Foram encontrados 880 registros para a palavra: Agro

Encontro de Agroecologia em Juazeiro reúne membros de organizações públicas e da sociedade civil

Agrônomos, técnicos e demais profissionais da área agrícola ligados a organizações públicas, principalmente da sociedade civil, que atuam no Semiárido baiano, participaram em Juazeiro, de um encontro sobre agroecologia. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro no auditório do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e contou com um total de dez organizações que trabalham com agroecologia e agricultura familiar nas regiões de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina e Capim Grosso.  

Temas como sementes crioulas, certificação orgânica, recaatingamento, dentre outros, fizeram parte de encontro promovido pelo Projeto Pró-Semiárido, que implementa ações de cunho produtivo e social junto a famílias rurais dessas regiões. O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR),  cujos recursos são frutos de acordo de empréstimo contraído pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)...

Inscrições do curso Técnico em Agronegócio até esta quinta-feira (14)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) encerrará as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito de Técnico em Agronegócio na próxima quinta-feira (14). O edital prevê a liberação de 60 vagas, sendo 30 para o polo de Recife e mais 30 para o polo de Bezerros. As inscrições devem ser realizadas no portal http://etec.senar.org.br/inscricoes/.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar seu histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. É importante que os candidatos leiam o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite alterações após o envio dos dados. O resultado dos aprovados na primeira fase deve ser divulgado até o dia 18 de fevereiro, no site http://senar-pe.com.br/ . Em seguida, o critério de classificação será por entrevistas, realizadas entre os dias 20 e 25 de fevereiro, nos polos escolhidos. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março...

Técnicos da Adab usarão drones para fiscalização agropecuária no estado

A fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ganhou mais um reforço. Técnicos do órgão passaram por um treinamento para utilizar aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, no trabalho em campo. Na manhã desta sexta-feira (8), o grupo recebeu certificados para direção do equipamento, em solenidade com a presença do secretário da Agricultura, Lucas Teixeira Costa, no hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), responsável pela capacitação. 

Com a conclusão no Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Corpas), os técnicos da Adab ganharão agilidade nas fiscalizações, tanto na área de defesa sanitária vegetal, quanto na animal. No total, seis técnicos passaram pela formação e outros três estarão na próxima turma...

Chamada Pública abre espaço para proposta de capítulo em livro de Agroecologia 

A Embrapa e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) lançaram chamada pública para o recebimento de propostas de capítulos da publicação intitulada "Água e Agroecologia". O volume faz parte da coleção "Transição Agroecológica" e busca trazer reflexões acerca da temática. Os interessados devem enviar um resumo simples com a sugestão de capítulo para o e-mail [email protected] até o dia 20 de março, seguindo as indicações do edital do projeto.

Os interessados podem enviar propostas envolvendo estudos que tratem de experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica e organizações da sociedade civil. O resumo deve ter cerca de 500 palavras, com as ideias que o autor pretende desenvolver no capítulo, como tema, objetivos, metodologia e resultados. Na proposta, também deve constar o link para o currículo lattes dos autores e até cinco palavras-chave. Já no envio do e-mail, o assunto deve ser identificado da seguinte forma: ÁGUA-AGROECOLOGIA-CTA_Nome do Primeiro Autor...

Inscrições abertas para o curso gratuito de Técnico em Agronegócio do Senar em Salvador, Barreiras e Juazeiro

Os interessados em participar do processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio do Senar podem fazer as inscrições até o próximo dia 14 de fevereiro. Tanto o curso quanto as inscrições são gratuitos, e podem ser efetuadas acessando o site senar.org.br/etec. Na Bahia estão sendo oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Barreiras, 60 em Juazeiro e 40 em no polo de ensino de Salvador. Possui 80% da carga horária a distância e os outros 20% das aulas são presenciais, em um dos polos indicados pelos candidatos no ato da inscrição. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que possui mais de 25 anos atuando com educação voltada para o setor agropecuário e é certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. O curso tem carga horária de 1.230 horas e ao longo da formação o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. ..

Senar abre seleção para curso técnico gratuito em Agronegócio em Salvador, Barreiras e Juazeiro

O curso de Técnico em Agronegócio é totalmente gratuito, e 80% da carga horária é a distância. Os outros 20% das aulas são presenciais, em um dos polos indicados pelos candidatos no ato da inscrição. Na Bahia estão sendo oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Barreiras, 60 em Juazeiro e 40 em Salvador. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem mais de 25 anos atuando na capacitação do setor agropecuário e é certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. O curso tem carga horária de 1.230 horas e ao longo da formação, o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. ..

'Agribusniness English Course', livro com termos específicos para o agronegócio, é lançado em Petrolina, PE

"Agribusniness English Course", o livro com vocabulário técnico voltado ao agronegócio, foi lançado na noite desta quarta-feira (23). A cerimônia ocorreu no auditório do Petrolina Palace Hotel, com a presença de produtores, dirigentes, representantes de instituições ligadas à agricultura e jornalistas.  Dividido em três volumes, a obra traz mais de 800 termos específicos que existem no mundo dos negócios agrícolas.

