Foram encontrados 699 registros para a palavra: meio ambiente

Meio Ambiente: Fazenda em Juazeiro é exemplo de reflorestamento e convivência com a seca

No próximo dia 28 de abril será comemorado o Dia Nacional da Caatinga, celebrado anualmente no Brasil. Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental...

Meio Ambiente: Paulo Afonso continua na batalha contra o aumento das baronesas na prainha

Mais de 500 toneladas de baronesas foram retiradas de três prainhas do município de Paulo Afonso, no norte do estado. Segundo especialistas, as plantas aquáticas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, deixando um alerta sobre a poluição do Rio São Francisco.

As baronesas começaram a se espalhar pelas prainhas de Ayrton Sena, Candeeiro e do Balneário. Há quase  1 mes a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que as plantas foram arrastadas para as margens de cidades ribeirinhas, por causa do aumento no volume de chuvas nas cabeceiras e afluentes do Rio São Francisco...

Meio Ambiente: Fortaleza sedia workshop sobre desertificação

O Ministério do Meio Ambiente promove em Fortaleza (CE), o Workshop Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe – Melhorando a Implementação da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD). O evento reunirá, até 12 de abril, representantes de 33 países e de instituições internacionais e regionais. 

O objetivo é capacitar os países na elaboração dos relatórios sobre a implementação da Convenção, de acordo com a proposta do Marco Estratégico 2018-2030, que inclui  monitoramento, relatoria e avaliação como pontos importantes. De acordo com o documento, os países devem elaborar informes nacionais de implementação da convenção a cada quatro anos. Os resultados do processo serão discutidos na 17ª Sessão do Comitê para a Revisão da Implementação da Convenção (CRIC), em 2019. ..

Especialistas defendem a continuidade da política ambiental no Brasil

Ministro Edson Duarte tem o aval de especialistas do setor ambiental 

Os três últimos ministros do ambiente, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Sarney Filho, já haviam compartilhado durante o Fórum Mundial das Águas, mês passado, a preocupação com possíveis mudanças no Ministério do Meio Ambiente, após vacância com saída de Sarney Filho. Os movimentos ambientalistas, no Brasil e exterior, se somaram a essa luta e defendem a continuidade da agenda que vem sendo implantada a aproximadamente 20 anos no setor e querem a efetivação do Baiano Edson Duarte no comando do Ministério do Meio Ambiente. Edson Duarte já comanda pasta desde a semana passada, como Ministro Substituto.

A preocupação do setor ambiental se dá em razão da tentativa da Bancada Ruralista, de emplacar um nome ligado ao agronegócio para o Ministério.

Durante o Fórum, no Rio de Janeiro, o ex-ministro Carlos Minc (PSB) já havia enfatizado essa necessidade: “ Em tempos de polarização e pouco diálogo, a área ambiental não se poluiu nessa fase política do país”, disse, defendendo a continuidade da agenda...

Juazeirense Edson Duarte Assume Ministério do Meio Ambiente


O Baiano, de Juazeiro, Edson Duarte, é o novo Ministro do Meio Ambiente, após saída do Ministro Zequinha Sarney, que deixa o cargo em função dos prazos eleitorais. Atual Secretário Executivo da pasta, Edson assume interinamente, já que é o segundo cargo no escalão ministerial, mas tem o aval das principais entidades e movimentos ambientais no País.

Um grupo ligado aos ruralistas reivindica a pasta, que desde os primeiros governos do PT não tem indicação política, mas técnica, o que fortalece a possibilidade do baiano ser efetivado definitivamente no cargo...

Plataformas interativas vão orientar produtores rurais na recuperação de áreas degradas

Foi lançada na semana passada em Brasília, com presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi e do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, as plataformas interativas WebAmbiente e plano ABC, ferramentas fundamentais para a viabilização do Novo Código Florestal e do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima.As plataformas fazem parte de um plano de consolidação da Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), bem como para o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

Na prática as ferramentas devem orientar o produtor rural na recuperação e recomposição de áreas degradadas e realizar monitoramento da redução dos gases de efeito estufa na agropecuária. Para o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, “As agendas ambiental e agrícola têm que caminhar juntas, como caminham naturalmente. Ao proteger as florestas, garantimos regime de chuvas no país, o que é fundamental para manter essa potência agrícola que é o Brasil”, disse.  ..

