Foram encontrados 14354 registros para a palavra: SP

Maioria dos brasileiros ainda tem dificuldade em adotar práticas de consumo consciente, revelam CNDL/SPC Brasil

Embora o brasileiro reconheça que o consumo inadequado de recursos naturais cause impactos ao meio ambiente, poucos são aqueles que realmente têm atitudes sustentáveis no dia a dia. Uma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, mostra que a maioria dos brasileiros (97%) possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.  

Os principais entraves mencionados pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.

De acordo com o levantamento, o brasileiro ainda é considerado 'consumidor em transição', ou seja, mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas em frequência aquém da desejada. Já três em cada dez (29%) se encaixam como 'consumidor consciente', enquanto 13% somam os pouco ou nada conscientes.

Os dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que em 2019 atingiu 73%, mantendo-se estável em relação ao ano passado, ao registrar o mesmo percentual. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.

O estudo também indica que no Brasil há uma visão de consumo consciente mais voltada ao aspecto financeiro: para 41%, ser sustentável significa adotar hábitos que evitem o desperdício e as compras desnecessárias. Ao mesmo tempo, 32% entendem a necessidade de se refletir sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la, sabendo que o consumo produz impactos sociais, ambientais e econômicos para todos. Outros 14%, por sua vez, pensam em atitudes que tem como foco economizar dinheiro, enquanto 11% correlacionam a ação de economizar com a preservação do meio ambiente.

Em uma escala de 1 a 10 de auto avaliação sobre a prática de consumo consciente no dia a dia —  em que 1 corresponde a "nada consciente" e 10 significa "muito consciente" —, os entrevistados atribuíram a si mesmos a nota média de 7,7. "Embora muitos não consigam definir corretamente o que vem a ser o consumo consciente, a percepção em relação às próprias ações no dia a dia é positiva. Apesar disso, a pesquisa sugere que, sob alguns aspectos, essa autoimagem não corresponde totalmente à realidade", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
 
Há um consenso entre os consumidores brasileiros de que as consequências das mudanças climáticas e do consumo desenfreado são um problema que diz respeito a toda a sociedade. Para 98%, o consumo inadequado ou excessivo dos recursos naturais do planeta gera impactos no meio ambiente, entre os quais 50% mencionaram mudanças climáticas, 45% a falta de água e 42% a poluição e a baixa qualidade do ar.

Seis em cada dez entrevistados (60%) acreditam que o consumo não consciente deverá atingir a todos. Além disso, 92% acham que a preservação do planeta a partir de atitudes concretas de consumo consciente depende de toda a população. Já 46% consideram que a principal vantagem em adotar práticas sustentáveis é ter a satisfação em fazer algo positivo para o futuro das próximas gerações, enquanto 43% citaram a sensação de dever cumprido e de estar fazendo o que é correto.

Outro dado revela que para três em cada quatro consumidores ouvidos (75%) pesam na decisão de compra produtos fabricados por empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. E para 89%, um aspecto bastante valorizado é conhecer a origem dos produtos que são consumidos, em especial os industrializados (45%), os animais (39%) e os orgânicos (37%). Considerando a importância da origem dos itens que vão à mesa do consumidor, mais da metade (53%) mencionou querer assegurar que os alimentos farão bem à saúde. Já 47% disseram buscar mais segurança sobre a qualidade dos produtos.
 
Para a grande maioria, comportamentos pouco sustentáveis adotados por terceiros fazem com que o consumidor se sinta pessoalmente afetado. Oito em cada dez entrevistados (79%) destacaram que ao ver outras pessoas desperdiçando água, energia ou mesmo comprando produtos sem se preocupar com o meio ambiente se sentem prejudicados. Em contrapartida, 15% não ligam para esse tipo de comportamento porque o mais importante é fazer a sua parte.

Ainda segundo a pesquisa, as boas práticas servem de estímulo para a maioria dos entrevistados. O exemplo de um colega, vizinho ou parente economizando água e energia, que pode evitar o consumo exagerado, deixa 70% felizes por perceberem que os outros estão fazendo a parte deles tanto quanto os entrevistados. Além disso, 21% se sentem estimulados a fazer a mesma coisa por serem inspirados a seguir boas atitudes. Por outro lado, 6% admiram quem faz a sua parte, mas reconhece não conseguir fazer o mesmo. 

Praticamente a totalidade da amostra (98%) concorda que é importante adotar atitudes como forma de mudar o próprio estilo de vida e alcançar um mundo mais equilibrado e sustentável. E a principal ação que deve ser tomada é criar o hábito de se planejar financeiramente, fazendo listas para evitar as compras por impulso (45%). Na opinião dos entrevistados, também é preciso reutilizar e reciclar, dando novas utilidades a materiais que seriam descartados (45%), refletir antes de comprar, pensando bem nas necessidades (43%) e evitar adquirir produtos piratas ou contrabandeados (41%).
 
