Chamada Pública abre espaço para proposta de capítulo em livro de Agroecologia 

A Embrapa e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) lançaram chamada pública para o recebimento de propostas de capítulos da publicação intitulada "Água e Agroecologia". O volume faz parte da coleção "Transição Agroecológica" e busca trazer reflexões acerca da temática. Os interessados devem enviar um resumo simples com a sugestão de capítulo para o e-mail [email protected] até o dia 20 de março, seguindo as indicações do edital do projeto.

Os interessados podem enviar propostas envolvendo estudos que tratem de experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica e organizações da sociedade civil. O resumo deve ter cerca de 500 palavras, com as ideias que o autor pretende desenvolver no capítulo, como tema, objetivos, metodologia e resultados. Na proposta, também deve constar o link para o currículo lattes dos autores e até cinco palavras-chave. Já no envio do e-mail, o assunto deve ser identificado da seguinte forma: ÁGUA-AGROECOLOGIA-CTA_Nome do Primeiro Autor.

Um grupo de editores – formado pelos pesquisadores Paola Cortez Bianchini, da Embrapa Semiárido, Helder Freitas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Irene Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – vai analisar os resumos considerando o alinhamento ao tema do edital e aos contextos locais, a originalidade das propostas e o histórico de atuação dos proponentes na temática. Os resumos aprovados serão divulgados até o dia 30 de abril e os textos definitivos devem ser enviados até 30 de junho.

A publicação tem como objetivo demonstrar interações entre as temáticas da Água na perspectiva da Agroecologia e suas implicações enquanto campo científico. Também busca evidenciar as construções sociopolíticas, práticas socioculturais e produtivas nos agroecossistemas. A intenção é apresentar, nos diferentes capítulos, os avanços e desafios da construção do conhecimento e a sistematização e socialização em torno das relações socioprodutivas da água no âmbito da Agroecologia em suas diferentes dimensões.

Ascom Embrapa