Foram encontrados 948 registros para a palavra: escolas

SEDUC inicia matriculas dos novos alunos oferecendo ensino de qualidade e escolas reformadas em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro inicia, nesta quinta-feira (05), as matriculas dos novos alunos para a Rede Municipal de Ensino. Os estudantes que serão recebidos pela rede, vão contar com uma excelente infraestrutura, onde 97 unidades foram reformadas e climatizadas, além de uma equipe de professores qualificados na sede e no interior do município.

Para efetuar a matricula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar escolhida até o dia 13 de janeiro, e apresentar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Transferência/Histórico Escolar, Carteira de Vacinação e Cartão Bolsa Família para alunos da Educação Infantil. As equipes da secretaria e das escolas estarão disponíveis nas unidades escolares, das 8h às 17h. Os alunos da casa que ainda não efetuaram a matricula podem realizar até esta quarta-feira (04)...

Pinheiro visita escolas para diagnóstico e intervenções físicas e pedagógicas

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, visitou duas escolas estaduais na região do Beiru, em Salvador, nesta segunda-feira (02). Pinheiro percorreu as instalações dos Colégios Estaduais Zumbi dos Palmares e Edvaldo Fernandes, no bairro de Tancredo Neves. O objetivo é fazer um diagnóstico da infraestrutura das unidades escolares e verificar quais as intervenções que precisam ser feitas para a melhoria das escolas com vistas ao início do Ano Letivo 2017, previsto para o dia 06 de fevereiro.  

“Estamos fazendo estas visitas às escolas desde o ano passado e agora estamos aproveitando este início de ano para saber como estão as condições das unidades escolares. Aqui no Beirú, nós temos três escolas da rede estadual na mesma rua, inclusive, duas estão em situação bem ruim. Portanto, o ideal é ver como a gente faz um remanejamento e como melhora a estrutura pública”, afirma Pinheiro, ao destacar que “o desafio é modificar essas estruturas, melhorar o ambiente de trabalho, discutir novas técnicas e novos caminhos pedagógicos, inserir a mudança que estamos implantando em toda a rede”...

Em convênio com o MEC, 36 escolas de Pernambuco adotam tempo integral

Em 2017, 38 escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco vão se transformar em instituições de educação em tempo integral. Desse total, 36 estão incluídas no Programa de Fomento à Implementação da Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ministro Mendonça Filho, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Na educação em tempo integral, as aulas das disciplinas regulares são ministradas em um turno e atividades extras – de esporte a reforço escolar – ocorrem na outra parte do dia, totalizando 45 horas semanais. São cerca de 7,8 mil vagas, todas com matrícula já aberta e ano letivo iniciado em 2017. A mudança começa pelo primeiro ano do ensino médio. Aqueles que já estudam no turno regular se formam no regime inicial. Para cada aluno dessas instituições (localizadas em 23 municípios), o Ministério da Educação vai repassar anualmente ao estado R$ 2 mil...

Carletto solicita implementação de ações de combate ao bullying nas escolas

Sugerir a implementação de ações de combate ao bullying nas escolas. Esse é o objetivo de uma Indicação de autoria do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). De acordo com o parlamentar, pesquisas mostram que vítimas de bullying têm mais chances de desenvolver problemas, como depressão, ansiedade e estresse.

Carletto também ressaltou que o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e a Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, que institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate aoBullying e à Violência na Escola...

Rui inaugura UPA e autoriza construção de duas escolas em Camaçari

O governador Rui Costa anunciou, na manhã desta segunda-feira (26), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, que autorizou a construção de duas escolas na região. Com investimento de R$ 5,4 milhões, as unidades de ensino vão funcionar nos distritos de Monte Gordo e Arembepe, no litoral do município.

Em Arembepe, o Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque vai funcionar em sede própria, assim como Colégio Estadual de Monte Gordo. Ambos estavam instaladas em prédios cedidos pelas respectivas prefeituras. "Cada uma das escolas terá equipamentos, incluindo quadra coberta biblioteca, oito salas, enfim, estrutura completa, para dar mais qualidade de ensino aos jovens do litoral de Camaçari", afirmou Rui...

Escolas estaduais iniciam avaliação dos Conselhos de Classe

As férias escolares para os estudantes que ficaram em recuperação ainda não começaram. Para estes, o tempo de permanência nas unidades escolares se estenderá até o próximo dia 29, sendo que no dia 30 será divulgado o resultado final. Em muitas escolas, o desempenho dos estudantes que ficaram em até três recuperações está sendo avaliado pelos Conselhos de Classe em reuniões que têm a participação de gestores, professores e líderes de classe. 