O Indicador de Consumo Consciente (ICC) acompanha as mudanças nos hábitos de compra e outras ações cotidianas dos brasileiros ao longo do tempo, considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais.  Quando se observa os principais comportamentos ligados à preservação do meio ambiente, com relação ao uso racional de energia elétrica, os hábitos mais presentes no cotidiano dos consumidores são apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados (96%) e controlar o valor das contas do mês (93%). Já considerando o meio ambiente de forma mais ampla, se destacam os hábitos de doar ou trocar algum item antes de jogá-lo fora (89%) e dar preferência a produtos cujas embalagens são recicláveis (83%).

Entre as práticas de uso consciente do dinheiro, o levantamento destaca a pesquisa de preços (90%) e uso de produtos antigos ou consertá-los em vez de comprar algum item novo (89%). Quanto ao pilar responsabilidade social, 92% dos entrevistados disseram incentivar as pessoas da casa a economizar água e luz, enquanto 88% mencionaram preferir passar o tempo livre com a família ou amigos do que passear em shoppings ou fazer compras.

 "É possível notar que boas práticas já estão no radar do consumidor brasileiro, embora de forma ainda tímida. Um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que as pessoas entendam que suas atitudes individuais produzem efeitos coletivos e, principalmente, cumulativos na sociedade. No dia a dia, o primeiro ponto a considerar deve ser a própria necessidade da compra, já que é comum o acúmulo de bens, muitos dos quais nem mesmo chegarão a ser utilizados", orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli...

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta quarta-feira (16) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta quarta-feira (16).

As equipes de mutirão de limpeza trabalham na praça principal e ruas (Tabuleiro) e bairros Expedito Nascimento e São Geraldo; as equipes de varrição atendem hoje Área Central, Angari, Alagadiço, Alto da Maravilha, Piranga, Pedro Raimundo, Parque Residencial, João Paulo II, Santo Antônio, Castelo Branco, Cajueiro e São Geraldo...

“Já temos provas da participação de pessoas ligadas à Aspra que praticaram vandalismo”, afirma Maurício Barbosa

Todas as sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado (Aspra), na capital e no interior da Bahia, foram interditadas na manhã desta quarta-feira (16). A ação, comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) com apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), é resultado de uma decisão judicial que suspende por tempo indeterminado todas as atividades da entidade que lidera um movimento na Polícia Militar. Uma coletiva de imprensa realizada na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta quarta-feira (16) esclareceu a operação

Além da interdição dos prédios, foram cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos, computadores e dinheiro. Também foi determinado o bloqueio das contas da entidade; e 17 militares e sete civis foram conduzidos à Corregedoria da PM e para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)...

Secretário da SSP-BA diz que operação contra Aspra e Prisco terá ainda mais desdobramento

O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, durante coletiva nesta quarta-feira (16), na sede do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), disse que terão outros desdobramentos da operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em parceria com a SSP-BA, deflagrada nesta quarta contra a Associação de Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado (Aspra).

Não só as questões de âmbito penal como de âmbito extrapenal estão em andamento e ainda teremos ouros desdobramentos”, disse...

Sede da Aspra em Juazeiro e em toda a Bahia é interditada

A sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra) em Juazeiro e em toda a Bahia, foram interditadas nesta manhã de quarta-feira (16) por decisão da Justiça.

A decisão judicial, cumprida em Juazeiro por membros da Policia Civil e uma viatura da Cipe Caatinga, após designação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), cumpriram mandado de busca e apreensão. ..

Especialista avaliam cumprimento de pena a partir da segunda instância. Julgamento começa hoje no STF

Nesta quinta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal deverá iniciar o julgamento de três Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), que questionam o cumprimento de pena a partir da condenação em segunda instância judicial. A possível modificação no entendimento do Supremo poderá resultar na soltura de milhares de condenados pelo país, entre os quais está o ex-presidente Lula, além de gerar efeitos nas delações premiadas.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, existem 190 mil detentos provisórios que podem ser libertados nos 26 estados e no Distrito Federal...

Senhor do Bonfim: MP-BA investiga suspeita de cartel em postos de combustíveis

Após fortes indícios de manipulação de preços nos combustíveis, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil para investigar suspeita de cartel em postos no município de Senhor do Bonfim, no Centro-Norte do estado. De acordo com o órgão estadual, foram constatadas irregularidades no tabelamento de preços pelos revendedores. 

O procedimento foi instaurado na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Senhor do Bonfim. Apesar da publicidade do ato administrativo, na portaria publicada nesta terça-feira (15), o MP não aponta quais postos são investigados...

