Foram encontrados 2108 registros para a palavra: Artigo

Artigo - A qualidade da água nossa de cada dia

Roberto Malvezzi (Gogó)

A escassez da água pode ser quantitativa, qualitativa e social*. Quantitativa quando não há água para satisfazer as necessidades de todas as ordens; qualitativa quando a água está aí diante dos olhos, mas não pode ser utilizada para vários fins devido à sua contaminação; social quando há água, tem qualidade, mas alguma propriedade privada se apropriou de um bem comum...

Artigo - A Simulação da Fé na Política Eleitoral!

A fé é sentimento cultural que faz mover o desejo de se realizar. Inclusive uma filosofia bíblica diz que: “A fé é o significado daquilo que se realiza e a convicção das realizações que ainda não se veem”!... Intolerância religiosa não tá com nada, mas é preciso observar e condenar o uso politiqueiro do nome de “Deus” para fazer convencimento político eleitoral, obter voto e cargo institucional de poder!

Desde a Eleição Presidencial de 1988 que Fernando Collor de Mello/PRN, ideologicamente da “extrema direita”, usava “abusivamente” o nome de Deus, chegando a apelar para a saudosa e importante, figura católica do Frei Damião, já bem velhinho e com mal de alzhaimer! O então candidato Jair Bolsonaro/PSL é o exemplo mais recente dessa conduta “aberrante” com seu slogan folclórico, “Brasil acima de todos, Deus acima de tudo”!... ..

Artigo - Por que não viver o hoje?

Renato Brandão

Por diversos momentos de nossas vidas, postergamos os nossos desejos, vontades, uma visita, um abraço, e até um simples 'eu te amo!'. Isso acontece porque sempre achamos que teremos tempo para realizar sem nos preocupar com as casualidades da vida, e pelo simples fato de que nada de mal poderá nos acontecer. ..

ARTIGO - 80 TIROS

Carne negra esticada no chão

Sangrando, agonizando, se debatendo..

Artigo – CATARATAS DO IGUAÇU: UMA MARAVILHA DA HUMANIDADE!

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, acolheu com carinho e muito brilho a 25ª Edição do “Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB 2019”, que aconteceu naquela AABB de 5 a 12/4. O evento foi revestido de uma grandiosidade ímpar, naturalmente correspondendo não somente ao elevado nível de simpatia do seu povo, como à altura das extraordinárias belezas naturais que enobrecem todo o seu território. Impossível a cada visitante não contemplar, encantado, as águas em quedas das Cataratas do Iguaçu, cujo volume impressiona e empolga a todos pela vazão de 4,5 milhões de metros cúbicos por segundo! Em razão de toda essa pujança e esplendor, com muita justiça foi classificada e reconhecida pela UNESCO como uma das SETE MARAVILHAS NATURAIS DA HUMANIDADE. 

O evento a que estive presente, que teve a participação de 4.150 pessoas, entre atletas e convidados que integraram as delegações das 43 AABBs de 22 Estados da Federação, é anualmente organizado com muita eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB’s e com a participação do CESABB-Conselho Estadual de AABB, além do indispensável apoio e colaboração das entidades de representação dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil: PREVI, ANABB, AAFBB, SEGASP Sports, CASSI e COOPERFORTE. Esses certames, em cada etapa anual, são realizados em diferentes Estados do país, cabendo a coordenação local à respectiva AABB da cidade sede. Em 2020 será na AABB do Balneário Camboriú-SC. Por sinal, muito esperado por todos! E nem precisa dizer porquê!..

ARTIGO - ABUSO DE PODER E CENSURA NUNCA MAIS

Gonzaga Patriota

Como advogado há mais de 40 anos, comunicador social, jornalista e constituinte que assinou a Constituição Cidadã de Ulisses Guimarães, fiquei atônito ao tomar conhecimento de que a Polícia Federal estava cumprindo vários mandados de busca e apreensão de celulares, tabletes e computadores, bem como, bloqueando contas em redes sociais, de Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, em São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, para aprofundar investigações de suspeitos de injúria e difamação, contra ministros do STF – Supremo Tribunal Federal, por postagens nessas redes sociais, de propaganda de processos violentos ou ilegais e alteração da ordem política e social, por determinação do ministro, Alexandre de Moraes, relator de um inquérito aberto por ordem do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para apurar ofensas e informações falsas a magistrados, desta Suprema Corte, envolvendo integrantes do Tribunal, sem a participação da PGR – Procuradoria Geral da Republica...

