Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Espaço do Leitor: Sugestão à Coelba.

Leitor que se intitula “Juazeirense crítico” encaminhou foto e e-mail ao Blog GJ Notícias com uma sugestão a empresa concessionária de energia Coelba, em Juazeiro. Confira: “Geraldo, a Coelba está modernizando a linha de transmissão que corta o bairro Alto da Maravilha, não seria também uma oportunidade dela modernizar a linha que corta a avenida Raul Alves em direção a Petrolina? Daria outro aspecto visual”. ..

ARTIGO – CEL. JERÔNIMO: TRIBUTO A UM GRANDE HOMEM!

A comunidade de Uauá tem todos os motivos do mundo para sorrir com alegria, neste dia 12 de dezembro de 2011, quando completa 95 anos de vida o seu mais imponente e respeitável cidadão: CORONEL JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO. São anos repletos de muita história para contar, experiência, integridade, cultura, poesia que aflora com abundância em palavras cheias de sabedoria! Autodidata das letras, não precisou esquentar os bancos das faculdades para falar como escritor e acadêmico. Ouvi-lo falar ou declamar longos versos, é como sentir o som agradável das águas de um manancial que banha com suavidade as pedras de uma cachoeira, em seguida projetando-se numa queda livre, sonora e linda, como a proclamar os encantos da vida!

Além de ser uma incontestável liderança política nessa sua quase secular trajetória, recheou a sua laboriosa história de vida com quatro mandatos de Prefeito. QUATRO! Para os mais jovens é importante registrar em que tempo isso ocorreu: de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972. Existe prova de capacidade e liderança mais contundente que esta, numa época de grandes dificuldades, em que a luta pela sobrevivência era sofrida, em que os recursos técnicos e financeiros eram ainda um sonho? O Fundo de Participação dos Municípios-FPM (criado em 1965 - só alcançou o seu último mandato), Programas Sociais de Políticas Públicas e outros recursos que hoje inspiram a luta política e irrigam as Prefeituras de muitas verbas para a realização de obras de construção de Quadras Esportivas, Bibliotecas Públicas, Prédios Escolares, campos de futebol, calçamentos, praças e estradas, si quer passavam pelo imaginário de qualquer mortal de então! As viagens à Bahia (como no interior chamavam a capital do Estado, antigamente) para visitar S. Excia. o Governador eram feitas em caminhões, quando não algum trecho em lombos de burros, e que demandavam dias para realizá-las...

LEITOR FAZ ALERTA SOBRE INEFICIÊNCIA DE SINALIZAÇÃO EM LOCAL DE RISCO DE AFOGAMENTO EM JUAZEIRO (BA)

A prainha da Cominag, proximidades da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro (BA) já registrou inúmeros afogamentos e por esta razão o espaço foi sinalizado como local de risco. Mas, um leitor observador constatou que a sinalização pode ser ineficiente e ele explica as razões. Confira:

Querido amigo Geraldo José,..

ARTIGO: Dom Malan, dos Bororos à Catedral

Quando nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2019,  estivermos agradecendo a Deus o centésimo quinquagésimo quinto aniversário de nascimento de Antonio Maria Malan, essas mesmas graças e louvores também serão ouvidas com festa e flores nos distantes campos da região Centro – Oeste do Brasil. Se por aqui este italiano de São Paulo de Coni escreveu seu nome como o primeiro bispo de Petrolina, deixando para a posteridade uma obra fundamental nas áreas religiosa, educacional e de saúde, foi como padre Malan que ele ficou conhecido nos sertões indígenas de Mato Grosso. O primeiro inspetor da Missão Salesiana que fundou colégios em Cuiabá e Corumbá, as escolas agrícolas de Coxipó da Ponte e Palmeiras além das missões do Sagrado Coração do Rio Barreiro, da Imaculada no Rio das Garças e de São José no Sangradouro.

Em 1895, com as recém-chegadas Filhas de Maria Auxiliadora, assume os trabalhos à frente dos Salesianos junto aos índios Bororos, às margens do Rio São Lourenço na Colônia Teresa Cristina. Um projeto de educação que ensinava música, português, matemática, prática agrícola e ciências, além de promover a evangelização. Segundo a historiadora Maria Isabel Ribeiro Lenzi, esse projeto se tornaria conhecido em todo Brasil em 1908, quando da realização, no Rio de Janeiro, da Exposição Nacional que comemorou o Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. O padre Malan, depois de uma turnê por várias cidades do Sudeste, chega a então capital do país trazendo uma banda de música formada por crianças indígenas da Missão Salesiana Sagrado Coração do Rio Barreiro. A banda, com 21 índios Bororos, tocou no Teatro João Caetano, na Câmara dos Deputados, no Senado e, diante do presidente Afonso Pena, no Palácio do Catete, então sede da Presidência da República. Interpretações impecáveis de temas clássicos, inclusive o Hino Nacional, chamaram a atenção para a causa indígena e figuraram nos principais jornais da imprensa à época...