Delegacia das Esmeraldas denuncia desrespeito da Prefeitura de Casa Nova. Pauta negociada não foi cumprida

APLB-Sindicato, Delegacia das Esmeraldas aguarda respostas da Prefeitura Municipal acerca dos problemas da Educação Municipal de Casa Nova-Ba negociados em audiência realizada em 08 de maio de 2019. A pauta negociada em maio até o momento não foi cumprida o que deixa a categoria indignada com tamanho desrespeito à entidade representativa da categoria, APLB-Sindicato.

Alguns itens negociados foram:..

Em Juazeiro e Petrolina é a cada vez maior o número dos condutores que não respeitam a faixa de pedestre

Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. As Companhias de Engenharia de Transito, em Petrolina, Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), e Juazeiro, CSTT, tem que redobrar as campanhas educativas com os condutores.

Os motoristas não respeitam a regra básica de dar prioridade ao pedestre que atravessa na faixa...

Especialistas indicam como melhorar resultados da atividade física através da alimentação

Uma dúvida comum entre os praticantes de atividade física é sobre o que comer antes e depois do treino. A alimentação deve ser uma aliada e contribuir com os resultados, senão se torna muito difícil eliminar as gordurinhas indesejadas e ganhar músculos. A escolha dos alimentos certos ajuda a fornecer ao organismo a energia necessária para se exercitar, além de também ajudar a repor a energia dispensada durante o treino, garantindo que o organismo se recupere de maneira rápida e saudável. “Uma alimentação saudável, variada e personalizada é fundamental para a prática de exercícios. A alimentação precisa ser focada na rotina de cada um, respeitando as preferências alimentares e também se existe a presença de alguma doença”, explica Thomas Araújo, nutricionista da Rede Alpha Fitness.

Para o pré-treino, segundo o nutricionista, a alimentação é responsável por fornecer energia e dar condições ao corpo para realizar qualquer exercício. Por isso, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos. “O carboidrato oferece o aporte necessário para dar energia no pré-treino e durante. Ele promove o aumento do desempenho e reduz o risco de fadiga”, explica o nutricionista. O ideal é se alimentar cerca de uma a duas horas antes do treino e consumir alimentos como pão integral, granola, batata doce, aipim e frutas. Um pouco de cafeína também estimula o metabolismo...

Veneza se despede do campeonato goleando o Real

Na última partida da primeira fase do campeonato juazeirense de futebol amador, o Veneza goleou o Real Sociedade por 4 a 0 e deixou o adversário segurando a lanterna do grupo B com zero ponto conquistado. A equipe azulina, que cumpria campanha decepcionante para sua torcida, se despediu em alto estilo e aplicou a maior goleada da competição.

O atacante Paulo abriu a contagem aos 10 minutos do primeiro tempo, num chute certeiro de longa distância e o meia Fagner ampliou aos 37 em jogada individual. Aos 19 do segundo tempo, o mesmo Fagner, artilheiro da partida, balançou as redes novamente e aos 31 Johnny fez o quarto gol do Veneza. A vitória serviu para diminuir as críticas sobre a equipe azulina, que pecou na formação do elenco e por isso terminou a primeira fase entre os últimos do seu grupo...

Cabines de descanso para motoristas são apresentados na Fenatran-SP

De hoje a 18 de outubro, as cabines de descanso para motoristas instaladas nas rodovias brasileiras serão apresentadas na Fenatran em São Paulo, no espaço da startup idealizadora do projeto, a SleepBoll. Esta é a vigésima segunda edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga.

De acordo com o CEO da SleepBoll, Luciano Paixão, o objetivo é expor a solução integrada ao setor, de economia compartilhada que favorece por inovação e tecnologia tanto investidores como a sociedade em geral. A expectativa é receber mais de 60 mil visitantes no exemplar do pequeno quarto destinado aos motoristas do Brasil e ao cumprimento da Lei dos Caminhoneiros...

Hospital Universitário emite nota de esclarecimento sobre questionamento de leitor, confira

O Hospital Universitário emitiu uma nota de esclarecimento após o blog veicular um questionamento no Espaço do Leitor, veja aqui. Abaixo veja a resposta do HU:

A equipe da Sala de Emergência (sala Vermelha), diariamente, tenta cumprir o horário estabelecido para visitas, das 12h às 12h30 e das 19h30 às 20h, contudo, devido à gravidade e complexidade dos casos, por vezes, é preciso adiar a visita para garantir a assistência aos pacientes, priorizando assim, não somente o bem-estar, como a própria vida destes. 

Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário..

Eleição para reitoria da UNIVASF já tem calendário definido e 4 chapas na disputa


Já está disponível para o acesso de quem estiver interessado, no site da Consulta Eleitoral Informal (CEI) 2019, da Univasf, todo o cronograma para as eleições para reitor da unidade de ensino superior.