Sobradinho: Encerrada 5ª Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (28) aconteceu o encerramento da 5ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que foi realizado nas escolas municipais, Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), Colégio 24 de Fevereiro e Centro Educacional de Sobradinho (CES). A última escola a realizar a conferência foi o Centro Educacional de Sobradinho, que trabalhou o tema: "Vamos cuidar do Rio São Francisco Economizando Recursos Naturais".

Os alunos, por meio de apresentações, refletiram e debateram o tema e elaboraram seus projetos. A vice - diretora Gidacy Torres enfatizou o envolvimento dos alunos na preparação e apresentação das atividades que foram desenvolvidas durante a conferência. "De forma muito prazerosa foi realizada a conferência aqui no CES. Foi gratificante ver os alunos participando, com muito entusiasmo. Tivemos a participação de pais que vieram prestigiar as apresentações de seus filhos neste evento tão importante para a formação deles", disse a educadora...

Sobradinho: Secretaria da Educação promove 5º Conferência Municipal Infanto-juvenil para o Meio Ambiente

As atividades da 5ª Conferência Municipal Infanto-Juvenil para o meio ambiente foram iniciadas nesta Segunda- feira (26), no Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), com o tema "Vamos Cuidar do Rio São Francisco: ajudando a recuperar a mata ciliar no município de Sobradinho". A Conferência será realizada em três escolas da rede municipal de ensino: no Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, Colégio Municipal 24 de Fevereiro e no Centro Educacional de Sobradinho.

A Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Socorro Aquino, esclareceu sobre a dinâmica da Conferência Infanto-Juvenil nas Escolas. "As Escolas constroem, junto com alunos e professores, um projeto de ação que é apresentado durante a conferência. Em seguida, é postado na página do evento e aguardamos o resultado ser avaliado, podendo ir para as etapas regional, estadual e nacional. Colocaremos todos esses projetos em prática, para que não fiquem apenas na teoria, mas que realmente se concretize", afirmou a coordenadora...

SERVIDORES ESTADUAIS DO MEIO AMBIENTE CRUZAM OS BRAÇOS

Em nota enviada ao Blog os servidores de meio ambiente representados pela Associação dos Servidores de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (ASCRA), em assembleia realizada no 23/03 deliberaram por interromper as atividades externas e de campo enquanto condições mínimas de segurança e de trabalho que há anos vem sendo exigidas não forem atendidas. Cansados de arriscar nossas vidas e nossa saúde em defesa do meio ambiente sem ter nossos direitos resguardados pela administração pública, vimos a público divulgar nossa decisão e explicar à sociedade nossas motivações. 

"Nas nossas atividades, nos expomos a riscos de vida e situações insalubres de distinta natureza: manipulamos explosivos apreendidos, animais silvestres, entramos em contato com resíduos perigosos, produtos e vapores químicos, água contaminada, realizamos combate a incêndio, sofremos ameaças com arma de fogo em operações de fiscalização, sofremos acidentes de carro, inclusive fatais, entre muitos outros. Além de todos esses riscos, as diárias que recebemos estão defasadas em 48% e há muito tempo já não são suficientes para custear nossas despesas mínimas em viagem, o que tem nos levado a situações vexaminosas. Por isso, há anos cobramos da administração pública: seguro de vida; pagamento da indenização por insalubridade/periculosidade e equiparação e reajuste das diárias...

Crise hídrica vivida no Brasil é resultado das mudanças climáticas, afirma ministro do Meio Ambiente

Na semana em que se celebrou o Dia Mundial da Água, não há motivos para comemorar. A afirmação do ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente, durante evento do Fórum Mundial da Água, em Brasília, reforça o discurso de que é preciso poupar para não faltar. Nesta última semana, a Organização das Nações Unidas divulgou um relatório que aponta o tamanho da crise hídrica mundial: até 2050 mais da metade da população terá acesso restrito à água, caso não haja controle no uso do recurso.

Sarney Filho disse ainda que os reflexos da falta de preservação ambiental já podem ser sentidos no Brasil, que passa por grave crise hídrica nos últimos anos. Ao citar o Dia Mundial da Água, o ministro salientou que o momento é de reflexão. “Nessa área ambiental, seja na floresta, no clima, na água, nós não temos muito o que comemorar. Nós temos que refletir, buscar caminhos, por que a situação global é muito grave. Aqui no Brasil, as mudanças climáticas resultaram na crise hídrica. A maior seca do Nordeste, Sudeste teve uma crise hídrica há três anos e meio, quatro anos. Brasília ainda está vivendo o racionamento, saindo agora dessa crise hídrica. Isso tudo é reflexo das mudanças climáticas”, disse...

