Foram encontrados 1770 registros para a palavra: Vacinação

Deputado Zó faz indicação ao Governador Rui Costa para inserir bancários na prioridade da vacinação contra a COVID-19 

Atento às solicitações da sociedade baiana na prevenção à COVID-19, deputado estadual Zó fez nesta segunda-feira, 05, a indicação ao Governador Rui Costa para inserir a classe dos bancários, trabalhadores de vigilância, da limpeza e demais que prestam serviço neste ambiente de trabalho na prioridade da vacinação, e assim evitar novos contágios. 

Segundo consulta realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia,  71,9% dos funcionários das agências testaram positivo para a Covid-19. "Estes trabalhadores estão na linha de frente desde o início da pandemia, assim como policiais e profissionais da saúde. Não deixaram de atender nenhum dia sequer aos milhões de brasileiros e baianos, garantindo serviços e benefícios sociais, além do auxílio emergencial. Como a atividade é considerada essencial, e em diálogo com o Sindicato da classe, consideramos por bem que estes trabalhadores sejam incluídos na prioridade da vacinação", declarou o deputado Zó. ..

Jaguarari inicia vacinação de profissionais da área de segurança

O município de Jaguarari vem cumprindo rigorosamente o cronograma de vacinação contra a Covid-19, estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

Nesta terça-feira (06/4), profissionais da área de segurança pública começaram a ser imunizadas. Tomaram a 1ª dose, policiais militares e civis, além de guardas municipais acima de 50 anos. Dentre os primeiros imunizados está a delegada de Polícia Civil de Jaguarari, Maria Elisa Padilha Patriota...

Reclamação da vacinação contra a Covid-19 no Quidé em Juazeiro (BA). Secretaria de Saúde esclarece

Venho a este conceituado Blog informar o que está ocorrendo na Unidade Básica de Saúde do Quidé quanto a vacina contra a Covid-19 e ao mesmo tempo pedir esclarecimentos à Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro - BA, para que a mesma possa explicar o que ocorre.

Ontem (05) foi anunciado que seriam vacinadas pessoas a partir de 64 anos. O anúncio foi veiculado na manhã de segunda feira, 05/04 e haveria cem doses de vacinas para cada unidade conforme lista...

Deputado propõe quebra de patente para acelerar vacinação no Brasil

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou nesta segunda-feira (5) projeto de lei que estabelece a quebra de patentes de vacinas para a Covid-19. O objetivo principal da medida é acelerar o processo de imunização no país, indo inclusive ao encontro de tese defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao governo brasileiro.  
 
A proposta inclui dispositivo na Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia, incluindo a vacinação. O PL permite ao país a desobrigação do descumprimento do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC). Além das vacinas, o texto inclui insumos, tratamentos e itens relacionados à prevenção e tratamento da Covid-19.
 
Apesar do desenvolvimento de imunizantes em tempo recorde contra o coronavírus, por questões de limitação física de produção e logística a vacinação está ocorrendo numa velocidade muito inferior à necessária para o controle da pandemia, alerta o deputado no projeto de lei. O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, por exemplo, projeta a vacinação de algo entre 40 milhões e 50 milhões de brasileiros até o meio do ano.
 
Célio Studart ressalta, ainda, que a proposta não tem como fim antagonizar com as grandes indústrias farmacêuticas, que tiveram enorme mérito no desenvolvimento de vacinas eficazes e seguras numa velocidade sem precedentes. “O que de fato se pretende é aumentar a velocidade de vacinação e salvar vidas, num momento em que estão morrendo quase 4 mil brasileiros por dia”, ressalta o deputado. 
 
Na proposição, o parlamentar classifica a pandemia a COVID-19 de “catástrofe”. Dados oficiais do governo brasileiro apontam o registro de quase 13 milhões de casos e 331 mil mortes em território nacional.  
 
Esta não seria a primeira vez que o Brasil quebraria a patente de insumo na área da saúde de grande relevância. Em 2007 foi assinado decreto presidencial relativo à licença de um dos medicamentos do coquetel antiaids. O projeto de lei apresentado por Célio Studart inclusive destaca a remuneração justa em casos de licenças compulsórias, nos termos da Lei 9.729/1996, após a devida arbitragem da remuneração por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). ..

Petrolina segue a vacinação dos idosos com 63 anos nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira (05), a Secretaria de Saúde continuará com a vacinação para idosos com 63 anos em Petrolina. A imunização vai acontecer nos seguintes pontos fixos: IGEPREV, no Centro; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; e no SESI, na Vila Mocó.

Os atendimentos serão das 08h às 17h e é obrigatória a portabilidade de um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência...

No Reino Unido, país da Europa com a maior taxa de vacinação, número de mortos por Covid-19 baixa para 10

O governo do Reino Unido registrou neste sábado (3) 10 mortes de pessoas que foram diagnosticadas recentemente, a menos de 28 dias, com Covid-19. Esse é o melhor número desde o começo de setembro de 2020.

Isso equivale a 54,3 doses para cada 100 habitantes. É o país da Europa no qual a vacinação ocorre mais rapidamente. O ministro de Saúde, Matt Hancock, afirmou em um comunicado que o programa de vacinação do país é espetacular. Mais de metade de toda a população com mais de 80 já tomou duas doses, segundo ele...

Juazeiro vacinou mais de 100 trabalhadores de segurança pública e saúde neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro vacinou neste sábado (3), em primeira dose, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, acima de 50 anos e ativos e idosos em segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) montou um posto de vacinação no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a imunização de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, ativos e acima de 50 anos. Foram vacinados policiais militares, policiais federais, policiais civis, bombeiros militares, policiais de penitenciárias, guardas municipais e guardas de trânsito, lotados na cidade de Juazeiro...

Prefeitura de Juazeiro fará plantão de vacinação contra covid-19 na sede neste sábado (03)

A Prefeitura de Juazeiro fará plantão de vacinação contra Covid-19 na área urbana do município neste sábado (3). Nesta quinta-feira (1), Juazeiro recebeu 3.540 doses. Desse total, 1.700 são para primeira dose em idosos e grupos de segurança e salvamento. 1.840, são para a segunda dose.

O posto que irá funcionar no auditório do Campus da Univasf, no bairro Santo Antônio, é exclusivo para receber os trabalhadores das forças de segurança e salvamento, ativos e acima de 50 anos...

Bahia, primeiro lugar em vacinação no Brasil

Nas redes sociais, o Governador Rui Costa e o Secretário da Saúde Fábio Vilas Boas comemoraram o fato de que a Bahia assumiu a liderança da vacinação contra o coronavírus em todo o Brasil nesta quinta-feira (01).

A Bahia tem 11,15% da sua população já vacinada. “Meu agradecimento a todos os prefeitos e prefeitas da Bahia. Meu agradecimento a todos os profissionais da saúde e de apoio, que trabalharam exaustivamente para a Bahia conquistar o primeiro lugar em vacinação no Brasil. Motivo de orgulho pra todos nós! A guerra é longa e só vamos vencê-la com seriedade, trabalho e a colaboração de todos" expressou Rui Costa...

Comitê questiona ritmo de vacinação: "Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacinas e nós só temos 18 milhões de doses aplicadas? 

O presidente da Câmara, Arthur Lira falou após a primeira reunião do Comitê de Combate à Covid: "Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacina e nós só temos 18 milhões de doses aplicadas?", disse, descartando "má vontade ou má fé" dos estados e municípios.

A nossa solicitação é que o Ministério da Saúde forme, urgentemente, um grupo ainda mais rígido de controle desses dados. Não acredito em hipótese alguma que tenha algum tipo de má vontade ou de má fé nisso - pelo contrário. É o atabalhoamento desta crise, desta pandemia ou da burocracia de informação por parte de governos estaduais ou governos municipais do retorno dessas vacinas que foram enviadas"...

Prefeitura de Juazeiro começa a preparar a campanha de vacinação contra a gripe

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) receberam as informações da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Apoiadores da Atenção Básica, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram do treinamento.

Numa parceria com a Diretoria Regional Norte da Saúde, os coordenadores de vacinação receberam as orientações de como será a campanha nos municípios. ..

Deputado Zó debate situação da vacinação na região Norte

Com o tema "Vacina contra a Covid-19: perspectivas e desafios", o deputado estadual Zó (PCdoB) realizou live com o médico Pedro Alcântara e coordenador do Núcleo Norte de Saúde da Bahia.

Na abertura, Zó criticou as pessoas que negam eficácia da vacina, a partir do presidente Bolsonaro, e destacou história humilde de Pedro Alcântara, que se formou em medicina e teve carreira política longa...

SINJORBA e SINTERP/BA solicitam prioridade na vacinação para profissionais de imprensa

O SINJORBA e SINTERP conjuntamente, solicitaram ao Ministério da Saúde – Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, a inclusão dos profissionais de imprensa no na lista das categorias de trabalhadores prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

No ofício o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp), argumentam que seus representados, jornalistas e radialistas, desempenham serviço de cobertura jornalística dos fatos cotidianos e apresentam-se expostos à transmissão da covid, uma vez que realizam reportagens presenciais, até em unidades de saúde...

Prefeitura de Juazeiro aplicou quase 90% das doses recebidas para vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Juazeiro já aplicou quase 90% das doses de vacinas recebidas desde o início da vacinação contra o novo coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Município (Sesau) desta terça-feira (30), das  21.278 doses que o Governo do Estado enviou, 19.066 foram aplicadas, representando 89,60% do total.

Com esse percentual, Juazeiro aguarda receber novas doses da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para prosseguir com a Fase 1 do Plano Nacional de Imunização. Até esta terça, a faixa etária era de 65 anos, e deve avançar à medida que o governo envie mais vacinas...

Covid-19: primeiro dia de vacinação para idosos acima de 64 anos acontece com tranquilidade em Petrolina

Alegria, emoção e muita comemoração. Esses foram os sentimentos vivenciados pelos profissionais de saúde e os idosos acima de 64 anos em todos os pontos de vacinação, nesta segunda-feira (29), em Petrolina. No balanço parcial de vacinação, divulgado pela Secretaria de Saúde, no início desta tarde, mais de 900 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

A força-tarefa continua hoje (30) nos seis pontos estratégicos e também com o sistema de drive-thru. O objetivo é vacinar cerca de quatro mil idosos nesses dois dias. Para os pontos fixos de vacinação, os idosos precisam levar, obrigatoriamente, um documento com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência...

Prefeitura de Juazeiro inicia nesta terça-feira vacinação para idosos acima de 65 anos na área urbana

A Prefeitura de Juazeiro começa nesta terça-feira (30), a vacinação em primeira dose, de idosos acima de 65 anos, em postos na zona urbana da cidade, e prossegue vacinando idosos acima de 65 anos na zona rural.

A Secretaria de Saúde do Município (Sesau) montou vários postos de vacinação contra o coronavírus na cidade, para vacinar idosos nessa faixa etária, cumprindo a Fase  1 do Plano Nacional de Imunização. ..

Juazeiro vacinou mais de 1.300 pessoas no final de semana e inicia nesta segunda-feira vacinação para idosos acima de 66 anos na área urbana

A Prefeitura de Juazeiro fechou neste domingo (28), a vacinação do plantão do sábado (27), que imunizou, em primeira dose,  idosos acima de 67 anos na área urbana e acima de 65 anos na zona rural. Ao todo, foram vacinados 1.320 idosos.

A Secretaria de Saúde do Município (Sesau) montou três postos de vacinação contra o coronavírus na sede da cidade e 14 postos no interior. Em Conchas, na região de Maniçoba, Dona Maria das Neves, de 65 anos, comemorou ao ser  vacinada. “A vacinação é muito importante para todos nós,  porque a coisa está muito séria. Fui vacinada e estou muito feliz”, falou a idosa...

Curaçá: Governo Municipal realiza vacinação contra COVID 19 para idosos acima de 65 anos

Neste domingo, 28 de março, o Governo Municipal de Curaçá, através da Secretaria de Saúde, deu início a vacinação contra a Covid 19 para o grupo de idosos com idade acima de 65 anos, da sede do Município. 

Para melhorar o acesso a vacina foram disponibilizados 3 pontos de vacinação, um no centro da cidade, em frente ao prédio da antiga Secretaria de Saúde, por meio do método “drive thru”, onde os idosos são vacinados dentro dos próprios veículos; também no Colégio Professor Ivo Braga e na Escola Chapeuzinho Vermelho. ..

“O ritmo lento em que se encontra a vacinação contribui para prolongar a duração da pandemia", aponta pesquisa

O boletim do Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado essa semana, apontou que a pandemia do novo coronavírus passou a afetar faixas etárias mais jovens.

Pesquisadores observaram aumento de casos de COVID-19 em três grupos etários: 30 a 39 anos (565,08%); 40 a 49 anos (626%); e 50 a 59 anos (525,93%). Consequentemente, a concentração nas idades mais avançadas foi reduzida, segundo a pesquisa. ..

Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas é insuficiente, classifica Conaq

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) classificou o Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas, divulgado pelo Ministério da Saúde, como insuficiente.

Na avaliação da Conaq, o plano não contempla a totalidade da população quilombola, utilizando números subdimensionados. Por enquanto, a estimativa geral do Plano contabiliza 1.133.106 quilombolas distribuídos em 1.278 municípios e 25 estados e DF. ..