O conselho analisa critérios como comportamento, assiduidade e participação, além do desempenho em cada disciplina. Caso tenha uma avaliação positiva, o aluno é encaminhado para a série seguinte. Se negativo, ele passa por uma orientação prévia para ser acompanhado por aulas e testes finais.

conselho de classe
Reunião do Conselho do Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador.
(Foto: Emerson Santos)

No Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, os professores se reuniram na quinta-feira (22) para avaliar os estudantes. “Os alunos reprovados em até três disciplinas, são encaminhados para o Conselho de Classe, onde utilizamos critérios quantitativos e qualitativos, a frequência, participação e comportamento são muito importantes. Caso sejam encaminhados à recuperação, nós chamamos o estudante e o orientamos sobre como proceder na rotina de estudos e como a família pode ajudar neste momento”, explicou a professora de Educação Física, Luise Alves. 

No município de Firmino Alves (sul), o Centro Educacional Monteiro Lobato tem Conselho de Classe permanente, como informou a vice-diretora Cicleide da Grança. “Realizamos essa avaliação no final de cada unidade, para analisar e identificar os alunos que já venham com alguma dificuldade. Além disso, a gente estimula a fim de que a comunidade escolar participe deste processo e possa contribuir para melhorar o desempenho do aluno ao longo do ano”.

Matrícula 

Com o final do ano letivo nas escolas estaduais, os pais, mães e responsáveis devem ficar atentos para o calendário de matrícula. Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 para realizar a renovação da matrícula. Quem não renovar neste período perderá a vaga em sua escola atual, terá que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis A ma¬trí¬cula segue de 24 a 31 de ja¬neiro para alunos que irão mudar de es¬colas e alunos novos. Saiba mais no Portal da Educação...

SEDUC inicia matriculas escolares na próxima quinta-feira (22) em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC de Juazeiro inicia nesta quinta-feira (22), as matrículas escolares da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2017.

Os alunos da casa poderão realizar as matriculas de 22 de dezembro a 04 de janeiro, já os alunos novatos do dia 05 a 13 de janeiro de 2017. No ato da matricula, os pais ou responsáveis devem comparecer a unidade escolar escolhida e levar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Transferência/Histórico Escolar, Carteira de Vacinação e Cartão Bolsa Família para alunos da Educação Infantil. As equipes da SEDUC estarão disponíveis nas unidades escolares, das 8h às 17h...

Em reunião com Miguel Coelho, governador promete novas escolas em tempo integral para Petrolina 

Após ser diplomado prefeito de Petrolina, Miguel Coelho cumpriu sua primeira agenda oficial num encontro com o governador Paulo Câmara, na noite desta segunda-feira (19). A reunião foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra e ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Entre os principais pontos da conversa, a ampliação dos investimentos do Governo para educação, saneamento, saúde e cultura na capital do São Francisco. 

O governador Paulo Câmara se comprometeu a iniciar a implantação de cinco escolas em tempo integral em Petrolina a partir de 2017. Ainda no campo da educação, Miguel discutiu um projeto para a construção de uma escola técnica estadual. "O governador será um grande parceiro de Petrolina. Estamos unindo forças para garantir que os investimentos cheguem na educação e demais setores. É assim que pretendemos governar, fazendo parcerias e buscando recursos que possam fazer nossa cidade voltar a ser um espelho de desenvolvimento", destacou Miguel após o encontro. ..

Juazeiro em clima de Natal

Acontece nesta noite de quinta-feira (15) a 2ª Cantata Natalina 'Meu Presente de Natal' no Paço Municipal. A Cantata este ano reúne 160 crianças das escolas municipais Guiomar Lustosa, Carmem Costa, Terezinha Ferreira, Helena Araújo, EMEI Maria Suely, Escola de Tempo Integral e o Recanto do Pequeno Príncipe, da Rede Particular de Ensino...

Oito instituições particulares dão desconto em mensalidades para servidores municipais.

Os servidores municipais de Juazeiro ganham mais uma oportunidade de descontos através do Cartão do Servidor, programa da secretaria Municipal de Administração (SEAD). Desta vez nas unidades de ensino da rede particular da cidade e também da vizinha Petrolina, onde residem servidores do município de Juazeiro. Ao todo são oito unidades de ensino, com diversos descontos em mensalidades. 

São escolas de ensino fundamental I e II, nível médio, técnico, curso pré-vestibular e faculdades. As escolas parceiras do Cartão do Servidor, como a Anhanguera Educacional, Colégio Moura, Curso Top de Linha, UNOPAR, Residência Técnica, Faculdade Maurício de Nassau, Colégio Edson Ribeiro e Colégio Shalom estão disponibilizando descontos variados que vão de 10% até 57% nas mensalidades 2017. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta alunos sobre Bullying e suas consequências

Nesta terça-feira (06), os alunos da Escola Estadual Helena Celestino receberam uma palestra sobre Bullying e automutilação com a gerente do setor de humanização da Secretaria Municipal de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira. A ação é uma parceria da saúde com a educação, através do programa 'Virada Educacional Bahia'.