ARTIGO: A importância do curso profissionalizante contra o desemprego

Recentemente ocorreu em São Paulo o mutirão pelo emprego, organizado pelo Sindicato dos Comerciários. O resultado dessa ação foi uma impressionante fila de 15 mil pessoas, que esperavam pacientemente, algumas desde a madrugada, por uma chance de recolocação profissional frente a pelo menos 6 mil ofertas de vagas.  Diante dessa cena melancólica e do abatimento dos desempregados, um dos grandes problemas constatados, por especialistas, foi que muitos que lá estavam poderiam já estar plenamente inseridos na força de trabalho se tivessem feito sua capacitação em cursos profissionalizantes. É notória que essa alternativa de treinamento gera muito mais possibilidades de empregos, e proporciona uma formação específica, formal, sistematizada, permanente e sólida, além de uma série de outros benefícios.

Independentemente de alinhamento político-ideológico ou não, o presidente Bolsonaro já havia tocado nesse tema, enaltecendo a importância da educação profissional para os brasileiros. O próprio mandatário havia falado da obsessão dos brasileiros pelo diploma de curso superior e que seria melhor se muitos deles buscassem o ensino profissionalizante para atuar, por exemplo, em consertos de eletrodomésticos ou mecânica de automóvel. Isso, por sinal, é o que ocorre em países desenvolvidos...

ARTIGO - SER MÉDICO, UM MAL SEM REMÉDIO (II PARTE)

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado..

VALE A PENA LER DE NOVO: ARTIGO – UMA JANELA PARA O FUTURO

No dia a dia as pessoas são sempre levadas, por alguma imagem repentina, a rever filmes que se passaram em suas vidas, fazendo eclodir lembranças e emoções as mais diversas. Por exemplo, transitou pelo Facebook essa foto, bastante emblemática, mostrando um garoto pobre, entre seis e oito anos, assistindo à programação de uma TV postada na janela de uma casa qualquer. Era o retrato vivo da simplicidade, em sua expressão maior, de um tempo que não volta mais..

A televisão, essa grande novidade que chegou ao Brasil em 1950 através do pioneirismo de Assis Chateaubriand, fundador da hoje extinta TV Tupi, mesmo em preto e branco, encantava todo brasileiro. A imagem colorida somente chegou ao Brasil na copa de 1970, mas, somente poucos e seletivos aparelhos nas três principais capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília tinham a condição de transmitir essa beleza em cores. Mas, como o desenvolvimento tecnológico está a todo vapor, já temos hoje a imagem digital de extraordinária qualidade, destacando-se a televisão brasileira como das melhores do mundo...

ARTIGO – TENDÊNCIAS E TENDENCIOSOS!

É impressionante como existe uma tendência natural das pessoas na avaliação negativa de todo e qualquer ato de governo, independentemente de sua natureza, cuja causa mais recorrente está no ângulo de visão ofuscado pelas posições políticas dominadas pelo radicalismo. Embora entenda que não se possa pretender que ocorram mudanças na linha de pensamento ideológico das pessoas, que venha significar a alteração de posições partidárias, contudo, um mínimo de racionalidade é esperado diante dos fatos.

Por exemplo, nada mais evidente e compreensível, que uma viagem internacional do Presidente da República e sua comitiva de assessores, seja marcada por um perfil de aproximação e cordialidade diplomática, sem a concretização de negócios imediatos que represente o repentino investimento de bilhões de dólares na economia. Só o estreitamento de relações já oferece boas sinalizações futuras em várias frentes, seja no campo econômico, tecnológico ou cultural, principalmente quando a Nação visitada é como o Estado de Israel, que se constitui num extraordinário exemplo para o mundo, como um povo que sobreviveu ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial, onde mais de 6 milhões de israelenses perderam a vida. Com garra, coragem e determinação, o Estado de Israel saiu do nada para um modelar desenvolvimento nos dias atuais, o que causa uma incompreensível reação adversa. Mas, inegavelmente, é algo extraordinário!..

ARTIGO - A HONESTIDADE EXISTE, INCLUSIVE, NA POLÍTICA!

A honestidade é referência da seriedade, verdade, boa conduta, do bom caráter. Uma tese maldosa formatou dois conceitos no meio político para manipular à opinião pública a favor de quem tem dinheiro e poder, que são, inclusive, donos dos grandes meios de comunicação, que por si só tem monstruoso poder.

Na defesa dos seus pares, estimulam ao endeusamento dos seus candidatos para obter votos. Quando no exercício do cargo, estão envolvidos nos casos de corrupção a conversa muda para: “todos são ruins, ninguém presta”. Inibindo, inclusive, à participação de gente séria na atividade política, que poderiam acrescentar muito mais gente séria na vida pública...

ARTIGO - A PIROTECNIA POLÍTICA NÃO DEU CERTO

Os crimes de Michel Temer são bem conhecidos na imprensa brasileira, mas sua prisão sem julgamento e sem condenação é uma aberração jurídica, o que prova que essa Lava Jato não tem nada de jurídica, e sim de política. Prova somente que os petistas têm razão, pois tem que se colocar em cana quem não serve mais, sem julgamento nenhum, apenas para justificar a prisão de Lula, e fazer cortina de fumaça em favor dos interesses de Bolsonaro.

Então não existem surpresas, nem novidade nenhuma, em sua soltura, porque era somente questão de tempo. Se o "vampirão boca de envelope amassado" tem culpa, ele tem sim que ser investigado até a última gota, ser julgado, condenado e cumprir sua pena como rezam as cartilhas jurídicas...

ARTIGO – LAVANDO AS MÃOS... PARA O POVO?

Nada mais intrigante do que aquilo que se assiste no país nos dias atuais, em que muito se fala da harmonia entre os Poderes da República, condição prevista no Artigo 2º, da Constituição Federal de 1988, e ao mesmo tempo se convive com um descontrole verbal dos seus representantes que só estimula os conflitos entre eles, notadamente entre o Executivo e o Legislativo. Tem sido muito frequente a falta de coerência entre o discurso e a prática, bem como a inexistência de seriedade e firmeza entre o que é dito hoje e o que se repetirá amanhã. Trocando em miúdos, é um verdadeiro disse me disse, que maricas perdem feio.

Basta ver o quanto existe de inconsistência na comunicação entre o Presidente da República e o Presidente da Câmara de Deputados, por cuja Casa do Poder Legislativo se inicia a caminhada de qualquer Projeto do Executivo, a exemplo da importante Reforma da Previdência. Repercutiu negativamente o amadorismo de ambos, seja pela postura assumida ou a infelicidade das palavras pronunciadas. Do lado do Presidente da República e sua equipe de Coordenação política, é inconcebível que se omitam de ocupar o espaço devido da articulação para arregimentar os votos dos Deputados a favor da Reforma. Mais grave, ainda, foi a atitude de outorgar essa missão ao Presidente da Câmara, e logo depois declarar à imprensa que “a bola está com ele, já fiz a minha parte”, como se estivesse a LAVAR AS MÃOS. ..

Artigo - A diferença entre caridade e filantropia

Gostaria de iniciar este artigo propondo um desafio: você sabe dizer quando e como surgiu a palavra Filantropia? De origem grega, como tantas outras presentes em nosso extenso vocabulário, sua origem se dá na época de Platão (347 a.C), quando o filósofo instruiu seu sobrinho a investir os recursos da família para financiar uma universidade quer seria fundada pelo pensador – a Academia Platônica. E para garantir a manutenção e o funcionamento da instituição, que era feita por alunos e professores, o capital destinado era fundamental.

Ou seja, mesmo que a origem da palavra (etimologicamente falando) signifique “Amor à Humanidade”, seu contexto histórico já demonstra que a Filantropia vai muito além da caridade: envolve esforços para promover o fortalecimento concreto da sociedade. Diferentemente da caridade, que busca eliminar o sofrimento causado pelos problemas sociais, a Filantropia foca na eliminação ou na redução dos problemas em si...

Artigo - Não se entende patavina

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo". Esta é uma das diversas inquietações de Clarice Lispector (1920 – 1977), escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira.

