Os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram sexta-feira (22), da 3ª Edição do Piquenique Literário, com as turmas dos Programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que tem como objetivo incentivar a leitura, criando ambientes fora da sala de aula, saindo da rotina pedagógica.
A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves participou do piquenique da escola Ludgero de Souza, realizado ao ar livre, na Lagoa de Calú, que se transformou em uma biblioteca itinerante. “A Rede Municipal de Ensino realiza mais uma atividade diferenciada para os alunos, incentivando cada vez mais a leitura, e proporcionando um momento único de aprendizagem. Essa parceria com o Instituto Ayrton Senna já é sucesso, desde 2010 estamos unindo esforços e temos alcançado resultados positivos na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Lucinete.
A mãe, Genismar Batista parabenizou os professores pela iniciativa. “Achei muito boa essa ideia de trazer os alunos para esta aula ao ar livre, eu e meu esposo estamos acompanhando de perto, e percebemos que meu filho e os colegas adoraram, e acredito que aprenderam muito mais. Tenho dois filhos que estudam na Ludgero, estou gostando muito da escola e dos professores”, afirmou.
“Nossa ideia foi transformar a Lagoa de Calú, em uma biblioteca ao ar livre, onde os alunos tiveram oportunidade de ler, brincar, lanchar e interagir com os colegas e professores. Foi um momento muito prazeroso de leitura e eles adoraram”, evidenciou a professora, Elania Ferreira.
A árvore de livros, símbolo central do projeto, compõe a ambientação criada para gerar o prazer e encantamento pela leitura, em outros locais que não seja a sala de aula. O Piquenique Literário aconteceu em 25 escolas municipais, um total de 40 turmas do ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que organizaram este momento, associando dois prazeres, o da leitura e o do sabor dos alimentos, com um lanche que foi servido para os leitores durante o piquenique...