Durante a palestra, Carla Lorena detalhou como o Bullying vem crescendo, não só no ambiente escolar como também na vida das crianças e adolescentes fora da sala de aula. "Foi um momento de conversar com esses estudantes sobre essas brincadeiras sem graça que acabam afetando a vida de um jovem, e pode levar à depressão, às drogas e até mesmo à morte. É preciso debater esse assunto sempre que preciso. A pessoa vitima de bullying pode fica traumatizada, ter medo constante, além de desenvolver outros problemas de saúde", disse Lorena..

PROJETO DESENVOLVIDO NA UNEB ENTREGA BRINQUEDOTECAS ITINERANTES A ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro,  às 09h00min (manhã) na Sala de Multimídia do Departamento de Ciências Humanas - Campus III da Universidade  do Estado da Bahia - UNEB - Juazeiro - BA, o  projeto - Brinquedoteca Itinerante - o Movimento do brincar entre a escola e a comunidade, por meio dos seus Coordenadores e idealizadores, Professora Edilane Carvalho Teles e Edmerson dos Santos Reis, e da Diretora do Departamento, Professora Márcia Guena fará a entrega das Brinquedotecas Itinerantes às escolas da rede municipal contempladas nas ações do projeto.

O objetivo do projeto é fomentar através da interação com a brinquedoteca itinerante, a ampliação e compreensão da comunidade escolar e familiar sobre a importância do jogo e brincadeira livres e espontâneos e/ou orientados para a formação e desenvolvimento pleno da criança, garantindo ainda, o fomento à pesquisa e melhorias na formação dos sujeitos da educação básica (educação infantil e ensino fundamental), em parceria e diálogo entre a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus III, Escolas do campo e da periferia urbana da cidade de Juazeiro - BA...

Alunos ensaiam a Cantata Natalina que acontecerá no dia 15 de dezembro em Juazeiro

Os alunos do coral da Escola Terezinha Ferreira Oliveira e de mais seis escolas, estão empenhados nos ensaios para a 2ª Cantata Natalina 'Meu Presente de Natal', que acontecerá no dia 15 de dezembro, às 18h, no Paço Municipal, em Juazeiro.

De acordo com o professor e maestro do coral, Robson Matos as crianças estão ensaiando de segunda a sexta-feira, quase duas horas por dia. "A nossa expectativa é de fazer ainda melhor do que o ano passado. Tivemos todo o cuidado nas escolhas das músicas e os alunos estão empenhados para levar uma mensagem de união, amor e paz para o povo de Juazeiro neste Natal. Será uma noite de muita emoção com música, dança e teatro", garantiu o professor...

Virada Educacional acontece hoje nas escolas estaduais em Juazeiro

As es­colas es­ta­duais de toda a Bahia realizarão nesta terça-feira (06) 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”. A ini­ci­a­tiva é da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado e serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

Toda uma programação foi montada pelas escolas estaduais de Juazeiro e terá início a partir das 8h. No Colégio Estadual Antonilho da França Cardoso a programação se iniciará com apresentação de fanfarra. Em seguida os alunos irão participar de torneios de futebol, aula de dança, debates, desfiles, recitação de poesia, entre outras atividades...

Escolas estaduais participarão da virada educacional #TransformaÊ

As es­colas es­ta­duais irão pro­mover, no dia 6 de de­zembro, 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”, que será re­a­li­zado si­mul­ta­ne­a­mente nas es­colas da ca­pital e do in­te­rior. Através da ini­ci­a­tiva da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

As es­colas es­ta­duais já estão sendo mo­bi­li­zadas e se pre­pa­rando para a ati­vi­dade que pos­si­bi­li­tará a troca de ex­pe­ri­ên­cias, a apre­sen­tação de pro­jetos de arte, es­porte, cul­tura, ci­ência, ino­vação e em­pre­en­de­do­rismo que são de­sen­vol­vidos du­rante o ano le­tivo 2016, pro­mo­vendo o pro­ta­go­nismo es­tu­dantil. Além disso, o #Trans­formaÊ irá opor­tu­nizar dis­cus­sões sobre po­ten­ci­a­li­dades e metas para o Ano Le­tivo de 2017. Todas as ações têm como foco a va­lo­ri­zação da es­cola pú­blica e uma das pers­pec­tivas é a de que o evento também for­ta­leça, nos es­tu­dantes, o sen­ti­mento de per­ten­ci­mento da es­cola pú­blica como um bem de todos, fa­zendo com que con­tri­buam com a pre­ser­vação do pa­trimônio pú­blico...

