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Instituto Avon promove ações da campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher na Bahia

Desde 25 de novembro de 1986, durante os meses de novembro e dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial "16 dias de ativismo", sempre com início no dia 25, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

Mas, no Brasil, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e marcam o início dos 21 dias de atividades. Para marcar o período, o Instituto Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher, apoiará mais de 100 ações em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa...

Campanha Natal Solidário é lançada neste sábado em Juazeiro

Diversas entidades sociais, além do governo municipal de Juazeiro, estarão lançando neste sábado (18), às 10h, na Praça da Misericórdia, a Campanha Natal Solidário que tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para doar às famílias carentes de Juazeiro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro (SEDETUR), Carlos Neiva, em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (18), equipes que integram a organização da campanha irão percorrer bairros de Juazeiro e também irão abordar empresas e escolas da região na tentativa de adquirir o maior número de doações...

Campanha sobre empréstimos consignados é realizada em Petrolina

Com o objetivo de iniciar prevenção contra empréstimos ilegais, A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania  e  Conselho Municipal do Idoso, a pedido do Ministério Público de Pernambuco, realiza campanha para Idosos que utilizam os Empréstimos consignados. Uma das razões da deflagração da campanha é o grande número de reclamações recebidas pelo ministério Público referente a empréstimos consignados, que lesam principalmente a renda de pessoas idosas e, muitas vezes, de baixa renda. Os agenciadores se aproveitam da vulnerabilidade dos idosos.

"Quando se busca  um empréstimo consignado ou qualquer outro já é um sintoma de problemas nas finaças . Os  aposentados acabam entrando em um  consignado sem antes fazer uma avalição   de como anda a sua vida  financeira. Não somos contra o acesso ao crédito, mas os contratos dessas operações devem ser feitos dentro da legalidade", explicou Maria Lúcia, Presidente do CMDI. 
 
"O empréstimo é para realizar um sonho, um desejo, e não para se tornar um pesadelo. Neste momento de grande consumo é necessário alertar a população", ressaltou o prefeito Julio Lossio. Segundo o Conselho Municipal do Idoso em Petrolina, as agencias que serão visitadas, caso seja encontrada alguma irregularidade, a entidade será notificada através do Ministério Público, para que seja regularizada a situação.  ..

Voluntariado do HDM/IMIP lança 7ª edição da Campanha 'Enxoval do Bebê'

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), lançou a tradicional Campanha do Enxoval do Bebê da Unidade. A ação visa a arrecadação de materiais de primeira necessidade como: roupas para recém-nascidos e produtos de higiene pessoal para os bebés e mães carentes que são atendidos na instituição.

A campanha vai até o próximo 20 de dezembro. As doações podem ser feitas diretamente na sala do Voluntariado do HDM. Pessoas interessadas em doar, que não tiverem disponibilidade para entregas, podem entrar em contato pelo número (87) 3202 7027 e solicitar que o voluntariado recolha no local indicado...

Andorinha realiza campanha contra a Febre Aftosa

A prefeitura de Andorinha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com Agência de Defesa Agropecuária da Bahia –Adab, está realizando campanha contra a Febre Aftosa. A campanha municipal está inserida no calendário estadual e teve início 1º de novembro, sendo estendida até o final do mês, dia 30.

"O município de Andorinha sempre teve participação efetiva nas campanhas e esse ano não será diferente. Espero que todos estejam atentos para fecharmos com os 100% de vacinação do nosso rebanho. Comentou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente", Antônio Guimaraes...

CAMPANHA DE NATAL SOLIDÁRIO MOVIMENTARÁ PETROLINA

A campanha de Natal Solidário em Petrolina começou neste mês de novembro com arrecadação de brinquedos e alimentos, os voluntários estão se reunindo para organizar um mutirão de arrecadação nas ruas de alguns bairros do município. O objetivo da campanha é possibilitar um Natal participativo e solidário para aqueles cidadãos que apresentam pouca renda financeira. Através de indicações e visitações é possível fazer mais ou menos esse levantamento. As famílias serão beneficiadas com cestas básicas e brinquedos para as crianças, por isso é fundamental a participação da população do Vale do São Francisco no projeto.

A campanha foi idealizada por um grupo de amigos no dia das crianças, cada envolvido se disponibilizou a comprar brinquedos e realizar doações, essa contribuição fez com que as crianças dos bairros São Joaquim, Terras do Sul, São Jorge e Cassimiro comemorassem seu dia com presentes doados com muito carinho.  Depois dessa realização, os envolvidos ficaram na expectativa de continuar ajudando mais famílias, e escolheram o período natalino como forma de amparar aquelas pessoas que não apresentam condições financeiras de festejar a data, uma vez que o Natal sendo um momento de amor e união é de suma importância está próximo de todos os indivíduos.  