*Carlos Laerte

SUGESTÃO DO LEITOR: CANAIS COBERTOS!

Caro Geraldo,

Sou de Juazeiro, mas moro em Aracaju (SE), inclusive, creio que estudamos juntos no Rui Barbosa (1978/80). Sempre vejo as notícias no blog com relação a limpeza dos canais de Juazeiro. Veja na foto anexa, essa avenida tem mais ou menos 04 kms e em toda sua extensão o canal é coberto (abaixo da ciclovia) sem muriçocas e sem transtornos. É apenas uma das várias avenidas com a mesma estrutura em bairros populares aqui em Aracaju...

HOMENAGEM: OS 60 ANOS DO TERCEIRO IRMÃO!

"Arregaça", "Coroné Lindolpho" meu avô, o coração dele é do tamanho dele e a "língua" também.

Dos nove irmãos, só uma se foi, a mais amada por mim. Hoje amo todas para encher o vazio que ela deixou...

ARTIGO - O BAILE FUNK E A LICENÇA PARA MATAR

A barbárie de Paraisópolis nada mais é do que resultado do ódio de classe cultivado pela burguesia brasileira, cuja mentalidade é ainda aquela do antigo senhor de escravos, a quem era dado, entre outras coisas, a prerrogativa de decidir sobre a vida e sobre a morte.

O atual burguês encara a favela com a mesma sensação com que o senhor de engenho encarava a antiga senzala. Ou seja, como propriedade sua, sujeita à exploração, ao constrangimento, e, se preciso, à eliminação física. Os lundus das senzalas de então podem ser os bailes funk das quebradas de hoje. De contrapartida, o chicote e o pelourinho de outrora podem ser o camburão e o fuzil desses dias em que vivemos.  ..

Espaço do Leitor: Por minha Petrolina também!!

Às vezes, sou intempestivo numa trincheira vazia na defesa de Juazeiro contra si mesma .Nunca discuti ou briguei com nenhum petrolinense, no deserto deste embate de comparações desnecessárias entre  duas histórias, duas cidades diferentes.  Uma geopolítica  encravada ao longo de muito tempo.Petrolina maior, sempre soube o tamanho da sua grandeza e sempre soube respeitar os valores humanos de Juazeiro..os verdadeiros valores de Juazeiro.

Ganhei festivais em Petrolina e nenhum na minha terra. Aliás, venci uma etapa do " Canta Bahia" da rede Bahia de televisão e amarguei desclassifições frias. Quinta-feira (05) Adalberto Coelho disse que Petrolina é de todos que chegam para trabalhar e prosperar "aqui não existem forasteiros". Pois é, eu fui o vencedor do concurso nacional para escolha do hino do centenário de Petrolina em 1995, Fernando Bezerra Coelho prefeito...

Foto: Edvaldo Franciolli

ARTIGO – OS CONFLITOS NAS AVALIAÇÕES

O grau de aprovação ou rejeição de um governo, tanto pode ser mensurado pelas pesquisas das empresas especializadas, como captadas nos contatos pessoais em diversos níveis sociais, cuja fonte parece-nos oferecer mais consistência e legitimidade. Não que se pretenda atribuir qualquer demérito ao trabalho dos profissionais da pesquisa, mas, não deixa de ser implicante o fato de nunca se encontrar um cidadão, sequer, que tenha sido entrevistado nas localidades onde, dizem, ocorreu determinada consulta. De outra parte, há os que interpretam que o resultado, talvez por mera coincidência, está sempre do lado e no interesse dos contratantes Televisões, grandes Jornais, Partidos Políticos, etc... É perceptível a existência de algum conflito nas avaliações das partes aí envolvidas. E isso não cabe a mim afirmar, mas as próprias urnas, quando abertas, tem desmascarado algumas pesquisas viciadas e/ou cartas marcadas.

Nesse contexto, infere-se que o público que não assimila essas possibilidades, pode ter o seu sentido de avaliação manipulado ao bel prazer de uns e outros. Assim é que alguns dados de natureza econômica, eventualmente melhorados, ou medidas administrativas que impactam positivamente a vida do cidadão – por exemplo a queda do Seguro Obrigatório do veículo; o prazo da Carteira de Habilitação de 5 para 10 anos; projeto de redução de 1.253 municípios até 5.000 habitantes por inviabilidade financeira; a obrigação do INSS de fazer a Prova de Vida do idoso acima de 80 anos com dificuldade de locomoção, ou os Bancos de renovar senha, terão de mandar um agente à casa do idoso, etc. – entre outras medidas em andamento, são melhorias quase nunca comentadas no noticiário. São medidas impactantes? Sim. Impactam financeiramente no bolso de nós contribuintes? Por que não são noticiadas? Alguns conflitos de interesse existem. Os números estão aí para comprovar...

