Foram encontrados 181 registros para a palavra: diversidade

Bioma Caatinga: essa biodiversidade é responsável por enriquecer e manter a vitalidade de nossos solos, diz professor

O professor Carlos Fonseca, do Departamento de Ecologia (Decol), participou da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília e reafirmou o dever coletivo de cuidar e preservar o ecossistema.  O evento fez parte de uma celebração prévia ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado originalmente em 28 de abril.

Em seu discurso, Carlos destacou o Projeto de Lei nº 3048 de 2022, que institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, dá acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. O pesquisador ressaltou, ainda, a importância do bioma para as espécies que o compõem. ..

Exposição virtual da Embrapa mostra a beleza e diversidade do Bioma Caatinga

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Embrapa Semiárido lança a exposição fotográfica virtual “Nossa Caatinga, Nossa Riqueza”. A mostra ressalta a beleza ímpar deste Bioma, o único exclusivamente brasileiro, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela Empresa para a preservação e exploração sustentável do Bioma. A exposição pode ser acessada no link www.embrapa.br/exposicao-caatinga.

A mostra, que já foi realizada de forma física em 2022, conta com uma série de cerca de 50 fotografias de autoria de empregados da própria instituição. As imagens apresentam as paisagens da Caatinga, suas plantas, flores, animais e as suas diversas potencialidades...

Direitos da população LGBTQIAP+ é tema de palestra realizada pela Prefeitura de Juazeiro para estudantes de enfermagem

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), recebeu, nesta sexta-feira (28), um grupo de estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Diretoria de Diversidade da Sedes e participar da palestra sobre os direitos da população LGBTQIAP+.

De acordo com o diretor interino de Diversidade, Andrey Antony, a palestra abordou questões como: as diferentes orientações de gênero, combate à LGBTfobia, direitos da população LGBTQIAP+ e os serviços oferecidos pelo município para esse público. "Esse tipo de trabalho faz parte da rotina da Secretaria. Buscamos orientar tanto profissionais como estudantes sobre o acolhimento à população LGBT, a fim de romper com o ciclo da LGBTfobia institucional", relatou Andrey...

Espetáculo teatral incentiva estudantes da rede de Petrolina a respeitarem as diferenças

O acesso à cultura é um dos direitos fundamentais garantidos às crianças. Ciente disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, proporcionou essa semana muita interação e diversão aos estudantes da rede de ensino, através da 10ª edição do Projeto 'Diverte Teatro Viajante', apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia.

O grupo, que está em turnê por Pernambuco com a peça infantil "Diversidade", passará ainda por outros sete Estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins e conta com o incentivo do Ministério da Cultura e da Bayer.  ..

Trupe da Meia Noite e do Meio Dia estreia peça infantil gratuita sobre diversidade em cidades de Pernambuco nesta quarta-feira (05)

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, origem ou ainda religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar".

A frase, dita por Nelson Mandela, resume o objetivo da peça infantil "Diversidade", apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, do Projeto Diverte Teatro Viajante. ..

Projeto busca mercados para produtos da sociobiodiversidade da Caatinga

Às margens do Velho Chico, na orla de Juazeiro da Bahia, há um lugar especial: o Armazém da Caatinga. O espaço, erguido em um prédio histórico da cidade, é fruto do trabalho de agricultores familiares da região e em comunhão com uma feira agroecológica que ocorre ao lado, funciona como um mercado de produtos de economia solidária. Administrado pela Central da Caatinga, articulação de organizações socioeconômicas de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido brasileiro, o Armazém existe desde 2016 e comercializa produtos que primam pela produção agroecológica, adoção das boas práticas de segurança alimentar, comercialização solidária, gestão coletiva e preservação do meio ambiente.

Na reportagem de Alice Sales, Agência econordeste, destaca que o espaço reúne produtos de 15 cooperativas filiadas, beneficia quase duas mil famílias atendidas diretamente pela Central e dá visibilidade a itens produzidos não só por essas cooperativas, mas também por outros empreendimentos da agrobiodiversidade brasileira. A maioria dos produtos encontrados tanto na feira agroecológica como no Armazém da Caatinga, possuem certificação orgânica e selo da agricultura familiar, além de contarem com a diversidade de alimentos naturais, livres de agroquímicos, sustentáveis e com potencial para geração de emprego e renda para comunidades rurais, em especial, no Semiárido brasileiro...

Pessoas trans podem ter o nome e gênero retificado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), desenvolve, desde junho de 2021, o programa "Retifica Petrolina", que garante a retificação do registro civil, permitindo a alteração do nome e do gênero em todos os documentos.  

Nessa quarta-feira (22), mais cinco pessoas trans tiveram seus direitos garantidos em Petrolina. "Realização de um sonho", foi assim que Monalisa Araújo da Cunha, 34 anos, descreveu a emoção ao receber a nova Certidão de Nascimento. "Agora tudo será diferente, não terei que passar por constrangimentos em nenhum lugar", disse Monalisa. ..

