O acesso à cultura é um dos direitos fundamentais garantidos às crianças. Ciente disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, proporcionou essa semana muita interação e diversão aos estudantes da rede de ensino, através da 10ª edição do Projeto 'Diverte Teatro Viajante', apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia.
O grupo, que está em turnê por Pernambuco com a peça infantil "Diversidade", passará ainda por outros sete Estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins e conta com o incentivo do Ministério da Cultura e da Bayer.
As apresentações foram realizadas nas Escolas Municipais José Joaquim, Walter Gil e Laurita Coelho Leda Ferreira e abordaram a diversidade do ponto de vista étnico-racial, enfatizando a importância de aprender a conviver com as diferenças. As apresentações tiveram 60 minutos de duração e foram idealizadas pela própria trupe, combinando raízes mambembes com o teatro moderno. Com o pátio das unidades de ensino lotados, os estudantes puderam ver de forma lúdica a importância do respeito sobre as diferenças de cor da pele, origem e religião, de forma a romper com barreiras do preconceito, salientando que todos podem contribuir para a construção de um mundo melhor, com mais justiça e união
A diretora de Programas e Projetos da Secretaria, Silvana Araújo, acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos. "Proporcionamos um dia diferente aos nossos estudantes, pois o teatro traz consigo a ludicidade e a mensagem passada na história da peça é muito importante para a construção moral das nossas crianças. É um espetáculo lindo, que mostra que todos somos diferentes e capazes de alcançar nossos sonhos, independentemente da cor de pele, origem ou religião. O intuito foi refletir as diferenças e trabalhar a autoaceitação. Isso eleva a autoestima, promove um ambiente de respeito e inibe o bullying", afirma Silvana.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.