocantes e conflitantes atitudes dos principais atores dessa realidade brasileira.

O Sistema Democrático não pode prescindir da existência dos políticos e os seus respectivos Partidos, mas cabe ao cidadão e eleitor a responsabilidade em fiscalizar o desempenho dos agentes que fazem parte dessa estrutura e que deveriam honrar a sua importante missão institucional. Mas, o que acontece é exatamente o contrário. Chegam lá para desfrutarem das benesses do Poder, e o quanto podem sugam até o último centavo. Essa é a plena verdade!..

Artigo - Natal

Um dia, sabe-se lá quando ou aonde, uma pessoa disse que pra começar uma guerra não seria necessário pegar em armas, bastaria apenas emitir uma opinião. Porém, o meu texto não tem o propósito de brigar com ninguém, desejo apenas causar reflexões.

Dizem que o planeta Terra tem mais de 4 bilhões de anos e que o ser humano surgiu há mais de 250 milhões. Não obstante e apesar de já ter se passado muito tempo, não evoluímos muito. ..

Artigo - As relações trabalhistas pós-pandemia

Com toda essa situação no mundo, empresas e colaboradores tiveram que encontrar meios para encarar a crise e uma das saídas foi apostar no empreendedorismo, de um modo que esse pensamento empreendedor conseguisse auxiliar nos negócios.

Para os empresários de longa data, a tecnologia que também faz parte do empreender tem sido a melhor aliada, em conjunto das estratégias que valorizam o fator humano. Já para os colaboradores, entender o ambiente de trabalho como algo mutável é a saída mais adequada, especialmente para aqueles que esperam melhorar seu desempenho...

Artigo - Armadilhas na gestão: quais são e como administrá-las

Pesquisas sobre os problemas e dificuldades enfrentados pelos gestores ajudam a identificar como está o nível de gerenciamento e como não cair em ciladas que prejudiquem o desempenho.

É comum gestores se depararem com obstáculos que, com o tempo, vão sendo sanadas, e com a maturidade em entender algumas coisas como: Ser humilde e aprender a pedir ajuda, ser facilitador, ouvir e ponderar, não dono da verdade entre outros...

Artigo: A fome por votos é tão grande no Brasil quanto a fome por comida, que segue longe de ser zero

Há um grave problema contra o qual vários países do mundo lutam: fome. Embora o Brasil não sofra com terremotos, furacões, tsunamis, vulcões e guerras, tendo muitas terras agriculturáveis sob clima ainda favorável, grande parcela da sua população enfrenta a crueldade da fome.

Eis uma solução simples, digna e eficaz para o problema da segurança alimentar: cultura e educação. Proporcionando acesso a esses bens com qualidade, governos podem garantir que -- por mérito próprio -- as pessoas sustentem suas famílias. Sem a necessidade de qualquer tipo de assistência governamental ou privada...

Artigo – A caminho do “Novo Normal”?

Até a Monalisa, de Leonardo da Vinci, se protegeu

O mês de dezembro bem que se ajustaria no calendário com a adoção de um outro nome, que poderia ser extraído de algumas variáveis de ricas etimologias, embora bastante divergentes da grafia inerente aos três últimos parceiros de final de ano.....

Artigo - O futuro a Deus pertence

Quem nunca teve vontade de voltar no tempo, ou de ter o poder de bisbilhotar o futuro? Visitar o passado é uma verdadeira utopia dos que vivem em uma espécie de nostalgia plena, com a saudade fazendo parte do cotidiano de suas vidas. Saber o que o espera ou o que irá acontecer lá na frente é talvez uma das maiores curiosidades do ser humano, que chega a recorrer a métodos quase bizarros na tentativa de decifrar o quase sempre indecifrável. 

Passear um pouco no que foi vivido, do ponto de vista da lembrança, é absolutamente possível, principalmente quando o que já passou marcou e inevitavelmente ficou guardado na memória. Como diz a música, 'o que passou, passou'. O que aconteceu de bom serve como exemplo para se viver o presente e para tornar o que ainda está por vir um pouco mais previsível. ..

Artigo - É vivendo que se aprende a viver na vida

A todo instante somos incumbidos a tomarmos decisões difíceis na vida. Decisões essas que podem comprometer definitivamente o caminho a ser trilhado.

Diante de tanta descrença no que diz respeito a empatia humana vale ressaltar que o momento atual exige bastante cautela nas relações das pessoas. Para isso é necessário percebermos a importância do desenvolvimento da prudência para proporcionar ao ser humano melhores condições de vida...

Artigo: Em memória do meu eterno amado filho Franz Yang Mattos Miranda - Yândria Pereira Mattos 

As pessoas são definidas pelo que representam na nossa vida, e há dezoito anos atrás meu coração foi invadido de tamanho amor, único, verdadeiro e sublime, só quem é mãe sabe do que estou falando, pois o amor materno é um sentimento tão grandioso que faz com que coloquemos um ser tão pequeno como a razão do nosso viver. E foi assim durante os dezessete anos que esteve conosco; você Franz Yang, foi um ser de luz que sempre nos transmitiu paz, tranquilidade e me proporcionou grandes aprendizados que guardo para sempre no meu coração.

Poderia aqui atribuir inúmeros adjetivos para te definir, inteligente, observador, verdadeiro, tranquilo, sublime, persistente, decidido, sonhador, etc. Para definir todos um a um com certeza levaria essa folha inteira ou mais, mas vale frisar que dentre tantos o que mais me causa admiração foi a sua essência de sempre defender as suas ideias e opiniões, bem como ser o que era em qualquer situação sem se importar com o que o outro pensasse. Mesmo no pouco tempo que aqui permaneceu entre nós, do seu jeitinho você viveu intensamente fazendo o que mais amava que era jogar, ir ao cinema assistir os filmes dos últimos lançamentos, comer seus lanchinhos preferidos. Era esse o seu jeito e não aceitava que ninguém mudasse a sua essência, como eu te dizia um meninão que não cresceu, de vez em quando lá estava você com a criançada da rua, jogando bola, soltando pipa e reunido jogando vídeo game que é o que mais amava, era tanta paixão que ora dizia que queria ser médico, e de repente mudava de opinião dizendo que iria estudar muito para criar jogos, programas, viajar para a China, lugar que conhecia muito bem pelas pesquisas que fazia e dava um verdadeiro show de aula de história, e que era sua matéria predileta. ..