Juazeirense Edson Duarte assume Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente

O Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente e um dos representantes dos movimentos ambientais no Brasil, assumiu nesta sexta-feira (23), a Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente, 2º cargo na hierarquia da pasta.

A nomeação, publicada no diário oficial de ontem, oficializa o juazeirense na pasta Executiva do Ministério: “ Nomear Edson Gonçalves Duarte, para exercer o cargo de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, ficando exonerado do que atualmente ocupava”, no caso o de Secretário de Articulação Institucional...

COMUNIDADE DO RODEADOURO GANHA INTERVENÇÃO URBANÍSTICA

A comunidade do Rodeadouro a 15 km de Juazeiro-BA, foi o cenário para mais uma Intervenção Urbanística da D’ART-Esculturas Públicas, com 11 esculturas expostas. Esta exposição é fruto de uma proposta fomentada em conjunto com o Instituto Florescer, intencionando receber o apoio da população, do empresariado local e da administração pública.

Este plano de urbanização artística é composto pelo Portal Tatu-Bola,Passo da Margarida, Jardim dos Girassóis, Vasos Babilônicos e Casa do Chapéu, todos com a assinatura do escultor Lêdo Ivo. Além de ações de plantio de mudas nativas e construção de abrigos feitos com materiais reciclados emlocais estratégicos...

Agência Municipal do Meio Ambiente alerta para impactos ambientais com baixa vazão do Rio São Francisco

O maior reservatório do Nordeste, o lago de Sobradinho, na Bahia, teve a vazão reduzida para 550 metros cúbicos de água por segundo. Com um menor volume de água sendo liberado, pesquisadores da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Marinha do Brasil, estão fazendo uma análise sobre os impactos que essa redução pode ocasionar no Rio São Francisco. A ação faz parte do Projeto Orla Nossa, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina.

Ao percorrerem todos os trechos da Orla I e II, as equipes perceberam a extensão dos impactos ambientais e na navegabilidade nessas áreas causados pela baixa vazão. De acordo com diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, quem navega pelo Velho Chico deve redobrar a atenção. "Nossa análise visa, também, averiguar como está o assoreamento nessas áreas. Há locais no meio do Rio São Francisco que a profundidade chega a 50 cm. Quem navega por aqui, deve prestar mais atenção para riscos de acidentes, até que a vazão aumente", alerta...

Ex-Ministros defendem continuidade de políticas ambientais e Edson Duarte é um nome em evidencia para assumir Ministério

Entidades defendem o nome do baiano Edson Duarte para o Ministério do Meio Ambiente

Em encontro realizado na segunda-feira (05), no Rio de Janeiro, durante  Fórum do Clima, ambientalistas, pesquisadores e membros da sociedade civil  discutiram estratégias para a redução de carbono e cumprimento das metas do Acordo de Paris. Durante o Fórum, que contou com a participação dos três últimos ministros do Ambiente, Izabella Teixeira, Carlos Minc e Sarney Filho, ficou evidenciada a preocupação com os rumos do Ministério a partir de abril, quando Sarney Filho deixa a pasta para concorrer a uma vaga no senado.

Os ex-ministros Carlos Minc e Izabella Teixeira, em consonância com outras representações ambientalistas, mostraram preocupação com uma ruptura das atuais políticas ambientais, caso a indicação para a pasta atenda outras vertentes, ligadas aos ruralistas e setor agropecuário. Durante o encontro no Rio de Janeiro, mais uma vez o nome do atual Secretário Institucional do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, apareceu como o provável substituto de Sarney Filho, já no mês de abril.

Natural de Juazeiro, Edson Duarte é uma referencia na área ambiental e conta com o apoio das principais organizações ligadas ao setor, incluindo o Ministro Sarney Filho, que não esconde o desejo de emplacar o baiano na sua vaga...

Sindilimp Regional Juazeiro na luta em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida população

O Sindilimp Regional Juazeiro se define como um sindicato cidadão, ou seja, sempre se colocará em defesa dos interesses da população, em especial da categoria que represente. Dentre seus princípios está a defesa do meio ambiente, da saúde pública e da qualidade de vida da população.

Elielson Figueiredo, coordenador regional do Sindilimp, informa que a entidade sindical foi convidada a participar do Comitê Gestor e do Grupo de Sustentação que acompanhará a implementação da Política e o Plano Municipal de Saneamento Básico. "Temos como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e queremos que Juazeiro obtenha os recursos necessários para a limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. A população ganha em todos os campos e nos dispomos a atuar em defesa do meio ambiente, da saúde pública e da qualidade de vida da população", afirma o sindicalista. ..