A publicação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem em seu público alvo fruticultores, agrônomos, técnicos, engenheiros e universitários. A região do São Francisco é fortemente inserida no comércio exterior de frutas, principalmente com a uva, manga, banana e goiaba. Segundo o idealizador do livro, o professor Júlio Bernardino, a obra científica deve ajudar os produtores na hora da interlocução com seus clientes – exigentes e com extremo domínio do inglês técnico...

Assentamento em Sobradinho investe na produção agroecológica

No Assentamento Vale da Conquista, em Sobradinho-BA, vivem 79 famílias que produzem bastante frutas, verduras hortaliças e criam pequenos animais. Cerca de 30 dessas famílias estão experimentando o método de produção agroecológico que, além de aproveitar os recursos naturais do ambiente, não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou qualquer componente químico. Além disso, a agroecologia considera como essenciais aspectos como a preservação ambiental, igualdade de gênero, comércio justo.

Esse método de produção que já fazia parte da realidade de alguns produtores/as, está sendo incentivado pelo Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de Acordo de Empréstimo contraídos pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)...

LIVRO DE INGLÊS VOLTADO AO AGRONEGÓCIO SERÁ LANÇADO HOJE (23) EM PETROLINA

O professor Júlio Bernardino foi um dos convidados do Programa Geraldo José (Transrio FM) nesta terça-feira, dia 22. Fundador da escola de inglês AECUS, em Petrolina, Professor Júlio explicou que o projeto 'Agribusiness English Course' consiste em três volumes de um livro didático que será lançado às 19h30 de hoje (23), no auditório do Petrolina Palace Hotel.

“A coletânea é inédita no país. Até agora não havia material com vocabulário técnico voltado para o agronegócio que atendesse a demanda de produtores, engenheiros, pesquisadores agrônomos, dentre outros. Estamos trazendo para o dia a dia dos produtores rurais do Vale do São Francisco mais de 800 termos específicos que existem no mundo dos negócios agrícolas” pontuou o autor do projeto...

Plantio agroecológico de forragens anima produtores de Campo Formoso

A experiência de cultivar plantas forrageiras, especialmente a palma, de forma agroecológica e irrigadas por sistema de gotejamento com água de cisternas, mobilizou várias famílias das comunidades de Várzea dos Pauzinhos, Algodões, Lagoa do Porco e Boa Vista, no interior de Campo Formoso – BA.

Essas comunidades são formadas basicamente por criadores de caprinos e ovinos que já tem experiência com o cultivo de plantas forrageiras para alimentar à criação e que agora estão experimentando esse tipo de plantio chamado Ensaio Agroecológico, que além de irrigado, é também adubado com esterco de animais. Boa parte do plantio foi feito em curva de nível que protege o solo e ajuda a reter água. Esse método se diferencia do modo geralmente plantado pelas famílias...

Inédito no país, livro de inglês voltado ao agronegócio será lançado em Petrolina

O inglês tem sido a linguagem global dominante por um século, mas quando uma situação exige o domínio de vocabulários técnicos o brasileiro tem um baixo desempenho. Considera a Unesco que posicionou o Brasil na 46ª posição em um ranking que leva em conta 54 países com fluência na língua. Em Petrolina (PE), um projeto da escola de inglês AECUS quer trazer para o dia a dia dos produtores rurais do Vale do São Francisco mais de 800 termos específicos que existem no mundo dos negócios agrícolas.

O projeto 'Agribusiness English Course' consiste em três volumes de um livro didático que será lançado às 19h30 da próxima quarta-feira (23), no auditório do Petrolina Palace Hotel. A coletânea é uma iniciativa inédita no país. Até agora não havia material com vocabulário técnico voltado para o agronegócio que atendesse a demanda de produtores, engenheiros, pesquisadores agrônomos, dentre outros...

II Encontro Regional dos Grupos de Agroecologia acontecerá em Ibimirim

Estão abertas as inscrições para participar da segunda edição do Encontro Regional dos Grupos de Agroecologia. O evento acontece de 14 a 17 de Fevereiro de 2019 na cidade de Ibimirim, no Serviço de Tecnologias Alternativas (SERTA). 

A proposta é reunir movimentos populares, povos ancestrais e grupos e iniciativas de Agroecologia e Economia Solidária do Nordeste para discutir práticas de cuidado com a terra a partir de oficinas, debates, vivências e rodas de conversa...

Agronegócio tem perspectivas positivas para 2019 na Bahia; Agrovale se destaca no cenário

O ano agrícola começou faz tempo em muitas áreas rurais da Bahia. Os agricultores estão no meio da safra de soja no Oeste, colhendo uvas no norte do estado, e regando outras frutas em vários municípios do Baixo Sul. As principais estimativas indicam que este ano será um ano promissor para a maioria dos setores agrícolas, caso não haja grandes variações climáticas inesperadas. O cenário internacional e a valorização das commodities trazem uma tendência de vantagem para os produtores brasileiros.

