A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) vai aplicar quinta e sexta-feira (23 e 24), a segunda prova este ano do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ, em todas as escolas do município que trabalham com as turmas do Infantil V ao 9º ano. Cerca de 25 mil alunos, de 134 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino irão responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.
“No primeiro semestre realizamos a primeira avaliação com os alunos da rede, e esta semana realizaremos a segunda avaliação do ano, com uma novidade, os alunos do Infantil V também farão parte do diagnóstico do SAEJ. Este sistema, implantado pela SEDUC em 2009, oferece dados para uma análise ampla e precisa da Rede e fornece as informações necessárias para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino, e também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos”, ressaltou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.
Ontem segunda-feira (20), a superintendência pedagógica da SEDUC, realizou uma formação para os profissionais que irão trabalhar na aplicação das provas. “Orientamos os gestores e coordenadores pedagógicos sobre o manual de aplicação, e anteriormente, solicitamos aos professores que mobilizassem os alunos, explicando o objetivo e a importância da participação de todos nessa segunda etapa da avaliação, para que o resultado seja mais eficaz”, disse a superintendente pedagógica, Rosilda Carvalho.
A superintendente também destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelos gestores, coordenadores e professores para que o ambiente escolar seja preparado adequadamente, assegurando a tranquilidade dos alunos no momento da aplicação das provas. Na quinta-feira (23) os estudantes farão a prova de Português e na sexta-feira (24) a de Matemática.
As provas são elaboradas pela equipe de formadores da Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro – EFEJ. Na avaliação são mensuradas, além dos diagnósticos de escrita e produção de texto, a capacidade de interpretação do aluno, a evolução na aprendizagem dos conteúdos e a habilidade dos estudantes ao estabelecer relações lógico-discursivas.
Assim, além de retratar o desempenho do aluno ao longo da sua escolaridade e os eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o SAEJ busca, também, envolver docentes, gestores, coordenadores e pais ou responsáveis, através da divulgação do Boletim Pedagógico, onde cada escola encontra um retrato fiel do desempenho de seus alunos, e do Boletim Aluno, que mostra o desempenho individual de cada aluno em Língua Portuguesa e Matemática.
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