Secretarias de Saúde e Educação enviam Termo de Responsabilidade para pais de alunos em combate ao Mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação enviou um termo de responsabilidade para pais de alunos da rede municipal com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito da dengue e ajudar o estudante a realizar ações preventivas que visem à redução dos criadouros de mosquitos no ambiente domiciliar e na vizinhança.

A importância desse termo é chamar atenção dos pais junto com seus filhos, no sentido de que todos contribuam com a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na semana passada profissionais do programa Estratégia da Saúde da Família, com participação de enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde visitaram a escola Nossa Senhora das Grotas, no bairro Alagadiço realizando ações educativas de combate à dengue...

75ª CIPM REALIZA FORMATURA DE CRIANÇAS NO PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – 75ª CIPM - realizou solenidade de Formatura de 465 Crianças dos Quintos e Sétimos Anos, das Escolas da área de atribuição administrativa da 75ª CIPM: José Pereira da Silva, Dinoráh Albernaz Melo Da Silva, José Padilha da Silva, Terezinha Ferreira Oliveira, Rotary Clube, Lomanto Junior e Helena Celestina Magalhães, todas em Juazeiro, nesta sexta-feira (25).

As aulas foram ministradas pelo SGT PM Rubenildo e pela SGT PM Ana Lúcia, com o objetivo de eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, além de prevenir comportamentos violentos por parte das crianças. Durante o evento, as crianças mostraram sintonia com a estratégia do Programa e principalmente os resultados positivos, como o testemunho de uma criança que conseguiu fazer com que o pai parasse de fumar, além de cantar de forma respeitosa o Hino Nacional Brasileiro, participando ainda de brincadeiras e recebendo medalhas e brindes...

PETROLINA: VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE REALIZA MUTIRÃO DE AUDIÊNCIA PARA COMBATER VIOLÊNCIA EM ESCOLAS

Nesta sexta-feira (25), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina promove audiência com 250 jovens para serem advertidos por atos de indisciplina e violência. Foram convocados alunos de 22 escolas públicas da rede estadual e municipal da cidade. A audiência ocorre a partir das 09:00h, no auditório do Júri no Fórum Manoel Francisco de Souza Filho.

O evento é uma etapa do programa Prevenção de Violência nas Escolas (PREVINE), desenvolvidos pela unidade Judiciária da Infância e Juventude de Petrolina. A ação tem o objetivo de minimizar os índices de violência no ambiente escolar e alertar os pais sobre a necessidade de acompanhamento das atividades escolares dos filhos...

Proerd leva policiais voluntários para ensinar em escolas baianas

Policias militares se transformam em professores nas salas de aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e dão lições que vão desde o respeito aos mais velhos e a valorização da autoestima até a prevenção ao uso de drogas e álcool. São agentes voluntários, incluindo o efetivo de Bases Comunitárias de Segurança (BCS), que dedicam o seu tempo para ensinar aos pequenos da Educação Infantil e aos jovens do Ensino Fundamental de escolas da capital e do interior do estado. 

O esforço dos PMs é recompensado com o número expressivo de alunos que o Proerd tem conseguido alcançar. São 450 mil jovens formados desde a implantação do programa na Bahia, há 14 anos. A coordenadora do Proerd, capitã Suzane Melo, acredita na proposta de promover, além de questões de educação para drogas, o aumento da autoestima dos alunos. Para ela, os números comprovam os bons resultados. 

“Nosso programa não tem fronteira. Atendemos as escolas municipais, estaduais e particulares. Só depende da escola nos solicitar ou dos instrutores apresentarem nosso programa pedagógico nas instituições de ensino. Se a coordenação pedagógica ou diretoria concordarem, levamos nossa mensagem para esses alunos. Já conseguimos atender 136 municípios na Bahia e, somente esse ano, conseguimos alcançar os 72 mil alunos que vão concluir o programa até o final de 2016. Em 2017, esperamos avançar ainda mais, em quantidade de escolas e em número de alunos atendidos”, explica a coordenadora.
 

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A próxima turma, formada por cerca de cinco mil estudantes do 5º ao 7º ano de escolas de Salvador, vai celebrar a formatura em grande estilo, em cerimônia realizada no Estádio de Pituaçu, no dia 29. São estudantes como Letícia Stefani, aluna do 5º ano do Colégio da Polícia Militar, que já está ansiosa pela festa. “Eu gostei muito desse curso, porque aprendi que a gente precisa respeitar os mais velhos, não fazer bullying com os outros, não deixar ninguém nos pressionar a fazer algo que não queremos. E eu não vejo a hora de chegar a formatura. Vai ser em Pituaçu e eu nunca fui [ao estádio]. Estou muito feliz mesmo”, conta Letícia. ..

Projeto do HU-Univasf leva atendimento de saúde para escolas públicas da região

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem oferecendo atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI). Criado no ano de 2013, o projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI oferece atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente...