Foram encontrados 245 registros para a palavra: fake

“Impugnação de candidatura de Joseph Bandeira a deputado federal é fake news” diz assessoria

Circularam nas redes sociais na manhã desta terça-feira (30) informações de que a candidatura a deputado federal do ex-prefeito Joseph Bandeira tinha sido impugnada pelo STJ.

Segundo as informações o relator do pedido de Tutela de Urgência, formulado por Joseph ao STJ – Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Luiz Kukina não acatou a argumentação e indeferiu o pedido...

Bolsonaro responde para Bonner sobre ataques a Ministro do TSE: 'Fake news da sua parte'

Jair Bolsonaro (PL) acusou o apresentador do Jornal Nacional (JN) William Bonner de fazer “fake news” ao vivo durante entrevista nesta segunda-feira (22/8). O jornalista havia questionado o presidente sobre os ataques às urnas e ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao ser questionado a respeito dos ataques contra o ministro, que Bolsonaro chamou de “canalha” e de “oportunista”, o presidente se irritou com o jornalista...

Membros e servidores dos MPs de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia participam do curso sobre Fake news, ciberespaço e eleições

Curso de cinco dias sobre Fake News inicia aulas com introdução sobre o fenômeno e o ambiente informacional da modernidade. O curso online Fake news, ciberespaço e eleições está sendo realizado sempre das 15h às 17h até sexta-feira (19), através da ferramenta Google Sala de Aula, com a participação de membros e servidores dos Ministérios Públicos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia.

“A capacitação visa nos preparar para a conjuntura do uso das redes sociais com a finalidade de disseminar desinformação neste período eleitoral, no quesito investigação e apuração.Como se tratam de avalanches de notícias verdadeiras mas deturpadas, manipuladas ou modificadas, torna muito mais desafiante a conjuntura atual”, ressaltou o diretor da Escola, procurador de Justiça Sílvio Tavares...

Coordenador do Censo 2022 alerta para Fake News: "infelizmente, têm circulando nos grupos essa foto. Uma notícia antiga que, de tempos em tempos, circula no WhatsApp"

IBGE alerta para falso cartaz que mostra assaltante com crachá. Em contato com a redeGN, José Inailton Nunes da Silva Junior, Coordenador de Área do Censo 2022, Agência do IBGE em Petrolina-PE, envia alerta para Fake News que circula nas redes sociais. De acordo com o José Inailton, "infelizmente, têm circulando nos grupos de bairros da cidade essa foto de um suposto recenseador do IBGE que entra nas casas para roubar as pessoas. Quero deixar claro que se trata de uma FAKE NEWS. Essa é uma notícia antiga que, de tempos em tempos, circula no WhatsApp".

Confira:..

Vereadores trocam farpas na Câmara de Juazeiro: "Irresponsável. Mentiroso. Falsificador de documentos. Divulgador de Fake News. Puxa Saco"

"Irresponsável. Mentiroso. Falsificador de documentos. Divulgador de Fake News. Puxa Saco de Governo". Estas palavras deram o ritmo do que foi a sessão da Câmara de Vereadore de Juazeiro, Bahia, nesta quarta-feira (10).

Mais uma vez a discussão envolveu os vereadores Alex Tanuri e José Carlos Medeiros. Os vereadores trocaram farpas e "usaram a metralhadora das palavras". ..

TSE: Coronel é excluído da equipe de inspeção a sistemas de votação por espalhar fake news

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou, nesta segunda-feira (8), um ofício ao Ministério da Defesa comunicando ter descredenciado um coronel do Exército da equipe de técnicos designados pela pasta para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação.

O ofício é assinado também pelo atual vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. O motivo para o veto à participação do coronel Ricado Sant´Anna na inspeção foi a notícia de que mensagens publicadas por ele sobre o processo eleitoral foram rotuladas como falsas por plataformas de rede social...

Fachin dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar em ações sobre reunião com embaixadores

O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quinta-feira (21) que o presidente Jair Bolsonaro se manifeste, em até cinco dias, nas ações que questionam o encontro de Bolsonaro com embaixadores.

Na última segunda (18), Bolsonaro recebeu embaixadores no Palácio da Alvorada, em Brasília, e repetiu novamente sem provas suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições e a segurança das urnas eletrônicas...

Moraes manda tirar do ar postagens de bolsonaristas com fake news sobre Lula

O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira (18) que sejam retiradas do ar mensagens publicadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais que contêm fake news sobre o ex-presidente Lula.

Na condição de presidente em exercício do TSE, Moraes atendeu a um pedido do PT. Uma das postagens com fake news questionadas pelo partido é a que associa o ex-presidente Lula ao crime organizado. Outra publicação com fake news também contestada associa o partido ao fascismo e ao nazismo...

Fux elogia condução de Moraes em inquérito das fake news: “Sério e competente”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, defendeu a gestão do colega Alexandre de Moraes à frente do inquérito da corte que combate a desinformação e ataques ao colegiado, nesta quarta-feira (18).

“Moraes tem conduzido os trabalhos com extrema seriedade e competência”, elogiou Fux. “Muitos talvez não saibam, mas esse trabalho de inquérito revelou atos preparatórios de terrorismo contra o Supremo”, revelou...

Artigo - Eleições 2022: A guerra das Fake News

Dentre alguns fatores que começam a envolver o próximo pleito eleitoral e que causam preocupações ao nosso eleitorado, são as posições extremas de radicalismo adotadas pelas alas políticas mais fortes - Esquerda e Direita -, nem sempre motivadas pelo desejo de convencer o eleitor dos seus propósitos e princípios ideológicos. Estão atreladas ao uso da baixaria indiscriminada e da estratégia das Fake News, ou seja, da geração das mentiras levianas que anarquizam e confundem o processo democrático, prática que tem tomado proporções cada dia mais irresponsáveis.

Já de algum tempo é perceptível o tom pouco elegante no linguajar político usado em público e em entrevistas, pelos candidatos que lideram as pesquisas e que se apresentam como prováveis contendores habilitados para um 2º. Turno em outubro próximo. O grau de otimismo reinante entre os eleitores simpatizantes desses grupos adquiriu uma dimensão de tal intensidade que, para eles, as pesquisas não têm qualquer legitimidade quando os índices não satisfazem o seu interesse...

Alerta: Polícias Civil e Militar não enviam alertas por aplicativos de mensagem

São falsas as mensagens de texto que circulam em aplicativos como o WhatsApp com supostos alertas e orientações de segurança da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Um dos conteúdos compartilhados lista uma série do que os autores da fake news chamam de "medidas cautelares" contra situações de risco...

Netinho é condenado e terá que pagar 20 mil a Manuela D'Ávila por fake news

A Justiça concedeu, na última segunda-feira (18), uma liminar em desfavor ao cantor Netinho por ter veiculado uma declaração falsa sobre aborto atribuída à ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila (PCdoB). 

O intérprete de "Mila" e "Capricho dos Deuses" terá que desembolsar uma quantia de R$ 20 mil por danos morais. A decisão que concedeu a tutela de urgência foi do juiz João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. ..

Ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho acusa gestão Suzana Ramos de gastar dinheiro público para divulgar fake news

Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro, emitiu um comunicado à imprensa onde acusa a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, de gastar "dinheiro público para divulgar FakeNews, mentindo para o povo".

A nota se refere a uma peça publicitária, veiculada na TV e nas redes sociais, segundo o ex-gestor, sobre salas de aula da rede muncicipal...

Câmara e TSE assinam termo para combater fake news nas eleições 2022

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinaram hoje (5) um termo de cooperação para combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, durante as eleições deste ano.

A assinatura ocorreu na residência oficial da Câmara e contou ainda com a participação do vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além do termo de cooperação também foi assinado um protocolo de intenções para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, formado por membros das duas instituições. O termo tem validade de 60 meses...

Moraes assume comissão que monitora fake news no TSE

O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assumiu nesta segunda-feira (21), a presidência de uma comissão da Corte que monitora notícias falsas. O ministro Mauro Campbell Marques será o vice-presidente do grupo. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

Segundo a portaria assinada em 17 de março pelo presidente do TSE, Edson Fachin, a comissão tem o objetivo de “monitorar, elaborar estudos e implementar ações para combate à disseminação em massa de informações falsas em redes sociais, com o intuito de lesar expor a perigo de lesão a lisura e confiança do sistema eleitoral”. ..

Artigo - A Guerrilha das Fake news e sua desumanidade

Com a declaração formal de guerra da Rússia em face da Ucrânia, inúmeros são os meios de comunicação e sociais proferindo informações ilícitas e inverídicas, difundindo fotos, vídeos, entrevistas e conteúdos falsos.

A guerra de informações antagônicas e desencontradas é uma estratégia antiga e visa desestabilizar um dos pólos da guerrilha, e tornar a tomada de decisão o mais ainda difícil do que é...

Eleitores precisam ficar atentos a conteúdos falsos divulgados como deepfakes

As chamadas deepfakes se utilizam da Inteligência Artificial para reproduzir sons e imagens e criar uma situação irreal. Essa tecnologia pode ser usada para incriminar pessoas ou fazer com que indivíduos sejam constrangidos por algo que não fizeram. 

Nesse sentido, é necessário que fiquemos atentos ao seu uso e sempre questionemos tudo o que consumimos na internet. É importante saber também que existem leis que punem os criminosos e indenizam as vítimas...

TSE assina acordo com plataformas digitais para combater notícias falsas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta terça-feira (15), uma reunião com representantes de plataformas digitais sobre medidas para combater a desinformação nas eleições de 2022. Na ocasião, foi assinado um documento com ações que visam barrar a divulgação de notícias falsas na internet.

A reunião foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e contou com representantes de Facebook, Google, Youtube, Instagram, Twitter, TikTok, WhatsApp e Kwai...

Artigo - Fato ou Fake sobre combustíveis

Existem muitos mitos quando o assunto é combustíveis, passados por gerações e gerações de motoristas. Porém, saber o que é fake e o que é fato pode até ajudar a economizar na hora do abastecimento.

Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, explica que "há algumas crenças que surgiram muitas décadas atrás e que realmente eram verídicas, mas a engenharia automotiva mudou muito, principalmente nos últimos anos. O avanço dos motores e as novas tecnologias melhoraram o desempenho dos veículos e acabaram com muitos mitos antigos", explica. Pose desmistifica as lendas mais conhecidas e esclarece o que realmente vale quando o assunto é combustível...

Exército proíbe que militares compartilhem fake news sobre pandemia

Uma nova diretriz do Exército Brasileiro proíbe que militares compartilhem notícias falsas sobre a pandemia de covid-19 em redes sociais. O documento também diz que militares devem orientar familiares e pessoas de seu convívio sobre a conduta.

Assinada pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a diretriz tem como objetivo "preservar a capacidade operativa da Força Terrestre" e a saúde dos integrantes do Exército. O documento é do dia 3 de janeiro e foi disponibilizado pelo Exército a pedido do UOL...