A arrecadação de alimentos e brinquedos acontece até o dia 16 de dezembro, e a previsão de entrega para as famílias é nos dias 23 e 24 do mesmo mês. Você pode deixar sua doação na Paróquia Sagrada Família, Farma Souza e Kátia Modas, ambas localizadas no bairro José e Maria na cidade de Petrolina, Sertão Pernambucano. Maiores informações: (87) 9 8812/0771 - Fernando / 3983-1721.- Verônica ..

Sindicato dos Bancários de Juazeiro adere à campanha Novembro Azul

Depois da campanha de combate ao câncer de mama no mês de outubro, o Sindicato dos Bancários de Juazeiro está unido e engajado na luta contra outra doença que aflige milhares de brasileiros todos os anos. O câncer de próstata  é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É o sexto tipo mais comum no mundo, sendo o que mais predomina no sexo masculino. É o tipo de tumor mais comum em homens acima de 50 anos, sendo que os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais e alguns hábitos alimentares ruins, com excesso de gordura, carência de verduras, vegetais e frutas, além de sedentarismo e excesso de peso. 

"A intenção é despertar nos homens a necessidade de alguns cuidados essenciais para prevenção do câncer de próstata. Muitos, por preconceito, acabam deixando de realizar o exame e isso pode atrapalhar o diagnóstico. O objetivo é conscientizar que o exame é simples, rápido e que pode salvar a própria vida", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários, Maribaldes da Purificação...

Começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou dia 01 e vai acontecer até 30 de novembro, quando todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado. Mesmo com o status de área livre de febre aftosa com vacinação é preciso continuar protegendo os animais da doença. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado - Adagro espera imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de 1,9 milhões de animais.

"Em Pernambuco temos mais de 99 mil produtores rurais e todos eles são obrigados a adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar nos escritórios da Adagro a vacinação. O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo...

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

A edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o mote “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer...

PROATIVO DO 6º BPM PARTICIPA DE CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

O PROATIVO do 6º Batalhão de Polícia Militar participou de caminhada da Campanha do Outubro Rosa, em Senhor do Bonfim, na manhã do último sábado (29).

A principal forma de prevenção ao câncer de mama é o diagnóstico precoce, portanto o objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância do exame periódico de ultrassonografia e mamografia...

Com novas regras, doações de campanha caíram de R$ 6,4 bi para R$ 2,4 bi

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse, em entrevista na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) que as eleições transcorreram em clima de normalidade em todo o país, inclusive no Rio de Janeiro, São Luís e Porto Alegre, capitais que despertavam maior preocupação em função da presença do tráfico de drogas e da milícia em algumas regiões, principalmente no Rio de Janeiro.

Ao comentar as novas regras eleitorais que proíbem a doação de empresas para candidatos, Gilmar Mendes disse que de 2012 para 2016 as doações de campanha caíram de R$ 6,4 bilhões para R$ 2,4 bilhões. O presidente do TSE disse que houve reclamações do encurtamento do tempo de campanha e também sobre as doações de empresas, mas que agora caberá ao Congresso Nacional se debruçar sobre a reforma política eleitoral e o modelo a ser adotado para as próximas eleições...

Palocci era a ‘ponte’ entre governo e empreiteiros para ‘alimentar’ campanhas, diz delator

O ex-líder do governo da presidente cassada Dilma Rousseff (PT) no Senado, Delcídio Amaral, afirmou em novo depoimento prestado à força-tarefa da Operação Lava Jato que o Antonio Palocci era a “ponte” com os empresários e tinha como prioridade “alimentar” as campanhas. “Antonio Palocci tinha uma tarefa bem determinada: fazer a ponte entre o governo e os empresários, alimentar as estruturas de poder (as campanhas). Era era a prioridade de Antonio Palocci”, afirmou Delcídio, em depoimento prestado no último dia 11. O ex-ministro tinha “interlocutores qualificados e ‘certeiros’, sabendo ao certo quem eram as pessoas com quem deveria discutir cada assunto, sem ampliar demasiadamente as conversas” dentro do governo, afirmou Delcídio. O termo complementar integra a denúncia apresentada na sexta-feira, 28, pelo Ministério Público Federal contra Palocci. O ex-ministro da Fazenda (governo Luiz Inácio Lula da Silva) e Casa Civil (Dilma) foi preso pela Lava Jato no dia 26, alvo da 35ª fase batizada de Operação Omertà.