Diversidade: Prefeitura de Juazeiro oferece atendimento psicossocial e jurídico para população LGBTQIAP+

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), disponibiliza atendimento psicossocial e assistência jurídica para a população LGBTQIAP+. O serviço é gratuito e para acessá-lo basta procurar a Diretoria de Diversidade da Sedes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, falou sobre o serviço implantado pela prefeita Suzana Ramos. "Esse é um público que tradicionalmente tem dificuldade ou até resistência para acessar alguns serviços, em grande parte pelo medo do preconceito. Mas a nossa equipe foi capacitada para prestar um atendimento humanizado e acolhedor para todos que nos procuram", disse o gestor...

Diversidade cultural: projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, reuniu na sexta-feira (17), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino, alunos, e representantes da gestão municipal, para participar de mais uma ação do projeto pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação faz parte do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes', abordando o tema: 'Heranças da África'...

Médicos do Brasil têm maior diversidade, mas distribuição pelo País ainda é desigual

A sexta edição da pesquisa Demografia Médica do Brasil (DMB), elaborada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) foi lançada nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo. A nova versão do estudo, realizado há 12 anos, traz novidades sobre a distribuição, oferta, formação e trabalho dos profissionais.

O número de médicos mais que dobrou em uma década, resultado da abertura de cursos e de vagas na graduação. As mulheres estão se tornando maioria na profissão, e há maior inclusão social no ensino médico, com mais alunos pretos, pardos e egressos do ensino médio público. No entanto, dados como o número de consultas médicas indicam a permanência da distribuição desigual de profissionais pelo País, concentrados nas regiões Sudeste e Sul e no setor privado. A residência médica, que forma especialistas, não acompanhou o crescimento da graduação e sofre com a falta de recursos...

Projeto itinerante de cinema Cine Trans Territorial acontece em Curaçá até o dia 15 de fevereiro

Após uma breve pausa para recarregar as baterias, o Projeto Cultural Cine Trans Territorial -  Ateliê Itinerante de Cinema – chega à Curaçá, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, promovendo uma série de práticas formativas e de mobilização junto a LGBTQIAPN+, e a população em geral, através de projeções de filmes na Praça Raul Coelho, e da promoção de oficinas gratuitas de cinema e audiovisual. Todas as obras que serão exibidas são dirigidas e/ou produzidas por pessoas LGBTQIAPN+.

Por meio do projeto, pessoas LGBTQIAPN+ podem se inscrever para participar de oficinas de cinema, que serão ministradas por multiprofissionais LGBTQIAPN+ do audiovisual da Bahia, e envolvem temáticas diversas sobre as principais técnicas de vídeo e áudio; manipulação de equipamentos; gravação, fotografia, produção, direção e edição de filmes. Participantes receberão certificado...

Investindo em diversidade e inclusão, Prefeitura de Juazeiro reforça visibilidade trans em workshop

Em respeito à diversidade sexual e como forma de ressaltar o papel da gestão municipal, pautando a cidadania trans na cidade, estimulando o debate sobre direitos e possibilidades de superação do preconceito e da discriminação contra travestis, transexuais e pessoas transgênero, aconteceu em Juazeiro nesta segunda-feira (30), o '1° Workshop em Alusão ao Dia da Visibilidade Trans'. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), por meio da Diretoria de Diversidade, em parceria com o Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA – Unicef), o evento aconteceu no auditório da Escola Estação do Saber, no bairro João XXIII.

Entre as temáticas abordadas, foram enumeradas questões como a transsexualidade, inclusão, saúde e desafios. Informações sobre o direito do acesso a hormonização, e a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho, também foram explanadas pela palestrante Manuella Tyler, embaixadora da TODX Brasil, as seguintes observações: "Os nossos desafios de enfrentamento à falta de afeto, compreensão e respeito, surgem dentro de casa, ou seja, com as pessoas que mais amamos, nossos pais, irmãos e familiares em geral. É, verdadeiramente, matar um leão por dia, para que as pessoas entendam que nós também merecemos respeito. As pessoas trans, independente da sua opção de gênero, são seres humanos, e que como todo e qualquer cidadão perante a sociedade, têm os seus direitos e deveres", frisou Manuella...

Mês da Visibilidade Trans: Prefeitura de Juazeiro conta com rede de apoio, atendimento e promoção dos direitos da população LGBTQIAP+

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), por meio da Diretoria de Diversidade, vem neste mês de janeiro, considerado o Mês da Visibilidade Trans em alusão ao 'Dia Nacional da Visibilidade Trans', o qual é celebrado no dia 29 de janeiro, apresentar a toda sociedade as iniciativas desenvolvidas e efetivadas pela Supervisão LGBTQIAP+ na promoção da cidadania plena da população transexual, travesti e transgênero do município.

Dentro de uma lógica educativa e considerando-se a informação o principal recurso de prevenção das violências contra as pessoas transexuais, travestis e transgêneros, a Diretoria de Diversidade realizou diversas atividades de mobilização da opinião pública em torno da chamada causa trans, entre elas, a realização da 1ª Virada Sociocultural LGBTQIAP+ do Vale do São Francisco, uma atividade de fomento à cultura e cidadania deste segmento, com ocupação de espaço público (entrada gratuita) e oferta de dança, poesia, teatro, artes visuais, música, dentre outros eixos...