Com plantios iniciados, cultivos em andamento, máquinas em campo e próximas safras já projetadas, a agropecuária segue um calendário próprio. No Ministério da Agricultura, cinco produtos, que lideraram a produção agropecuária nacional, devem continuar se destacando neate ano. Fazem parte deste grupo a soja, cana de açúcar, milho, algodão e o café. Juntos, eles geraram 80% do valor bruto de produção das lavouras este ano. É neste contexto que a Bahia segue beneficiada, afinal o estado tem grandes produtores nestes segmentos. ..

Odacy Amorim assumirá o Instituto Agronômico de Pernambucano (IPA)

O ex-deputado Odacy Amorim (PT), assumirá o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco. Candidato a deputado federal nas últimas eleições Odacy confirmou a ida para o orgão.

Segundo ele, o convite de servir a Pernambuco foi aceito. "Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento rural e sustentável de Pernambuco, mediante atuação de modo integrado na geração de tecnologia, nas ações de assistência técnica e extensão rural e no fortalecimento da infraestrutura hídrica, com atenção prioritária aos agricultores de base familiar"...

Jaguarari: Agrovale disponibilizará cerca de 500 mudas de plantas de espécies caatinga para plantio

A prefeitura de Jaguarari através da secretaria de agricultura firmou parceria com a Agrovale que disponibilizará cerca de 500 mudas de plantas de espécies características da caatinga para o plantio em áreas degradadas e distribuição para a população em geral. 

Na ultima sexta-feira (14) a secretaria de agricultura, Luciana Souza esteve na sede da Agrovale, acompanhado do coordenador da COMDEC, Regivaldo dos Santos, em reunião com a gestora do meio ambiente, Thaisi Tavares para acertar o repasse das mudas...

Na Bahia agroindústria de assentados e seus filhos manufatura 17 produtos

Nove jovens e três assentados investem na criação de uma agroindústria, que já manufatura 17 produtos diversificados, ampliando a renda de suas famílias. Os jovens são filhas e filhos de agricultores assentados, da área de reforma agrária Baixão, situado na zona rural do município de Itaetê, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

O grupo criou a agroindústria Agryba Sabores, que todo mês fabrica 397 quilos de produtos, além de 375 unidades de outros itens. Entre os produtos estão: biscoitos, broa de milho, cocada, bolos, temperos e o carro-chefe do projeto, polpa de frutas. Os preços variam entre R$ 0,50 a R$ 20,00. ..

Primeiro bacharelado em Agroecologia pelo Pronera no país inicia oficialmente

Foi realizada, no início desta semana, dia 10 de dezembro, a Aula Magna do primeiro curso de bacharelado em Agroecologia por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no país, resultado de parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A solenidade aconteceu no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e teve a presença do superintendente do Incra, César Lira; da reitora da Ufal, Valéria Correia; de alunos e de representantes do programa e de movimentos sociais.

O curso conta com 50 alunos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Durante a Aula Magna, os estudantes cantaram e declamaram poesias com referências ao direito à terra e à agricultura familiar. Para a representante dos educandos, Silvania Soares, o espaço na universidade está sendo ocupado com luta, resistência e ousadia. “Enquanto estivermos cursando esse bacharelado faremos o possível para aprender o máximo, pois o nosso objetivo é voltar e tornar os nossos assentamentos cem por cento agroecológicos”, avalia...

MST investe na produção agroecológica na Bahia

A agroecologia se faz com gente organizada. Essa afirmação foi reproduzida diversas vezes nos últimos anos, após o MST tomar a decisão de avançar no debate da agroecologia nos assentamentos e acampamentos do MST em dez regiões da Bahia.

Desde então, experiências de transição agroecológica têm nascido nas comunidades, principalmente, no que diz respeito a construção de escolas e reorganização de centros de formação. Nesse sentido, a agroecologia tornou-se um debate transversal e ocupa espaços importantes na vida das famílias Sem Terra...

Univasf terá Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e Mestrado em Arqueologia

A pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferecerá à comunidade, já a partir de 2019, mais dois cursos: o Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e o Mestrado em Arqueologia. A aprovação dos cursos foi divulgada na última quinta-feira (6) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com os novos cursos, a pós-graduação da instituição passa a contar com quatro doutorados, todos aprovados este ano, e 17 mestrados.

O Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial é o primeiro do Brasil e foi aprovado no ano em que a Capes instituiu a modalidade de doutorado profissional. Até o ano passado, os doutorados eram todos acadêmicos. Entre as 125 propostas de doutorado profissional apresentadas à Capes, 16 foram aprovadas e destas apenas a da Univasf é de um curso isolado, o que significa que não é atrelado a um programa de mestrado já existente...

Natal Solidário da Agrovale alegra crianças e idosos de Juazeiro e Petrolina

Cerca de 200 pessoas, entre crianças e idosos de Juazeiro e Petrolina tiveram um dia muito especial nesta sexta-feira (7). A edição 2018 do Natal Solidário da Agrovale começou às 8h na escola Flores do Amanhecer, no bairro do Argemiro, em Juazeiro.

Depois de muitas brincadeiras e entrega de presentes aos pequenos alunos e alunas da escola, o palhaço Cherozinho cruzou a ponte com a equipe da empresa e foi à Petrolina fazer a alegria da criançada e de alguns idosos no Centro de Oncologia Dr. Muccini, na Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami)...