Ele é acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Homem forte do PT no governo e nas campanhas de Lula e Dilma, Palocci é acusado na ação de ser o principal contato da Odebrecht – que negocia delação premiada com a Lava Jato – com negócios da União. Além de defender interesses da empreiteira em contratos na Petrobrás, ele teria defendido ilegalmente a aprovação de medidas no Congresso quando foi deputado federal...

Lava Jato: Empresário teria coordenado caixa dois em campanha de Jaques Wagner

Com a prisão preventiva do empresário Mariano Ferraz, detido no aeroporto de Guarulhos na quarta-feira (26) quando estava prestes a embarcar para Londres, a força-tarefa da Lava Jato avança sobre uma área ainda não investigada na Petrobrás: o setor de compra e venda internacional de combustíveis e derivados que pode atingir, além do PT, o PMDB e o PSDB. Segundo a Lava Jato, o grupo internacional Trafigura, do qual Ferraz é executivo, movimentou US$ 8,6 bilhões em compras e vendas de derivados de petróleo com a Petrobrás entre 2003 e 2015. Submetidas à Diretoria de Abastecimento da estatal, as operações foram citadas em depoimentos pelo senador cassado Delcídio Amaral e pelo ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró como um "terreno fértil para ilicitudes", pois a variação dos preços poderiam gerar "margem para propina". Segundo Cerveró, apesar de não ser uma área de "muita influência" do PT na estatal, as propinas nos negócios teriam abastecido caixa 2 da campanha de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia, em 2006.

Ele relatou também que Rogério Manso, diretor de Abastecimento que antecedeu Paulo Roberto Costa no cargo, seria um nome "do PSDB" indicado pelo ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e que teria operado o "esquema de trading" até 2004. Ainda assim, segundo Cerveró, Manso teria continuado a atuar com trading até 2007 e teria sido quem coordenou "informalmente" a captação do suposto caixa 2 de Wagner. Delcídio também relatou em sua delação que, com a chegada de Paulo Roberto Costa, em 2004, Malan teria pedido ao então ministro da Fazenda Antonio Palocci que Manso permanecesse na diretoria. A partir daquele ano, contudo, Manso foi para a diretoria de Gás e Energia, onde ficou até 2007. Cerveró, por sua vez, disse que, depois de Manso, a área de trading teria sido assumida, em 2010, por um indicado pelo senador Edison Lobão (PMDB) identificado como "Pereirinha". No pedido de prisão de Ferraz, a força-tarefa aponta que o executivo teria repassado mais de US$ 800 mil em propinas a Paulo Roberto Costa entre os anos de 2011 e 2013 por meio de uma conta do genro do ex-diretor no exterior...

Comissão de Ética decide investigar conduta de ministro da Saúde em campanha eleitoral

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira (24) abrir um processo contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para investigar se ele cometeu infração ao participar de atos de campanha eleitoral no Paraná. O ministro foi flagrado em vídeos no qual ele aparece fazendo promessas em eventos de candidatos a prefeito no estado em dias de agenda oficial. Uma resolução da Comissão de Ética determina que uma pessoa que ocupa cargo público de confiança "não pode prometer aos eleitores cargos obras ou verbas que dependam da sua atuação", como explica o presidente do órgão, Mauro Menezes. A decisão de abrir o processo contra Barros foi unânime entre os conselheiros. O ministro tem dez dias para se pronunciar sobre o caso, a partir da data em que for notificado. O processo pode resultar em advertência ou até mesmo recomendação de exoneração. ..

Serviço Social do HDM/IMIP realiza ação do "Outubro Rosa" e promove campanha de doação de lenços de cabelos para pacientes com câncer

O Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou, durante a última semana, ação em prol da conscientização da luta contra o câncer de mama. O objetivo foi alertar a funcionários, colaboradores e usuários a respeito da importância da prevenção da doença.

As comemorações do "Outubro Rosa", mês de conscientização sobre o câncer de mama, já é tradição no HDM. Todos os anos, as assistentes sociais se mobilizam para orientar e palestrar sobre a importância da realização do autoexame e da mamografia...

Bahiafarma lança campanha sobre testes rápidos para diagnóstico de Zika

O laboratório público da Bahia, a Bahiafarma, lançou, nesta segunda-feira (17), uma campanha nacional alertando a população e, principalmente, os gestores públicos de todo o País de que já estão disponíveis os testes que identificam, em apenas 20 minutos, se um paciente está ou já foi contaminado pelo Zika Vírus.