Campanha do Governo do Estado sobre diversidade recebe prêmio internacional de publicidade

A campanha "Bahia: aqui é respeito", do Governo do Estado, levou o bronze na categoria TV e Cinema do Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade. Sediada em Portugal, a premiação abrange todos os países que tem a língua portuguesa como a oficial. Realizado pela agência Leiaute, o vídeo foi veiculado em 2021 e retrata situações cotidianas para conscientizar sobre as consequências do preconceito na sociedade. Com mensagens fortes na voz das pessoas no vídeo, o filme fala de racismo, machismo, gordofobia e lgbtfobia, por exemplo.

A ação buscou também provocar uma movimentação social contra a discriminação e teve a colaboração de movimentos e coletivos sociais. Os protagonistas da peça, inclusive, são pessoas e casos reais, que vivem na pele todos os dias as situações retratadas. A direção de criação do vídeo, com duração de 60 segundos, tem a assinatura de Raul Rabelo e Rodrigo Soares. Já a criação foi desenvolvida por Rodrigo Soares, Bruno Molicone, Will Vieira e Renato Nunes...

Representantes de Sento-Sé participam do II Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade do Semiárido Baiano em Jacobina

Nos dias 08 e 09 de dezembro cinco agricultoras familiares de Sento-Sé estiveram participando do II Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade do Semiárido baiano.

O evento promovido pelo Projeto Pró-Semiárido, que é executado pela CAR/SDR, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) aconteceu no prédio da Faculdade AGES, no município de Jacobina...

Gestão Suzana Ramos vai realizar casamento coletivo nesta quinta-feira

Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), o Casamento Coletivo 2022 acontecerá na próxima quinta-feira (08), às 15h, no Espaço Multieventos da Univasf. Ao todo, cerca de 80 casais, entre héteros e homoafetivos, irão oficializar a união na solenidade.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Amélia Pedra, a iniciativa busca garantir o direito à união entre os casais...

“Saúde, democracia: diversidade, equidade e justiça social” é o tema 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Salvador sedia até a próxima quinta-feira (24) o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento reúne cerca de 6 mil pessoas de todo o Brasil, dentre professores, pesquisadores, gestores, estudantes, profissionais de saúde de todas as categorias que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de diversas instituições da sociedade civil e movimentos sociais.

Profissionais da Secretária de Saúde do Crato, Ceará, participam ativamente do evento. Durante os quatro dias de debates serão abordados assuntos como as desigualdades sociais e de saúde, iniquidades, perda de direitos, desmonte do sistema público de saúde ocorrido nos últimos anos, e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, ainda em curso...

Artigo - "Copa dos (não) Unidos desafia o respeito à diversidade"

A Copa do Mundo 2022 começou nesse domingo (20/11) no controverso Catar. A competição é sempre um evento muito aguardado por nós brasileiros e esperamos sempre muita emoção, diversão e, claro, ver o Brasil campeão. Mas será mesmo que o Catar está aberto a todos, todas e todes para realizar esse evento? 

O Catar é um país asiático, situado na região do Oriente Médio com um recente desenvolvimento gerado pelos recursos decorrentes da exploração de petróleo, mas o país só ficou mais conhecido depois de ser anunciado como sede da copa do mundo de 2022...

Portaria da CPADI orienta sobre adequação de formulários cadastrais visando à diversidade de gênero na Univasf

A Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou uma normativa com orientações aos diversos setores da Instituição para adequação e preenchimento de formulários, visando à inclusão de informações sobre orientação sexual e identidade de gênero para cadastro de dados pessoais no âmbito da Instituição. A Portaria Nº 1/2022, elaborada de acordo com a Resolução Nº 8/2022 do Conselho Universitário (Conuni), determina que os formulários devem ser adequados até o dia 25 de janeiro de 2023. 

O documento estabelece também que em formulários utilizados dentro da Universidade devem ser abertos campos para coleta do nome social, orientação sexual e identidade de gênero. A normativa orienta quais informações os formulários devem coletar e como o respondente pode preencher, de acordo com a identidade de gênero e orientação sexual com a qual se identifica. A Portaria Nº 1/2022 contém ainda um glossário de cada um dos termos sugeridos para composição dos formulários na Univasf...

Com diversidade, a literatura de cordel baiana vive excelente momento

Da vida comum aos mundos fantasiosos, da comédia aos fatos diários, passando por biografias e outras homenagens. Tudo isso faz parte da literatura de cordel, que abraça vários mundos em seus versos, impressos em folhetos e pendurados por feiras em todo o mundo, ou apenas publicados em blogs e redes sociais.

As estrofes em décimas, sextilhas, setilhas, martelo agalopado e galope à beira-mar fazem parte do imaginário popular há muito tempo, tendo recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1º de agosto de 2018, data do Dia Nacional do Cordel...