Foram encontrados 1580 registros para a palavra: Rio S

Ministério do Meio Ambiente lança programa de formação e capacitação para gestores ambientais na Bacia do Rio São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente, por meio das Secretarias de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) realiza, neste mês de março, cinco encontros formativos do curso “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco” em três estados do Nordeste (PE, BA e SE).

A atividade faz parte das ações do MMA no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal em agosto do ano passado, e ocorre por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC)...

HOMENAGEM DO RADIALISTA GEO MOREIRA AO RIO SÃO FRANCISCO ¨NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA”

O imenso rio São Francisco com mais de 500 anos vem sendo muito explorado, até pelos imigrantes. Com extensão de 2.700 quilômetros, tem dos que dependem dele, 15 milhões de habitantes.

MÚSICA: GÉO MOREIRA. INTÉRPRETE: KOND (Ao vivo e de improviso, numa homenagem ao Velho Chico)...

Vereador Gleidson Medrado defende a revitalização do Rio São Francisco

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro nesta última terça-feira (21), o vereador e líder do governo, Gleidson Medrado (PSD), ressaltou a importância e urgência de se realizar a revitalização do Rio São Francisco. O parlamentar trouxe para o plenário a sua preocupação com a transposição do Velho Chico.

"Os nossos irmãos da Paraíba, do Ceará e de outros estados precisam de água. Mas não precisam de água apenas por um ano ou dois, precisam de água para a vida inteira. Mas o Governo Federal não está preocupado com isso, estão apenas fazendo politicagem com a transposição", afirmou Gleidson...

Dia da água: Zó busca audiência para tratar sobre a revitalização do rio São Francisco

A revitalização do Rio São Francisco foi pauta da Comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Zó (PCdoB) propôs ao colegiado nesta quarta-feira (22), dia da água, uma audiência com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHS).

Zó considera que o trabalho do Comitê é de extrema relevância, pelo conhecimento técnico e dedicação que possuem com o rio São Francisco. O parlamentar considera a discussão importante mediante situação alarmante, ocasionada pela seca, redução gradativa do volume d´água em toda Bahia e a transposição...

Autorizados testes de redução de vazão no reservatório de Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realize testes de redução da vazão defluente do reservatório de Sobradinho.

A resolução foi publicada pela ANA no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22). A vazão foi reduzida para 700 m³/s em novembro do ano passado.

O processo de teste ocorre em duas etapas: a primeira terá meta diária de 650 m³/s e a segunda, 600 m³/s. Cada etapa tem duração mínima de cinco dias. Conforme a resolução, é permitida a prática de descargas mínimas instantâneas de até 95% das vazões mínimas médias diárias de cada etapa do teste...

Artigo: Dia da água, água de cada dia

Um país que é o mais rico em água doce do mundo

Que tem a maior malha hídrica de rios do planeta..

Vencedores baianos do Desafio Universitário seguem para etapa nacional

Vêm do Norte ao Sul da Bahia os quatro jovens universitários que representarão o Estado na etapa nacional do Desafio Universitário em Brasília, no mês de abril. De instituições de ensino dos municípios de Ilhéus, Salvador e Juazeiro, os vencedores da etapa estadual da competição foram conhecidos neste domingo (19), em cerimônia realizada no Sauipe Resort, no Litoral Norte da Bahia. Mais de 2,2 mil estudantes se inscreveram nesta edição e cerca de 40 disputaram a final.

Após passar um ano conciliando a participação no Desafio Universitário com os últimos períodos do curso de Administração e mais o trabalho na empresa júnior da universidade, Polyana Neves de Jesus conquistou o maior destaque da noite. A estudante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, foi premiada com o primeiro lugar da competição. "Assim como tudo que tenho feito, nas áreas acadêmica e profissional, o Desafio vai me ajudar bastante. Foi incrível, e eu me vejo na área de empreendedorismo no futuro", planeja a vencedora, emocionada com o reconhecimento...

Prefeitura inicia projeto para revitalização e defesa do Rio São Francisco

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20) a remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do Rio São Francisco. A ação integra o projeto Orla Nossa, que desenvolverá, durante os próximos meses, um conjunto de atividades para a preservação do ecossistema do Velho Chico.  

O primeiro dia operacional do projeto foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. Equipes e máquinas da Prefeitura foram mobilizadas para a retirada dos resíduos na margem rio, que depois serão transformados em adubo. Além da remoção, foi iniciada a identificação de ligações clandestinas de esgoto e o fechamento dessas tubulações irregulares em parceria com a Compesa.  

A previsão para concluir a etapa operacional do Projeto Orla Nossa é de 60 dias. Após essa fase, será feita a oxigenação e tratamento biológico do rio. "O Rio São Francisco é o maior patrimônio de nossa região, por isso, não poderíamos deixar continuar tantas agressões como o despejo de esgoto. Esse projeto chega justamente para garantir a preservação do rio como também para envolver a população na defesa de nosso maior bem natural", explicou o prefeito.  

Ainda segundo Miguel, a Prefeitura já deu início a um projeto que será financiado pelo Governo Federal para a instalação de um terminal para as barquinhas na orla. "Essa área está bastante precária e precisa urgentemente de investimentos. Já estamos trabalhando junto ao DNIT para garantir esse terminal, que está orçado em cerca de 4 R$ milhões, para dar mais acessibilidade e conforto para quem usa esses transportes", adiantou.

O projeto Orla Nossa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O trabalho envolve diversas secretarias, Governo do Estado e IF Sertão na defesa do Rio São Francisco. ..

Documentário Ser Angary será lançado no dia 7 de abril em Juazeiro

A produção que foi elaborada para a disciplina de Telejornalismo II, do curso de Jornalismo da Uneb-DCH III, é fruto de pesquisas acerca da história e da cultura de um dos bairros mais antigos e importantes de Juazeiro. Desde o século XIX, o Angary, ainda uma vila de pescadores, foi cenário para composições musicais e trabalhos fotográficos, como por exemplo, o trabalho fotográfico de Euvaldo Macedo. Além de impulsionar a economia da cidade através da pesca, o Angary também é famoso pelas práticas da Roda de São Gonçalo, pelos cantos das lavadeiras, pela festa do Bom Jesus dos Navegantes e pelas várias lendas ribeirinhas.

Com a expectativa de dar um retorno à comunidade, o documentário Ser Angary será promovido através de uma exibição pública na Colônia de Pescadores do bairro, no dia 7 de abril (sexta-feira) às 19 horas. O evento visa reunir estudantes, moradores do bairro, professores e interessados na produção...

Corpo é encontrado boiando no Rio São Francisco

Um corpo de um homem foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (14) em um canal do Projeto Pontal, próximo a Nova descoberta, distrito de Petrolina. Segundo informações enviadas ao Blog, a vítima teve o primeiro identificado como Alegário e é um morador da localidade. 

A redação do Blog Geraldo José está apurando mais informações sobre o caso...

Águas do ‘Velho Chico’ chegam às torneiras de paraibanos e pernambucanos

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acionam, nesta sexta-feira (10), estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco que levarão a água a torneiras de cerca de 35 mil pernambucanos na cidade de Sertânia e de 33 mil paraibanos em Monteiro.

As águas do 'Velho Chico' percorrem 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto, atravessando cinco municípios pernambucanos, para chegar às primeiras casas de moradores das duas cidades. A aceleração das obras para a conclusão do empreendimento foi prioridade do presidente Temer, desde que assumiu o Governo Federal, em maio do ano passado...

Artigo: Transposição, a hora da verdade

Há uma certa euforia a respeito da reta final da Transposição de águas do São Francisco para o chamado Nordeste Setentrional. Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, disse que a "Transposição de Lula é um sucesso". É compreensível também a euforia da população receptora. Nós aqui, que somos obrigados a olhar a floresta e não só a árvore, mantemos nosso olhar crítico sobre essa obra.

Em primeiro, a água ainda não transpôs o divisor e não chegou aos estados do Setentrional, mas permanece nas barragens do Pernambuco. Houve vazamento na barragem de Sertânia e o município foi obrigado a remover 60 famílias atingidas pelo vazamento. Houve morte de pequenos animais e destruição de bens familiares...

Transposição do rio São Francisco pode virar elefante branco, diz Revista

 

De um caminhão-pipa, a água transborda e vaza, ligeira, calçada adiante. Refresca o chão fervente e umedece as raízes de um pequizeiro que, sob um sol inclemente de 40 graus, colore de verde e amarelo a única praça do povoado de Moderna, em Sertânia, coração do sertão pernambucano. Da varanda de casa, Alzira Umbelina, uma senhora de 68 anos, esbraveja com os dois rapazes que, sem muito cuidado, manuseiam as mangueiras do caminhão e deixam um tanto de água se espalhar pelo chão...

Água do Projeto São Francisco está na última estação do Eixo Leste

Agora faltam apenas 40,3 quilômetros para que as águas do “Velho Chico” cheguem ao açude Poções, em Monteiro (PB), estrutura final do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco - que vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba. Após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6) na noite de terça-feira (28/02), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia (PE), desde a manhã desta quarta (01/03), totalizando 176,7 quilômetros.

Após esta etapa, a água do rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela adutora Monteiro - estruturas já aptas para operação. Ao completar os 217 quilômetros de extensão do Eixo Leste, que termina no açude Poções, o projeto irá beneficiar o município paraibano de Monteiro já nos primeiros dias do mês de março. Em seguida, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB)...

Hospital Universitário se manifesta sobre estado de saúde de paciente juazeirense

Nesta quarta-feira (01), o Blog Geraldo José postou o relato do leitor Luciano Medrado sobre um paciente juazeirense que se encontra internado no Hospital de Traumas, em Petrolina, há mais de dez dias, aguardando por duas cirurgias. Veja Aqui!

A assessoria de imprensa do Hospital Universitário entrou em contato com o Blog e deu mais informações sobre o estado de saúde do paciente. Confira a seguir!..

Integração do São Francisco: água chega à penúltima estação do Eixo Leste

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE). Com este avanço, faltam apenas 53,5 quilômetros para que este Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana. Depois, a água seguirá pelo rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março. A quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do ‘Velho Chico’ em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora...

Comunidade, Codevasf e SAAE se unem em defesa do Rio Salitre

Solo fértil e água em abundancia transformaram o Vale do Salitre, anos atrás, no principal abastecedor de frutas e verduras de Juazeiro.  A falta de cuidados, o uso indiscriminado da água e a proliferação de algarobas acabaram por deixar o rio praticamente sem água.

"É triste ver hoje nosso rio nessa situação.  Lugares que antes tomávamos banho com até três metros de profundidade, hoje não existe nem 20 centímetros de água. Tudo isso é lamentável.  Antes os próprios moradores cuidavam da limpeza do rio, mas a quantidade de óleo despejado, o uso irracional e a proliferação das algarobas estão acabando com o rio", revela o agricultor  Manoel Antonio Junior...

Agnaldo Meira visita obras de limpeza do Rio Salitre

O processo de limpeza do rio Salitre está a todo vapor. Na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Agnaldo Meira (PC do B) visitou, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, e do Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Misael Neto, o povoado da Goiabeira I e II, local onde está sendo realizado a limpeza do rio Salitre, que abastece centenas de famílias.

A ação é fruto de uma parceria realizada entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Codevasf. As duas entidades se comprometeram, durante reunião realizada no último dia 06 de fevereiro, com os parlamentares Agnaldo Meira, Alex Tanuri e comunitários do Salitre,  a buscar alternativas que ajudem a solucionar o problema da falta de água no distrito do Salitre...

Ação que garante água na região do rio Salitre está dentro do cronograma, constata superintendente da Codevasf

A solicitação foi feita pelos próprios produtores das comunidades de Goiabeira I e II; ação vai beneficiar mais de 150 famílias. Os serviços de limpeza de trecho do rio Salitre, ação que vai assegurar água para mais de 150 famílias de duas comunidades na zona rural de Juazeiro, foram vistoriados nesta quinta-feira (23) pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Misael Aguilar Neto.

As obras ocorrem numa parceria entre a Codevasf de Juazeiro, que cedeu a retroescavadeira, e o Serviço Autônomo e Água e Esgotos (SAAE), que está fornecendo o combustível e custeando as diárias de profissional operador de máquina. No trecho que está sofrendo a intervenção há uma tomada de água que abastece a região, principalmente as comunidades de Goiabeira I e II. A ação foi demandada no início deste mês pelas próprias comunidades durante uma audiência que contou com a participação de representantes do SAAE, do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri, do vereador Agnaldo Meira e de uma comissão de produtores...

Observatório Social atua mais uma vez no carnaval antecipado de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, promoveu mais uma vez no Carnaval antecipado de Juazeiro o Observatório Social - espaço desenvolvido pensando na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e nos filhos de pais que trabalham durante os dias de folia.

Os profissionais da secretaria atuaram nos 3 dias de festa com serviços que envolveram assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais. Além desses serviços, as crianças tiveram acesso à brinquedoteca, sala de vídeos, berçário, atividades recreativas, alimentação entre outros serviços. “Montamos uma equipe técnica e de apoio formada por profissionais capacitados para atenderem a essas crianças e adolescentes, e ficamos muito felizes por que mais uma vez conseguimos cumprir nosso papel social”, ressaltou Fátima Carvalho, diretora de Proteção Especial...