Lançada na véspera do inicio do verão, período de maior incidência das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (além da Zika, Dengue e Febre Chikungunya), a campanha ressalta a importância do diagnóstico correto da Zika, doença que tem sintomas similares aos de outras viroses, mas que demanda tratamento específico. 

Além disso, as peças publicitárias reforçam a importância do teste para mulheres grávidas ou que tenham a intenção de engravidar, já que a infecção por Zika vírus é associada ao desenvolvimento de microcefalia em fetos e bebês.

A campanha abrange jornais e revistas de alcance nacional, publicações direcionadas aos públicos-alvo e, em breve, estará presente também nas redes sociais, com depoimentos de personalidades ressaltando a importância da realização do teste. ..

Beneficiário do Bolsa Família doou R$ 75 milhões para campanha, diz TCU

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que um beneficíário do Programa Bolsa Família doou R$ 75 milhões para uma campanha eleitoral deste ano. As identidades desse doador e do candidato não foram divulgadas.

Esse é um dos casos de possíveis irregularidades apontados no levantamento feito pelo TCU, que levou em conta as prestações de contas dos candidatos e dados do TSE...

Campanha solidária motiva todo o Brasil em prol da pequena Lunna

Veja o vídeo da campanha

O programa Geraldo José desta terça-feira (11) recebeu nos estúdios da rádio TransRio FM e Rádio Juazeiro a mãe da pequena Lunna, Eliana Carvalho. Lunna tem seis anos e sofre de dois tipos de doença, uma delas alérgica chamada Mastocitose e a outra rara identificada como Fcas. Lunna não pode ficar em ambientes com altas temperaturas e muito menos com baixas temperaturas. O tratamento precisa ser feito através de 12 ampolas e cada uma delas custa R$ 53mil...

6ª CAMPANHA OUTUBRO ROSA ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 22 EM JUAZEIRO

O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, junto com o Hospital de Câncer de Barretos e em parceria com o Instituto AVON, realizará no dia 22 de Outubro de 2016 às 08:00 horas a 6ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama pelas ruas de Juazeiro com aproximadamente 4.000 pessoas, concentração e saída no início da Avenida Adolfo Viana com trio elétrico e show de Alan Cleber até à orla de Juazeiro.

A entrega dos Kit´s (camiseta / viseira / folhetos / orientações) para participar da 6ª Caminhada Outubro Rosa está acontecendo no Instituto Ivete Sangalo e em nosso Espaço Outubro Rosa no Jua Garden Shopping com colaboração de R$ 10,00. Distribuição gratuita de água e refrigerante durante o percurso...

Planserv promove campanha para elevar autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está promovendo uma campanha entre seus colaboradores, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama. O órgão está incentivando os servidores que trabalham na sede do plano a doarem acessórios de beleza e cosméticos, tais como lenços, echarpes, bijuterias e maquiagem. A estratégia da campanha inclui a instalação de uma árvore decorativa enfeitada com fitas rosas na entrada da sede com uma chamada para as doações, que serão entregues à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no início de novembro. Como “lembrança”, os participantes recebem uma fita rosa para usar como broche durante todo o mês.

Promovida pela Coordenação de Prevenção do Planserv, a ação também tem o intuito de alertar as servidoras e beneficiárias do Planserv a respeito da importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de mama. “Nossa preocupação em relação a esta doença deve-se, sobretudo, ao seu avanço e amplitude de alcance em todo o Brasil e, em especial, na Bahia”, afirmou o mastologista coordenador de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Reynaldo Rocha.

Segundo o médico, a evolução da doença é mais rápida quanto maior o tamanho do tumor e sua progressão. Neste sentido, o melhor é que a detecção da doença aconteça enquanto o tumor ainda está bem pequeno. Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Campanha Outubro Rosa - Planserv
Painel faz chamada para doações, que serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce
(Foto: Ascom/Planserv)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama até o final deste ano. “Tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, informou o Inca.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido avermelhado dos mamilos. “As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”, explica o médico Reynaldo Rocha.

Parte dos casos de câncer de mama é causada por uma predisposição genética (entre 10% e 15%), mas hábitos saudáveis também podem contribuir com a diminuição das ocorrências. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. “A amamentação também é um fator relevante para a prevenção. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver a doença”, destacou o mastologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor e a definição terapêutica é determinada caso a caso. A terapia local, realizada por meio de cirurgia e radioterapia, visa tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo. Já a terapia sistêmica inclui a utilização de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas...