Foram encontrados 137 registros para a palavra: Racismo

Justiça condena Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões por falas racistas contra Hamilton

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta sexta-feira (24) o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões em danos morais após comentários considerados racistas e homofóbicos direcionados a Lewis Hamilton, da equipe Mercedes.

Em uma entrevista realizada em novembro de 2021, Piquet utilizou palavras de cunho racista para se referir a Hamilton, único piloto negro que atualmente representa uma equipe na Fórmula 1...

Combate à discriminação racial é tema de roda de conversa promovida pela Prefeitura de Juazeiro

Durante toda a semana, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Juazeiro realizaram atividades alusivas ao 'Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial', celebrado oficialmente em 21 de março. Nesta sexta-feira (24), foi a vez do Cras Malhada da Areia receber a roda de conversa, que é coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

A discussão mediada pela militante da causa antirracista, Susana Almeida, teve como foco a herança do povo africano e o combate ao racismo. "Nós estamos aqui na periferia de Juazeiro, onde encontramos a maioria da população negra. Isso torna ainda mais importante discutir o legado do povo africano e a necessidade de nos reconhecermos como cidadãos que devem ter seus direitos respeitados como os de qualquer outro", frisou...

Deputado Valmir Assunção recebe indenização de empresária condenada por ato racista

Após quase três anos, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) recebeu a indenização referente ao processo impetrado pelo parlamentar contra a empresária de Itamaraju (BA) Jaqueline Soares de Oliveira.

A empresária chamou o parlamentar de "macaco" nas redes sociais em abril de 2020 e foi condenada por Injúria Racial...

Artigo - Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial: 5 formas de diminuir o racismo nas escolas

Como um reflexo da sociedade, as escolas de todo o Brasil não estão isentas do racismo. Segundo pesquisa realizada pela Nova Escola, com 1847 educadores, metade já presenciou situações de racismo onde trabalham.

No geral, 53,2% dos profissionais pretos e pardos declararam ter presenciado situações de racismo em ambiente escolar nos últimos 5 anos. Além disso, 23,71% dos professores negros alegam que já foram alvo de discriminação...

Diversidade cultural: projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, reuniu na sexta-feira (17), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino, alunos, e representantes da gestão municipal, para participar de mais uma ação do projeto pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação faz parte do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes', abordando o tema: 'Heranças da África'...

Parceiros institucionais avaliam ações de combate ao racismo no Carnaval

A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia realizou uma reunião, nesta quinta-feira (2), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), para avaliar as ações realizadas no Carnaval 2023. A mobilização incluiu campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.  

Durante a folia, as instituições que compõem o colegiado registraram nove denúncias de racismo na capital baiana. A Sepromi realizou campanha educativa de prevenção e combate ao racismo, com a distribuição de material informativo na rodoviária, aeroporto, circuitos oficias e bairros com programação festiva. ..

Vereador que ofendeu baianos chora e pede desculpas

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, chorou em um pedido de desculpas aos baianos divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira (2).

"Registro que tenho muito apreço ao povo Baiano, e a todos do norte/nordeste do país. Em um momento de lapso mental, proferi palavras, que não representam o que eu penso e sinto pelo povo da Bahia e do norte/nordeste", declarou, na gravação...

Câmara de Caxias do Sul abre processo de cassação contra vereador após declarações racistas

A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, nesta quinta-feira (2), por unanimidade (21 votos favoráveis e nenhum contrário), a abertura de processo de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (sem partido).

Os vereadores acolheram quatro denúncias contra Fantinel por suposta quebra de decoro parlamentar. Em discurso na Câmara Municipal, no dia 28 de fevereiro, Fantinel disse que empresários do setor de uva e vinho não deveriam contratar mais "aquela gente lá de cima", em referência aos trabalhadores da Bahia que foram resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.  ..

Salvador registra nove casos de racismo no Carnaval

O Carnaval de Salvador teve nove denúncias de racismo em 2023. O dado é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e das Comunidades Tradicionais (Sepromi), que realizou campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos na esfera racial durante os seis dias da folia.

"O Governo do Estado esteve mobilizado com equipes disponíveis para atender as intercorrências e informar que racismo é crime e precisa ser punido. Realizamos um trabalho produtivo, que teve uma excelente adesão dos foliões nos circuitos", avalia a titular da Sepromi, Ângela Guimarães...

Governo da Bahia promove combate ao racismo no Carnaval em novo podcast

Em uma das ações para alertar a população sobre a seriedade do racismo e a importância de combatê-lo em todas as suas formas, o Governo da Bahia lançou mais um podcast da série de conteúdos especiais para o Carnaval 2023.

"Racismo não é brincadeira, é crime!" está disponível no canal oficial do Governo da Bahia no YouTube (clique aqui)...

Governo realiza campanha de combate ao racismo durante o carnaval 

Para prevenir e combater situações de preconceito e discriminação racial no Carnaval de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), lança a campanha "Racismo não é fantasia, não é cantada, não é brincadeira. Racismo é crime!".