De acordo com o calendário os dias 8 e 9 deste mês de outubro estavam reservados para inscrições de chapas e até quarta-feira estrá concuido todo processo relaivo a impugnações de chapas...

Familiar denuncia tratamento dado a pessoas com familiares internados no Trauma, em Petrolina


Em denúncia encaminhada ao Blog GJ Notícias, neste final de semana, Tatiane Alves, reclamou da precariedade no atendimento às pessoas no Hospital Traumas, em Petrolina.

Confira o teor da reclamação:..

ARTIGO  –  FUNDO PARTIDÁRIO... OU "PERDULÁRIO"?

(Vale a Pena Ler de Novo - Artigo publicado em 12 de Agosto / 2018 - Redimensionado)

Por mais que se tenha a obrigação de reconhecer que os fundamentos do Sistema Democrático estão diretamente subordinados à existência dos Partidos Políticos e a natural convivência com a pluralidade de pensamentos, não é possível que a sociedade fique silenciosa diante de tantos escândalos e vexames - sem contar com aqueles que não sabemos -, e que são praticados por esses mesmos agentes que deles fazem parte e deveriam honrar o desempenho dessa missão. Igualmente cometem crime de responsabilidade todos aqueles que, tendo o poder da intervenção para impedir a continuidade dos ilícitos, se omitem da obrigação de punir os que abusam no uso dos direitos facultados pela legislação. Diga-se de passagem, Legislação que eles mesmos fazem ao modo e interesse dos seus bolsos, numa clara demonstração de querm se trata: verdadeiros PERDULÁRIOS!..

Em sermão arcebispo de Aparecida fala em Dragão do tradicionalismo e defende preservação da natureza


Em sermão na missa solene no Santuário Nacional, maior templo católico do país, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, criticou o “dragão do tradicionalismo” e disse que a “direita é violenta e injusta”, defendendo ainda a preservação da natureza, criticando a corrupção e pedindo para que crianças não morram mais vítimas de bala perdida. 

A celebração, nesta manhã, terminou por volta das 10:30h e foi acompanhada por milhares de fiéis...

Gonzaga Patriota cobra parecer do projeto que trata da regulamentação do transporte alternativo

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) demonstrou, mais uma vez, sua preocupação em relação ao Projeto de Lei nº 13.855, que entrou em vigor no último dia 05 de outubro, e aumenta a punição para os transportes alternativos.

"Nosso pronunciamento é para tratar novamente do transporte alternativo e escolar no Brasil. Estou muito preocupado porque essa Lei que já entrou em vigor, praticamente acaba com esse tipo de transporte. Até porque foi um transporte criado por nós, quando Ministro de Trânsito, no Governo de Itamar Franco e que ajudou muito no desenvolvimento do país e na mobilidade das pessoas", disse...

Semana da Criança promoveu atividades culturais na Brinquedoteca do Espaço Plural da Univasf

Em alusão ao Dia das Crianças, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou a Semana da Criança com uma programação cultural especial na Brinquedoteca Comunitária do Espaço Plural. A ação aconteceu nos últimos dias 8 e 9 de outubro com aproximadamente 200 crianças da educação infantil e ensino fundamental I e II da Escola Infantil - EMEI Vanda Guerra, de Juazeiro (BA).

Na terça-feira (8), os alunos da educação infantil participaram das atividades. Durante todo o dia as crianças participaram de momentos de Contação de Histórias, Cine Vídeo e Trilha Agroecológica. A Contação de Histórias e o Cine Vídeo foram realizados na Brinquedoteca. Já na Trilha, as crianças tiveram oportunidade de passear pelo Espaço Plural enquanto eram aprendiam um pouco mais sobre educação ambiental...

Projeto Reacione pelo esporte promove neste sábado (12), exame de faixas para primeira turma do Judô

Neste sábado, 12, às 19h, o Major Roberto, Comandante da 75ª CIPM, Hernani, Presidente do Conseg/Leste e o Professor Paulo Afonso, promoverão o exame de faixas do Judô do Projeto Reacione Pelo Esporte na Quadra do Residencial Juazeiro II, bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA). Tendo como objetivo principal a formação geral de criança/adolescentes, o desenvolvimento de valores e habilidades intrínsecos às atividades esportivas, o Projeto Reacione Pelo Esporte está em atividade há 9 meses com grande adesão das comunidades em que se encontra presente.

Esta será a certificação da primeira turma composta por 30 (trinta) alunos de um total de 80 (oitenta). As crianças serão avaliadas pelo Professor Paulo Afonso, representante do Avança Brasil, vinculado à Federação Baiana de Judô, que decidirá pela aprovação e consequentemente pela migração da faixa branca para faixa ponta cinza...