O momento pelo qual passa o Brasil tem provocado inúmeros questionamentos e reflexões. Tem brasileiro entendendo, não entendendo e outros entediados com o 'tsunami' de acontecimentos negativos ocorridos ultimamente no país. Nunca na história se viu com tanta freqüência a incerteza se transformar em certeza e vice-versa. Como diz a expressão idiomática utilizada na Roma antiga, mas bastante atual e comumente empregada quando se desconhece um assunto: "Não se entende patavina"...

ARTIGO – UMA MÃO LAVA A OUTRA...

Tenho observado, com certa frequência, que o feedback passado por alguns comentários, torna evidente que a Esquerda não admite, em nenhuma hipótese, que aqueles que ela considera como de Direita sejam capazes de emitir uma análise crítica lúcida e independente e, logicamente, com postura imparcial nem sempre compreendida. 

Percebe-se um evidente amadorismo em algumas ações do novo governo, talvez até motivado pela natural inexperiência, o que não o isenta de uma lógica contestação. Isso não significa, contudo, que esteja ocorrendo uma repentina guinada do autor à esquerda, como alguém insinuou. Da minha parte não existe apego inconsequente ao nome pessoal do Bolsonaro em si, mas o desejo principal é que se viabilize o processo de mudança necessário, prometido e desejado por todos, após o testemunhado fracasso de um corrompido projeto político recente. Sobre isso, todas os fatos possíveis e inimagináveis estão aí todos os dias nos noticiários daqui e, infelizmente, também no exterior...

ARTIGO - PAGAMENTO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE A TRABALHADOR EXIGE PREENCHIMENTO DE REQUISITOS

*Josemar Santana

O Pagamento do Adicional de Insalubridade ao Trabalhador é uma previsão constitucional que se encontra disposta no artigo 7º, inciso XXIII, da Constituição Federal e que é regulamentado na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nos artigos 189 e 192 contemplando o empregado que se encontre em situações que se mostrem ofensivas à saúde, como forma de compensação...

Artigo - Contra ponto aos representantes do Município e Estado “Desrespeito aos Mais velhos e Ame-o ou Deixe-o”

Enquanto Países desenvolvidos oferecem todas as condições favoráveis ao bem estar da sua geração mais velha, vemos um estado se dizer socialista, desejando levar a sua história a seu fim de vida as “Mazelas”, pensamento expresso claramente pelo representante maior da saúde no estado da Bahia, o que esperar dos nossos representantes?

Tenho acompanhado as péssimas gestões junto aos recursos da saúde, seja pelo nosso “Município ou Estado”, tendo visto, a falta de capacidade de otimizar e qualificar o pouco recurso aplicado, segundo eles! Deixa dúvidas, acredito que precisamos substituir os gestores...

ARTIGO – PRESIDENTE... UM POUCO MENOS!

Por mais que se tenha a tolerância e a compreensão de que o atual governo está diante de números ainda confortáveis no placar dos dias corridos, de 76 versus 1384 que ainda faltam até o final da jornada, alguém precisa lembrar a toda a equipe que o tempo urge com rapidez, e que em um abrir e fechar de olhos... acabou! Assim, as ações precisam ser otimizadas e os instrumentos de comunicação adquirirem um foro mais elevado e oficial, e não através dos “mimimis” das Redes Sociais, inadequados e inaceitáveis, como fartamente vem acontecendo, especialmente pelo próprio Chefe de Estado, se é que é ele mesmo que posta tantas doideiras, para não empregar palavras menos adequadas.

Nesse curto espaço de tempo, nunca se imaginou que uma oposição fragilizada em todos os sentidos, fosse agraciada com tantos subsídios de elementar primarismo desse tipo, e não por falhas de atos oficiais, o que lhe tem permitido uma inesperada sobrevida no cenário político...

Artigo - A tragédia de Suzano expôs feridas

A terrivel tragédia dos assassinatos na Cidade de Suzano é um flagrante da desmoralização da Família por parte dos veículos de comunicação e de sucessivos Governos permissivos, além da banalização do nosso sistema de Educação, igualmente permissivo, relativista e anárquico.

Aqui em nosso Brasil existem dois fatores os quais são essenciais para o êxito pessoal: Estrutura Familiar e Base Educacional. No primeiro roubaram a autoridade dos pais e no segundo a dos Educadores. A coisa só não é pior pela existência de Igrejas que não são ópio do povo, mas agentes catalisadores de potencialidades latentes e feridas...