A ação conta com material informativo – ventarolas, adesivos e panfletos – que será distribuído nos pontos de entrada da capital baiana, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico/Pelourinho), além dos bairros onde há programação festiva. ..

CBF institui punições por racismo em competições; perda de pontos está prevista

Em Conselho Técnico realizado nesta terça-feira (14) na sede da entidade, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu punições por racismo em competições de futebol no país. O texto, que não foi colocado em votação, será publicado no regulamento geral de competições de 2023. 

Segundo o que ficou decidido, o clube será punido com multa no primeiro caso de racismo. Se houver recorrência, perderá mando de campo ou jogará com portões fechados. Em caso de novo episódio, perderá pontos. ..

“O Brasil se despede de uma vida de Glórias, num país ainda marcado pelo racismo e diferenças sociais", afirma jornalista Nilton Leal

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro por complicações de um câncer no cérebro e o assunto repercute em todo o Brasil.

O jornalista Nilton Leal, doutorando em Ecologia Humana, através das redes sociais, destacou a importância de Gloria Maria, em meio a lutas e conquistas identitárias. “O Brasil se despede de uma vida de Glórias, num país ainda marcado pelo racismo e diferenças sociais. Glória Maria fez história”. Confira texto:..

Crimes violentos e racismo estão entre desafios do novo governo

O enfrentamento aos crimes violentos, sobretudo aos homicídios, e o estímulo à participação da sociedade civil na definição das políticas setoriais estão entre os principais desafios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da justiça e da segurança pública. 

Para integrantes do grupo temático do Gabinete da Transição, o Ministério da Justiça e Segurança Pública precisa retomar seu papel institucional, integrando esforços nacionais para, assim, “implementar as políticas que a população espera”...

Estados mais ricos veem desequilíbrio de renda entre negros e brancos piorar

Nas últimas duas décadas, os estados mais ricos do país viram aumentar o desequilíbrio de renda entre negros e brancos. Considerando todo o Brasil, a desigualdade de rendimentos ficou estagnada, mesmo com o avanço na democratização da educação superior.

Mantido o ritmo atual, o país deve demorar mais de 400 anos para atingir a igualdade de renda entre negros e brancos, enquanto o equilíbrio para a educação deve ser conquistado em 34 anos...

Motorista de aplicativo agride passageiro negro no Rio após confundir garrafa com arma; jovem diz que sofreu racismo

Um motorista de aplicativo agrediu um passageiro negro durante uma corrida na noite da última quinta-feira (17), no Rio, depois de ter confundido uma garrafa de uísque com uma arma.

O objeto estava dentro da bolsa da vítima, que tem 18 anos e disse ter sofrido racismo. A agressão, ocorrida em Vila Isabel, na Zona Norte, foi gravada por uma pessoa que passava pelo local. ..

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras apresenta mapeamento do racismo religioso no Brasil

No mês da Consciência Negra, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras apresentou em uma convenção da ONU, em Genebra, um mapeamento do racismo religioso no Brasil.

“Eu nem sei porque isso aqui incomoda, isso aqui para nós nem é enfeite, é proteção, mas incomoda ao racista religioso”, diz Mãe Nilse de Iansã, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro- Brasileiras...

Mbappé revela que quase desistiu de atuar pela seleção após racismo

Astro da Copa do Mundo, o atacante Kylian Mbappé revelou que pensou em desistir de jogar pela seleção após sofrer racismo na última edição da Eurocopa, disputada em 2021.

O jogador denunciou insultos racistas de torcedores nas redes sociais, após ser considerado um dos culpados da precoce eliminação francesa na competição, em disputa de pênalti nas oitavas de final contra a Suíça, onde Mbappé foi um dos atletas que desperdiçaram a cobrança...

Por meio de Nota de Repúdio vereadores de Juazeiro repulsam palavras racistas de funcionário público

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Berg da Carnaíba, abre a sessão ordinária desta terça-feira (08) e torna público uma Nota de Repúdio contra as palavras racistas e ofensivas de José Antônio de Oliveira, proferidas recentemente e alardeadas num grupo de WhatsApp. Os vereadores repulsam as palavras agressivas e se manifestam.  

A presente Nota diz "Nossa sociedade carrega até hoje as mazelas de termos sido o último país da América a abolir a escravidão. Isto nos legou o racismo estrutural que impõe a pessoas negras terríveis obstáculos e processos de exclusão e preconceito que insistem em se perpetuar. É hora de dar um basta!..

Sancionada em Petrolina Lei que determina prestação de contas de ações de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa

Mais uma vitória do povo negro! No início deste mês foi sancionada em Petrolina (PE) a Lei 3.583/22, de autoria do Vereador Gilmar Santos-PT, que institui a obrigatoriedade de prestação de contas anual das ações de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa realizadas pela Prefeitura do município.

De acordo com a matéria, a prestação de contas se dará por meio de audiência pública realizada na Câmara Municipal, sempre no mês de dezembro de cada ano e por elaboração de relatório contendo todas as informações pertinentes. ..