FALTA DE MÉDICOS NO ALTO DA ALIANÇA EM JUAZEIRO (BA). SUPERINTENDENTE DA SESAU CONTESTA. DENÚNCIA É ENCAMINHADA A OUVIDORIA

O leitor Fernando Gomes em e-mail ao Blog GJ Notícias informa a falta de médicos atendendo na UBS do Alto da Aliança nas sextas-feiras desde o mês de maio. Veja a mensagem: “A população acha um descaso a falta de atendimento neste dia e que ainda por cima fecham a unidade às 14h retornando somente na segunda-feira. A população já realizou reclamações sem sucesso na Secretaria da Saúde e nada de obter resultado positivo. Este mesmo posto de saúde já passou por isso no início do ano, sem atendimento por um período de quatro meses que só foi sanado, após postagem em noticiários locais”.

Ao tomar conhecimento da denúncia o Superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Gilberto Libório de Souza contestou veementemente a informação do morador: "Essa denúncia é mentirosa. Lá tem os médicos Dr. Joabson e Dr4. Victor Cerqueira que vem trabalhando normal durante toda semana. Esta é uma informação sem fundamento. Aunidade é bem assistida com bons profissionais. Infelizmente, essa não procede" declarou o Superintendente em mensagem ao Blog GJ Notícias...

Da redação

LEITOR DO SÃO GERALDO FAZ COBRANÇA AO SETOR DE ILUMINAÇÃO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO (BA)

O leitor Thialisson Miranda enviou e-mail ao Blog GJ Notícias fazendo uma cobrança ao setor de iluminação da Prefeitura de Juazeiro. Confira: “Bom dia Geraldo venho por meio desse e-mail pedir que as "autoridades" responsáveis pelo setor de iluminação da cidade venham corrigir esse erro aqui nesse poste em frente à minha casa. Isso é para funcionar à noite e não de dia. Se ficar assim sempre sem ajeitar depois vai cair na conta de energia e nós é que vamos pagar o pato. Já faz 14 dias que está assim e ninguém aparece para ajeitar. Te peço que divulgue para ver se alguém vem resolver isso. Geraldo é no bairro São Geraldo, rua 27 de agosto perto do Curtume Campelo”. ..

ARTIGO - O CIDADÃO PODE FILMAR UMA AÇÃO POLICIAL?

Nos dias de hoje é bastante comum encontrarmos nas redes sociais vídeos relacionados a abordagens policiais feito por populares utilizando celulares ou câmeras.

Acontece que, em algumas situações, o policial, sentindo-se incomodado, apreende o aparelho do indivíduo e o conduz para a delegacia, para servir como testemunha obrigatória dos fatos. Em outros casos, é invocada a violação ao direito de imagem do agente, vindo este a impedir a qualquer custo a realização da gravação...

Artigo - EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

*César Silva

O Censo de Educação Superior de 2018 mostra uma tendência que se consolida a cada dia. Não só pela migração de alunos da educação presencial para a educação a distância, mas pela crescente participação na educação básica de alunos portadores de necessidades especiais. Embora a modalidade EaD seja mais acessível, é preciso entender que o conceito de acessibilidade é muito mais amplo e é papel da Instituição de Ensino assegurá-la.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: Indignação com o SAMU

Geraldo,

Gostaria de deixat minha indignação como servidor do SAMU de Juazeiro, trabalhando há anos nessa instituição e nunca fomos tão humilhados como agora. Deixamos famílias em casa sem saber se voltamos e passamos por situações constrangedoras, como fome, sede como ontem, que não tinha uma gota d'água e sem as mínimas condições de trabalho como já foi mostrado aqui no seu blog...

Da redação Fotos Geraldo José

Espaço do leitor: PARAISÓPOLIS É O BRASIL

PARAISÓPOLIS É O BRASIL

Na cidade que é a mais capitalista das cidades,
A favela mais populosa da cidade
Fica ao lado do bairro mais rico da cidade...

Foto:Google

BANDEIRA DE PETROLINA HASTEADA EM TERRITÓRIO BAIANO. NORDHAUS EXPLICA

O leitor Paulo Vianna, popularmente conhecido como Paíco, após a caminhada matinal que realiza na Orla de Juazeiro encaminhou ao Blog GJ Notícias duas fotos e uma série de questionamentos a respeito de uma bandeira do vizinho município de Petrolina, que fica em outro estado da federação, hasteada em frente ao Centro Gastronômico Vila Bossa Nova, a ser inaugurado amanhã em Juazeiro (BA).

“Alguém sabe me dizer qual o motivo dessa bandeira de Petrolina?” questionou Paíco. Se for com objetivo de estreitar laços, diminuir as distâncias entre os compatriotas dos dois municípios, estabelecer condições de irmandade entre os entes federativos as argumentações pode até ajudar, mas primeiro deveriam conversar com o povo, perguntar o que ele acha disso...

Da redação

ARTIGO - CENTRO GASTRONÔMICO

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado..

Juazeiro: Morador do São Geraldo denuncia descaso da Coelba na comunidade

Em reclamação encaminhada ao Blog GJ Notícias, o Sr. Adilson Moreira, em nome da comunidade do Bairro São geraldo, em Juazeiro, denunciou a falta de atenção da Coelba, para uma situação que vem ocorrendo com frequência no bairro e que já foi motivo de reclamações junto à concessionária.

De acordo com Adilson, a sobrecarga de energia, em virtude do calor e aumento do consumo está provocando quedas de energia e transtornos para a comunidade; "Gostaríamos de fazer uma reclamação e apelar à Coelba, pois em nosso bairro, São Geraldo, mais precisamente na Avenida João Paulo II, já faz alguns anos em que toda vez que a temperatura está alta e com uso de vários aparelhos de refrigeração de ar ligados ao mesmo tempo, há queda de energia, a mesma fica fraca, acendendo apenas algumas lâmpadas do poste de iluminação, sem força suficiente para ligar os aparelhos.  E aí meu irmão? Passamos uma noite daquelas. Aguardamos um posicionamento da companhia de energia", cobrou...

Da redação Blog Geraldo José

Artigo - Pessoas com deficiência e o PL 6.195/2019

Vivemos um momento de retrocesso neste país, quando abrimos o noticiário nos deparamos com situações absurdas que estão sendo apresentadas por este governo com uma mentalidade totalmente retrógrada.

No decorrer da história tivemos grandes avanços na área de amparo e conscientização em relação as necessidades dos deficientes. ..

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES DO SÃO GERALDO DENUNCIAM PREFEITURA DE JUAZEIRO NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Vi no blog que a Sedur do município de Juazeiro fez um pequeno esclarecimento sobre a rua do Avelós e rua Samuel Ayres do bairro São Geraldo, e por isso, como moradora da rua Samuel Ayres me atrevi a vos escrever.

Há alguns meses a prefeitura de Juazeiro fez uma tentativa de calçar a rua ‘E’ e rua do Avelós no respectivo bairro, porém, nós os moradores da rua Samuel Ayres não aceitamos a obra que a prefeitura queria fazer, o intuito da prefeitura era calçar as ruas que davam acesso ao condomínio Morada das Árvores (rua ‘E’ e rua do Avelós) e não calçaria a rua Samuel Ayres que é uma rua colada à rua do Avelós, rua esta que há alguns meses também se chamava rua do Avelós e que teve o nome trocado para rua Samuel Ayres. Nós moradores da rua Samuel Ayres não aceitamos que a prefeitura calçasse só um pedaço da rua, pois era injusto a prefeitura calçar as ruas que dão acesso ao condomínio e desprezar o restante da rua...

ARTIGO - O MERGULHO FATAL (II)

A propósito da FENAGRO que ora se realiza aqui em Salvador, exposição agropecuária que faz parte da agenda oficial do Estado para o Parque de Exposições, recordei-me de uma crônica editada em 17.07.2011, inspirada num episódio inusitado ocorrido durante aquele evento, cuja reedição permitam-me os meus leitores fazer, com pequeno dimensionamento no texto:

“Resolvi rebuscar os arquivos da mente e eis que retornou à lembrança o sucedido a um caro amigo e que me fez dar boas risadas. Sabe-se que nos bate-papos das rodas de amigos, principalmente naqueles instantes em que as substâncias energéticas da cevada, do delicioso vinho do Vale do São Francisco ou o destilado do malte escocês começam a fazer o efeito estimulador da imaginação dos mais ecléticos contadores de casos, ouve-se histórias verdadeiras e aquelas fruto da pura criatividade, sempre com ênfase nas narrativas com forte dose de humor. Quase sempre o contador dos casos elege alguém como personagem principal do teatro que se desenrola naquele momento, provocando explosão de risos dos integrantes do grupo e motivando ainda mais o consumo etílico...

LIXO CULTURAL CHAMADO DE MÚSICA

Por Genaldo de Melo

Para a maioria da população brasileira gosto musical não é uma questão de opção pessoal, é resultado de um processo bem articulado de osmose, direcionado ao consumo da música como produto rentável e com prazo de validade definido. A mídia tradicional sempre teve o papel de divulgar a nossa cultura, especialmente a música de boa qualidade, mas se rendeu ao lixo e ao lucro rápido...