Agência de Meio Ambiente começa a monitorar qualidade da água do Rio São Francisco em Petrolina

Profissionais da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) começaram a monitorar, desde quarta-feira (28), as condições da água em trechos do Rio São Francisco, em Petrolina. A medição ocorrerá nos próximos oito meses e será informada junto ao relatório de balneabilidade do órgão. A ação é de responsabilidade da Prefeitura e faz parte do Projeto Orla Nossa.

A captação e acompanhamento de toda pesquisa será feita em parceria com o curso de Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), sob a coordenação da professora Dr.ª Clecia Pacheco, no laboratório da Niagro...

Juazeirense Edson Duarte é cotado para substituir Sarney Filho no Meio Ambiente

O ex-deputado federal Edson Duarte (PV-BA) tem grandes chances de assumir o Ministério do Meio Ambiente a partir de abril. De acordo com informações veiculadas neste domingo (11) pela Coluna Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, o atual ministro, José Sarney Filho, que vai disputar uma vaga no Senado, quer emplacar o juazeirense, que hoje é secretário de articulação institucional do ministério. Edson Duarte já chegou a assumir interinamente o Ministério do Meio Ambiente em outubro de 2016, por motivos de viagem do titular da pasta. ..

DEMOLIÇÃO DE PATRIMÔNIO EM JUAZEIRO CONTINUA REPERCUTINDO E SEC DE MEIO AMBIENTE E DE CULTURA E TURISMO SE MANIFESTAM

Este Blog denunciou ontem (06) que verdadeiros crimes vem acontecendo em Juazeiro e Petrolina. Patrimônios históricos estão sendo destruídos e geram indignação entre os moradores das cidades. Atravé de vídeo e fotos mostramos mais uma destruição, dessa vez de uma casa histórica localizada na Orla I e que numa época passada, serviu de residência do comerciante do Mercado "Senhor" Romualdo, depois foi transformada em um quartel da Polícia Militar, e posteriormente Hotel da empresária Calu.

Membros do Conselho Municipal de Cultura denunciaram o fato ao Ministério Público e lamentaram o ocorrido: "A indignação é quanto ao fator histórico e cultural, patrimônio que vai sendo destruído a cada ano em Juazeiro". A obra foi embargada pela Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) que justificou o fato da empresa não ter autorização para a obra. Em contato com a Prefeitura esta ainda não respondeu se o prédio está tombado pela lei de autoria do ex-vereador José Carlos Tanuri para que se preserve os prédios antigos com o objetivo de manter a história da cidade...

Construções irregulares voltam a acontecer no Loteamento Nossa Senhora das Grotas, denuncia moradora

Moradores denunciam construção irregular no Loteamento N. S. das Grotas

Em contato com o Blog Geraldo José, nesta segunda-feira (04), Juranilse Gonçalves, moradora do Loteamento Nossa Senhora das Grotas, voltou a pedir providências aos organismos públicos e de justiça, no sentido de fiscalizar construções irregulares que vem sendo edificadas naquele loteamento.

De acordo com Juranilse, após denuncias realizadas em meados do ano passado, a fiscalização embargou obras que invadiam ruas e áreas comuns do loteamento, mas, passado esse tempo, o fato voltou a se repetir preocupando moradores da comunidade.

A moradora reclama que construções irregulares estão sendo feitas, prejudicando o ir e vir das pessoas. “A Prefeitura embargou uma dessas obras no ano passado, mas o pessoal já colocou material no local e está começando a construir, mesmo com o embargo da fiscalização, fechando uma rua e isolando moradores”, denunciou...

61% dos deputados federais não têm compromisso com o meio ambiente e trabalhadores rurais

Pesquisa divulgada  em São Paulo, pelo “Ruralômetro” revela que 61% dos deputados federais não têm compromisso com o meio ambiente, os indígenas e trabalhadores rurais De acordo com o levantamento, pelo menos 313 deputados federais têm atuação parlamentar – em votações ou na elaboração de projetos de lei – contrária à agenda socioambiental, que envolve a preservação do meio ambiente, os direitos dos trabalhadores rurais e a defesa de comunidades indígenas e quilombolas.

Os dados foram colhidos pela Repórter Brasil por meio do “Ruralômetro”, banco de dados e ferramenta interativa que avalia o comportamento dos deputados eleitos em 2014 diante da agenda socioambiental. ..