Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. As Companhias de Engenharia de Transito, em Petrolina, Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), e Juazeiro, CSTT, tem que redobrar as campanhas educativas com os condutores.
Os motoristas não respeitam a regra básica de dar prioridade ao pedestre que atravessa na faixa.
Petrolina já foi considerada uma das cidades mais educadas no trânsito. Houve uma visivel mudança de comportamento. Respeitar o pedestre é essencial. Se você estiver em seu carro e vir um pedestre atravessando, principalmente em cima da faixa, reduza a velocidade e deixe-o passar.
Uma outra reclamação em Juazeiro é que "são inúmeras faixas pedestres apagadas". Um dos exemplos é na avenida do Campus da Uneb e próximo a colégio da Polícia Militar.
O artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro quando classifica de gravíssima a infração para o condutor que não der a preferência ao pedestre que estiver atravessando a via sobre faixas delimitadas para esse fim.
Não é preciso ter um semáforo para que os motoristas parem e deixem as pessoas passarem: a faixa por se só é uma sinalização clara.
Uma cidade que respeita a faixa de pedestre tem até melhora na qualidade do trânsito. Isso porque, ao invés de se instalar semáforos que abrem em fecham a passagem dos carros a todo momento, é possível deixar apenas que as faixas “façam esse trabalho”, somente quando tiver pedestre para fazer a travessia. Dessa forma, o tráfego flui muito melhor.
Veja algumas dicas de como parar com segurança na faixa:
– No nosso dia-a-dia, passamos, geralmente, pelos mesmos lugares, pois fazemos quase sempre o mesmo trajeto entre a casa e o trabalho ou a escola, universidade, etc. Portanto, procure identificar os locais onde tem faixa de segurança e reduza a velocidade ou a marcha quando estiver próximo desses locais; redobre a atenção;
– Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa;
– Lembre-se que pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, de andador, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Aguarde, espere, respeite a vida no trânsito. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.